F125cc.com
Fevereiro 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728    

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
15 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 14 Visitantes :: 2 Motores de busca

V-Silva

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Embreagem forte demais, está colando

Ir em baixo

Embreagem forte demais, está colando

Mensagem  Lallo em Sab 3 Fev - 15:11

Saudações aos confrades,

Estou algo que cismado e aborrecido com a embreagem.

Tenho um YBR 125 Factor 14 que está com 28.000 km. Ela está ótima, faço eu mesmo todas as revisões dela a cada 5.000 km ou antes.

A única coisa com que estou cismado é com a embreagem. Embora ela e o câmbio estejam ótimos. Se o motor da mota ainda não estiver bem aquecido. Quando tenho que parar no semáforo coloco no neutro (ponto morto) a luz verde acende. Até aqui tudo normal.[

O que às vezes me aborrece é que se eu colocar o câmbio em neutro e ver a luz verde acender. Ao soltar o manete da embreagem rápido (já com a luz verde acesa) às vezes o motor apaga porque de fato os discos de embreagem não soltaram totalmente. Por vezes percebo até um leve tranco mesmo com a luz do neutro acesa. Ou seja, os discos demoram a soltar uns dos outros.

Estou desconfiado que isso acorra por causa do óleo. Cá a maioria dos óleos 4T (específicos para motas) agora são JASO MA 2. Quando eram MA eu não percebia este tipo de problema.

Agora eu lhes pergunto. Tiveram já alguma situação semelhante a esta que relatei com vossas motas? Houve solução? A embreagem da minha mota está ótima, mas isso me aborrece.

Lallo

Masculino Mensagens : 8
Mota : YBR 125 Factor

Re: Embreagem forte demais, está colando

Mensagem  j-santos em Sab 3 Fev - 18:54

pode ter a ver com o oleo, já pensas-te em mudar de oleo?
nao digo as especificações mas de marca.... um que eu uso e acho excelente é o Motul......
mas tambem podem ser as molas da embraeagem a começarem a ficar fracas e daí fazer isso.......

j-santos

Masculino Mensagens : 1248
Mota : ex:sym wolf 250, honda cb650f

Mensagem  Mario_Marques em Sab 3 Fev - 22:40

Lallo escreveu:
O que às vezes me aborrece é que se eu colocar o câmbio em neutro e ver a luz verde acender. Ao soltar o manete da embreagem rápido (já com a luz verde acesa) às vezes o motor apaga porque de fato os discos de embreagem não soltaram totalmente. Por vezes percebo até um leve tranco mesmo com a luz do neutro acesa. Ou seja, os discos demoram a soltar uns dos outros.

Se ao largar ela for abaixo é porque não está realmente no neutro, os mecanismos de mudanças em especial de motas de gama baixa não são perfeitos, as vezes tem de se lhes apanhar a manha e pode também estar a precisar de um ajuste, algumas motas precisam de ajuste, não todas.
Se o tambor também tiver desgaste que é perfeitamente normal, também dá falsos neutros.
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 185
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Mensagem  Lallo em Dom 4 Fev - 16:06

j-santos escreveu:pode ter a ver com o oleo, já pensas-te em mudar de oleo?
nao digo as especificações mas de marca.... um que eu uso e acho excelente é o Motul......
mas tambem podem ser as molas da embraeagem a começarem a ficar fracas e daí fazer isso.......

Grato pelo retorno J-santos,

O que pude observar foi que a ocorrência é intermitente. É mais dependente da temperatura do óleo (quando este está frio) do que propriamente da marca. Porque me lembro, por exemplo, que ao usar o óleo Top Turbo numa troca a embreagem agarrava, noutra troca com o mesmo óleo não.

Daqui a 500 km como cá está no alto verão (28º C sussa), vou trocar pelo óleo semissintético Mobil Extreme, com o qual não me lembro de ter notado este problema. Então tirarei esta dúvida. As marcas de óleo que uso são de boa procedência.

API SL 20W-50, JASO MA2 homologado:
Mobil Super Moto 4T

API SL 20W-50, JASO MA:
Ipiranga Moto Protection+

API CI-4/SL 15W-40:
Lubrax Top Turbo

API SL 15W-50, JASO MA2 homologado:
Mobil Super Moto Extreme

Lallo

Mensagem  Lallo em Dom 4 Fev - 16:09

Mario_Marques escreveu:
Lallo escreveu:

Se ao largar ela for abaixo é porque não está realmente no neutro, os mecanismos de mudanças em especial de motas de gama baixa não são perfeitos, as vezes tem de se lhes apanhar a manha e pode também estar a precisar de um ajuste, algumas motas precisam de ajuste, não todas.
Se o tambor também tiver desgaste que é perfeitamente normal, também dá falsos neutros.

Grato pelo retorno M. Marques,

Entendo que pouco haveria mais a fazer além de manter a folga da embreagem no manete de acordo com o que preconiza o manual e lubrificar o cabo e partes móveis relacionadas regularmente. O fato é que desde os 11.000 km quando a comprei noto vez ou outra esta ocorrência.

A campana, cubo e platô (placa de pressão) não mostram ruídos que pudessem indicar desgastes ou rebarbas. Como a embreagem funciona a contento. Não tenciono abrir a tampa para inspecionar. Tendo em vista o motor ter 28.000 km rodados.

Lallo

Mensagem  j-santos em Dom 4 Fev - 16:21

sendo como dizes provavelmente tem mesmo a ver com o oleo, e quando está quente ela fica normal....
tenta um oleo 10w40.....

j-santos

Masculino Mensagens : 1248
Mota : ex:sym wolf 250, honda cb650f

Mensagem  Lallo em Dom 4 Fev - 17:41

j-santos escreveu:sendo como dizes provavelmente tem mesmo a ver com o oleo, e quando está quente ela fica normal....
tenta um oleo 10w40.....

De fato a recomendação que consta no manual do modelo dela é para usar somente óleos multiviscosos 20W-50. Sim é o óleo mais viscoso que se usa em motas. Mas cá onde estou as temperaturas podem chegar a 33º C. Se o motor fosse de refrigeração líquida eu usaria um 10W-40 tranquilamente.

No inverno prefiro o 15W-40 porque o motor gira mais solto, embora não seja o recomendado. Mas no verão prefiro cumprir a recomendação. Contudo mesmo com o 15W-40 por vezes a embreagem também agarrou.

Já o 15W-50 é algo menos viscoso que o 20W-50. Óleos 10W-50 cá são poucos, o Motul 5100 que é semissintético custa ao menos EUR 11,50/l.

Lallo

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: