F125cc.com
Junho 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
21 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Sym Wolf 125 dúvidas

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sym Wolf 125 dúvidas

Mensagem  Frade em Dom 6 Mar - 23:41

Ora viva!
Adquiri recentemente a minha primeira mota, uma Sym Wolf 125, branca (uma loba, como muitos lhe chamam por aqui).

Como é a minha primeira mota, ainda há muita coisa pra aprender e muita de que tenho dúvidas.

Neste momento, estou ainda em fase de aprendizagem, estou a conhecer a mota, como manobra-la, etc.

Tenho notado que me custa muito engrenar as mudança. Para além de a caixa ser dura, por vezes tenho mesmo de levantar o pé, pra subir, e pra reduzir tenho de pisar muita força. Que posso fazer para melhorar esta situação?
Já li por aqui que pode ser da corrente, do óleo, etc.
Eu gostaria mesmo de saber se é possível regular o pedal das mudanças? É fácil? Dá para fazer em casa, sem correr o risco de estragar alguma coisa do motor? alguém me pode explicar como faço?

Outra coisa, a mota só leva óleo no motor? Não leva óleo para mistura?

Obrigado, cumprimentos e boa curvas!

EDIT
A mota não é nova, já tem 3 anos e cerca de 6000Km.
Infelizmente não tenho o registo das revisões, mas segundo o ultimo dono me disse, ele trocava de óleo de 1000 em 1000.

Obrigado, cumprimentos e boa curvas!

Última edição por Frade em Seg 7 Mar - 10:31, editado 1 vez(es)

Frade

Masculino Mensagens : 89
Mota : Sym Wolf 125

Re: Sym Wolf 125 dúvidas

Mensagem  Tiago M em Seg 7 Mar - 0:30

Parabéns pela aquisição.

Sentes a caixa dura em andamento ou é quando estás parado e queres meter a primeira ou ponto morto? Em alguns casos é uma questão de afinação.

No depósito é só meter gasolina e toca a andar.
Tiago M

Masculino Mensagens : 408
Mota : Yamaha YBR Custom "Ofélia"

Mensagem  Frade em Seg 7 Mar - 0:39

Olá Tiago, Obrigado pela resposta!

Sinto a caixa dura, SEMPRE!
Em andamento ás vezes a segunda nem entra, só depois de esticar bem a primeira.

Parado (de ponto morto, pra arrancar) a primeira entra bem, mas o contrario de primeira  para "N" nem à porrada, tenho de desligar a mota para conseguir meter neutro. De segunda pra "N" não sei.

Alguma recomendação? E quanto ao ajuste do pedal, sabes dizer-me alguma coisa? Desconfio que fica muito alto pra mim. 

Obrigado, cumprimentos

Frade

Mensagem  Tiago M em Seg 7 Mar - 9:02

A mota é nova? Antes da primeira revisão, a minha não era tão suave como é agora. Mas não ao ponto de não mudar em andamento.
É melhor levares a um mecânico para ver o que pode ser feito, antes que estrague alguma coisa.
Quanto ao pedal, tenho ideia de já ter lido algures que é possível ajustar.
Tiago M

Masculino Mensagens : 408
Mota : Yamaha YBR Custom "Ofélia"

Mensagem  j-santos em Seg 7 Mar - 9:03

boas, mas a mota é nova?

j-santos

Masculino Mensagens : 1033
Mota : ex:sym wolf 250, honda cb650f

Mensagem  Frade em Seg 7 Mar - 10:27

Olá malta, Obrigado pelas respostas.

Não a mota não é nova, já tem 3 anos, e cerca de 6000Km.

Frade

Mensagem  Helder Cruz em Seg 7 Mar - 11:39

Muita coisa pode estar a acontecer. Pode ter o veio empenado, podes ter o óleo errado no carter... pode ser uma mistura de problemas...
Nada como um mecânico Sym para dar uma vista olhos.

O óleo de mistura, tem esse nome para misturar na gasolina, é necessário para motores de 2 Tempos. O teu motor é de 4 tempos!
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 7313
Mota : Daelim Roadwin 125; Honda CBR600F4i; Honda XL1000V

Mensagem  j-santos em Seg 7 Mar - 11:53

se fosse a ti substituia de imediato o oleo e limpava o filtro para retirar duvidas, podes ter oleo a mais na caixa e pode acontecer isso, já viste o nivel? mais vale estar um pouco abaixo do maximo do que acima do maximo......

j-santos

Mensagem  Dias em Seg 7 Mar - 12:21

Cá vem o chato do Dias.
As mudanças duras podem ter várias causas, mas, IMHO, as principais são que tanto a caixa como a embraiagem das motos serem diferente das dos carros:
1) Os carrêtos são engatados por "cães" em vez de por sincronizadores.
2) Os discos da embraiagem são de metal em banho de óleo, em vez de serem de material semelhante ao das pastilhas de travão a sêco.
Tudo tem a ver com o facto de o óleo ser lubrificante... mas só se estiver entre as peças a lubrificar... se não estiver, não lubrifica nada. Ora, depois do metal ficar em contacto sem se deslocar, com a pressão o óleo vai-se embora e não está lá. Por exemplo, quando a moto está em ponto-morto e apertamos a embraiagem, os discos permanecem colados e a embraiagem não solta. Por isso é que, ao meter a 1ª, faz aquele "TAC" característico e a moto chega a dar um pulo (donde ser boa prática apertar o travão quando se mete a 1ª). O mesmo acontece com as superfícies dos "cães", em especial os do carrêto da mudança de mais força, i.e., a 1ª, que ficam "colados" (nota: não é só falta de lubrificação... ficam mesmo "colados" porque faz vácuo).
Agora já sabem que não é defeito mas feitio. Mas já estou a ouvir "parabéns à prima"... eu quero é saber o que fazer!
A maneira de minimizar o problema é aquilo a que se chama "acertar as rotações", que é um problema quase sem solução. Senão, vejamos:
- Para os "cães" desengatarem facilmente, os carrêtos não devem estar a fazer força, ou, melhor ainda, devem estar a começar a fazer força ao contrário (para facilitar o descolar, mas sem que se colem ao lado oposto). Para que isto aconteça, os discos da embraiagem têm que estar colados (caso contrário o motor não trava).
- A maneira mais simples para os "cães" da mudança seguinte engatarem é ter os discos da embraiagem soltos... só que para os soltar é preciso fazer força.
- Estar a fazer força no pedal das mudanças fora do tempo, também não ajuda, porque é mais uma força a baralhar o problema.
A solução é:
- Evitem meter mudanças com o motor a fazer força, seja a acelerar ou a reduzir.
- Se estavam a acelerar, desacelerem, se estavam a descelerar, acelerem, e procurem o "momento sem espaço nem tempo" em que devem dar a patada no pedal das mudanças.
- Aproveitem um dia em que não estejam com pressa (e se sintam em harmonia com a moto) para treinar a meter mudanças sem carregar na embraiagem.
Nota: Comecem por treinar a meter mudanças sem dar "sacão"!!!

Como diz o Ditado "Bem prega Frei Tomaz... fas o que ele diz, não faças o que ele faz"... Pois... Há motos e motos, e a Aquila não é uma moto "cara". Isto para dizer que, de manhã quando saio de casa ainda a dormir, volta-não-volta à primeira vez que quero passar para 2ª a 1ª custa a sair! O que é que faço? Chamo-me "grande besta" e sigo as regras para soltar os "cães".
Dias

Masculino Mensagens : 4318
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  Frade em Seg 7 Mar - 18:34

Obrigado pessoal!

Quanto ao nível do óleo, neste momento não posso precisar, mas tenho ideia (já olhei pra lá) de que está bom.
Está assim com uma cor tipo castanho esverdeado. o que à partida, digo eu, será uma boa cor, pelo menos não está preto.

Caro Dias, obrigado pela explicação,
O que retirei da explicação é que existe a grande possibilidade de ser aselhice, o que nunca irei dizer que não..
Mas ainda assim, não me parece que seja só aselhice, pois já conduzi outras motos e nunca tive tanta dificuldade.

Eu já tentei meter mudanças a velocidade normal, mais devagar, mais depressa, e tenho problemas (diferentes é certo) em todos os cenários. O mais estranho, é quando não estico a 1ª a 2ª por vezes não entra.

Quanto a
Dias escreveu: procurem o "momento sem espaço nem tempo"
acho que já muitos se perderam por aí a tentar..

Dias escreveu:treinar a meter mudanças sem carregar na embraiagem.
Isto será boa ideia!?

Dias escreveu:Comecem por treinar a meter mudanças sem dar "sacão"!!!
O que é "sacão"??

Obrigado, cumprimentos

Frade

Mensagem  Dias em Seg 7 Mar - 19:50

Quanto à eventual azelhice, começo por recordar que tive o cuidado de dizer logo que também me acontece. Portanto, mete o meu nome na lista dos azelhas.

Há aqui no Fórum um tópico em que já muito se falou sobre meter mudanças sem usar a embraiagem. Embora não o costume fazer por sistema, há vezes em que me apetece fazer isso a meter as 2 mudanças mais altas (se não estiver a curvar e se o piso não estiver escorregadio; veja-se a continuação).

Chamo "sacão" (= sacudidela grande) quando, ao largar a embraiagem, o motor tem que alterar a rotação, isto é, ou trava ou acelera a moto.
Quando o Jackie Stwart esteve em Portugal, já lá vão muitos anos, a falar na Fórmula Finesse, conduzia com uma bola dentro de um prato em cima da tampa do motor. A ideia era conduzir sem que a bola saísse do prato. Portanto, "sacão" será meter mudanças e a bola sair! Como um prato pode ser muito grande para uma moto, experimentem com um copo (de plástico) com água em cima do depósito... se o copo cair quando largarem a embraiagem... foi "sacão"!

Acertar as rotações não serve só para que copos com água não caiam de cima do depósito... serve principalmente para conduzir com mais segurança em pisos escorregadios ou em curva, em especial nas reduções.

Tirando aquilo que já escrevi no post anterior, só conheço 3 soluções (mais) eficazes para quando a 1ª não quer sair:
- Comprar uma Honda com caixa DCT (a caixa automática que se desunhe).
- Comprar uma BMW (à primeira vez que a 1ª não queira sair, entro pela montra do stand e levo o vendedor na frente).
- Comprar uma scooter.

Como já tenho uma scooter no Algarve e falta-me t€€€mpo, continuo a aturar as manias da caixa da minha Coreana baratinha.
Dias

Mensagem  Frade em Seg 7 Mar - 22:49

Obrigado Dias, por mais uma boa dose de sabedoria!
Vou tomar mais cautela, na hora de acertar as rotações.

Ainda assim, relativamente à regulação do pedal alguém pode dar uma ajuda!?
Será melhor abrir novo tópico com esta questão?

Frade

Mensagem  Frade em Ter 8 Mar - 0:45

Ora aqui deixo uma foto do óleo

Até está a bom nível.
Afinal a cor é que não parece tão bem.

Frade

Mensagem  amok em Ter 8 Mar - 1:09

o pedal não tem regulação, alias tem mas só altera mais para baixo ou mais para cima, não altera em nada o problema que sentes...

na minha opinião isso pode ser de mau uso do anterior dono... e dizer que muda o oleo de 1000 em 1000 kilometros é porque nem sabem o período das revisões e o mais certo era ele fazer em casa... o que me leva ao que já disse, provavelmente foi mau uso, e fraca "assistência"

como já foi recomendado, o melhor é levares isso a um bom mecanico...
amok

Masculino Mensagens : 1331
Mota : Suzuki GSX-R 1000 // Ex-Sym Wolf125

Mensagem  Frade em Ter 8 Mar - 1:21

Olá Amok,
obrigado pela resposta!

Quando falo na regulação do pedal estava a referir-me exatamente a isso. A subir ou descer o pedal.

Isso é tranquilo!? É só desapertar, colocar e voltar a apertar? Não corro o risco de desmontar nada que depois não saiba montar?

Obrigado, cumprimentos

Frade

Mensagem  amok em Ter 8 Mar - 1:43

sim acho que é relativamente fácil, mas acho que o melhor é quando levares isso ao mecânico pedes para ele te alterar isso...
amok

Mensagem  Dias em Ter 8 Mar - 11:54

Para não ficarem com a ideia que menosprezo outras opiniões que costumam ser apresentadas, aqui vai mais qualquer coisa.
- Ajuste incorrecto da tensão da corrente:
Estando o pinhão ligado directamente ao veio secundário da caixa, esforços transversos neste podem "embirrar" com o mecanismo de engate dos "cães", pelo que convem começar por verificar se a tensão da corrente é a correcta e se as chumaceiras (rolamentos) do veio do pinhão não estaram com folgas.
- Tipo de óleo:
Como é o óleo o que tanto garante a lubrificação das peças móveis como (a sua falta) faz "colar" as superfícies muito polidas, é importante que não seja sempre o óleo aconselhado pelo fabricante.
Dias

Mensagem  Fary em Ter 8 Mar - 12:32

Frade escreveu:Ora aqui deixo uma foto do óleo

Até está a bom nível.
Afinal a cor é que não parece tão bem.

Boas,

Tive um sym wolf durante 1 ano, fiz 10.000klm, e nao sentia qualquer problema em colocar mudanças, se fosse a ti ia mesmo a um stand oficial da SYM e pede para fazer a manutenção da mota, pois esse oleo, parece azeite.. a cor não é a mesma.. e fazer a revisao 1000 em 1000 klm é muito estranho!

A revisão vai ficar prai em 70euros, mas vais notar logo diferenças, sempre que fazia a revisão total.. até notava que a moto gastava menos.. :)
Fary

Masculino Mensagens : 511
Mota : Yamaha Fazer

Mensagem  Frade em Ter 8 Mar - 22:33

Obrigado pessoal!

A Loba vai ao mecânico. Vamos a ver..

Boas curvas

Última edição por Frade em Qua 16 Mar - 0:39, editado 1 vez(es)

Frade

Mensagem  Helder Cruz em Ter 8 Mar - 23:07

Frade... depois deixas-me dar um giro na tua wolf? Nunca experimentei tal máquina...
Helder Cruz

Mensagem  j-santos em Qua 9 Mar - 9:30

Helder Cruz escreveu:Frade... depois deixas-me dar um giro na tua wolf? Nunca experimentei tal máquina...
acho melhor nao................. depois nao vais olhar com os mesmos olhos para a tua 

j-santos

Mensagem  amok em Qua 9 Mar - 9:34

j-santos escreveu:
Helder Cruz escreveu:Frade... depois deixas-me dar um giro na tua wolf? Nunca experimentei tal máquina...
acho melhor nao................. depois nao vais olhar com os mesmos olhos para a tua 

amok

Mensagem  Helder Cruz em Qua 9 Mar - 9:43

Pois... se calhar é melhor mesmo não experimentar.
Helder Cruz

Mensagem  Frade em Qua 9 Mar - 10:24

Bem, eu também não me importava de experimentar uma Roadwin..
(O pior é que nem a minha wolf domino.)

É tudo uma questão de combinar, tu apareces com a tua Roadwin e damos uma volta..

Frade

Mensagem  Helder Cruz em Qua 9 Mar - 10:25

A minha Roadwin está parada sem seguro, sem bateria e sem revisão há quase 3 anos.
Terias de experimentar a CBR...
Helder Cruz

Mensagem  amok em Qua 9 Mar - 10:26

Frade escreveu:

Bem, eu também não me importava de experimentar uma Roadwin..
(O pior é que nem a minha wolf domino.)

É tudo uma questão de combinar, tu apareces com a tua Roadwin e damos uma volta..

ele aparecer com a roadwin vai ser um bocado dificil, tal é a quantidade de teias que ela deve ter

e pegares numa CBR600 acho que não ia dar bom resultado
:rx:
amok

Mensagem  Helder Cruz em Qua 9 Mar - 10:30

Por acaso está limpinha e pronta para se levar para uma oficina para manutenção.
A garagem é super seca e sem pó, felizmente.

A CBR tem uns cavalitos muito mansinhos e uns travões que inspiram muita confiança.
Não seria um problema para ele dominar esta mota.
Helder Cruz

Mensagem  amok em Qua 9 Mar - 10:36

Helder Cruz escreveu:Por acaso está limpinha e pronta para se levar para uma oficina para manutenção.
A garagem é super seca e sem pó, felizmente.

A CBR tem uns cavalitos muito mansinhos e uns travões que inspiram muita confiança.
Não seria um problema para ele dominar esta mota.

isso só mostra o gosto que ainda sentes por ela

imagino os cavalos a bufar com uma aceleradela mais nervosa
amok

Mensagem  Helder Cruz em Qua 9 Mar - 11:26

Não são piores que os teus!!!!
Então cavalos da estrebaria da Suzuki... coisa brava...
(Piores são os Yamaha...)
Helder Cruz

Mensagem  amok em Qua 9 Mar - 11:45

Helder Cruz escreveu:Não são piores que os teus!!!!
Então cavalos da estrebaria da Suzuki... coisa brava...
(Piores são os Yamaha...)

EHEHEHE os meus são meiguinhos
amok

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: