F125cc.com
Avanço de ignição Wolf 125 F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Avanço de ignição Wolf 125 F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
99 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 99 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Avanço de ignição Wolf 125

3 participantes

Ir para baixo

Avanço de ignição Wolf 125 Empty Avanço de ignição Wolf 125

Mensagem  zzk Seg 11 Jul - 18:12

Boas, 

Alguém me sabe dizer se é possível ajustar o avanço da ignição da Wolf 125?

Estou habituado a carros com motor do tempo dos afonsinhos em que basta desapertar e rodar o distribuidor, mas na Wolf estou a olhar para aquilo como um boi a olhar para um palácio.

Até é capaz de ser mesmo assim, mas em certas alturas tenho a sensação de que o avanço está "demasiado avançado" (o motor começa a fazer o que me parece ser ruído de detonação).

Tkx!
zzk
zzk

Masculino Mensagens : 92
Data de inscrição : 01/05/2016
Mota : CB500X 2017

Ir para o topo Ir para baixo

Avanço de ignição Wolf 125 Empty Re: Avanço de ignição Wolf 125

Mensagem  Mario_Marques Seg 11 Jul - 21:07

Amigo, não sei como se faz na tua mota em especifico, mas para quem é do ramo será relativamente fácil, isto se tiver ajuste, pois hoje em dia grande parte das motas tem cdi e não tem qualquer ajuste.
Acredito bem mais depressa que necessites ajustar válvulas ou limpar carb que mexer na ignição até porque muito possivelmente a tua mota não tem qualquer ajuste(felizmente!).
Tens aqui um manual, se a tua for igual não tem ajuste, mesmo que tenha, não te ponhas a mexer lá pois é muito fácil dar cabo de um motor a mexer á sorte quando não se sabe e não é preconceito, mas por norma quem faz esse tipo de pergunta é porque não é mesmo a pessoa indicada para lá mexer, num carro tens 4 cilindros e material bem resistente á azelhice, na tua sym não.
Se o teu motor estiver realmente a detonar é facil de ver nas velas, e não vai durar muito, detonação destrói o motor em muito pouco tempo, mesmo que esteja a detonar isto pode ser por varios factores e pode não ter nada a ver com a ignição, basta o motor estar a sobreaquecer para isso acontecer, mesmo que fosse ignição, tu sem auxilio de ferramenta propria não poderias determinar se era excesso de avanço ou falta dele.
Nesse manual tens info de como testar a bobine e cdi mas vais precisar de uma pistola de ponto pelo menos.

https://scootergrisen.dk/scooterhjemmeside/download/sym_xs125_k_servicemanual.pdf
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/07/2013
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Ir para o topo Ir para baixo

Avanço de ignição Wolf 125 Empty Re: Avanço de ignição Wolf 125

Mensagem  zzk Ter 12 Jul - 0:27

Acho que tens razão. Estava à espera que houvesse algum truque óbvio que me estivesse a escapar, mas assim está o caso resolvido.

Vou investigar as outras possibilidades. 

Entretanto se alguém já tiver encontrado o manual da Wolf 125 também era de valor! Este já dá uma ajuda, o da Wolf 250 também já anda pela net e fácil de encontrar, mas o da Wolf 125 nunca vi.

Tkx Mário!

Edit: De caminho, como é que se sabe pela vela se está a detonar ou não? Fica com alguma cor ou estado de destruição em particular?
zzk
zzk

Masculino Mensagens : 92
Data de inscrição : 01/05/2016
Mota : CB500X 2017

Ir para o topo Ir para baixo

Avanço de ignição Wolf 125 Empty Re: Avanço de ignição Wolf 125

Mensagem  Frade Ter 12 Jul - 15:35

Ora viva!

Desculpem-me a ignorância, mas estou curioso (também tenho uma Wolf).

De que se fala neste tópico?
Que é isso do avanço da ignição?

Quanto aos manuais, sei que tenho 2.
Vou procurar, se encontrar já volto.

Boas curvas!

Frade

Masculino Mensagens : 93
Data de inscrição : 01/09/2015
Mota : Sym Wolf 125

Ir para o topo Ir para baixo

Avanço de ignição Wolf 125 Empty Re: Avanço de ignição Wolf 125

Mensagem  Frade Ter 12 Jul - 15:42

Frade escreveu:
Quanto aos manuais, sei que tenho 2.
Vou procurar, se encontrar já volto.

Boas curvas!

Lamento, não tenho os manuais comigo.

Frade

Masculino Mensagens : 93
Data de inscrição : 01/09/2015
Mota : Sym Wolf 125

Ir para o topo Ir para baixo

Avanço de ignição Wolf 125 Empty Re: Avanço de ignição Wolf 125

Mensagem  zzk Ter 12 Jul - 17:02

Eu sou um péssimo professor, mas vê lá se isto faz sentido:

Quando o pistão está a subir no cilindro, no tempo de compressão, o sistema elétrico dispara a faísca na vela.

A altura em que a faísca dispara em alguns casos é ajustável (era isso que eu estava a tentar saber se seria possível fazer na Wolf, mas parece que não).

Fora esse ajuste manual, é suposto o motor ter uma forma de variar a antecedência da faísca conforme a rotação (cada vez mais cedo conforme as RPM's sobem).

Mas se a faísca for disparada demasiado cedo o motor começa a fazer barulhos, uns cliques esquisitos, parece que está um bicho dentro do cilindro a dar marteladas. Se a faísca for disparada demasiado tarde, então o motor perde (ou desperdiça) potência.

O manual de que estava a falar seria o manual de manutenção, se tiveres o manual de manutenção mesmo da Wolf 125 seria de valor partilhar :P
zzk
zzk

Masculino Mensagens : 92
Data de inscrição : 01/05/2016
Mota : CB500X 2017

Ir para o topo Ir para baixo

Avanço de ignição Wolf 125 Empty Re: Avanço de ignição Wolf 125

Mensagem  Frade Qua 13 Jul - 0:09

zzk escreveu:Eu sou um péssimo professor, mas vê lá se isto faz sentido:

Quando o pistão está a subir no cilindro, no tempo de compressão, o sistema elétrico dispara a faísca na vela.

A altura em que a faísca dispara em alguns casos é ajustável (era isso que eu estava a tentar saber se seria possível fazer na Wolf, mas parece que não).

Fora esse ajuste manual, é suposto o motor ter uma forma de variar a antecedência da faísca conforme a rotação (cada vez mais cedo conforme as RPM's sobem).

Mas se a faísca for disparada demasiado cedo o motor começa a fazer barulhos, uns cliques esquisitos, parece que está um bicho dentro do cilindro a dar marteladas. Se a faísca for disparada demasiado tarde, então o motor perde (ou desperdiça) potência.

O manual de que estava a falar seria o manual de manutenção, se tiveres o manual de manutenção mesmo da Wolf 125 seria de valor partilhar :P

Muito esclarecedor!
Obrigado!

Eu sei que tenho dois manuais diferentes, não sei ao certo quais.
Mas não tenho cmg, quando tiver oportunidade partilho.

Abraços

Frade

Masculino Mensagens : 93
Data de inscrição : 01/09/2015
Mota : Sym Wolf 125

Ir para o topo Ir para baixo

Avanço de ignição Wolf 125 Empty Re: Avanço de ignição Wolf 125

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos