F125cc.com
Manetas "invertidas" F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Manetas "invertidas" F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
108 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 108 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Manetas "invertidas"

2 participantes

Ir para baixo

Manetas "invertidas" Empty Manetas "invertidas"

Mensagem  Dias Qua 8 Mar - 11:52

Usando a foto de um post do papatango como exemplo:

Manetas "invertidas" 154419961

pergunto se há alguma razão para actualmente serem menos frequentes as manetas como as da foto acima?

Do meu ponto de vista, as manetas actuais até são mais perigosas quando se anda em sítios estreitos, e.g. no meio dos enlatados, porque basta um pequeno toque na ponta da maneta para se ter um sarilho dos grandes.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Manetas "invertidas" Empty Re: Manetas "invertidas"

Mensagem  Mario_Marques Qui 9 Mar - 11:41

Começa logo por um motivo muito simples, por onde vais passar os cabos\tubos e bomba e o espaço que ocupa, o espaço que a beira do punho ocupa e o mecanismo de acelerador e danos que causaria em caso de impacto? Manetas "invertidas" 952112
A juntar a isso, os dedos mais fortes e compridos fica do lado oposto, desse lado fica o menos forte e depois o angulo(alavanca) que faz também não é o melhor.
Por acaso em puto, tive oportunidade de andar numa bicicleta antiga que tinha manipulos desse gereno, aquilo não é nada pratico, ainda por cima numa coisa que já nasceu a travar mal.hehehehe Medo!!!
as motas actuais são fruto de evolução ergonomica de muitos anos, volta e meia aparece sempre um excepção á regra mas é mais por motivos estéticos que funcionais, ser diferente ou raro nem sempre significa bom, maior parte das vezes significa mau.
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/07/2013
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Ir para o topo Ir para baixo

Manetas "invertidas" Empty Re: Manetas "invertidas"

Mensagem  Dias Qui 9 Mar - 16:47

Manetas "invertidas" 952112 Grande Mario_Marques, sempre em alta!
Efectivamente, o problema da passagem dos cabos/tubos (em especial o hidráulico e a ligação mecânica à bomba primária) parece-me a melhor justificação.
Já no que respeita aos dedos, tenho as minhas dúvidas, que vou tentar explicar (sem prejuízo de opiniões diferentes).
Eu gosto muito, mas nem sempre consigo devido à forma da maneta, manter pelo menos um dedo a abraçar o punho enquanto os outros estão a apertar a maneta (o polegar estará sempre pelo lado de trás do punho). Assim sendo, e pensando nos comandos no punho/maneta direitos, os dedos polegar + indicador rodam o punho, e os médio + anelar + mindinho vão apertar a maneta (no caso da Aquila, posso apertar a fundo a maneta direita sem esmigalhar o dedo indicador; já o mesmo não acontece com a maneta esquerda Manetas "invertidas" 668205 ).
Ora bem, se a maneta fosse "invertida", imagino que teria os dedos anelar + mindinho a abraçar o punho, e seriam os dedos indicador + médio a ir apreender a maneta.
Como os dedos anelar e o mindinho são os mais finos, devia ser mais fácil conseguir que não ficassem esmigalhados pela maneta. Por outro lado, os dedos indicador e médio são (para algumas coisas) os mais fortes (nem sempre... para partir nozes ou amolgar latas de cerveja... uso mais os músculos da mão na região dos "pequeninos").

Não há mais ninguém que queira chegar-se à frente?
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Manetas "invertidas" Empty Re: Manetas "invertidas"

Mensagem  Mario_Marques Sex 10 Mar - 10:00

Se olhares bem, bem para as manetes, não sei se é muito a tua área, mecânica, alavancas, forças, todas as curvas, distancias(comprimentos, curso, etc) e formato tem uma razão 100% lógica, tem a ver com a força exercia(alavanca) e a ergonomia do nosso corpo.
Parece mais simples que o que são na realidade, cada manete tem lá muitas contas e testes por de trás, eu já fiz varios sistemas de alavanca para robots, ferramentas, motas, etc e tem muito mais ciência que o que as pessoas julgam, toda a gente dá aquilo como adquirido, mas na realidade por detrás estao anos de experiencia. hehehehe
Se te quiseres entreter um pouco:
http://docs.gestionaweb.cat/0761/bike-brake-lever.pdf

A shimano e tektro por acaso são das poucas marcas de componentes que ainda disponibilizam em algumas aplicações "reverse levers" mas mecanicas, não hidraulicas para motas custom\antigas mas é mais por uma razão estética e mesmo assim os angulos, curso, etc, muito diferentes dessa velharia da foto, as invertidas é mesmo para o estilo, pode voltar a pegar moda pelo estilo pois alguns fabricantes já usam bombas radiais que melhora significativamente a performance, mas dá pano para mangas pois além do problema das forças, ainda teria de haver espaço para reservatorio de oleo, tubos, etc, a solução seria a bomba fazer parte do guiador, o guiador ser um componente funcional para não ficar coisas á vista.
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/07/2013
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Ir para o topo Ir para baixo

Manetas "invertidas" Empty Re: Manetas "invertidas"

Mensagem  Dias Sex 10 Mar - 11:21

Já tenho literatura para o FDS (a começar nas 2:30 da viagem de comboio) Manetas "invertidas" 952112
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Manetas "invertidas" Empty Re: Manetas "invertidas"

Mensagem  Mario_Marques Sex 10 Mar - 22:57

um update dias, assim por acaso, estava a ler as especificações tecnicas da nova honda cbr e a honda ja tem sistema brake by wire, ou seja, a alavanca é na realidade apenas um switch\potenciometro, pelo que poderia neste caso com relativa facilidade adaptar-se as tais manetes invertidas pois o factor força\alavanca, aqui não é tão importante.

Fica aqui um link do sistema da honda:
http://www.sportrider.com/honda-unveils-brake-wire-abs-sportbikes

eu pessoalmente não gosto pois ainda não confio muito num fio eletrico para comandar o meu sistema de travagem.heheeheheh
isto é tecnologia que já é usada nos f1.
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/07/2013
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Ir para o topo Ir para baixo

Manetas "invertidas" Empty Re: Manetas "invertidas"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos