F125cc.com
Vento na Ponte 25 de Abril F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Vento na Ponte 25 de Abril F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
84 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 84 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Vento na Ponte 25 de Abril

5 participantes

Ir para baixo

Vento na Ponte 25 de Abril Empty Vento na Ponte 25 de Abril

Mensagem  PJVFF Qui 15 Fev - 10:40

Bom dia caríssimos,

Recentemente adquiri uma NMAX 125, e durante aproximadamente 1 mês andei a treinar com ela na minha localidade (Almada/Seixal/Coina), e penso que já me sinto perfeitamente confortável na minha menina.

Contudo, vai ser necessário em alguns dias da semana deslocar-me a Lisboa (centro), através da Ponte 25 de Abril, e em vez de levar o carro estava a pensar levar a scooter se não chover.

Quais os vossos conselhos para passar a ponte?
Sinceramente tenho algum receio dos ventos que possam surgir na ponte (ainda não possuo vidro alto), mas penso que é só manter a calma, reduzir a velocidade e seguir viagem.

Fico a aguardar os vossos conselhos :)

Obrigado.

PJVFF

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/01/2018
Mota : NMAX 125

Ir para o topo Ir para baixo

Vento na Ponte 25 de Abril Empty Re: Vento na Ponte 25 de Abril

Mensagem  Tiago M Qui 15 Fev - 15:21

Os veículos de duas rodas têm uma força mágica que faz com que se mantenham em pé quando em andamento. (As más línguas dirão que é ciência e que tem qualquer coisa que ver com a rotação das rodas e não sei quê.)
Largar o acelerador durante uma rajada de vento lateral pode causar desequilíbrio. Portanto, reduz a velocidade, mas não demasiado nem de forma brusca. Segue a uma velocidade moderada, constante, e relaxa.
Tiago M
Tiago M

Masculino Mensagens : 462
Data de inscrição : 09/04/2014
Mota : MT-isso-não-é-uma-125-pois-não-03

Ir para o topo Ir para baixo

Vento na Ponte 25 de Abril Empty Re: Vento na Ponte 25 de Abril

Mensagem  PJVFF Qui 15 Fev - 15:58

Tiago M escreveu:Os veículos de duas rodas têm uma força mágica que faz com que se mantenham em pé quando em andamento. (As más línguas dirão que é ciência e que tem qualquer coisa que ver com a rotação das rodas e não sei quê.)
Largar o acelerador durante uma rajada de vento lateral pode causar desequilíbrio. Portanto, reduz a velocidade, mas não demasiado nem de forma brusca. Segue a uma velocidade moderada, constante, e relaxa.

Obrigado :)
é ter a consciência que o vento (em principio) não me manda ao chão, descontrair, manter velocidade constante e adaptar a minha posição ao vento.... e curtir a viagem!

PJVFF

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 17/01/2018
Mota : NMAX 125

Ir para o topo Ir para baixo

Vento na Ponte 25 de Abril Empty Re: Vento na Ponte 25 de Abril

Mensagem  Helder Cruz Sex 16 Fev - 10:50

Um vidro alto não te irá ajudar na condução. Pelo contrário!
O que irá aumentar será o teu conforto, porque sentirás menos ação do vento sobre o teu corpo.

Quando está vento, a segurança da tua condução passará por acelerares mais e diminuires a área vélica, abaixando-te sobre a mota. Claro que num dia de tempestade não vais passar a Ponte a 300, só te estou a vender a teoria da coisa que já tive oportunidade de experimentar.

O único conselho que te posso deixar. é o de utilizares o carro para passar a ponte em dias de ventania e chuva.
Um dia quando tiveres mais prática logo decides como queres fazer.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Vento na Ponte 25 de Abril Empty Re: Vento na Ponte 25 de Abril

Mensagem  Dias Sex 16 Fev - 18:15

Já foi dito (quase) tudo, mas gostaria de acrescentar o seguinte.
A tal "força mágica", que o Tiago M mencionou, embora funcione mesmo, não impede que a gente se assuste como o caraças!
Ainda me lembro da preparação psicológica que fiz para atravessar pela 1ª vez a "tal Ponte" e de como ia todo "borrado" com medo de ir parar ao Tejo... Eu, que tenho que ser racional (mais que não seja por questões profissionais), sei que não há crise... o que não me impede de continuar a sentir cagufa quando apanho com vento lateral!
Como o Helder já sugeriu, o pára-brisas alto até pode prejudicar a estabilidade... mas dá muito confôrto (e protecção, e.g. para levar com um pássaro nas trombas... NÃO ESTOU A BRINCAR, porque já levei com um no peito e NÃO GOSTEI)!

Como todos sabem ...

Nota: o desconhecimento da Lei não justifica o seu incumprimento; esta só podia ter saído dos c0?n0s de um Político-Legislador, os tais que mandam "postas de pescada" sem conhecerem as Leis da Física; pois... esqueceram-se de dizer que a regra não se aplica a FDP.

... é proibido conduzir veículos de 2 rodas sem ter ambas as mãos no guiador, excepto para fazer sinais de mudança de direcção, caso em que basta ter uma (UPS... explica aí como é que os putos podem andar na rua, passeios e faixas de rodagem, com aquela coisas de 2 rodas que não têm guiador?... Serei eu que sou parvo?). Assim, para evitar ter as Polícias à perna, não posso aconselhar, oficial e vivamente, a malta que tem medo do vento a aprender a tirar as mãos do guiador e a começar a aprender a "conduzir com os pés".

Notas:
- Do meu ponto de vista, que não ganho a vida a tirar corruptos da prisão, parece-me que a responsabilidade cível e criminal por todo e qualquer acidente resultante da falta de "habilidade" dos condutores, deverá ser imputada aos "parvos" (do Latim) que pariram a legislação (note-se que até fui simpático... não escrevi "cagaram"). Já estou a imaginar os Instrutores das Escolas de Condução e exemplificarem!
- Com a Cygnus... foi uma bricadeira desde o primeiro dia; com as X-Max... demorou um dia; com a "besta" da GV650... demorei 2 anos, mas eu sou velhote (estou a falar em conduzir com os pés... não em tirar as mãos do guiador, que é proibido!).

O que é que "conduzir com os pés"?
É "aliviar" a pressão das mãos no guiador e utilizar a força feita pelos pés nas peseiras para equilibrar e guiar a moto. A Lei só diz que as mãos têm que estar no guiador... não especificando qual a força que tem que ser aplicada, nem como pode ser feita a aplicação de força entre as mãos e, e.g. as manetas! Esqueceram-se de legislar o que devia ser importante? Então ORA TOMA E VAI-TE CURAR!

Nota: Para quem não está a perceber, quando pensarem que têm as mãos nas manetas... NÃO TÊM, porque, entre a pele e os punhos, há SEMPRE um fluido cuja composição e dimensão não estão definidas na Lei! Ou seja... pode ser 50 cm de ar!

Querem brincar? Comecem por aprender Física! (não estou disponível para dar explicações)

Voltando ao que interessa, i.e., o vento e a condução, quando perceberem que o condutor é o elemento mais fraco e que a moto se aguenta sozinha se não fizerem besteira, vão começar a perceber que NÃO DEVEM AGARRAR OS PUNHOS COMO SE A MOTO ESTIVESSE A CAIR NUM POÇO! Isto é, quanto mais vento sentirem, tanto com mais "suplesse" devem agarrar os punhos para que a ciclística faça o trabalho dela.
Por experiência própria, sei que assusta... mas, como em outras coisas, "take a chance and enjoy the ride"!

Nota: Uma moto, como qualquer outro veículo automóvel, tem direito a ocupar UMA FAIXA DE RODAGEM, o que é especialmente verdade em caso de vento lateral. "Apontem" a 1/3 da faixa, de sotavento, e deixem que a moto vos leve!

Se Sua Exa. o Ministro da AI me quizer dar lições, faça favor e até lhe empresto uma GV650i para que le me demonstre o que lhe vai em "aquela coisa quem tem por cima dos ombros". Obviamente que, a seguir, terá que providenciar uma "lavagem de estrada", porque, com a diarreia mental que lhe tenho ouvido sair de "aquela coisa quem tem por cima dos ombros", a Aquila vai ficar toda cagada!

Nota: Eu nunca ofendo outrem! Quanto muito, limito-me a classificar pessoas de acôrdo com o meu dicionário. Não conhecem o meu dicionário? Se não conhecem, só se podem estar a auto-ofender! Além disso, a regra "o desconhecimento não justifica armarem-se em parvos" não se aplica no meu caso... por não ser Desembargador!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Vento na Ponte 25 de Abril Empty Re: Vento na Ponte 25 de Abril

Mensagem  Tiago M Sex 16 Fev - 20:41

Dias escreveu:Já foi dito (quase) tudo, mas gostaria de acrescentar o seguinte.
A tal "força mágica", que o Tiago M mencionou, embora funcione mesmo, não impede que a gente se assuste como o caraças!
Ainda me lembro da preparação psicológica que fiz para atravessar pela 1ª vez a "tal Ponte" e de como ia todo "borrado" com medo de ir parar ao Tejo... 
Pelo menos caías na água. O meu primeiro cagaço com vento foi a atravessar o Marão. Só me imaginava a ir aos trambolhões encosta abaixo.
Tiago M
Tiago M

Masculino Mensagens : 462
Data de inscrição : 09/04/2014
Mota : MT-isso-não-é-uma-125-pois-não-03

Ir para o topo Ir para baixo

Vento na Ponte 25 de Abril Empty Re: Vento na Ponte 25 de Abril

Mensagem  Dias Sex 16 Fev - 20:49

Caro Tiago, a melhor prova que o vento assusta, mas não é tão mau como parece, é que ainda cá estamos os dois... a continuar a andar de moto!

Já agora, em Julho passado passei uns maus bocados na A5 com a GV650i... até me lembrar que podia andar a (pelo menos) 120 km/h!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Vento na Ponte 25 de Abril Empty Re: Vento na Ponte 25 de Abril

Mensagem  Helder Cruz Sex 16 Fev - 22:09

2015, 14 de Agosto, A1. Nem a 100km/h se conseguia circular. Nunca tive tanta dificuldade em rolar com vento.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Vento na Ponte 25 de Abril Empty Re: Vento na Ponte 25 de Abril

Mensagem  Mario Parreira Dom 13 Fev - 0:20

Boas.
Vou colar-me ao post.
Há 20 anos que faço a ponte de carro e vou mudar para uma 125 mas eletrica.
O receio é o mesmo, vento.
Enquanto de carro em dias maus vejo menos motas, suponho que a malta nesses dias leves carro.
Mas para quem vai de mota ajuda a ter uma mota mais pesada?

Mario Parreira

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/02/2022
Mota : Eletrica

Ir para o topo Ir para baixo

Vento na Ponte 25 de Abril Empty Re: Vento na Ponte 25 de Abril

Mensagem  Dias Seg 14 Fev - 15:54

Mario Parreira escreveu:... Mas para quem vai de mota ajuda a ter uma mota mais pesada?
Não necessariamente.
O vento lateral empurra e inclina. Ambos os efeitos chegam aos otólitos nos ouvidos, o que nos dá a sensação de desequilíbrio, só que a informação de deslocamento lateral é mais "fraca" do que a de rotação, que é potenciada pela informação visual: os otólitos dizem que a cabeça rodou e os olhos confirmam-no mostrando o horizonte inclinado.
Felizmente, com a ajuda da ciclística da moto (e desde que o condutor não estrague muito), os dois efeitos compensam-se: o empurrar faz girar o guiador, o que contraria a inclinação.
Note-se que escrevi contraria! Se é de menos, de mais ou na "conta certa", depende fundamentalmente de uma coisa a que muito pouca gente liga quando compra uma moto: o avanço da roda da frente (caster + trail + diâmetro da roda da frente).
A altura vs. volumetria do condutor têm influência: um magricelas com 2 m de altura provoca uma inclinação maior (quando comparada com o deslocamento lateral) do que um bolinha com 1,5 m, mesmo que apresentem a mesma área ao vento.

Assim, qual é o efeito do peso da moto?
Ups... Onde é que eu já tinha falado em peso?
IMHO, só não digo que o peso é uma falsa questão porque tem um efeito psicológico: a oscilação provocada por uma rajada de vento numa moto leve é brusca, enquanto que a oscilação numa moto pesada é mais lenta e mais prolongada em distância, ou seja, fica mais suave. Fora isso, há um milhão de coisas diferentes entre a minha Cygnus (pouco mais de 100 kg) em que vou sentado lá em cima, e uma Intruder 1500 (quase 300 kg), em que se tem o rabo a 70 cm do chão!

Antigamente havia quem dissesse que era preciso meter um saco de 50 kg de areia na frente de um VW (Carocha) para ele se agarrar nas curvas. Discordo... andei com um a abrir por estradas de terra e achei que era óptimo tal e qual estava. Portanto, não me parece que valha a pena perderes o sono a pensar em motos mais pesadas só por causa do vento!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Vento na Ponte 25 de Abril Empty Re: Vento na Ponte 25 de Abril

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos