F125cc.com
Categoria A1 para condutores encartados F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Categoria A1 para condutores encartados F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
107 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 107 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Categoria A1 para condutores encartados

5 participantes

Ir para baixo

Categoria A1 para condutores encartados Empty Categoria A1 para condutores encartados

Mensagem  Ana Pires Seg 7 Nov - 22:55

Boa Noite, 

Sou nova aqui no Forum e gostaria de vos colocar uma questão.

Tenho carta de condução categoria B desde 2010 e tenho mais de 25 anos, gostaria de saber se alguem ja tentou ou se ja pediu segunda via da carta de condução (recentemente) e se esta veio com averbamento da categiria A1.

Pergunto isto porque de momento estou a viver no UK e aqui apesar de poder conduzir automoveis ligeiros com a carta de condução portuguesa, nao posso conduzir motociclos ate 125cc sem esta estar averbada na minha carta de condução ou então terei de ir fazer uma "formação" qualquer aqui no UK para poder conduzir motociclos ate 125cc.

Agradecida por qualquer ajuda ou esclarecimento.
Ana Pires
Ana Pires

Feminino Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/11/2016
Mota : 125

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria A1 para condutores encartados Empty Re: Categoria A1 para condutores encartados

Mensagem  nunes Ter 8 Nov - 9:25

olá Ana.
passa nas apresentações para a malta te ficar a conhecer um pouco.
em relação à tua dúvida, mesmo que revalides a carta, a categoria A1 não vai vir averbada porque na verdade não tens essa carta.
O que tens é uma equivalência que a Lei te dá (assim como a mim) que faz com que quem tenha a carta B e mais de 25 anos possa conduzir uma 125cc.
Apenas em Portugal e em Estados Membros que também tenham essa equivalência podemos conduzir as 125cc.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria A1 para condutores encartados Empty Re: Categoria A1 para condutores encartados

Mensagem  nunes Ter 8 Nov - 9:35

o Reino Unido é um Estado Membro.
Poderás conduzir 125cc se a Lei deles também der essa equivalência aos seus condutores mas acredito que, tal como cá, a maior parte das autoridades não saberá destas equivalências para condutores "estrangeiros".
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria A1 para condutores encartados Empty Re: Categoria A1 para condutores encartados

Mensagem  Helder Cruz Ter 8 Nov - 10:09

Quando temos mais de 24 anos e temos Licença de condução B, ficamos automáticamente habilitados a conduzir um motociclo até 125cc e 15cv de potência, válida no estado membro que emitiu a Licença B.
Ou seja, tiras a carta B em Portugal, tens mais de 24 anos, podes conduzir uma mota 125cc a 4 tempos até à fronteira com Espanha!

Para poderes conduzir uma mota fora de Portugal, terás de ter averbada na tua carta, a licença de condução A1, o que apenas conseguirás se tirares a carta numa escola de condução.
Se renovares a carta amanhã, virá sem A1 averbada...
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria A1 para condutores encartados Empty Re: Categoria A1 para condutores encartados

Mensagem  BrunoSilva Ter 8 Nov - 10:38

Resumindo: Se quiseres A1, tens de tirar carta de moto ou fazeres essa formação.
BrunoSilva
BrunoSilva

Masculino Mensagens : 2986
Data de inscrição : 21/08/2012
Mota : Kawasaki ER-6N '13

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria A1 para condutores encartados Empty Re: Categoria A1 para condutores encartados

Mensagem  nunes Ter 8 Nov - 10:50

Helder Cruz escreveu:Quando temos mais de 24 anos e temos Licença de condução B, ficamos automáticamente habilitados a conduzir um motociclo até 125cc e 15cv de potência, válida no estado membro que emitiu a Licença B.
Ou seja, tiras a carta B em Portugal, tens mais de 24 anos, podes conduzir uma mota 125cc a 4 tempos até à fronteira com Espanha!

Para poderes conduzir uma mota fora de Portugal, terás de ter averbada na tua carta, a licença de condução A1, o que apenas conseguirás se tirares a carta numa escola de condução.
Se renovares a carta amanhã, virá sem A1 averbada...


por causa dessa dúvida ontem informei-me com a jurista aqui do trabalho.
a interpretação que ela faz da norma europeia é que se o outro estado membro (p.ex. Espanha) também der essa equivalência qualquer outro cidadão de um estado membro onde essa equivalência exista também lá pode conduzir.

ou seja, nós portugueses, que conduzimos com com a equivalência dada pela "Lei das 125cc" podemos conduzi-las em qualquer estado membro onde essa equivalência também exista e qualquer cidadão de outro estado membro onde a equivalência exista também pode conduzir 125cc em Portugal.

Atenção, estou apenas a relatar a interpretação dada pela jurista.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria A1 para condutores encartados Empty Re: Categoria A1 para condutores encartados

Mensagem  BrunoSilva Ter 8 Nov - 17:02

E o engraçado é que se ligares para as entidades competentes também não sabem dar a resposta concreta.
BrunoSilva
BrunoSilva

Masculino Mensagens : 2986
Data de inscrição : 21/08/2012
Mota : Kawasaki ER-6N '13

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria A1 para condutores encartados Empty Re: Categoria A1 para condutores encartados

Mensagem  Ana Pires Ter 8 Nov - 22:34

nunes escreveu:olá Ana.
passa nas apresentações para a malta te ficar a conhecer um pouco.
em relação à tua dúvida, mesmo que revalides a carta, a categoria A1 não vai vir averbada porque na verdade não tens essa carta.
O que tens é uma equivalência que a Lei te dá (assim como a mim) que faz com que quem tenha a carta B e mais de 25 anos possa conduzir uma 125cc.
Apenas em Portugal e em Estados Membros que também tenham essa equivalência podemos conduzir as 125cc.
 
Pois fiquei com essa duvida uma vez que li alguns comentarios de pessoas que pediram 2° via da carta e a cat A1 veio averbada. 

Segundo um email do imtt teria que me propor a exame no imtt.  Tentar obter Mai's informacoes da parte deles,  mas sem qualquer resposta... Fiquem sem perceber se teria de fazer aulas ,se tiria de a código, etc...
Ana Pires
Ana Pires

Feminino Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/11/2016
Mota : 125

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria A1 para condutores encartados Empty Re: Categoria A1 para condutores encartados

Mensagem  Helder Cruz Qua 9 Nov - 11:57

A Polícia em Madrid disse-me que se a carta for estrangeira, só se considera o seu detentor habilitado para conduzir as classes que vêm averbadas.
Será assim que o acordo está feito entre os países aderentes à carta verde (não tem nada a ver, mas são os mesmos).

Também é a única razão que veja para qualquer carta renovada ou substituída, não vir com a classe A1 averbada para maiores de 24 anos...
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria A1 para condutores encartados Empty Re: Categoria A1 para condutores encartados

Mensagem  BrunoSilva Qua 9 Nov - 14:41

Não percebo como as cartas são todas iguais dentro da Ue, mas ao mesmo tempo cada pais tem a sua especificação.
BrunoSilva
BrunoSilva

Masculino Mensagens : 2986
Data de inscrição : 21/08/2012
Mota : Kawasaki ER-6N '13

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria A1 para condutores encartados Empty Re: Categoria A1 para condutores encartados

Mensagem  Ana Pires Qua 9 Nov - 20:31

Helder Cruz escreveu:A Polícia em Madrid disse-me que se a carta for estrangeira, só se considera o seu detentor habilitado para conduzir as classes que vêm averbadas.
Será assim que o acordo está feito entre os países aderentes à carta verde (não tem nada a ver, mas são os mesmos).

Também é a única razão que veja para qualquer carta renovada ou substituída, não vir com a classe A1 averbada para maiores de 24 anos...
Pois Segundo um email do IMTT terei de fazer exame de codigo e teorico...
Só nao percebo que exame de codigo será este uma vez que ja tenho carta de condução cat B, eu nao quero cat A, so queria cat A1.

Alguem ja fez este tipo de exames tendo a categoria B? Sabem se pedir para marcar normalmente o tempo de espera ate haver vagas é muito tempo? E se seria possivel fazer codigo e condução no mesmo dia? 

Não sei que fazer, so vou a Portugal no Natal, logo tou limitada em relação ao tempo, e precisava disso na minha carta ate Fevereiro....

Obrigada pelas vossas respostas...
Ana Pires
Ana Pires

Feminino Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/11/2016
Mota : 125

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria A1 para condutores encartados Empty Re: Categoria A1 para condutores encartados

Mensagem  Fabiodasilva Qua 9 Nov - 21:03

viva

a fazer seria cat a.  10 perguntas de código mais exame de condução....  eu tirei em 30 dias aproximadamente.
Mas foi no Porto e no ACP. 
Isto depende muito da altura e da escola...  Acho esse timing um pouco apertado. Nada como uma escola de condução para te esclarecer
Fabiodasilva
Fabiodasilva

Masculino Mensagens : 677
Data de inscrição : 07/10/2015
Mota : CBR 600 F4 Ex: Sym Wolf 125 / Dtlc / Aerox / V5

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria A1 para condutores encartados Empty Re: Categoria A1 para condutores encartados

Mensagem  Fabiodasilva Qua 9 Nov - 21:05

Viva

e não dá para ser exame sobrepostos. Tens de fazer exame teórico e prático em dias diferentes.  No meu caso foram 15 dias
Fabiodasilva
Fabiodasilva

Masculino Mensagens : 677
Data de inscrição : 07/10/2015
Mota : CBR 600 F4 Ex: Sym Wolf 125 / Dtlc / Aerox / V5

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria A1 para condutores encartados Empty Re: Categoria A1 para condutores encartados

Mensagem  BrunoSilva Qui 10 Nov - 9:45

o fabio tem razão.
BrunoSilva
BrunoSilva

Masculino Mensagens : 2986
Data de inscrição : 21/08/2012
Mota : Kawasaki ER-6N '13

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria A1 para condutores encartados Empty Re: Categoria A1 para condutores encartados

Mensagem  nunes Qui 10 Nov - 10:47

Directiva 2006/126/CE do Parlamento Europeu e do Conselho
de 20 de Dezembro de 2006
relativa à carta de condução (Reformulação)




3. Os Estados-Membros podem conceder, para a condução
no seu território
, as seguintes equivalências:

a) Triciclos a motor com uma carta de condução da
categoria B, para os motociclos de potência superior a 15
kW desde que o titular da carta da categoria B tenha pelo
menos 21 anos;

b) Motociclos da categoria A1 com uma carta de condução da
categoria B.


Atendendo a que este número só é válido nos respectivos territórios,
os Estados-Membros não indicarão na carta de condução
que o seu titular está habilitado a conduzir esses veículos.









Ana, imprime esta norma. Esta norma é europeia pelo que tb existe no Reino Unido.
Depois vai aí a um posto da polícia munida da norma. Procura também a Lei do Reino Unido que permite a condução das 125cc com carta de carro.
Informa-te com eles se com a tua carta podes conduzir lá motas 125cc.
Se disserem que sim, sublinha todos os artigos e alíneas que te permitem conduzir lá e junta isso aos documentos da mota. Se disserem que não.....tás lixada.
Volto a referir; a jurista aqui do serviço disse que como a norma é europeia podemos conduzir em qualquer país estado membro onde também exista essa equivalência.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Categoria A1 para condutores encartados Empty Re: Categoria A1 para condutores encartados

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos