F125cc.com
Julho 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
115 usuários online :: 8 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 107 Visitantes :: 2 Motores de busca

amok, Bruno Deus, Dias, Helder Cruz, j-santos, marine88, rookie125, Toxito

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Ajuda - Escolha de primeira mota

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda - Escolha de primeira mota

Mensagem  Lagarto em Seg 9 Jan - 22:11

Boas,

Fiz recentemente 25 anos e posso agora concretizar o sonho de criança de ter uma mota. (tendo carta de carro à mais de 6 anos e 25 anos fico eligivel a conduzir 125cc sem ter que fazer nada certo???)

Ando à procura de uma 125 para fazer deslocações casa-trabalho e trabalho-casa bem como para passear com a minha "maria" e divertir-me um pouco sozinho.

Procurei bastante quais poderiam ser as melhores opções mas surgiram-me várias dúvidas e preocupações que estou na esperança de dissipar por aqui.

O meu orçamento não é muito grande mas já dará para adquirir uma das seguintes nova.

As minhas escolhas recaem então entre (por ordem de preferência):

- Sym Wolf - Visualmente a que mais me enche as medidas. Tenho lido que a nível de assistência poderá ser uma marca problemática e que é preciso sorte para não apanhar uma mota cheia de problemas crónicos, confirma-se ou isto era no passado e está já bastante melhor?
- Honda CBF125 - Honda é honda. No entanto já é um pouco mais cara e menos potente. Visualmente não me agrada tanto como a wolf.
- Keeway RKV - Das 3 é a menos favorita no entanto deixou-me a pulga atrás da orelha.

Mais algumas opções dentro dos valores destas 3 motos? Digam-me de vossa justiça.

Obrigado.

Lagarto

Masculino Mensagens : 5
Mota : 0

Re: Ajuda - Escolha de primeira mota

Mensagem  Helder Cruz em Ter 10 Jan - 8:15

Sim estás legalmente habilitado a conduzir uma 125cc até 11kw ou 15cv.

Estou a ver que gostas do estilo naked. Tens aí 3 belos modelos de mota.
A Sym Wolf não oferece problema algum para encontrar peças de substituição, dependendo da zona do país e da eventual falta de uma oficina com acesso facilitado a essas peças.
Se vais comprar uma mota nova aconselho vivamente a que garantas assistência apropriada bem perto de casa, para poderes fazer as deslocações em garantia de forma rápida e sem hezitações devido à distância.

Acho que deverias ver também os modelos Daelim Roadwin 125fi e Hyosung GT125, com particular atenção nesta última.
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 7444
Mota : Honda CBR600F4i; Honda XL1000V

Mensagem  Lagarto em Ter 10 Jan - 9:44

Helder Cruz escreveu:Estou a ver que gostas do estilo naked. Tens aí 3 belos modelos de mota.
A Sym Wolf não oferece problema algum para encontrar peças de substituição, dependendo da zona do país e da eventual falta de uma oficina com acesso facilitado a essas peças.
De facto, gosto mais de motas desportivas. Mas são todas bastante mais caras e não agradam tanto à cara metade :p

Em relação à assistência também era a ideia que tinha mas ao ler alguns comentários pelas internets fiquei "assustado".

Helder Cruz escreveu:Acho que deverias ver também os modelos Daelim Roadwin 125fi e Hyosung GT125, com particular atenção nesta última.
Esqueci-me de referir também a Daelim Roadwin 125 FI. Achei também uma excelente opção.

Em comparação com uma sym wolf, qual terá melhor desempenho/rendimento? e qual das duas é mais económica?

Obrigado pela resposta ;)

Lagarto

Mensagem  Helder Cruz em Ter 10 Jan - 10:21

Não vale a pena racionalizares muito a escolha. A escolha de uma mota é um execício que se faz com o coração e não com a razão.

A Sym é uma mota com uma qualidade de construção superior à Daelim.
A Roadwin tem mais alguma potencia e mais uns quilos no peso do quadro. Por isso tem tendencia em gastar um pouco mais.

Os penus da Roadwin são ligieramente mais largos, o que, quando chega a hora de substituir, os torna ligeiramente mais largos. Porém... mais seguros!!!

Eu escolho a Roadwin, mas se fosse hoje preferiria a GT125, bicilindrica embora de carburadores.

As desportivas dão mais cabo das costas das penduras mas oferecem protecção aerodinamica, em especial ao condutor. Se gostas, não deixes de as ver e ponderar a sua compra. A versão desportiva da GT125 é uma coisa liiiiinda!
A versão R da Roadwin não me convence tanto, mesmo com mais meio cavalo de potencia...
Helder Cruz

Mensagem  Lagarto em Ter 10 Jan - 15:57

De que forma o tamanho dos pneus da Honda CB125F vai influenciar na condução da mota? Será menos estável que as que têm pneus mais largos?

Lagarto

Mensagem  Helder Cruz em Ter 10 Jan - 16:57

Um pneu dianteiro largo torna mais difícil a colocação da mota em curva.
Um pneu traseiro mais largo oferece mais aderencia em curva, faz gastar mais a transmissão.
Pneus mais largos dão origem a aqua planing e aumenta o consumo.
Isto é a teoria...falta descobrires o que te faz gostar e sentir mais seguro.
Por estas e por outras é que andar e ter mota é tão recompensador e interessante!
Helder Cruz

Mensagem  Lagarto em Qua 11 Jan - 15:53

Obrigado pelas respostas Hélder.

Inicialmente a minha ideia era a Sym Wolf mas após ler vários episódios de avarias e problemas electricos mudei um pouco a minha opinião pois ainda é algum investimento e não quero ficar sem mota passado uns tempos.

Após muita pesquisa reduzi as minhas escolhas à Honda CBF125 usada (ou CB125F nova) e à Honda CBR125 usada. Confesso que visualmente gosto mais da CBR125.

Serão boas opções para primeira mota? (ainda irei procurar para que me possa sentar em cada uma delas para ver a que mais me agrada)

A nível de seguro, sei que depende de muitos factores mas para uma 125 rondará á volta de que valores?

Lagarto

Mensagem  Helder Cruz em Qua 11 Jan - 16:25

CBR125?
Grande máquina.
Experimentei uma em pista há 4 anos, creio. Saiu uma nova versão na altura, ao mesmo tempo que tinha saído a NC700.
Melhor, mas mais cara, será a YZF125R da Yamaha, com 14,9cv.

Confesso que nunca gostei do aspeto da CBF125 ou da CB125F. Tanto quanto sei são super fiáveis e económicas, mas falta-lhe algo, na minha opinião.

Uma R é tão boa para primeira mota como qualquer outra.
Tem o senão de ter tendencia para partir mais plásticos quando se deixa cair, mas por outro lado são motas geralmente mais baixas e leves, como o pessoal com pouca (ou alguma) experiencia gosta para se sentir mais confiante.
A posição de condução é um pouco curvada (a YZF125R é pior), mas não será muito cansativo.
Será pouco confortável para um eventual pendura.
Tens um db de uma, do PauloCBR que passou a ser conhecido pelo Paulo Ninja depois de trocar por uma Kawasaki 250R.
Helder Cruz

Mensagem  Lagarto em Sab 14 Jan - 19:54

Ainda não me decidi quanto à minha escolha.

Após ver os preços de uma CBR tanto usada como nova em comparação com a kilometragem voltei a equacionar a Sym Wolf 

Li aqui no fórum várias pessoas com problemas eléctricos e de embraiagem mas não consegui perceber o intervalo temporal dos comentários de forma a perceber se é algo antigo ou mais recente. 

É também uma boa opção? 
Tenho noção que é uma mota "barata" em comparação com uma Honda p.ex., mas será que virei a ter muitas dores de cabeça com uma? (estando ela dentro da garantia são "obrigados" a corrigir eventuais avarias, mas nunca se sabe, certo???).

Quem tem uma Sym Wolf pode manifestar-se?

Lagarto

Mensagem  daniel cunha em Sab 14 Jan - 23:11

Boas eu tive uma wolf durante 2 anos e fiz mais de 8000km e nunca tive problemas era meter gasosa e andar, não é  a melhor mota do mundo mas para o preço que custa acho que até é muito boa.
daniel cunha

Masculino Mensagens : 464
Mota : HONDA CB500F ex SYM WOLF 125

Mensagem  Helder Cruz em Seg 16 Jan - 8:20

Lagarto escreveu:Ainda não me decidi quanto à minha escolha.

Após ver os preços de uma CBR tanto usada como nova em comparação com a kilometragem voltei a equacionar a Sym Wolf 

Li aqui no fórum várias pessoas com problemas eléctricos e de embraiagem mas não consegui perceber o intervalo temporal dos comentários de forma a perceber se é algo antigo ou mais recente. 

É também uma boa opção? 
Tenho noção que é uma mota "barata" em comparação com uma Honda p.ex., mas será que virei a ter muitas dores de cabeça com uma? (estando ela dentro da garantia são "obrigados" a corrigir eventuais avarias, mas nunca se sabe, certo???).

Quem tem uma Sym Wolf pode manifestar-se?
Não te quero desmentir, mas os problemas com as Wolf não me parecem ser tantos assim, contados aqui no forum...
Mais tenho encontrado eu com as Daelim e mesmo assim acho que é uma mota razoável, atendendo ao preço.
Os problemas com Sym Wolf em segunda mão são difíceis de contabilizar, pois nunca saberás se serão resultado de maus tratos e pouca manutenção ou defeitos de fabrico e concepção.

Já experimentaste alguma? Tens de te montar nelas para ver se existe "química"!
Helder Cruz

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: