F125cc.com
Agosto 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
91 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 89 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lallo, motomay

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Primeira 125

Ir em baixo

Primeira 125

Mensagem  jtferreira em Ter 4 Abr - 23:08

Boas pessoal,

Chegou a minha vez de vir aqui pedir uma ajudinha.

Queria compra uma mota para o dia a dia e eventualmente para passear com a maria.
O trajecto diário é: 
- 6km dentro da Vila 
- 2 dias por semana acresce 10km de Via rápida (max 90km)  + 10km dentro da cidade 
(Valores ambos de ir e vir)

Cheguei a considerar uma 50cc pq o custo é menor mas como tenho de fazer aqueles 20km 2 dias por semana acho que uma 125cc é melhor (já agora, gostava de ter a vossa opiniao sobre isto)

Bem, após pesquisar cheguei às seguintes possibilidades: 
 - Honda PCX 125 
 - Yamaha NMAX 
 - Honda CB125F

O orçamento max é 3000€ (sem capacete, casaco, etc.),
Questões:
-  Qual a mota que aconselham para o trajecto que indiquei? (podem sugerir outras motas)
- Não sei andar de mota e tenho de ir tirar a licença de 50cc para conduzir, acham boa ideia comprar a mota, aprender em locais seguros, e depois auto propor para exame?
- Senão acham boa ideia, que alternativas tenho? xD

Obrigado desde já :)

jtferreira

Masculino Mensagens : 12
Mota : Sym Orbit II

Re: Primeira 125

Mensagem  Helder Cruz em Qua 5 Abr - 8:33

Estou um pouco confuso. Vamos por partes.

As motas: propões 2 scooters e uma mota de mudanças. Nada têm umas a ver com a outra. Esquece uma scooter só pelo facto de não ter mudanças e se tornar, eventualmente, mais fácil de conduzires. Aprendes depressa, não escolhas com base nos teus receios.
A scooter protege-te so vento, da chuva, do frio. É uma máquina virada para uma utilização citadina, com baixos consumos e bastante  manobrável. Dessas duas preferiria a NMax, mas deverá consumir mais.
A CB125F é uma utilitária para a cidade, também. Consome pouco mas é de mudanças.
É uma questão de gosto. Qualquer uma das 3 estará ao nível do que precisas para esse trajecto, se bem que uma 125cc não foi feita para circular em vias rápidas ou auto estradas...

Quanto à carta. Podes conduzir uma 125cc até 11kW (ou 15cv) com carta A, A2 ou A1. Podes ainda conduzir com carta B se tiveres mais de 25 anos.
Com carta AM (50cc) não poderás conduzir uma 125. Como é que estás a ver isso?

Sim, consegues aprender a conduzir num espaço aberto, dependendo da tua apetencia natural para andares de mota, mas tal opção apenas faz sentido se tiveres carta B e mais de 25 anos, senão terás de tirar a carta, e terás oportunidade de aprender com aulas de condução!

Helder Cruz

Masculino Mensagens : 7972
Mota : BMW R1200GSA

Mensagem  jtferreira em Qui 6 Abr - 10:12

Bem, após ler o teu post decidi ligar para o IMTT e para uma loja de condução. Deixo aqui a informação para quem se encontra na mesma situação que eu.

Ao que parece, tendo a carta de categoria B e menos de 25 anos já não possível tirar a licença de ciclomotor para ficar apto a conduzir a categoria A1 (até 125cc). A única possibilidade é tirar a carta A1 na escola de condução, que inclui prova prática e teórica. De notar que na escola onde falei o custo da carta A1 é igual à A2, fica por volta dos 380€. 

A licença de ciclomotores (50cc) deixou de existir, como referi, e passou a constituir uma categoria chamada AM. Os titulares de carta de categoria B estão aptos a conduzir veículos dessa categoria. 

Decreto-Lei n.º 40/2016 - 29 Julho 
REGULAMENTO DA HABILITAÇÃO LEGAL PARA CONDUZIR
Capítulo 1 Artigo 3

4 - As cartas de condução válidas, emitidas para as categorias indicadas no n.º 1 habilitam, ainda e respetivamente, os seus titulares a conduzir:

a) Categoria AM: motociclos de cilindrada não superior a 50 cm3 e veículos agrícolas da categoria I;
(...)
e) Categoria B:
i) Veículos da categoria AM;
ii) Veículos da categoria A1, se o titular for maior de 25 anos ou, não o sendo, se for titular da categoria AM ou de licença de condução de ciclomotores;
iii) Triciclos a motor de potência superior a 15 kW, se o titular for maior de 21 anos;
iv) Veículos da categoria B1;
v) Veículos agrícolas das categorias I e II;
vi) Máquinas industriais ligeiras;

jtferreira

Mensagem  jtferreira em Qui 6 Abr - 10:13

E já agora aproveito para pedir sugestões de 50cc, vou comprar uma para andar até fazer os 25 anos e depois fica para o meu pai 

jtferreira

Mensagem  nunes em Qui 6 Abr - 14:04

jtferreira escreveu:E já agora aproveito para pedir sugestões de 50cc, vou comprar uma para andar até fazer os 25 anos e depois fica para o meu pai 

pelo que percebi a antiga licença de ciclomotores passou a chamar-se AM. 
Sendo que tens carta B não podes tirar a Am e assim ficas habilitado a conduzir 125cc???
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 6415
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Mensagem  jtferreira em Qui 6 Abr - 14:26

Pelo que percebi, não dá para fazer isso porque eu tendo carta B estou apto a conduzir a categoria AM. Agora só mesmo tirando a carta A1. Ainda vou ter de esperar 1 ano e meio para comprar a minha 125 Sad

jtferreira

Mensagem  shadok em Qui 6 Abr - 18:45

jtferreira escreveu:Pelo que percebi, não dá para fazer isso porque eu tendo carta B estou apto a conduzir a categoria AM. Agora só mesmo tirando a carta A1. Ainda vou ter de esperar 1 ano e meio para comprar a minha 125 Sad
ainda vais ter que esperar 1 ano e meio?? como assim?
shadok

Masculino Mensagens : 101
Mota : Honda CB500 F (Ex: Keeway RKV)

Mensagem  jtferreira em Sex 7 Abr - 10:21

Faço 25 anos em Setembro do próximo ano, dá mais ou menos 1 ano e meio para fazer os 25 

jtferreira

Mensagem  shadok em Sex 7 Abr - 17:48

jtferreira escreveu:Faço 25 anos em Setembro do próximo ano, dá mais ou menos 1 ano e meio para fazer os 25 

Não precisas de esperar.. podes sempre tirar a carta A2 e ficar habilitado a conduzir motas de qualquer cilindrada mas com limite de 48 cavalos...
shadok

Masculino Mensagens : 101
Mota : Honda CB500 F (Ex: Keeway RKV)

Mensagem  jtferreira em Sex 7 Abr - 21:13

Sim, tens razão. Inicialmente estava a pensar em esperar pelos 25 anos, mas arranjei uma escola de condução onde posso tirar a carta a preço acessível e sendo assim espero por Setembro deste ano, onde faço 24 anos, e tiro já a carta de A. Isto porque fica ao mesmo preço da A2 :)

jtferreira

Mensagem  nunes em Seg 10 Abr - 11:26

xiiii, foste o gajo que eu vi a subir de cilindrada mais rapidamente, ahahah
estavas tu a pensar numa 50cc eheheh.
boa sorte com a carta e depois conta novidades.
nunes
Mod
Mod

Mensagem  jtferreira em Seg 10 Abr - 20:45

lol!
Inicialmente vou comprar uma 125cc, mesmo tirando a carta. Só vou tirar porque é tão barata que já fica para se no futuro quiser mais uns cavalos (que eu acho que vai acontecer  )

jtferreira

Mensagem  jtferreira em Sex 21 Abr - 0:06

Boas malta,

Já tenho a companheira dos meus próximos meses 

É a Sym Orbit II 50cc. Tenho-a desde sábado mas já fiz quase 200km. Nunca tinha andado de mota mas só estou arrependido de não ter começado mais cedo. 

É uma 50cc mas já dá para o dia-a-dia e para aprender o básico até setembro, quando começo a tirar a carta. Ainda tive sorte porque quando comprar uma 125cc ou outra com maior cilindrada, o meu pai fica com esta, 

Depois vou dando notícias.

Abraço

jtferreira

Mensagem  Ávila em Sex 21 Abr - 2:54

jtferreira escreveu:Boas malta,

Já tenho a companheira dos meus próximos meses 

É a Sym Orbit II 50cc. Tenho-a desde sábado mas já fiz quase 200km. Nunca tinha andado de mota mas só estou arrependido de não ter começado mais cedo. 

É uma 50cc mas já dá para o dia-a-dia e para aprender o básico até setembro, quando começo a tirar a carta. Ainda tive sorte porque quando comprar uma 125cc ou outra com maior cilindrada, o meu pai fica com esta, 

Depois vou dando notícias.

Abraço

Boas voltas.
Não confies demais para já. Vai andando e vai vendo como é. Porque tens sempre que contar com os outros na estrada e não confiar neles. Se estivermos atentos aos outros temos tempo para antecipar as coisas. 
Um abraço.
Ávila

Masculino Mensagens : 1794
Mota : Yamaha Dt 125 Mx - Yamaha Mx 175 - Motobecane 50V - Solex S3800

Mensagem  nunes em Sex 21 Abr - 9:06

já tens o básico para aprenderes e para te divertires.
como disse o Ávila, tenta antecipar sempre o que vai acontecer a seguir, seja a nível de outros veículos como tb de peões, etc.
boas curvas e muita sorte
nunes
Mod
Mod

Mensagem  jtferreira em Sab 22 Abr - 15:20

Obrigado malta, eu vou dando notícias ;) 

Boas curvas.

jtferreira

Mensagem  Fabiodasilva em Sab 22 Abr - 21:40

Viva

Força nessa aprendizagem e boa sorte com a moto.
É uma 50cc mas é preciso respeitar na mesma. 
Vai partilhando as tuas aventuras 
Fabiodasilva

Masculino Mensagens : 677
Mota : CBR 600 F4 Ex: Sym Wolf 125 / Dtlc / Aerox / V5

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: