F125cc.com
Outubro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
21 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Aventuras em bicos de pés - A altura importa?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aventuras em bicos de pés - A altura importa?

Mensagem  Tiago M em Qui 3 Ago - 15:09

Já tantas vezes me meti por caminhos de monte na minha YBR que comecei a pensar que talvez faça sentido adquirir uma mota mais apta para o serviço.
O problema é: as motas de aventura/big trail não são pensadas para mim, que tenho 1,70cm de altura.

Há uns tempos, experimentei a nova Versys-X. Gostei muito da pequena aventureira. Mas a altura do assento deixou-me de pé atrás... ou melhor, em bicos dos pés.
Enquanto que na estrada não tive dificuldade em parar a mota, mesmo nas subidas, tenho receio que em piso irregular a deixe cair frequentemente.

É realmente importante escolher uma mota que permita apoiar pé todo no chão?
Quem tiver experiência com motas altas, por favor, deixe aqui a sua opinião.
Tiago M

Masculino Mensagens : 430
Mota : MT03

Re: Aventuras em bicos de pés - A altura importa?

Mensagem  Helder Cruz em Qui 3 Ago - 15:59

Não é importante escolher ou modificar uma mota para poisar por inteiro os pés no solo.
É importante que te sintas confortável a conduzir (o que inclui parar) a tua mota, e é importante que a tua fisionomia não seja de todo incompatível com a máquina, o que é ligeiramente diferente.

Qualquer que seja a mota, torna-se mais dificil de equilibrar se ao parar não chegares com o pé ao chão, do lado para onde a mota pender. Pode acontecer com qualquer uma ao atravessar uma vala, por exemplo.
Se a mota além de alta for pesada e tiveres dificuldade em a segurar em ângulos de inclinação pequenos, torna-se importante que possas suportar o seu peso mais rápidamente, assim que parares e para isso, necessitas de colocar o pé firmemente no solo.
Existem técnicas para lidar com isto, como treinares o equilibrio na situação de parado, ao parar fazer pender a mota sempre para o mesmo lado, mudares a tua posição sobre o banco para chegares mais fácilmente com o pé ao chão, o que quer dizer que a prática ajuda muito neste binómio.

Tenho 1,82 e só chego com as pontas dos pés ao chão, em cima da Varadero que pesa 300kg sem as malas. A parar mete um pouco de medo, mas cada dia fica mais fácil.
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 7602
Mota : Honda XL1000V; BMW R1200GSA

Mensagem  Dias em Qui 3 Ago - 16:02

Suponho que estás a falar da 300, i.e., altura de assento = 845 mm; peso = 175 kg.
Eu tenho 1,76 m, mas falta saber se a diferença estará mais nas pernas ou no tronco.
Comparando com a minha ex. XMax-250 (altura de assento = 792 mm; peso = 177,4 kg), era geralmente ponta-dos-pés no chão, mas a perna está esticada (= rígida) quando a moto começa a tombar, numa altura em que o ângulo de inclinação permite que os braços aguentem com o peso.
Comparando com a minha Aquila GV650i (altura de assento = 700 mm; peso = 240 kg), geralmente os pés assentam totalmente no chão com os joelhos flectidos, e é a perna dobrada que tem que aguentar com o peso da moto + o meu em cima quando alguma coisa corre menos-bem, o que pode corresponder a uma inclinação maior da que um tipo "fraquinho" (95 kg) consegue aguentar (já me safei uma vez que o motor parou numa curva apertada, porque a peseira bateu no chão... dava um filme o que tive que fazer para desmontar a moto, sem a deixar cair, e voltar a endireitá-la).
(não falo da Cygnus RS, porque aquilo é uma "cabra" que anda por todo o lado, nem que seja debaixo do braço ou às costas)
Resumindo, nunca andei com uma "trail", mas acho que a altura... é só um problema psicológico... Basta ver quem anda nestas coisas:

@Helder
Por causa dos 3 minutos que passaste à minha frente (e por causa dos 6 cm), pagas a primeira rodada em Armação!
Dias

Masculino Mensagens : 4466
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  nunes em Qui 3 Ago - 16:07

a mim parece-me que a forma como se coloca o pé no chão, ao parar, será um facilitador para que a mota não tombe.
se em asfalto seco um bico de pé será suficiente para manter a segurança da mota, em asfalto molhado o mesmo bico de pé poderá ser insuficiente.
acredito que em solo arenoso seja mesmo insuficiente.
por outro lado, como diz o Hélder, a prática tudo trás e as técnicas que se adquirem com a prática são verdadeiros ensinamentos.
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 5395
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Mensagem  Helder Cruz em Qui 3 Ago - 16:08

Como já disse anteriormente, na minha opinião a altura e o peso das motas é um problema psicológico, sim!

E tem muita importancia, já que o saber equilibrar uma mota (ou uma bicicleta ou esse monociclo) é algo comum a quase todos nós, humanos. Acontece que alguns ainda não descobriram que sabem...

Eu que já repeti esta minha opinião até à exaustão, neste forum, estive dias sem dormir quando estava para ir buscar a Gertrudes a Mafra...

Lá estarei em Armação, de carteira na mão, à tua espera e da tua senhora!!!
Abraço, Dias!
Helder Cruz

Mensagem  nunes em Qui 3 Ago - 16:10

Helder Cruz escreveu:Como já disse anteriormente, na minha opinião a altura e o peso das motas é um problema psicológico, sim!

E tem muita importancia, já que o saber equilibrar uma mota (ou uma bicicleta ou esse monociclo) é algo comum a quase todos nós, humanos. Acontece que alguns ainda não descobriram que sabem...

Eu que já repeti esta minha opinião até à exaustão, neste forum, estive dias sem dormir quando estava para ir buscar a Gertrudes a Mafra...

Abraço, Dias!

o que vale é dormias bem de noite ahahahahahhah
eheheheheh
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 5395
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Mensagem  Helder Cruz em Qui 3 Ago - 16:13

nunes escreveu:
Helder Cruz escreveu:Como já disse anteriormente, na minha opinião a altura e o peso das motas é um problema psicológico, sim!

Abraço, Dias!

o que vale é dormias bem de noite ahahahahahhah
eheheheheh

Está bem visto!
Helder Cruz

Mensagem  Tiago M em Qui 3 Ago - 17:30

Helder Cruz escreveu:É importante que te sintas confortável a conduzir (o que inclui parar) a tua mota, e é importante que a tua fisionomia não seja de todo incompatível com a máquina, o que é ligeiramente diferente.
A Versys-X em andamento tem a configuração certa para mim. Apesar do assento estupidamente duro, senti-me bastante confortável.
Parar não é difícil, pelo menos em situações "normais" de pára/arranca no trânsito. Falta saber como a aguento noutras situações.

Dias escreveu:Suponho que estás a falar da 300, i.e., altura de assento = 845 mm; peso = 175 kg.
Eu tenho 1,76 m, mas falta saber se a diferença estará mais nas pernas ou no tronco.
É essa mesmo.
Imagino que a XMax seja mais larga. Pode ser esse o motivo pelo qual, apesar de ter um assento mais baixo, só chegas com as pontas dos pés ao chão.

nunes escreveu:se em asfalto seco um bico de pé será suficiente para manter a segurança da mota, em asfalto molhado o mesmo bico de pé poderá ser insuficiente.
acredito que em solo arenoso seja mesmo insuficiente.
É esse o meu receio.
Para andar em piso liso nos dias de sol tenho opções melhores.
Tiago M

Mensagem  Helder Cruz em Qui 3 Ago - 17:44

Tiago M escreveu:
Helder Cruz escreveu:É importante que te sintas confortável a conduzir (o que inclui parar) a tua mota, e é importante que a tua fisionomia não seja de todo incompatível com a máquina, o que é ligeiramente diferente.
A Versys-X em andamento tem a configuração certa para mim. Apesar do assento estupidamente duro, senti-me bastante confortável.
Parar não é difícil, pelo menos em situações "normais" de pára/arranca no trânsito. Falta saber como a aguento noutras situações.

É o que interessa. As situações especiais vais lá depois de te habituares à mota!!!
Se gostaste só te posso aconselhar a comprares!!
Helder Cruz

Mensagem  Dias em Qui 3 Ago - 17:52

É isso mesmo!
Depois de 7 anos de testes, como não tenho carteira para comprar calçado motard, passei a usar calçado da Quechua: sapatos de caminhada, quando está bom tempo, ou botas impermeáveis/respiráveis, quando está frio e/ou molhado. A pequena diferença é que enquanto os sapatos parecem patins no molhado, as botas parece terem o piso dos Battlax!
Dias

Masculino Mensagens : 4466
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  Tiago M em Qui 3 Ago - 19:31

Helder Cruz escreveu:É o que interessa. As situações especiais vais lá depois de te habituares à mota!!!
Se gostaste só te posso aconselhar a comprares!!
Tenho duas opções em cima da mesa. Inicialmente eram quatro. Com ajuda e muita paciência da namorada, que durante o último mês só me ouviu falar de motas, lá consegui reduzir a lista. Falta a decisão final, a mais difícil.
Tiago M

Mensagem  Helder Cruz em Sex 4 Ago - 12:15

Força!!!
Mntém-nos informados que por aqui somos uns cuscos do pior!
Helder Cruz

Mensagem  Tiago M em Seg 7 Ago - 10:45

Já está escolhida!
Optei por uma mais adequada à minha estatura.
Igualmente uma mota da categoria A2... e mais não digo.

Daqui por uns anos, quando tiver mais experiência e tiver crescido 10cm, volto a olhar para as motas aventura/trail.
Tiago M

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: