F125cc.com
Bateria não carrega - Superlight F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Bateria não carrega - Superlight F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
101 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 101 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Bateria não carrega - Superlight

5 participantes

Ir para baixo

Bateria não carrega - Superlight Empty Bateria não carrega - Superlight

Mensagem  Lks112201918 Qui 7 Jul - 19:32

Boas,
Aconteceu-me mais uma coisa interessante com a Keeway Superlight.
No outro dia, quando cheguei a casa, parei a mota na garagem como de costume, desliguei no corte da corrente, pus o descanço lateral, mas não lhe desliguei a luz nem tirei a chave porque ia só pousar o capacete em casa e já a ia arrumar no sitio certo. Resultado: esqueci-me. No dia seguinte de manhã chego lá e reparo, obviamente que a luz está apagada. Ponho a mota no descanço central e dou ao kickstart e ela pega. A luz ligou logo assim como o as luzes dos manómetros e para carregar mais um bocado deixei-a ficar. Quando achei que era suficiente desliguei e tentei ligar no arranque elétrico. Ouviu-se ela a tentar mas a não ter energia suficiente, então, como passado pouco tempo ia sair deixei-a desligada. Quando fui para sair tive de a fazer pegar no kickstart e depois lá fui eu. Quando cheguei ao meu destino tento ligá-la ao elétrico e nada, nem as luzes acendem quando se roda a chave. Dou ao kickstart e ela pega logo, acende tudo e lá vou eu. Durante a viagem reparei no entanto que os piscas já não piscam ao mesmo ritmo, piscam normalmente e depois piscam muito depressa, e assim sucessivamente.
Provavelmente terei de carregar a bateria à parte, mas mesmo assim queria saber a vossa opinião.
Cumprimentos
o7
Lks112201918
Lks112201918

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/02/2016
Mota : Keeway Superlight 125 EL

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria não carrega - Superlight Empty Re: Bateria não carrega - Superlight

Mensagem  Dias Qui 7 Jul - 19:59

Arranja alguém que tenha um carregador e deixa-a à carga durante a noite.
Mesmo que recupere, a história que descreveste não dá muita saúde a uma bateria com mais de 4 anos (isto se tiver sido sempre bem-tratada). Portanto, prepara-te para teres que substituir a bateria (na melhor das hipótese quando chegar o Inverno).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria não carrega - Superlight Empty Re: Bateria não carrega - Superlight

Mensagem  Lks112201918 Seg 11 Jul - 2:25

A bateria é relativamente nova, assim como a mota, têm pouco mais de 6 meses. A parte estranha é que ela parece que não carrega com o correr do motor, como se o que carregasse fosse logo gasto. Porque uma pessoa dá ao kick e ela liga e tal, quando chega e desliga a mota no corte da corrente, desliga a luz e os manómetros. Se quiser olhar para o indicador para ver se o ponto morto está metido tenho de ligar a mota...
Pior pior é se um gajo deixa ir a mota abaixo nos semáforos, que depois tem que estar ali a dar ao pé em vez de carregar só no botão e andar.
Enfim, vou ver então se consigo então arranjar quem me carregue a bateria.
Cumprimentos
o7
Lks112201918
Lks112201918

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 03/02/2016
Mota : Keeway Superlight 125 EL

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria não carrega - Superlight Empty Re: Bateria não carrega - Superlight

Mensagem  j-santos Seg 11 Jul - 8:54

uma bateria se for mesmo a zero de carga, depois o mais provavel é que não aceite carga novamente, podes tentar carregala mas pelo que dizes essa bateria morreu....
nao existe melhor carregador do que a mota....

j-santos

Masculino Mensagens : 1424
Data de inscrição : 01/10/2015
Mota : ex:sym wolf 250, honda cb650f

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria não carrega - Superlight Empty Re: Bateria não carrega - Superlight

Mensagem  LuisMauricio Seg 11 Jul - 9:13

Poderia tentar "ressuscitá-la", mas se não está habituado, é melhor não.

Experimente deixar a mota a trabalhar com alguma aceleração (ou dar uma volta "pelo bairro") com todos os gastos supérfluos desligados (luzes, piscas, etc), durante alguns minutos (cerca de 10 minutos), e depois experimente a ver se o motor de arranque dá algum sinal;  caso não aconteça nada, faça como aconselharam ... bateria nova.  :padre:

(esta experiência é com as luzes desligadas.)
LuisMauricio
LuisMauricio

Masculino Mensagens : 246
Data de inscrição : 09/05/2016
Mota : Honda CB600F Hornet + AJS Regal Raptor 125MKII

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria não carrega - Superlight Empty Re: Bateria não carrega - Superlight

Mensagem  Mario_Marques Seg 11 Jul - 20:49

j-santos escreveu:uma bateria se for mesmo a zero de carga, depois o mais provavel é que não aceite carga novamente, podes tentar carregala mas pelo que dizes essa bateria morreu....
nao existe melhor carregador do que a mota....

Não existe pior carregador que a mota.
Não se deve nunca utilizar o sistema de alimentação do veiculo para tentar carregar uma bateria descarregada ou com problemas(apesar de muita gente utilizar e com sucesso, eu inclusive.lol), isto aplica-se a carros e motas, é assim que muito gente sem querer e sem se aperceberem danifica os rectificadores\reguladores de voltagem.
Deve-se sim utilizar um carregador próprio para o efeito.
Tentar carregar uma bateria descarregada coloca muito esforço no componente.
Tendo em conta ao preço a que já se compra um carregador, as vezes não dá para os gastos e é sempre uma ferramenta que dá jeito ter.
Devias fazer o que já disseram em cima, tentar carrega-la com um carregador e deves depois também medir a energia que a tua mota está a gerar, pois as vezes as baterias vão-se á vida por isso, trabalharem em muito esforço, sobreaquecem e estragam-se.
Deve-se nas baterias de manutenção também verificar o nivel de electrolito, em especial no verão.
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/07/2013
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria não carrega - Superlight Empty Re: Bateria não carrega - Superlight

Mensagem  j-santos Seg 11 Jul - 21:00

Mario_Marques escreveu:
j-santos escreveu:uma bateria se for mesmo a zero de carga, depois o mais provavel é que não aceite carga novamente, podes tentar carregala mas pelo que dizes essa bateria morreu....
nao existe melhor carregador do que a mota....

Não existe pior carregador que a mota.
Não se deve nunca utilizar o sistema de alimentação do veiculo para tentar carregar uma bateria descarregada ou com problemas(apesar de muita gente utilizar e com sucesso, eu inclusive.lol), isto aplica-se a carros e motas, é assim que muito gente sem querer e sem se aperceberem danifica os rectificadores\reguladores de voltagem.
Deve-se sim utilizar um carregador próprio para o efeito.
Tentar carregar uma bateria descarregada coloca muito esforço no componente.
Tendo em conta ao preço a que já se compra um carregador, as vezes não dá para os gastos e é sempre uma ferramenta que dá jeito ter.
Devias fazer o que já disseram em cima, tentar carrega-la com um carregador e deves depois também medir a energia que a tua mota está a gerar, pois as vezes as baterias vão-se á vida por isso, trabalharem em muito esforço, sobreaquecem e estragam-se.
Deve-se nas baterias de manutenção também verificar o nivel de electrolito, em especial no verão.

Pois eu não sabia disso, sempre me disseram que se não carregasse no carro com ele a andar e tudo o que é eléctrico desligado, então a bateria estava pronta para colocar no ecoponto, obrigado pela explicação........ Mas que funciona, funciona certo? Pois eu já tive de o fazer algumas vezes e tive sucesso.........
Mais uma vez, obrigado pela explicação Bateria não carrega - Superlight 952112

j-santos

Masculino Mensagens : 1424
Data de inscrição : 01/10/2015
Mota : ex:sym wolf 250, honda cb650f

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria não carrega - Superlight Empty Re: Bateria não carrega - Superlight

Mensagem  Mario_Marques Seg 11 Jul - 21:17

Eu também já fiz isso diversas vezes em carros e motas mas a realidade é que não se deve mesmo, pode fritar os reguladores e são bem mais caros que um carregador e uma bateria juntos(fora a chatice de descobrir a avaria), quando corre bem é tudo maravilha como se costuma dizer Bateria não carrega - Superlight 697124
Numa mota é muito frequente o regulador avariar e dar sobrevoltagem, isso pode acabar com uma bateria, é por isso que se deve sempre confirmar se o mesmo esta ok
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/07/2013
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria não carrega - Superlight Empty Re: Bateria não carrega - Superlight

Mensagem  Dias Ter 12 Jul - 15:38

Cá volta o chato do Dias...
Quando uma bateria se vai abaixo, a primeira coisa a fazer é carregá-la usando um carregador "decente" (para tentar evitar que "entregue a alma ao Criador") e depois é preciso descobrir porque é que se descarregou (é como a gente quando está com dores numa perna... primeiro toma-se um analgésico, mas isso de pouco serve se tivermos um osso partido).
A parte mais complicada, em especial quando a culpa pode ser da moto, da bateria e/ou há garantias ao barulho, é descobrir porque é que a bateria se descarregou (não sei bem porquê, mas a oficina/representante gostam muito de fazer crer que a culpa é sempre do utilizador, seja porque usa sapatos 41 em vez de 42, não sabe fazer o nó da gravata, gosta mais de loiras do que de morenas, e outras desculpas igualmente estúpidas e esfarrapadas).
Ora vejamos:
1) Se a bateria se descarregou e o problema não é da bateria (garantia), nem do utilizador ter deixado a luzes/ignição ligadas, então é a moto que tem um problema de origem (garantia).
2) Se a bateria não se descarregou e o utilizador não meteu lâmpadas de 120 W ou uma aparelhagem de som de 50 W, e, mesmo assim, a bateria não é carregada, então é o rectificador/regulador de tensão que não está a funcionar como devia (garantia).

Não sei se serve de exemplo, mas a bateria da minha Aquila "foi para as couves" com cerca de 18 meses de uso (a da Cygnus tem mais de 6 anos e está 5*)... O vendedor disse-me que "a bateria é um consumível e só tem garantia de 1 ano"... mas "esqueceu-se" que já tive que mudar 2 vezes, dentro da garantia, o rectificador/regulador e que foi isso o que provocou a morte prematura da bateria!
Façam o que eu digo... não façam o que eu faço!

Explicação: Na minha idade, não é por 20 € que vou perguntar "a que velocidade é que quer que lhe entre com a moto pela montra a dentro?".
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Bateria não carrega - Superlight Empty Re: Bateria não carrega - Superlight

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos