F125cc.com
Pneus F125cc10
Setembro 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
42 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 42 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Pneus

Ir em baixo

Pneus Empty Pneus

Mensagem  Kxadas em Seg 26 Jun - 23:36

Boa noite a todos.

Estou a ficar um possivel comprador de uma CB125F nova, que adoro, mas fiquei um pouco desiludido com o aspecto visual daqueles pneus tão finos. É possivel alterar para mais largos, ou a legislação não permite?
Estive num stand a ver a nova Keeway RKV, e comparando com a Honda, parece quase uma 500cc  Pneus 7373

Obrigado

Kxadas

Masculino Mensagens : 5
Mota : Ainda não

Pneus Empty Re: Pneus

Mensagem  Trigueiro em Ter 27 Jun - 11:16

Os pneus finos ajudam nos excelentes consumos reduzidos de que a Honda CB125F tem fama. Podes colocar pneus mais largos, desde que os mesmos estejam previstos no documento único da mota (coisa que duvido que esteja lá previsto num modelo stock).

Podes também pedir no ato de registo da mota que uma dada medida de pneus mais largos seja averbada no documento único, mas terás que ter um documento da Honda a dizer que essa medida está homologada para aquele modelo. Penso que é mais ou menos assim que a coisa se processa. Nada como mandar um mail para a Honda e pedir esclarecimentos sobre essa possibilidade.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 662
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Mensagem  Dias em Ter 27 Jun - 11:38

Eu só acrescentaria que pneus largos, para além de aumentarem o consumo e de se trilharem mais facilmente nas arestas dos buracos (se a jante é a mesma, então a pressão de enchimento deverá ser menor para que a zona útil do pneu esteja em contacto com o piso), geralmente não aumentam a aderência (antes pelo contrário até patinam mais sobre uma camada de água).
Na minha opinião (que vale o que vale), pneus mais largos são úteis para andar em areia e em gravilha.

Note-se que o pneu faz parte da suspensão (até é a úica suspensão traseira das motos "rabo duro")! Portanto, alterar os pneus... altera as suspensões, nomeadamente o molejamento e o amortecimente, logo o comportamento do veículo!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5413
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  Helder Cruz em Ter 27 Jun - 12:26

Legalmente, as medidas dos pneus e até o facto de velocidade do pneu que podes utilizar no veículo vêm mencionadas no Documento Único.
Os modelos são homologados com uma medida ou gama de medidas de pneumático.

Montares uma jante mais larga (e pneu mais largo), irá provocar uma desalinhamento do pinhão com a cremalheira, provocando um desgaste acelerado da transmissão.
Igualmente, se encontrares uma pressão de enchimento que porventura te aumente a aderencia, esse simples facto irá provocar desgaste prematura da transmissão e dos elementos da caixa.
Se optares por jante de aço, a travagem e o arranque irão depreciar, também.
Na minha humilde opinião, subir a medida do pneu, apenas faz algum sentido quando substancial no motor de um determinado chassis, por exemplo, montares um motor de 200cv num quadro de um Datsun 1200. Convém aumentares o atrito na deriva e para o arranque, e convém também tornares o quadro mais rígido, por exemplo.
Numa mota antiga, como a minha saudosa Suzuki, de 86cv com a mesma medida de pneus da minha 125cc de 14,2cv, também se torna interessante, mas tem de ser tudo bem visto.

O amigo "Speedy", membro do Grupo Motard Mentes Perigosas e amigo do meu MotoClube, tinha uma Yamaha de transmissão completamente alterada. O pneu traseiro estou em crer que seria um 365, de 800eur.
Conduziu aquela mota durante anos, com pintura personalizada igual ao capacete. A reduzir numa rotunda perto do Carregado, a transmissão não suportou a tensão ou já estaria "cansada" e partiu-se.
O Speedy já tem dentadura e já consegue andar sem moletas, mas falar e trabalhar, nunca mais lhe será possível de fazer, com 36 anos.
Foi só uma pintura estilizada, jante e pneu...

Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8157
Mota : BMW R1200GSA

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: