F125cc.com
Ajuda escolha 1ª moto F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Ajuda escolha 1ª moto F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
88 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 88 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Ajuda escolha 1ª moto

+4
Trigueiro
robalomoinho
linhos
jj
8 participantes

Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  robalomoinho Sáb 22 Abr - 11:33

Boas pessoal,

Como referi na apresentação, pretendia iniciar-me nas motos, ou seja nunca conduzi nenhuma, em duas rodas apenas bicicleta, e aí tenho muitos kms em estrada e montes.

Com a minha idade já tenho juízo :padre: , pelo que não pretendo arriscar nada e a moto será para voltitas curtas ao fim-de-semana.

Inicialmente pela paixão dos 16 anos seria uma Vespa (caras), depois descobri as LML e fiquei com a dúvida automática ou mudanças?

Com a pesquisa de informação descobri outras motos acessíveis (preço) como a I Moto Dragon por exemplo, que o género enche-me as medidas.

A minha dúvida seria o que seria melhor, sei que são muito diferentes , mesmo em mudanças e não sei se o inicio é complicado ou não e até se o melhor não seria comprar uma 50cc usada (Vespa) e depois então avançar para outra.

Em termos de aprendizagem eu costumo desenrancar-me bem e costumo apreender com facilidade e já conduzi um motocultivador lol!  que tem embraiagem e mudanças Ajuda escolha 1ª moto 314343 .

Assim sendo agradeço as vossas opiniões uma vez que muitos certamente já passaram por isto.

robalomoinho

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 20/04/2017
Mota : nada por enquanto

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  jj Dom 23 Abr - 12:21

Boas, na minha opinião seria melhor decidires aquilo que realmente gostas,(com mudanças ou sem)são muito diferentes e é uma escolha só tua! em segunda mão para ganhar experiencia,seria melhor começares por uma 125 mesmo que chinesa como a i moto por ex., tive uma strada e era 5 estrelas, espero não ter levantado mais duvidas, cump.

jj

Masculino Mensagens : 347
Data de inscrição : 04/07/2012
Mota : ex i moto strada 125/ suzuki sv 650

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  robalomoinho Qua 26 Abr - 19:02

José Lopes escreveu:Boas, na minha opinião seria melhor decidires aquilo que realmente gostas,(com mudanças ou sem)são muito diferentes e é uma escolha só tua! em segunda mão para ganhar experiencia,seria melhor começares por uma 125 mesmo que chinesa como a i moto por ex., tive uma strada e era 5 estrelas, espero não ter levantado mais duvidas, cump.


É isso mesmo, dúvidas e mais dúvidas.

Tenho algum receio de não me adaptar a uma mota do tipo strada, mas possivelmente o meu receio não tem sentido nenhum.
Conhecem algum local/escola na zona de Lisboa que dê para ter uma ou duas aulas para me familizar mais com uma mota e com as mudanças e assim tirar algumas dúvidas que ainda pairam.

Agradeço desde já a ajuda.

robalomoinho

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 20/04/2017
Mota : nada por enquanto

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  Helder Cruz Qui 27 Abr - 11:25

Não deverás ter qualquer dificuldade em conduzir uma mota de mudanças, sabendo andar bem de bicicleta e conhecendo a teoria.

Podes sempre comprar umas aulas de condução numa escola.
As sessões da escola de pilotagem da Honda creio que serão para quem sabe já andar de mota, senão também seria uma opção.

Escolhe um género de mota, um estilo, e depois procura a marca e modelo que mais te agrada.
Se depois quiseres, podes vir pedir opiniões sobre a mota, aqui connosco, mas ficas a saber que a escolha de uma mota é algo muito pessoal. Aqui só encontrarás opiniões tendenciosas ou mais confusão para dificultar a tua escolha!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  Trigueiro Qui 27 Abr - 15:55

Olá, Robalomoinho

O bichinho das motas mordeu aos 40 ou aos 50? Não leves a mal a brincadeira, mas aconteceu comigo o mesmo. Ajuda escolha 1ª moto 952112

Eu comecei sozinho, mas a opção de encomendar umas lições de condução de uma 125 numa escola de condução é uma muito boa ideia! Se me permites um conselho, quando chegar à altura de saltares para cima da mota e ensaiares o ponto morto e o arranque, faz o seguinte:

1 - Coloca um barrote de madeira no chão, logo atrás do pneu traseiro da mota, para que esta não deslize para trás. Parece uma coisa ridícula, mas dá muita confiança a quem está a aprender a fazer ponto de embraiagem numa mota pela primeira vez. Se o instrutor disser que nunca viu semelhante coisa, borrifa-te para isso.
2 - Após teres engatado a primeira, a embraiagem larga-se sempre devagar e o acelerador não se torce! (como dizem muitos intrutores), mas sim, faz-se só uma muito ligeira pressão no mesmo como se fosse para torcer. A motor acelerá ligeiramente e então diminuímos ligeiramente mais a pressão na maneta da embraiagem.
3 - Mal a mota começa a andar, aperta logo a manete da embraiagem, deixa a mota perder a velocidade e depois trava devagar. Se travares depressa, a mota poderá estacar repentinamente e, como não estarás habituado ao seu peso, poderás deixar caí-la. É preciso não esquecer que geralmente uma mota 125 pesa pelo menos 10 vezes mais do que uma bicicleta!
4 - Recua a mota outra vez até o pneu traseiro bater no barrote de madeira. Torna a dar novo arranque.
5 - Repete esta manobra as vezes que forem necessárias, até teres um mínimo de confiança com o ponto morto e o arranque da mota. É possível que no primeiro dia o teu ensaio se resuma a aprender a arrancar com a mota.

Quando já estiveres folgado com o arranque da mota, então é passar para o engate da segunda, terceira e demais mudanças. A partir daí é praticar, praticar, praticar!

Como rapidamente verás, o comando mais importante de todos durante o arranque (e até mesmo na circulação da mota em lugares apertados) é a embraiagem. Se te sentires em pânico sobre a mota, porque aceleraste muito ou a mota está a andar demasiado depressa, aperta logo a embraiagem! Só depois é que vem o travão.

Convém fazer isto tudo em local sem trânsito. Há infelizmente instrutores que julgam que as primeiras lições podem ser feitas no meio de uma cidade cheia de trânsito!

Um pormenor final - antes de se treinar o ponto morto e o arranque, talvez seja melhor aprender primeiro a sair de cima da mota e a colocá-la sobre os descansos lateral e central. É um outro pormenor muito importante, que muitos instrutores se esquecem de verificar se os seus instruendos sabem fazer. E há quem chumbe no exame de mota por causa disto!

Quanto à aquisição de mota, convém começar-se sempre por uma 125 em 2.ª mão, uma coisa que funcione, mas que seja para bater. É que é garantido que, mais dia, menos dia, ela vai malhar no chão!

 Não esqueçer de levar um capacete (de preferência fechado!) e luvas. Há escolas de condução que possuem equipamento para empréstimo/aluger.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  Helder Cruz Sex 28 Abr - 11:35

...e se ficares a achar que arrancar numa 125 é difícil, não desistas. Apenas antecipa a subida de cilindrada!!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  robalomoinho Sex 28 Abr - 15:47

Obrigado pelas dicas, é este tipo de dicas que eu necessito.

Vou mostrar umas meninas à Maria, pois apesar de ser para mim a Maria tem que aprovar senão nada feito, e como é a primeira, deixo ela decidir, se não, se calhar não vem nenhuma.

Mais algumas dicas par quem está a começar ao 40 Ajuda escolha 1ª moto 1987 , são bem vindas.

robalomoinho

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 20/04/2017
Mota : nada por enquanto

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  Helder Cruz Sex 28 Abr - 15:51

Eu comecei aos 39, com umas quantas aventuras quando era chavalo.
O Dias e o Maurício começaram depois dos 60, Alfredo depois dos 50 se não estou em erro...
Aqui estás em casa!!!

Faz-te à vida e mete as mãos numa mota, não percas mais tempo!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  robalomoinho Dom 7 maio - 13:38

Boas era para informar que já comprei, mas é apenas uma Vespa com Kit de 75cc. Sad , mas foi o que a Maria deixou

Em relação à idade tenho 40 Ajuda escolha 1ª moto 33673

robalomoinho

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 20/04/2017
Mota : nada por enquanto

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  mastiphal Dom 7 maio - 14:52

Happy Wife = Happy Life


Que a Vespa seja uma boa plataforma de aprendizagem! Mostra lá a menina
mastiphal
mastiphal

Masculino Mensagens : 73
Data de inscrição : 16/04/2016
Mota : Mash 75 & Vespa PK50 XLS Ex: Aerox 50 & Vespa P125X

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  Trigueiro Dom 7 maio - 17:11

Daqui a poucos meses, a vespa fica para a menina e o menino vai para uma... Bom, depois veremos! O bom foi ela ter aceite uma máquina de duas rodas. É um começo!

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  robalomoinho Dom 7 maio - 22:19

Trigueiro escreveu:Daqui a poucos meses, a vespa fica para a menina e o menino vai para uma... Bom, depois veremos! O bom foi ela ter aceite uma máquina de duas rodas. É um começo!

Pois foi esse o meu pensamento, e penso que é um investimento que terá pouca desvalorização.

robalomoinho

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 20/04/2017
Mota : nada por enquanto

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  linhos Seg 8 maio - 12:44

José Lopes escreveu:Boas, na minha opinião seria melhor decidires aquilo que realmente gostas,(com mudanças ou sem).
robalomoinho escreveu:...
Conhecem algum local/escola na zona de Lisboa que dê para ter uma ou duas aulas para me familizar mais com uma mota e com as mudanças e assim tirar algumas dúvidas que ainda pairam.

Agradeço desde já a ajuda.
robalomoinho escreveu:Boas era para informar que já comprei, mas é apenas uma Vespa com Kit de 75cc. Sad , mas foi o que a Maria deixou

Em relação à idade tenho 40 Ajuda escolha 1ª moto 33673
Boa sorte com essa nova bichinha!

Um dia que precises tens aqui este vídeo para aprenderes  Ajuda escolha 1ª moto 952112
https://www.youtube.com/watch?v=gUeMvnp4-7Q

_________________
KTM Laranjinha YouTube
Subscreve!

DB: Pt1, Pt2 e Parte 3!

1ª Duke: 21'k Kms 8Set11->11Abr14 VMax 134km/h
2.6lt/100

2ª Duke: 15'k Kms Kms 11ABR14->Hoje, VMax: 139km/h
Ajuda escolha 1ª moto 633800_2
Ajuda escolha 1ª moto 281929
linhos
linhos
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 7618
Data de inscrição : 12/09/2011
Mota : KTM Duke 125 Laranjinha ABS - Vê a Laranjinha no Youtubiu!

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  robalomoinho Qua 10 maio - 21:48

Obrigado pela partilha, excelentes dicas para um tótó Ajuda escolha 1ª moto 314343  como eu

robalomoinho

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 20/04/2017
Mota : nada por enquanto

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Escolha da primeira mota

Mensagem  Bruno de freitas Dom 14 maio - 19:46

Boa tarde pessoal vou tirar carta de Mota brevemente e tô indeciso na escolha da Mota.
Adoro a Z650 da Kawasaki o que acham tenho receio que talvez seja muito potente como eu só novato mais nao queria comprar uma 125 e depois passando alguns meses arrepender me e ter de mudar .
Obrigado pela ajuda e os conselhos.

Bruno de freitas

Masculino Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/05/2017
Mota : Ainda não tenho

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  Trigueiro Seg 15 maio - 9:59

Bruno de freitas escreveu:Boa tarde pessoal vou tirar carta de Mota brevemente e tô indeciso na escolha da Mota.
Adoro a Z650 da Kawasaki o que acham tenho receio que talvez seja muito potente como eu só novato mais nao queria comprar uma 125 e depois passando alguns meses arrepender me e ter de mudar .
Obrigado pela ajuda e os conselhos.
Bom dia, companheiro ilhéu (também sou ilhéu Ajuda escolha 1ª moto 952112 )

Primeiro que tudo, talvez fosse melhor abrires um tópico autónomo, visto que a tua questão é um pouco diferente do Robalomoinho. O que pretendes saber é se deves ou não começar por uma 650, visto que o modelo que queres já está bem definido. Dava jeito saber se já tens alguma experiência de andar de mota e que idade possuis.

Quase todos nós tivemos o mesmo pensamento que tu, eu incluído!, mas hoje, que já tenho carta de mota pesada à dois anos, vejo que realmente o passo correto foi ter começado com uma 125 (a minha era 3ª ou 4ª mão). Mesmo que depois não a queiras, as 125 são sempre fáceis de vender. A única asneira que fiz foi justamente essa - ter vendido a minha primeira 125 após a compra da minha tão desejada Dragstar 650 (também "só" tem 40cv como a Z650).

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  Bruno de freitas Seg 15 maio - 10:15

A única experiência que tenho é de bicicleta

Bruno de freitas

Masculino Mensagens : 2
Data de inscrição : 14/05/2017
Mota : Ainda não tenho

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  Helder Cruz Seg 15 maio - 10:31

Tens experiencia de bicicleta mas tiraste a carta, certo?

A Z650 vem limitada a 40cv?
Ainda assim, deve ser mais bruta que uma CB500F da Honda, mas se é a mota que gostas, é a que deves adquirir.
O facto de teres pouca experiencia não quer dizer que te vás matar contra o primeiro poste que encontrares. Essa possibilidade depende mais do risco que resolveres correr ao enrolares o punho. Mas é uma possibilidade que irás enfrentar sempre que pegues numa mota, seja de que cilindrada for.

Já vi e ouvi de tudo. Desde um puto que se matou com um amigo à pendura, no dia que tirou a carta, na variante de Odivelas com uma R de alta cilindrada, até um amigo do Motoclube que tirou a carta com 39 anos e comprou logo uma Varadero 1000, sem ter qualquer problema.

Portanto, se tens carta para essa mota e se está em bom estado, acho que deves mesmo comprar e divertir-te com ela!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  mastiphal Seg 15 maio - 11:34

Se vais tirar a carta para alta cilindrada, terás a tua primeira experiência exactamente na escola de condução.

Se ainda vais tirar a carta, e já estás habilitado a conduzir 125cc seria uma boa opção, comprares uma coisa usada em 4ª, 5ª ou até mesmo mais mãos para que possas ir ganhando o calo. As 125cc vendem-se facilmente pois são a porta de entrada de quase toda a gente no mundo das duas rodas e a desvalorização não é muito grande. E pelo que sei nas ilhas existe bastante demanda.

Enquanto tiras e não tiras a carta A vais-te habituando e divertindo-te numa 125cc.

Depois é como já te disseram, depende de cada um. Há histórias de malta que comprou logo uma 1000cc e viveu feliz para sempre, e histórias de malta que está sempre no chão com uma 50cc que não passa dos 45km/h. O importante é que tenhas consciência do material que tens entre as pernas.
mastiphal
mastiphal

Masculino Mensagens : 73
Data de inscrição : 16/04/2016
Mota : Mash 75 & Vespa PK50 XLS Ex: Aerox 50 & Vespa P125X

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Ajuda 1a moto

Mensagem  pedrinho Sáb 1 Jul - 23:20

Boas Malta! Ando a procura de uma amiga de duas rodas, já andei de scooter 50cc. Agora quero mais qualquer coisa uma 125cc queria pedir uma opiniao\conselho.
O meu estilo preferido é um estilo off-road, trial, enduro, é para uso citadino e tenho automóvel. Confesso que a vertente de mudanças nos pés e embraiagem na mão faz-me muita confusão. Mas tudo se aprende tudo se faz. Estive e ver alguns modelos que vocês me dizem de cada um e qual a melhor opção preço/qualidade/durabilidade/conducao

Keeway TX 125 enduro 2195€
Keeway rks 125 sport 1895€
Honda NX 125 transcity (usada) 1000€
Susuki RV 125 3999€
Sym xs 125 (usada) 1100€
Honda XR 125 (usada) 1700€

Obrigado cumprimentos

pedrinho

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/07/2017
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda escolha 1ª moto Empty Re: Ajuda escolha 1ª moto

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos