F125cc.com
Cuidados diários F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Cuidados diários F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
126 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 126 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Cuidados diários

+6
Marco Machado
Vijo
veiga
Sepossivel
Ricardo
Boca
10 participantes

Ir para baixo

Cuidados diários Empty Cuidados diários

Mensagem  Convidad Seg 28 Dez - 12:08

Com este tópico questiono-vos sobre os cuidados diários, semanais, etc, a ter com as máquinas. Para a maioria de nós as motas são coisa nova e podemos não ter alguns dos cuidados essenciais por desconhecimento.

Primeira questão que vos coloco: a lavagem. Tenho lavado no Elefante Azul (ou do género) fazendo os diversos programas de lavagem. Em termos de limpeza tem sido essencialmente isto. Como é que lavam as vossas? Algum conselho?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Convidad Seg 28 Dez - 12:42

Ok... eu confesso... nunca lavei a minha mota... desde Agosto...
É triste, mas nessas coisas sõ um pouco desleixado...
A unica coisa que fiz foi, com um panho molhado passar nas carenagens, no acrilico e nos farois / luzes traseiras...
Ah... e no banco...
Por acaso não sei se se aconselha a lavagem a jacto dos Elefantes...

Se a lavar algum dia, e é possivel que isso aconteça num fututo próximo pois com estas chuvadas já se nota mais a sujidade, deve ser de balde e paninho à antiga, afinal a mota não é assim tão "maxi" que não se possa fazer isso e de certeza que os plásticos agradecem...

:X-Max:

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Convidad Seg 28 Dez - 12:54

Quanto a cuidados diários, só coloco uma capa própria para motos para a tapar e deixo a mota aquecer um pouco antes de andar... e até aquecer totalmente ando mais devagar...
Já semanais é outra coisa... Só me aconteceu uma vez não andar na mota durante 5 dias seguidos, mas quando sucedeu, ela teve alguma dificuldade em ligar (não foi muita, mas notei diferença).
O que farei, de certeza, é liga-la e deixa-la um pouco a trabalhar sempre que tivar mais de 4/5 dias sem andar...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Convidad Seg 28 Dez - 14:43

A minha é lavada sempre que deixa de se conhecer a côr :happy:

Lavo á mangueira e esponja, e depois passo spray de silicone nos plásticos, porque não tenho garagem e o sol queima muito.
Como a minha tem cromados, normalmente passo um pouco de produto próprio nos ditos, para ficarem reluzentes, e sempre que a lavo fica nova :happy:

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Convidad Seg 28 Dez - 15:04

Cristina escreveu:A minha é lavada sempre que deixa de se conhecer a côr :happy:

Lavo á mangueira e esponja, e depois passo spray de silicone nos plásticos, porque não tenho garagem e o sol queima muito.
Como a minha tem cromados, normalmente passo um pouco de produto próprio nos ditos, para ficarem reluzentes, e sempre que a lavo fica nova :happy:

O produto dos cromados parece boa ideia. Onde é que arranjas isso? Será que a Norauto tem este tipo de produtos?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Convidad Seg 28 Dez - 17:45

A Norauto costuma ter, mas por acaso eu comprei no continente. è uma espécie de polish hiper fino, e limpa mesmo os pontos de ferrugem que por vezes aparecem. Fica um mimo depois de tratada parece que acabou de sair do stand. :happy:

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Convidad Seg 28 Dez - 17:57

Cristina escreveu:A Norauto costuma ter, mas por acaso eu comprei no continente. è uma espécie de polish hiper fino, e limpa mesmo os pontos de ferrugem que por vezes aparecem. Fica um mimo depois de tratada parece que acabou de sair do stand. :happy:

Pontos de ferrugem??? Isso interessa. :happy:

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Boca Ter 27 Abr - 11:26

Bom dia,
Ainda não dei nenhuma lavagem na minha BlackPlus, mas já lhe marquei o banho para o próximo fim-de-semana :cheers:
Estou a pensar em lavá-la com água e detergente que uso para lavar o carro.
Para o escape não sei o que colocar.
Cristina, o produto que utilizas parece ser bom, a parte do "tirar os pontos de ferrugem" é aliciante :D Podes indicar o nome desse produto?
Para a limpeza da corrente não sei o que usar, talvez pulverizar a mesma com WD40 deixando-o actuar por 5 minutos, passar água com a mangueira e depois secar com um compressor e depois para finalizar aplicar o Spray Castrol Chain Wax.
Li a parte da corrente num outro forum e pareceu-me interessante. E pelo que sei esta parte tem de ser feita com o motor a frio.
Qual a vossa opinião?

Não me recordo de mais nada, mas creio que me faltei mais pontos para referir :scratch:
Ah as jantes... não sei o que usar, água e sabão? 👅

Boca

Boca

Masculino Mensagens : 78
Data de inscrição : 23/04/2010
Mota : Leonart Raptor 125cc 2016 - da mulher / Suzuki V-Strom 650cc 2012 - actual / Honda Magna VF750c 1999 - recente aquisição / Ex: Daystar 125 FI BlackPlus

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Convidad Ter 27 Abr - 12:05

Boca escreveu:Bom dia,
Ainda não dei nenhuma lavagem na minha BlackPlus, mas já lhe marquei o banho para o próximo fim-de-semana :cheers:
Estou a pensar em lavá-la com água e detergente que uso para lavar o carro.
Para o escape não sei o que colocar.
Cristina, o produto que utilizas parece ser bom, a parte do "tirar os pontos de ferrugem" é aliciante :D Podes indicar o nome desse produto?
Para a limpeza da corrente não sei o que usar, talvez pulverizar a mesma com WD40 deixando-o actuar por 5 minutos, passar água com a mangueira e depois secar com um compressor e depois para finalizar aplicar o Spray Castrol Chain Wax.
Li a parte da corrente num outro forum e pareceu-me interessante. E pelo que sei esta parte tem de ser feita com o motor a frio.
Qual a vossa opinião?

Não me recordo de mais nada, mas creio que me faltei mais pontos para referir :scratch:
Ah as jantes... não sei o que usar, água e sabão? 👅

Boca

Lavei a minha uma vez e foi no elefante (não me lembro da côr... acho que era branco :D ). Fazendo todos os programas o resultado é satisfatório. O último programa é útil para não ficarem manchas.

Quanto à corrente, uso um género de óleo/gel que comprei na Norauto. Não tenho nenhuma preocupação adicional.

Para as jantes, talvez um daqueles produtos para jantes de carro. Deixa actuar 5 minutos e sai tudo. Mas cuidado porque acho que estes produtos podem afectar os plásticos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Convidad Ter 27 Abr - 12:24

RPereira escreveu:
(...) e foi no elefante (não me lembro da côr... acho que era branco :D ).

não resisti! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Convidad Ter 27 Abr - 12:49

Paty escreveu:
RPereira escreveu:
(...) e foi no elefante (não me lembro da côr... acho que era branco :D ).

não resisti! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!


:happy: :happy: :happy:

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty a parte do motor

Mensagem  Ricardo Ter 27 Abr - 15:11

boas a parte do motor acho que deve ser lavada mesmo de frio senao pode manchar a pintura :happy:acho eu .
Ricardo
Ricardo

Masculino Mensagens : 29
Data de inscrição : 07/04/2010
Mota : honda xr 125l

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Sepossivel Ter 27 Abr - 15:54

Lol eu tenho uma trabalheira enorme, isto é uma tarefa diária, acaba por ser uma rotina, quase que com uma frequência de meia hora vou olhando para o estado do deposito de combustível, não vá ficar sem gota ..... lol!
Sepossivel
Sepossivel

Masculino Mensagens : 132
Data de inscrição : 12/04/2010
Mota : Yamaha Majesty

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  veiga Qua 28 Abr - 0:29

Ora bem....

Cuidados diários:

Antes de ligar a moto:

- ver se os pneus estão cheios ( não era o 1º que arrancava com eles vazios e depois pimbas, chão!

Ligar a moto e deixar a trabalhar 2 ou 3 minutos. Normalmente o que faço, é: retiro a moto da garagem e ligo-a. enquanto me equipo (busão, luvas, capacete, etc) o motor vai aquecendo. Depois arrancos bem devagarinho e com calma ando 50 metros e páro num semaforo. A seguir ando mais 250 metros e páro noutro semáforo! Ou seja, até sair de Linda-a-velha, o motor vai aquecendo até chegar à sua temperatura normal de funcionamento e a partir daí já se pode circular normalmente.

Para quem tem motos equipadas com injecção electrónica, existe um procedimento que deve fazer e que raramente fazem. Quando se liga a ignição é feito automaticamente um check-up, onde até se ouve a bomba de gasolina a trabalhar! Só se deve ligar o motor quando deixar de se ouvir qualquer som, zunido, ou lá o que a moto faça! No caso da minha faz um zzzzzzbzzzzzzz e depois pára. E só aí a ligo! Também existe uma luz que fica acesa no painel enquanto o tal check-up é feito e que se desliga quando é finalizado e se pode ligar a moto. No entanto, muitas vezes aocntece, principalmente quando o motor está mesmo frio, que a tal luz apaga mas ainda se ouve a bomba de gasolina a puxar e sendo assim convém só ligar após se deixar de ouvir o tal zunido!

Também não custa nada de vez em quando darmos uma olhadela á traseira da moto, para ver se odas as luzes funcionam, pois são muitas as vezes, que deixamos de ter luz de presença ou de stop e nem damos conta.

Quanto à lavagem, sou fan do Elefante do FCP :tonge:

E só uso dois programas, o 1º é o último! o do meio (agua para tirar a espuma) é perda de tempo e dinheiro! Passem logo do 1º para o último (água desmineralizada) e vão ver que poupam sempre um eurito na lavagem!

Por norma quando começo a lavar evito dar muita água num lugar só. Dou uma molhadela de longe em toda a moto e só depois começo a caprichar na lavagem! (Atenção Paulo, essa de passar só um paninho humido na moto só a vai riscar. A moto está cheia de grãos de pó e a passagem do pano, mesmo estando humido só vai fazer que os tais grãos de pó sejam comprimidos contra a pintura e....riscam!)

A seguir à lavagem, deixo secar uns minutos e depois levo a moto para a garagem onde depois de a secar bem seca, faço-lhe uma "massagem" com o "Pronto" do Minipreço. É muito mais barato do que o Pronto original é é muito bom! Já experimentei outros de outras lojas e não eram tão bons.
Uso smepre um pano macio e LIMPO e começo smepre pelo ecran. Uma sprayzada npos dois lados e suavemente com movimentos rotativos limpo aquilo até ficar a brilhar. E faço assim na moto todo.

Em relação às jantes, que deixo sempre para o fim, normalmente uso um pano já velho, pois sei que no fim da limpeza vai para o lixo. As jantes dão algum trabalho a limpar, mas depois de limpas a moto fica um espectáculo!. Em relação aos tais produtos de limpeza para jantes que também já usei, mas só nas motos normais e que se sujam muito por causa dos sprays usados na corrente, é como dizem sprayzada, espera-se alguns minutos, poucos e depois convém lavar abundantemente com água, para não ficar lá nenhum residuo do tal produto, pois é muito corrosivo e pode danificar a pintura da jante.

E pronto.....moto lavadinha...toca a curtir! Até parecem que andam melhor depois de lavadinhas!

Já agora e pelo menos uma vez por semana, aconselho todos, tenham motos novas ou usadas, a verificarem o nível do óleo, nível de liquido de refrigeração (se tiver), nível do óleo dos travões e pressão dos pneus. perdem 10 minutos por semana a fazerem isto, mas andam com toda a segurança, nas vossas motos!

Epá, escrevi "bué"! Estou cansado! :Tired:
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Convidad Qua 28 Abr - 9:38

;)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Convidad Qua 28 Abr - 9:53

Grande Veiga!! Que descrição!! Vou ter atenção ao pano húmido.
Obrigado!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Convidad Qua 28 Abr - 12:55

Bolas... até fiquei cansado. Parece que acabei de lavar a mota. :)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Convidad Qua 28 Abr - 14:30

RPereira escreveu:Bolas... até fiquei cansado. Parece que acabei de lavar a mota. :)

lol! lol! lol! lol! lol!

Ricardo... andas-lhe a dar bem! ;)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Convidad Qua 28 Abr - 15:49

Paty escreveu:
RPereira escreveu:Bolas... até fiquei cansado. Parece que acabei de lavar a mota. :)

lol! lol! lol! lol! lol!

Ricardo... andas-lhe a dar bem! ;)

:happy:

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Vijo Qua 28 Abr - 22:48

Se podia lavar de outra maneira?
Poder, podia, mas não era a mesma coisa.
Obrigado pela útil partilha Veiga.
Vou adoptar alguns passos.
:)
Vijo
Vijo

Masculino Mensagens : 34
Data de inscrição : 19/01/2010
Mota : Peugeot Jet Force 125 K

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty cromados

Mensagem  Marco Machado Qui 1 Jul - 15:13

boas
alguem sabe uns truques para por os cromados a brilhar como novos ?
é que alguns da minha Virago não brilham tanto como eu desejava lol se souberem deêm dicas que eu faço a expriencia
saudações 125
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Joaor Qui 9 Set - 21:52

Boas,

Eu o que fazia aos cromados da minha vespa era passar palha de aço muito fina com WD-40 e os pontos de ferrugem... todos ao ar! Depois folha de jornal para tirar a "gordura" e pano seco, que não largue pelo, ate eles ficarem espelhos. Cuidados diários 952112

Joaor

Masculino Mensagens : 19
Data de inscrição : 31/07/2010
Mota : Sym GTS 125 Evo

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Marco Machado Sex 10 Set - 9:14

tenho de exprimentar a ver se resulta bem Cuidados diários 952112

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  garrbel Sex 10 Set - 15:05

Palha de aço? Já mesmo quando há ferrugem - deve tirar a ferrugem e riscar os cromados ou não?

Pois quanto a mim o que melhor resulta tanto em cromados como nos plasticos é um pouco de polish. Escolher um que não seja abrasivo. É o que eu uso em tudo o que é plastico na autocaravana - e tem muitos!

Abr
garrbel
garrbel

Masculino Mensagens : 15
Data de inscrição : 15/08/2010
Mota : Honda Vision

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Dias Sex 10 Set - 16:22

Ai... O Joaor escreveu "palha de aço muito fina"!

Passo a tentar explicar.

Os abrasivos, sejam eles palha de aço, lixa, limas, areia, polish, etc., são caracterizados por várias coisas. Para tentar manter as coisas simples, fico-me pela dureza (o que é que tipo de materiais são capazes de "riscar") e pelo tamanho do "grão" (a largura dos "riscos" que produzem).
Atendendo a que se pretende atacar metal cromado, a dureza do abrasivo terá que ser superior à do dito! Portanto, qualquer coisa mais "mole" do que palha de aço... não serve para nada, a menos que se opte por acção puramente química (cautela!).
Para quem não saiba, enquanto a palha de aço (vulgar) não risca o vidro, o polish risca! Ou seja, se alguma coisa pudesse ser perigosa... seria o polish!
Já sei... vão-me querer matar... Contudo, esperem um pouco porque ainda não se falou do tamanho do "grão"!
Os nossos olhos (os que olham para os cromados) consideram como espelhos superfícies que tenham irregularidades com dimensões (para manter isto simples) inferiores ao comprimento de onda da radiação que está a ser reflectida. Ora, o polish tem grãozinhos muito finos, o que faz com que a gente considere a superfície polida, o que não quer dizer que a não tenha riscado muito mais do que a palha de aço riscaria!
Imaginem uma grande martelada com um martelo de borracha... O sítio da martelada só se deforma se o material for "mole". Fica lisinho e toda a gente nota que levou uma martelada. Agora imaginem muitas marteladas, muito pequeninas, todas ao pé umas das outras... BOA, já ficaram a saber como é que os "bate-chapa" trabalhavam!!!

Agora o meu ponto de vista.
Os cromados geralmente só ficam baços por dois motivos, que são ambos de origem química: ou foram exteriormente atacados quimicamente (cautela com a vizinhança com qualquer empresa que produza, ou use naquilo que produz, cloro, enxofre, ou qualquer dos seus derivados!!!), ou o metal por baixo está "picado" pela ferrugem (o que também é um problema de origem química). Assim sendo, que tal usar um pano embebido em ácido fosfórico (há uma conhecida empresa de tintas que tem um produto para o efeito), deixem reagir e secar (a ferrugem é transformada em fosfato), passagem com uma pano sêco para retirar o excesso, seguida de um pano embebido em óleo de silicone ("óleo de máquina de costura" também serve). Note-se que com o tempo vai agarrar pó, mas aí é só voltar a passar com o pano com óleo!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  nock13 Sex 10 Set - 21:22

Pessoal, vocês não me digam que as nossas maquinas apanham ferrugem Sad

Agora a serio, o manter as nossas máquinas sempre limpa é sempre que damos uma volta passar-lhe um pano e tirar a gordura que ela possa derivar.
Um simples mosquito morto no metal ao fim de algum tempo pode desencadear em ferrugem, nada como passar um pano e ter a maquina sempre limpa.

A questão que o companheiro Dias levantou com a palha-de-aço discordo.
Concordo pois a palha de aço vai riscar, mas para ser bem polida têm de ser com "genica" tipo um berbequim e na broca enrolada a palha de aço e aplicada na zona, mas para mim só se não houver outro remédio e o ponto de ferrugem for mesmo grande.

Em primeiro lugar é que temos umas máquinas que no ponto geral não são topos de gama (falo por ex. na minha Black) por isso não temos material do melhor.
Os cromados deve de ser só uma película se a vais polir fica sempre diferente e aparece o metal que está por baixo da película cromada a não ser que peça seja toda polida.

Se há ferrugem há ferro/metal.


nock13

Masculino Mensagens : 25
Data de inscrição : 18/08/2010
Mota : Daelim DayStar Black Plus 125cc

Ir para o topo Ir para baixo

Cuidados diários Empty Re: Cuidados diários

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos