F125cc.com
Combutivel F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Combutivel F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
114 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 114 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Combutivel

+11
Claudio Rodrigues
bulgaro
Dias
j-santos
Ruca.Silva
NPedrosa
Mfm2399
rei do alcatrao
Dissidente
ZILLA_PT
djfrancisb
15 participantes

Ir para baixo

Combutivel Empty Combutivel

Mensagem  djfrancisb Sáb 23 Jan - 23:44

Boas finalmente comprei uma moto. Uma honda cbr 125r de 2010 com 3000km's.
Como estou a começar ainda tenho uma duvidas. 
Como a mota só tem 10l de capacidade para gasolina acho que não faz grande diferença pôr gasolina 98 em vez de 95. A minha dúvida é se com gasolina 95 no tanque posso pôr gasolina 98? Não há problema em misturá-las?

djfrancisb

Masculino Mensagens : 50
Data de inscrição : 29/04/2015
Mota : Honda cbr 125r (Bina)

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  ZILLA_PT Sáb 23 Jan - 23:51

Podes misturar a vontade, não tem problema ;) No inicio, também pensava como tu, e metia 98, depois que meti 95, nunca mais meti 98 XD Pode não parecer muito mas aqueles 12 cent por litro, enche-me mais uma barrinha de combustível, e não sinto diferença nenhuma ;)

Os velhinhos do fórum vão te dar mais informação tenho a certeza, mas penso que é isso XD
ZILLA_PT
ZILLA_PT

Masculino Mensagens : 879
Data de inscrição : 13/11/2015
Mota : Benelli TRK 502 & Yamaha BW'S 50 & VOR ENDURO 503 & Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  djfrancisb Sáb 23 Jan - 23:59

Ok, muito obrigado. Vou experimentar se não tiver diferenças volto para a 95 xd. Mas fico à espera de mais opiniões. :)

djfrancisb

Masculino Mensagens : 50
Data de inscrição : 29/04/2015
Mota : Honda cbr 125r (Bina)

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  Dissidente Dom 24 Jan - 8:54

A respeito de combustível cada um tem a sua teoria, mais ou menos sustentada pela ciência (é como a velha problemática de onde colocar os melhores pneus num carro, atrás ou à frente... por isso é que as motas têm medidas diferentes... não, não é nada...  Combutivel 546902).

AFAIK os motores de 125cc a 4 tempos estão todos afinados para gasolina S/C 95, podendo no entanto receber também S/C 98. Isto pelo menos os motores de injecção eletrónica, onde a centralina gere o motor de acordo com vários parâmetros, e um deles é precisamente este (indiretamente).

Agora entra a questão de se queremos ou não meter uma ou outra. Em motores de capacidade tão pequena IMHO mal se nota (a notar-se sequer) a diferença entre 95 e 98. Essa diferença é mais notória em motores de maior cilindrada, em termos de eventual ganho na "qualidade da combustão" (ou seja, não "dá cavalos" como o pessoal gosta de dizer, mas torna os cavalos ligeiramente mais atléticos, o que ajuda marginalmente a diminuir o consumo (metam marginalmente nisso... novamente, depende muito de quem o afirma  Combutivel 70049). "Ah e tal e as propriedades de "lavar o rabinho do motor com água de malvas"? Hoje em dia com o advento da "gasolina dos pobres", a 95 S/C não aditivada, já há 95 S/C aditivada como existia a 98, portanto se querem ceder ao marketing das gasolineiras tb já podem para ambos os tipos de gasolina.

Então o que difere entre as duas? Vale a pena sermos patrióticos e oferecermos um pouco mais de Imposto Sobre Combustíveis ao nosso governo pobrezinho? meh... eu digo que não... A PIX e a Burra funcionam perfeitamente bem a S/C 95 simples e não se queixam, e o governo pelos vistos está com vontade de aumentar a fatia do ISC que pagamos, o que vai encarecer ainda mais o combustível portanto... deixem-me cá com o meu combustível "de pobre e baratinho" que ando na mesma  Combutivel 697124

Em todo o caso, aos arautos da gasolina que certamente se irão para aí erguer, e a quem quiser testar essa questão de forma pseudo-científica, lembrem-se que a centralina demora uns depósitos a reajustar-se ao tipo de gasolina, portanto comecem a tirar conclusões lá para o 4 ou 5 depósito, de preferência no mesmo troço, com a mesma temperatura, com o mesmo peso da mota em ordem de marcha (sim, num motor pouco potente faz toda a diferença), com a mesma velocidade e orientação do vento, etc...  Combutivel 275703 Combutivel 70049

(não sei se encaixo nesse estereótipo de "velhinho do fórum"...  Combutivel 536420)
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  rei do alcatrao Dom 24 Jan - 9:22

sempre e só BP ULTIMATE
rei do alcatrao
rei do alcatrao

Masculino Mensagens : 941
Data de inscrição : 16/02/2013
Mota : yamaha cygnus e xj6f

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  Mfm2399 Dom 24 Jan - 9:47

A cerca da gasolina que meter... Uma vez fui a uma bomba da Repsol e o rapaz disse que a gasolina 98 é melhor para veículos com  carburador por ter mais octanas e a 95 para veículos de injeção eletrónica. Se ele está certo? Epá,não sei  Combutivel 536420 mas até agora enchi o depósito com 98 c/aditivos da repsol e não me posso queixar!
Mfm2399
Mfm2399

Feminino Mensagens : 52
Data de inscrição : 15/07/2015
Mota : Sym Wolf 125

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  NPedrosa Dom 24 Jan - 10:25

Eu na minha meto em 99%  dos abastecimentos 95 Premium da Repsol.

Se for num passeio maior, em que tenha de abastecer, meto 95 Premium se a bomba em questão a tiver.

Quando tinha a KTM era sempre a 95. Ainda não existia, no mesmo posto de abastecimento, a aditivada e a simples.
NPedrosa
NPedrosa

Masculino Mensagens : 2005
Data de inscrição : 27/02/2014
Mota : KTM 1290 Super Duke R Exs: Yamaha MT-09 (X2), Yamaha MT-07, KTM Duke 125 ABS

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  Ruca.Silva Dom 24 Jan - 11:45

Eu, tanto no carro como na mota, só noto ao fim de 2 ou 3 depósitos, como disse o Dissidente. Na mota não nota nada em termos de potência ou de autonomia (se calhar porque o depósito é relativamente pequeno e a não ter grande potência também), mas noto no barulho que o motor faz, sendo mais "suave" com 98.

No carro também não noto grande diferença, só o trabalhar do motor mais suave e um pouco mais de autonomia.

Ruca.Silva

Masculino Mensagens : 686
Data de inscrição : 18/06/2014
Mota : Honda NC750X; BMW R1200GS

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  j-santos Dom 24 Jan - 13:58

pessoalmente na mota só meto BP ULTIMATE porque noto que fica mais suave , de resto não noto mais nada, apesar de ter quase a certeza que acaba por consumir menos um bocadinho com este combustivel versus a 95,mas a diferença é irrizória....
nos carros meto sempre repsol diesel aditivato, noto bastantes diferenças no trabalhar dos carros, e depois de uns valentes quilometros notei que baixou pelo menos 1/l 100km, mas foi preciso fazer uns 2000 kilometros para começar a notar .......

j-santos

Masculino Mensagens : 1424
Data de inscrição : 01/10/2015
Mota : ex:sym wolf 250, honda cb650f

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  ZILLA_PT Dom 24 Jan - 14:39

Hihihihi a malta aqui toda os ultimates e premiums e eu meto da 95 barata ali do Intermaché hahaha
ZILLA_PT
ZILLA_PT

Masculino Mensagens : 879
Data de inscrição : 13/11/2015
Mota : Benelli TRK 502 & Yamaha BW'S 50 & VOR ENDURO 503 & Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  Dias Dom 24 Jan - 16:53

A malta toda... calma aí!
Eu já andei com álcool metílico, diluente celulósico e bolas de naftalina, mas passei a usar 95 simples (excepto se parar numa bomba sem reparar que aquela não tem 95 simples... nesse caso meto do que houver porque já estou velho para andar a arrastar a moto para outra bomba; ah pois... se eu escorregar e for ao chão, a diferença de preço não paga uma caixa de Nolotil).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  Ruca.Silva Dom 24 Jan - 23:04

No carro nunca fui muito de meter gasolina em postos low-cost, devo ter posto 4 ou 5 vezes no máximo, mas desde que uma das vezes em que pus e o carro não se aguentava a trabalhar ao ralenti (e supostamente era aditivada), deixei de pôr completamente.

Ruca.Silva

Masculino Mensagens : 686
Data de inscrição : 18/06/2014
Mota : Honda NC750X; BMW R1200GS

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  bulgaro Dom 24 Jan - 23:37

Quando tinha a 125cc "scooter" notava diferença de 95 simples para 98, com a 98 dava mais 10km/h "120km/h" e com a 95 simples dava 110km/h.
Mas como o pessoal a cima diz se fores mudar de 95 para 98 convém meteres alguns depósitos para limpar a 95, a qualidade da gasolina/gasóleo varia de posto para posto. 


Se for uma mota de maior cilindrada acho desnecessário meter sempre 98 ou 95 com aditivos "só inventam tretas daqui a nada metem 98 com aditivos". Eu pessoalmente não meto nada de gasolina com aditivos, só 95 simples e as vezes 98. Meto sempre na Repsol até porque tenho o cartão de desconto, só meto em outras bombas se for passear.
bulgaro
bulgaro

Masculino Mensagens : 227
Data de inscrição : 31/01/2015
Mota : ...

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  Claudio Rodrigues Seg 25 Jan - 9:29

na minha menina a carburador com agulha subida só meto 98, meti uma vez 95 do jumbo que até parecia que evaporava de tão depressa que se foi (fiz media de cerca 4.5L/100 Combutivel 750583 Combutivel 33673 ), já meti 95 das 3 principais gasolineiras e ela parecia engasgar um bocado em altas. desde que mexi na agulha só se dá bem com 98. se bem que ainda não testei de novo desde que pus a vela de iridium Combutivel 536420
Claudio Rodrigues
Claudio Rodrigues

Masculino Mensagens : 408
Data de inscrição : 08/09/2015
Mota : Keeway RKV

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  alfredo lopes Seg 25 Jan - 10:12

95 simples...e so porque nao ha nada mais barato, meto gasosa seja em qual posto for, é logo no 1º em que a MMDM...precisar de faze-lo!!!
alfredo lopes
alfredo lopes

Masculino Mensagens : 7621
Data de inscrição : 06/02/2012
Mota : Honda Deauville 650 NT

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  ZILLA_PT Qua 27 Jan - 18:58

Hoje meti 98, e realmente o som é outra coisa +_+ principalmente dos rateres, que a minha motinha gosta de fazer hihihi, cada estalo <3<3 Já em performance, parece-me que anda mais, mas deve ser psicológico por causa do som ou assim XD
ZILLA_PT
ZILLA_PT

Masculino Mensagens : 879
Data de inscrição : 13/11/2015
Mota : Benelli TRK 502 & Yamaha BW'S 50 & VOR ENDURO 503 & Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  Fernando Gil Qua 27 Jan - 19:45

Eu também bebo um tinto, faz favor. Quanto à gasolina, meto da baratinha (95) porque 4 carburadores bebem ainda mais que eu! Às vezes lá compro um aditivo para meter para descargo de consciência.
Fernando Gil
Fernando Gil

Masculino Mensagens : 596
Data de inscrição : 10/07/2013
Mota : Ex (Daelim Roadwin 125R, Honda CB500, Hyosung Comet 250, Yamaha XJ600). Atualmente: À procura...

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  Helder Cruz Qui 28 Jan - 9:24

Que grande confusão aqui vai.
As octanas (95 ou 98) referem-se à capacidade do combustível resistir à ignição por ação da pressão e temperatura.
Quantas mais octanas tiver, mais preciso será o ponto que se dá a explosão dos gases, ie, mais próximo da fração de segundo em que a vela dá a patanisca.

A centralina ajusta os parâmetros de acordo com a medições que recebe, de forma contínua. Pode acontecer notarmos algumas diferenças após vários quilómetros em que rolamos particularmente depressa ou devagar.
Não é preciso atestar várias vezes com gasolina de 98 para esperarmos que a centralina altere alguma coisa. A diferença, a acontecer, é imediata nas primeiras centenas de metros e os consumos serão diferentes ainda no período em que se consome esse depósito.

Aditivos são produtos que se misturam no combustível. Há para todos os gostos, desde os tradicionais produtos de limpeza de injetores, até aos que deixam um aroma floral nos gases de escape, passando pelos que provocam fumos de cores do arco iris.
Um combustível barato não irá proteger o vosso motor como um combustível caro. Resta saber se compensa o preço e até que ponto é que não nos enganam com o combustível que nos vendem...

Na minha 125cc não notava qualquer diferença entre 95 octanas e 98. Na Suzuki notava alguma e agora na CBR... são motas diferentes, com 95 e com 98!
Atesto com uma gasolina qualquer. Até porque quando a mota me dá informação sobre a quantidade de combustível no depósito, já entrei na reserva e restam-me 3,5 litros (50km em autoestrada se for devagar). Mas ao encetar um percurso mais prolongado e/ou com médias de velocidade mais elevadas, prefiro 98oct.


Última edição por Helder Cruz em Qui 28 Jan - 17:04, editado 1 vez(es)
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  Wartak Qui 28 Jan - 11:17

Assim só para sumarizar o acima descrito e a minha opinião em 2 frases  Combutivel 33673 :

- O Índice de octanas indica apenas a capacidade que o combustível tem de evitar combustão prematura, ou seja, de a gasolina explodir antes do piston chegar ao topo do cilindro e se dar a ignição da vela)

- Não se nota a diferença na nossa condução e consumos, tenham o depósito cheio com 95 ou 98 octanas, porque a capacidade energética é a mesma. (falo de motas comerciais. As de competição é outra conversa, mas aí também as octanas são outro tanto mais acima que 98 Combutivel 952112 )

Conclusão em 1 frase:

- Eu compro sempre para a mota a gasolina que estiver ao preço mais baixo! Combutivel 326955

PS: motores muito rotativos e de baixa cilindrada é onde se pode notar um trabalhar "marginalmente" mas linear pois são motores mais "sensiveis", ainda que na prática a mota não ande mais, pode-se sentir "eventualmente" o motor mais certinho. (exemplo as motas a 2T 50cc)
Wartak
Wartak

Masculino Mensagens : 211
Data de inscrição : 27/09/2015
Mota : Honda Hornet 600 f9

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  Dias Qui 28 Jan - 16:59

Cá vem o chato do Dias confirmar o que o Helder e o Wartak já escreveram (desculpem lá, mas o meu negócio é números).
A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos, e o melhor é nem tentar saber o que vai para dentro do depósito quando vamos abastecer. Para tentar simplificar as coisas, vou assumir que é uma mistura de heptano e de octano (neste caso, quanto maior for a percentagem de octano... maior será o índice de octano).
Assim sendo, passemos aos números:

..................................Heptano          Octano
Densidade.....................0,6975           0,703
Peso molecular...............100,21           114,23 g/mole
Viscosidade....................0,386             0,542 mPs
Entalpia de combustão......4,817             5,415 MJ/mole

Feitas as contas:
....................................32,7               33,3 MJ/litro

Ou seja, uma gasolina com 100 octanas só poderá, quanto muito, produzir mais 2% de energia por litro do que a pior das gasolinas!
Claro que estou a falar de COMBUSTÃO COMPLETA!!! Isto é, o que sai pelo escape é só vapor de água e anidrido carbónico. Dito de outro modo, qualquer gasolina faz andar a moto de modo igual... desde que não haja "knocking".

Explicação: O "knocking" geralmente produz combustão não-completa (sai CO e/ou carbono pelo escape), o que produz menos energia, e as "pancadas" nos cilindros produzem menos energia útil do motor.

1ª Conclusão: Num motor de injecção electrónica, qualquer gasolina serve!

Então e num motor com carburador?
Olhem para os valores da viscosidade e reparem que a relação entre elas é bastante diferente das relações entre as densidades e os pesos moleculares. Dito de outro modo, a gasolina com menos octanas escoa-se mais facilmente no "gicleur" e/ou na agulha do carburador, o que faz enriquecer a mistura, logo maior consumo.

2ª Conclusão: Num motor de carburador, se gastar menos com 98, em km/litro... então afinem o carburador para gastar menos com 95 em km/Euro (ou mandem para dentro do depósito qualquer coisa que aumente a viscosidade).

3ª Conclusão: Esqueçam tudo o que escrevi acima, se a ideia for ter gozo e não se importarem de mudar o motor ao fim de cada arranque (400 m em 5 segundos)...



mas atenção, que o litro de "top-fuel" não custa 1,3 €!!!

Nota: Já estão a perceber porque é que eu queria uma moto com rodinhas?
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  ZILLA_PT Qui 28 Jan - 17:26

Mas no som há diferenças, não há ? Posso jurar que é um bocado diferente  Combutivel 750583
ZILLA_PT
ZILLA_PT

Masculino Mensagens : 879
Data de inscrição : 13/11/2015
Mota : Benelli TRK 502 & Yamaha BW'S 50 & VOR ENDURO 503 & Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  Dias Qui 28 Jan - 19:02

Até acredito que sim!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  Wartak Qua 3 Fev - 17:07

Factor psicológico... quando na nossa escolha "irracional" gastamos mais, o nosso cérebro procura a todo custo razões para declarar essa escolha como positiva (achamos que anda mais, consome menos, o som é mais linear. etc etc) Combutivel 952112
Wartak
Wartak

Masculino Mensagens : 211
Data de inscrição : 27/09/2015
Mota : Honda Hornet 600 f9

Ir para o topo Ir para baixo

Combutivel Empty Re: Combutivel

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos