F125cc.com
Dezembro 2016
SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031 

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
76 usuários online :: 11 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 65 Visitantes :: 2 Motores de busca

alfredo lopes, bargelopes, duarteduarte, Francisco Neto, Marco Machado, NPedrosa, papatango, Pedro.Miguel, pmonteiro, Ruben Vieira, ZILLA_PT

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Scooter - carburador ou injecção

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Scooter - carburador ou injecção

Mensagem  AGCS em Dom 19 Jun - 15:01

Olá pessoal! Venho pedir aqui uma ajuda a vocês que são bem mais entendidos que eu.
Pois é, vou trocar de mota e agora é para valer. Vou voltar onde comecei, às scooters. 
No meu dia-a-dia e por uma questão de utilidade dá-me muito mais jeito. Já aprendi a meter mudanças, já estou satisfeito.
Vou mandar a Sym Wolf 125 embora. Tenho-a aqui à venda à largos meses. À pouco tempo pus nos sites do costume e basicamente só tenho tido propostas muito abaixo (pessoal a oferecer 600€ ) entre outras.

Além das questões que já falei em termos de utilidade e pequenas voltas, para mim a grande pecha da Wolf é o acordar nas manhãs de inverno. Importantíssimo dizer que não tenho garagem para ela. Dorme debaixo de telheiro e sempre tapada mas está sempre sujeita à temperatura do ar. Se tivesse garagem a história seria outra.

Vai daí e inicialmente queria trocar por uma scooter 125cc de injecção. No entanto, pergunta daqui e dali, tenho uma proposta de retoma um stand, daquelas irrecusáveis. Só que a mota é de carburador. É uma Sym Symphony SR 125cc. O motor é o mesmo, gasta um bocadinho mais, mas para mim tem as outras qualidades.

A grande questão é mesmo, como vai ser de inverno? Vai ser igual à Wolf ou como tem outra afinação será diferente?
Devo dizer que a minha primeira foi uma Vespa ET2 50cc de carburador. E ela fizesse frio ou calor pegava sempre à primeira, nunca tive stresses...mas também gastava entre 3.6 e 4.2l/100.

A minha dúvida é mesmo esta. Não fugir do pensamento inicial e ir buscar uma de injecção ou trocar por uma que poderá ser ou não mais do mesmo? É que mais do mesmo não quero.
Obrigado e cumprimentos a todos.

AGCS

Masculino Mensagens : 258
Mota : searching....

Re: Scooter - carburador ou injecção

Mensagem  Carlos Alexandre em Dom 19 Jun - 17:24

olha a troca que queres faser essa mota que tens gasta menos e anda mais um pouco da que queres trocar pois nem tem procteçao aerodinâmica
troca por uma sym gts mesmo a carburador é melhor em tudo
boas curvas

Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 5190
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Mensagem  luism em Dom 19 Jun - 19:20

As minhas motas sempre foram de carburador e nunca tiveram problemas a pegar. Embora tenha garagem, quando vou trabalhar a mota fica no exterior, seja inverno ou verão, e saio do trabalho às 2 da manhã, por isso já apanhei chuva e temperaturas bastante baixas. A única coisa que me aconteceu uma única vez foi a vela isolar e nesse dia não pegou. Trocou velas e aproveitou-se para calibrar os carburadores... nunca mais tive problemas.

Se puderes trocar por uma de injecção é melhor! Mas para mim nunca foi um impedimento seja em carros- embora já quase não existam- ou em motas. 

luism

Masculino Mensagens : 382
Mota : Honda CB500

Mensagem  AGCS em Dom 19 Jun - 20:50

Carlos Alexandre escreveu:olha a troca que queres faser essa mota que tens gasta menos e anda mais um pouco da que queres trocar pois nem tem procteçao aerodinâmica
troca por uma sym gts mesmo a carburador é melhor em tudo
boas curvas

Sim, mas a Wolf também não tem protecção aerodinâmica, no meu caso não é por aí. A GTS já pensei à muito, mas maxiscooter para mim é muito grande. Não tenho preciso. Por debaixo do banco é que tem um malão, dá para ir às batatas...

luism
As minhas motas sempre foram de carburador e nunca tiveram problemas a pegar. Embora tenha garagem, quando vou trabalhar a mota fica no exterior, seja inverno ou verão, e saio do trabalho às 2 da manhã, por isso já apanhei chuva e temperaturas bastante baixas. A única coisa que me aconteceu uma única vez foi a vela isolar e nesse dia não pegou. Trocou velas e aproveitou-se para calibrar os carburadores... nunca mais tive problemas.

Se puderes trocar por uma de injecção é melhor! Mas para mim nunca foi um impedimento seja em carros- embora já quase não existam- ou em motas.  

Já li mais relatos e acho que não sou o único a queixar-se disso. Não tem a ver com a Sym Wolf em particular. Parece que estas motas "dos tempos modernos", a nível de carburador são muito sensíveis. A minha está afinada à muito pouco tempo, válvulas e tudo. O mecânico, da concessão explicou-me que era normal no tempo frio/húmido ela demorar um bocado mais. Também não demoro meia hora. De verão liga à primeira de inverno vai à 2ª ou 3ª, mesmo a fechar o ar. 

Ma agora estou com a mão na massa, na altura de trocar. Aliás só voltei a pôr em equação de novo o carburador pelo bom negócio que me foi proposto, porque inicialmente a ideia era apenas injecção.

AGCS

Mensagem  veiga em Sex 24 Jun - 13:51

Se puderes optar, sem dúvida, injeção, pega melhor, gasta menos e polui menos.

No entanto, até bem recentemente quase todas as motos eram a carburador e todas pegavam bem no Inverno, estivessem na garagem ou na rua.

Um truque para pegar motos a carburador a frio e que ainda faço na minha XJ900.

Antes de  carregar no start (ou dar ao pedal) puxar o "ar", "choke" ou qo que lhe queiram chamar, e dar duas ou três aceleradelas a seco. 

Depois é carregar no start e por certo pegará melhor.

Algumas precisam de uma ajudinha com o acelerador, para pegarem.

Se não melhorar, então algo se passa com o teu carburador e... oficina com ela.

E sim, ficarás melhor servido com a GTS, muito mais moto que a Symphony.

No entanto se é demasiado grande, sempre podes optar pela Joyride, mais "maneirinha" e bastante superior à Symphony.

veiga

Masculino Mensagens : 2857
Mota : Sym GTS 300i Evo

Mensagem  AGCS em Sex 24 Jun - 15:11

Muito obrigado pela tua grande ajuda Veiga.

Não sabia desse pequeno truque de acelerar a seco com ela desligada. Mas faz todo o sentido, estamos a meter gasolina para o carburador correcto?
São estas pequenas coisas que eu não sei, infelizmente a minha malta amiga é tudo carros, tenho sempre que andar aqui e ali a ver o que vocês, experientes dizem.
No entanto, pelo que estou a ver é melhor manter-me fiel à ideia original. Tentar arranjar qualquer coisa a injecção, agora estou mesmo em campo mas sem pressas. Vendi a Wolf.
Pois a GTS, até tive uma pessoa a pretender fazer troca (eu teria de pôr mais uns euros). Gosto muito dela em termos de design e tudo, mas para o meu uso acho que é muito grande. Claro que também me falta experiência e não estou à vontade, mas uma mais pequena é o que está nos meus pensamentos. O orçamento não é grande mas em outras ocasiões já apareceram alguns negócios, mas agora vou estar atento. 
Cumps.

AGCS

Mensagem  luism em Sex 24 Jun - 15:50

Se já tens o dinheiro na mão é esperar que apareça um bom negócio, é sempre mais fácil assim do que quando há uma troca envolvida. 

Se gostas da gts vai em frente porque o tamanho é uma coisa que te habituas rápido e sempre ficavas com mais espaço de arrumação, segurança e conforto, e, mesmo que só estejas a pensar na mota para o dia a dia se quiseres fazer uma viagem maior tens mota para isso. 

luism

Masculino Mensagens : 382
Mota : Honda CB500

Mensagem  AGCS em Sex 24 Jun - 16:07

Sim, tens toda a razão, com o dinheiro na mão é bem mais fácil fazer negócio. Aliás nesta última semana apareceu um negócio muito bom, mas como apareceu desapareceu. Eles aparecem é só questão de ir vendo todos os dias.
Um meu ex-colega de trabalho trocou uma Sym Fiddle II por uma GTS e diz que foi a melhor coisa que fez (mas ele também fazia muita auto-estrada). Diz que mesmo na cidade e nos buracos era um espectáculo no conforto. A ver vamos. 

AGCS

Mensagem  Dias em Sex 24 Jun - 17:17

@veiga
CUMPRIMENTOS! FOLGO VOLTAR A "VÊ-LO" POR AQUI!

O que o veiga escreveu, é mesmo assim... é o que eu tenho que fazer sempre com a minha Cygnus depois de estar 1 mês (ou mesmo 1 semana) sem andar: 3 bombadas (ou mais... depende de há quanto tempo está parada) antes de carregar no "start" e lá vou eu! Note-se que a bateria ainda é a de origem... já lá vão mais de 6 anos!
Ajuda (MUITO) ter um pouco de ouvido e perceber SE E QUANDO se deve OU NÃO dar uma ajuda com o punho! Também é importante, EM ESPECIAL QUANDO A BATERIA ESTÁ FRACA, conseguir relaccionar a posição do punho com o momento em que o motor "dá o primeiro sinal". A partir daí, acabaram-se-lhe as "manhas" e está a trabalhar 2 segundos depois.

Como o pessoal parece que não gosta de ler os post antigos, aproveito para chamar à atenção que muitas das motos de carburador, que já não têm a velhinha torneira de gasolina, passaram a ter (por uma questão de segurança) uma "válvula de vácuuo" para abrir a gasolina. O problema é que, se a cuba do carburador estiver (ou passar a estar) vazia, podem nunca mais conseguir meter o motor a trabalhar... se não recorrerem a "métodos alternativos".

Explicação:
Se carregam no "start" com o punho aberto, não vai haver depressão no colector de admissão, pelo que a válvula da gasolina não abre! Se insistirem na "asneira", a bateria foi-se e nunca mais conseguem meter uma scooter a trabalhar (já nas motos de caixa, SEM ELECTRÓNICA, há sempre a solução do empurrão). Por isso é que o "ajudar com o punho" tem que ser feito na altura certa.

Conclusão:
Para quem só quer um "manual de instruções" e não percebeu o que estive a tentar explicar, aqui vai:
- 3 bombadas antes de carregar no "start";
- não toquem em nada a não ser no botão do motor de arranque;
- deixem o motor dar 3 voltas, i.e., fazer tchak-tchak-tchak;
- pára tudo para não mandar a bateria para as urtigas;
- voltem a carregar no "start", durante não mais do que 2 segundos, mas, desta vez, rodem um pouco o punho (~1/4 de volta para uma 125; menos para uma "maior");
- se necessário, repitam o ponto anterior;
- se ainda não funcionar (ou se não houver "sinal" do motor), está na altura de recorrer às técnicas alternativas, como usar uma botija de gás de isqueiro com um tubinho enfiado na entrada de ar (há quem use mandar um esguicho de gasolina com uma seringa, mas as coisas podem correr mal se for gasolina a mais;
- se começar a cheira a gasolina pelo escape, está na altura de tirar e limpar a vela.

Dias

Masculino Mensagens : 3816
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  AGCS em Sex 24 Jun - 18:27

Muito obrigado Dias!

Antes de abrir este tópico por acaso pesquisei, fui ter a um tópico de 2012, salvoerro, mas o tema não estava bem centrado nisto. Admito que possa ter procurado mal também. As desculpas por secalhar estar aqui a "spamar" o fórum.

Na Wolf ao início tinha problemas ao ligar. Mas foi só durante 3 ou 4 dias, pois uma das pessoas da Migtec ensinou-me a ligá-la. Carregar no starter e um cheirinho de acelerador. A partir daí fiz sempre isso.
Agora isso das bombadas a seco deve ser uma coisa primária pelo que estou a ver, mas não sabia, de todo.
Engraçado é a Cygnus ( injecção, certo? ) teres de fazer isso.
Muita falta de calo tenho eu nas duas rodas...

AGCS

Mensagem  Dias em Sex 24 Jun - 18:52

A (minha) Cygnus é de carburador (foi comprada em 2010, mas o modelo é de 1900... e carqueja; porque é que pensam que custou 1.600 €?)! Aquilo ainda trabalha a bolas de naftalina!
Não me fales em "falta de calo" na roda da frente, porque acho que vou ter que mudar o FDP do pneu antes dos 20.000 (se aguentar até à revisão dos 18.000... já não é mau; tudo depende dos disparates que fizer este Verão).

Nota: Os pneus são... (para quem não perceber, não são Battlax), mas no Algarve, no mès de Agosto, em alcatrão quente... brinco com qualquer Porsche RS (a Cygnus também é RS... ) na N125 (eu até moro... quando estou de "férias"... ao pé de Porches    onde até há uma cervejaria "Alemã"... não consigo parar de     ).

Agora vou TENTAR não me rir... Não há nenhuma cervejaria H-D na zona onde moro (em tempo de férias)...

Nota: Para que conste, ainda não fiz qualquer comentário à POSSÍVEL saída (???; vão ver que a gente ainda vai ter que pagar para se ver livre deles) dos "súbditos da nonagenária" daqui para fora!

Dias

Mensagem  AGCS em Sab 25 Jun - 15:37

Pois, eu também tenho o orçamento curto...1600/1700€ mais que isso não.
Está agora uma PCX nos locais do costume de 2011 por 1500€. A semana passada existiram duas, uma, o Sr. até era quase meu vizinho, mas não fui a tempo.
Confesso que já há anos que tenho uma pancada por elas. Mas a pancada por aprender a meter mudanças na altura foi mais forte.
O melhor negócio e que me servia perfeitamente (apenas em termos racionais )para os meus intentos seria uma Vity 125cc que está à venda por 850€, mas a mota á frente é tão feinha...    Mas vêem-se poucas Yamaha scooters à venda.

AGCS

Mensagem  Dias em Ter 5 Jul - 11:33

As minhas desculpas por só agora responder, mas estive fora.
Se não há Yamaha 125 à venda... só pode querer dizer duas coisas: ou quem as tinha estampou-se com elas (o que não me parece ser o caso), ou quem as tem não as quer vender (como é o meu caso).
A Vity, que é praticamente igual à Cygnus (a nível do que não sejam carenagens), não prima pela beleza da "cara", mas é preciso pensar que, quando apareceu, era uma estética destinada a ser mais elegante/moderna do que a da Vespa.
A PCX é mais moderna, gasta menos e anda mais, mas, por isso mesmo, tem mais valor comercial e é mais cara do que a Vity. Pelo contrário, se tiveres um problema num sitio remoto, qualquer "oficina de motorizadas" te volta a meter a Vity a trabalhar (até os pneus são iguais aos de quase todas as "scooters antigas"... excepto a BWs).

Dias

Mensagem  Fernando Gil em Ter 5 Jul - 13:47

Vou seguir este tópico, pois um gajo pensa que já sabe tudo, e volta-e-meia aparecem as velhas questões que são muito pertinentes na altura de escolher a menina que nos vai fazer companhia por mais uns anos. É como "dar o nó"! O experiente machão a quem já passaram paletes de gajas pelo pêlo, fica sempre na dúvida... É esta que me fará feliz? 

Bem, o que vale neste fórum é que há sempre pessoal da velha guarda, como o Veiga e o Dias, que são como aqueles Mestres dos templos Budistas, a quem os discípulos recorrem nos momentos difíceis da tomada das grandes decisões...

Bom, mas afinal... carburador ou injeção? De mudanças ou automática? Maxi ou Mini?

Vou ter que esperar pelos próximos capítulos... :paz:

Fernando Gil

Masculino Mensagens : 599
Mota : Ex (Daelim Roadwin 125R, Honda CB500, Hyosung Comet 250, Yamaha XJ600). Atualmente: À procura...

Mensagem  Dias em Ter 5 Jul - 17:41

Fernando Gil escreveu:... Bom, mas afinal... carburador ou injeção? De mudanças ou automática? Maxi ou Mini? ...
A que eu acrescentaria... com burka (carenada) ou naked?
Isto faz-me lembrar uma T-shirt que comprei para o meu filho, que tinha desenhadas garrafas de whisky de 12 marcas diferentes e escrito "Life is full of difficult choices".

Teoricamente, a injecção faz melhor do que o carburador pode fazer... desde que o utilizador queira precisamente aquilo para que o fabricante programou a ECU, ou possa reprogramar a ECU a seu belo prazer. O problema é que não conheço marcas que vendam a moto juntamente com o programa para correr num PC e o interface para ligar à ECU!
Nota: Há quem saiba como se faz, mas acho melhor não se meterem nisso, porque (em termos de agro-pecuária) é como estar a pagar ao vizinho os serviços de um "toiro de cobrição"... o vizinho fica com o dinheiro e o toiro com o gôzo!

O mesmo se põe com a escolha mudanças/automática (seja caixa automática ou variador). Uma automática está projectada para fazer melhor o que o utilizador normal pode querer. Contudo, levanta-se uma questão: a transmissão foi projectada para optimizar o consumo ou a potência na roda?
Nota: Em algumas motos pode-se escolher o "estilo de condução".
Portanto, se querem usar a moto para fazer casa-trabalho-casa na cidade ou se é uma "ferramenta" para vos levar a um sítio qualquer... então é transmissão automática; se querem controlar se a roda de tracção fica solta ou se puxa ou empurra quando metem uma mudança (seja ela para cima ou para baixo)... então é caixa manual.
Nota: Não sirvo de exemplo, porque ando na cidade com uma "besta" de caixa manual com 74 hp (já tenho um buraco na biqueira do sapato de "Verão" por causa do pedal das mudanças) e vou para a Serra Algarvia com uma scooter.

Relativamente a ser Maxi/Mini, a escolha é mais simples, porque o número de parâmetros a analisar é menor e são mais objectivos:
- Preço e peso;
- confôrto e capacidade de arrumação.
Quanto ao preço, cada um sabe de si.
A Cygnus pesa 105 kg e não consigo fazer mais do que 150 km/dia com ela (tenho um problema de coluna), mas já transportei coisas nela que uma Maxi não consegue transportar (mesmo com uma grande top-case).

Como já foi dito, escolher uma moto é muito (para não dizer igual) a escolher de acôrdo com as preferências sexuais de cada um(a): é para constituir família, para experimentar, etc.?
Cada um(a) é que tem que saber o que quer!

Dias

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:14

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: