F125cc.com
Fevereiro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
64 usuários online :: 6 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 58 Visitantes :: 2 Motores de busca

alfredo lopes, Artur Costa, Helder Cruz, linhos, nunes, Ruben Vieira

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

A mota tem vontade própria...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A mota tem vontade própria...

Mensagem  Vasco Costa em Dom 1 Jan - 21:40

Ora viva,

Isto já vem acontecendo à algum tempo, mas, como é raro eu fazer múltiplas paragens nos meus passeios venho aqui apresentar o meu problema.

Por vezes quando desligo a mota, passado um pouco ou imediatamente após ter desligado, ela já não liga mais, eu pressiono o botão de "ignição" e nada, mas se a empurrar e meter 2ª já pega.. Como disse, isto só acontece ás vezes, umas vezes pega sem problemas de forma normal, outras só dessa que descrevi.  Será da bateria?

Vasco Costa

Masculino Mensagens : 343
Mota : Actual: Honda Hornet 600 de 1998 / Anterior: Aprilia Pegaso Cube 650 de 2000 & Honda CBF 125 de 2011

Re: A mota tem vontade própria...

Mensagem  Helder Cruz em Seg 2 Jan - 8:19

Da bateria só poderia ser se tivesses um problema no rectificador e não carregasse a bateria. Ainda assim, a mota só pegaria novamente quando recuperasse um pouco a carga, mas isso aconteceria um par de vezes, no máximo, até a bateria esgotar.
O facto da mota pegar de empurrão, nesse caso, só poderia acontecer se a mota for de carburadores - de injecção não há mota para ninguém se a voltagem não for suficiente para alimentar a centralina.

Diz-me: o motor de arranque dá algum tipo de sinal quando pressionas o botão de start?

Helder Cruz

Masculino Mensagens : 6880
Mota : Daelim Roadwin 125; Honda CBR600F4i; Honda XL1000V

Mensagem  Vasco Costa em Seg 2 Jan - 11:00

Sim, a mota é de carburadores, e sim, quando decide não ligar continua na mesma a fazer o barulho normal que faria para ligar porém, não pega, só isso.

Vasco Costa

Mota : Actual: Honda Hornet 600 de 1998 / Anterior: Aprilia Pegaso Cube 650 de 2000 & Honda CBF 125 de 2011

Mensagem  Helder Cruz em Seg 2 Jan - 12:19

Caramba...
Então o problema estará na falta de contacto do(s) cabo(s) de distribuição, que quente perderá contacto (duvido muito, senão terias problemas durante o funcionamento da mota) ou nas velas que fiquem eventualmente encharcadas/secas.
Dá um salto ao mecânico para combinar o dia que lá possas ir e comenta o assunto. Deve dar-te logo uma série de possibilidades.

Helder Cruz

Mensagem  Vasco Costa em Seg 2 Jan - 13:04

Mas, dentro de todas as possibilidades o arranjo é caro?

Vasco Costa

Mensagem  Ávila em Seg 2 Jan - 13:28

Essas velas quanto tempo tem?

Ávila

Masculino Mensagens : 794
Mota : Yamaha Dt 125 Mx - Yamaha Mx 150

Mensagem  Vasco Costa em Seg 2 Jan - 14:51

Não faço a mais pequena ideia Ávila, fez à pouco um mês que tenho a mota, mas será das velas o problema? Quando a levei à oficina o mecânico disse que mais lá para a frente não seria má ideia ver as velas e centralizar a mota, algo desse gênero, penso que seja algo relacionado aos carburadores, pois lembro-me que tinha algo haver com pô-los a trabalhar ao mesmo tempo... Agora fiquei preocupado.

Vasco Costa

Mensagem  Helder Cruz em Seg 2 Jan - 16:20

A tua mota é monocilindrica, certo? Só deve levar uma vela, portanto.
Uma vela é coisa para 25 euros no máximo - preço das NGK da minha CBR (leva 4).
Acertar o carburador também é coisa rápida e simples, a menos que tenha de levar um jogo de vedantes e diafragma, o que para a tua mota não deve passar os 25eurs, digo eu.
A tua mota também só deve ser um carburador.

Helder Cruz

Mensagem  Ávila em Seg 2 Jan - 17:24

Eu no teu caso, antes de mais nada metia para já uma vela nova para começar a despistar o problema. Mudando a vela confirma tb se o cabo está bem enroscado, na vela e na bobine.

Ávila

Mensagem  Vasco Costa em Seg 2 Jan - 18:31

Como assim, monocilindrica? Estão a falar dos cilindros na parte da frente por baixo do radiador? Se sim têm 4. Lembro-me que o mecânico quando falamos das velas, disse que seriam precisas 4 e que o preço era de 7.00€ +/- por cada.

Vasco Costa

Mensagem  Ávila em Seg 2 Jan - 18:59

Vasco Costa escreveu:Como assim, monocilindrica? Estão a falar dos cilindros na parte da frente por baixo do radiador? Se sim têm 4. Lembro-me que o mecânico quando falamos das velas, disse que seriam precisas 4 e que o preço era de 7.00€ +/- por cada.

Tb pensei que tinha mais que um :) mas disseram que era só um...

1 ou 4 cilindros eu começava pelas velas. Mas tu é que sabes se te apetece fazer isso ou se só perguntaste por curiosidade antes de ir à oficina.
Sabes que consultas por telefone (neste caso por forum) sem ver o paciente é sempre na base da probabilidade :)

Ávila

Mensagem  Helder Cruz em Seg 2 Jan - 21:41

Eh, carago...tens uma Hornet 600...
Tens 4 velas que convêm ser boas e 4 carburadores.
Leva lá isso ao médico, que essa mota vale ouro!

Helder Cruz

Mensagem  vitorcosta em Seg 2 Jan - 22:08

há uns 15 anos atrás aconteceu-me isso com a Ténéré e era o interruptor do descanso lateral (o que desliga a mota quando temos o descanso lateral para baixo)... faz um shunt no mesmo e vê se resolve.

vitorcosta

Masculino Mensagens : 74
Mota : Honda cm125c; Yamaha XT600Z Ténéré; CBR1000F; BMW RT1100

Mensagem  Vasco Costa em Ter 3 Jan - 2:38

Bem, como já devem ter percebido eu de mecânica infelizmente percebo 0...
O que acontece é que a oficina onde a levei (Lopes & Lopes em Sintra), deixou um pouco a desejar do atendimento, quando a levei para pôr óleo, pastilhas atrás e uma vista assim geral pois tinha "acabado" de a comprar, o mecânico lá disse-me que precisava "urgentemente" de levar rolamentos na roda de trás, que por sua vez, não seria má ideia ver as velas e pôr os carburadores todos a funcionar ao mesmo tempo, feito isto, paguei e pedi para o senhor me dar um orçamento então dos rolamentos e das restantes coisas que o mecânico disse que seria o mais indicado a fazer. Desde esse dia que continuo à espera do dito telefonema que disseram que fariam, até à data, zero. Portanto, sinceramente, não sei onde a levar, a Linhaway na Parede, tive também uns quantos incidentes com as minhas antigas motas que realmente deixou muito, mas muito a desejar...

Dito isto, estou aberto a sugestões de oficinas onde a possa deixar e tenha a certeza que o trabalho é feito com eficacia...

Vasco Costa

Mensagem  Helder Cruz em Ter 3 Jan - 7:58

Tens uma Hornet, carago... desculpa.
São 4 velas e se não estarei enganado serão iguais às da minha CBR. Não me parece que 7 eurs chegue para comprar uma...

As oficinas de motos tendem a ser pequenas. Um aprendiz de uma oficina que abriu o seu próprio espaço, um mecânico que resolveu sair da oficina de uma determinada marca, um praticante de motociclismo que percebe do assunto que abriu o seu negócio, etc.
Podem ser melhores ou piores em determinado tipo de consertos, determinada marca ou modelo, mas serem organizados e cumpridores de prazos não lhes costuma ser fácil, orçamentos será uma das piores coisas que podes pedir a uma casa do tipo que descrevi acima.

Tens de ganhar coragem, juntar uns trocos e levar a mota para arranjar!

Helder Cruz

Mensagem  Ruca.Silva em Sex 6 Jan - 1:20

Isto pode ser uma pergunta parva, mas a mota tem algum sensor de posição da cambota? Este problema faz-me lembrar um problema que um amigo meu teve no carro, sempre que fazia uma viagem maior, se desligasse o carro e tentasse ligar logo a seguir, o carro custava a pegar ou não pegava mesmo.

Ruca.Silva

Masculino Mensagens : 610
Mota : Honda NC750X

Mensagem  Dissidente em Sex 6 Jan - 14:06

Yup, tb passei por isso Ruca (num carro). Problemazinho irritante (e chegou a acontecer-me uns pares de vezes a andar...)

Dissidente
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 5604
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Mensagem  Vasco Costa em Seg 9 Jan - 22:21

Ruca, é uma pergunta que eu pessoalmente não a posso responder, não te sei dizer se tem a menos que me expliquem onde está. 
Já estou mesmo a ver que isto ainda me vai trazer um monte de chatices...

Vasco Costa

Mensagem  Ávila em Seg 9 Jan - 22:39

Vasco Costa escreveu:Ruca, é uma pergunta que eu pessoalmente não a posso responder, não te sei dizer se tem a menos que me expliquem onde está. 
Já estou mesmo a ver que isto ainda me vai trazer um monte de chatices...

Há quantos kms não mudas as velas? Ou já trocaste alguma vez? isso é considerado material de desgaste rápido. É para mudar com frequência.  
Muda tu as velas e vê como fica, antes de te meteres noutras aventuras.
Vão te-as mudar na oficina e vão. Se não resolver avisas o tipo da oficina que são novas, se não mete-te logo outras.

Ávila

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: