F125cc.com
A saga da troca do oleo F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
A saga da troca do oleo F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
88 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 88 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

A saga da troca do oleo

+3
nunes
Mario_Marques
Luiz999
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty A saga da troca do oleo

Mensagem  Luiz999 Seg 4 Jun - 17:20

Boa tarde Amigos,

Desculpe o desabafo, ja estou tentando trocar o oleo da moto por 2 semanas, liguei para mais de 15 lojas e nao consegui faze-lo.

Sempre a mesma conversa como:

1. tem que deixar a moto de um dia para o outro
2. nao fazemos
3. nao temos o oleo que pedi
4. estamos cheios
5. nao fazemos isso no final de semana
etc, etc etc

E assim tao complicado para se trocar um oleo?
Nota: nao faco eu mesmo para nao perder a garantia.

Se alguem tiver alguma indicacao, por favor deixar.
Acredito que foi mais facil preparar meu carro para competicao do que trocar este maldito oleo!

obrigado.

Luiz999

Masculino Mensagens : 81
Data de inscrição : 26/03/2018
Mota : Fosti R9

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Mario_Marques Seg 4 Jun - 22:11

Não existe uma oficina da marca dessa mota? É normal as oficinas que não são especializadas nessa marca não terem o material necessário para ela pois se fossem a fazer stock de tudo para todas as motas estavam bem tramadas, normalmente só têm material para as mais comercializadas.
Deixar de um dia para outro não me parece mal e até é o mais normal.
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 238
Data de inscrição : 08/07/2013
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Luiz999 Seg 4 Jun - 22:38

Ola Mario as oficinas sao do Norte - Braga.

No entanto como a troca de oleo somente me parece bem simples entao pensei que durasse umas 2 a 3 horas. Enfim terei que deixar a moto mesmo na oficina.

Enviado pelo Topic'it

Luiz999

Masculino Mensagens : 81
Data de inscrição : 26/03/2018
Mota : Fosti R9

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  nunes Ter 5 Jun - 9:12

Luiz999 escreveu:Ola Mario as oficinas sao do Norte - Braga.

No entanto como a troca de oleo somente me parece bem simples entao pensei que durasse umas 2 a 3 horas. Enfim terei que deixar a moto mesmo na oficina.

Enviado pelo Topic'it

a troca de óleo é rápida mas isso não significa chegar à oficina e fazer.
trocar o óleo é uma operação relativamente barata. Por isso é normal que a oficina diga que tens que deixar lá a mota de um dia para o outro.
Normalmente têm reparações mais demoradas e mais caras para fazer e vão fazer esses serviços mais rápidos e baratos num "buraquinho" que apareça entretanto.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Luiz999 Ter 5 Jun - 10:34

Ola Mario, faz sentido.
Vou ter que procurar algo que talvez nao ache na internet e sim apenas andando de um lado para o outro.
Vou fazer isso deve ser a melhor solucao de preferencia em locais isolados longe de Lisboa

Enviado pelo Topic'it

Luiz999

Masculino Mensagens : 81
Data de inscrição : 26/03/2018
Mota : Fosti R9

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  bulgaro Qui 2 Ago - 20:31

Luiz999 escreveu:Boa tarde Amigos,

Desculpe o desabafo, ja estou tentando trocar o oleo da moto por 2 semanas, liguei para mais de 15 lojas e nao consegui faze-lo.

Sempre a mesma conversa como:

1. tem que deixar a moto de um dia para o outro
2. nao fazemos
3. nao temos o oleo que pedi
4. estamos cheios
5. nao fazemos isso no final de semana
etc, etc etc

E assim tao complicado para se trocar um oleo?
Nota: nao faco eu mesmo para nao perder a garantia.

Se alguem tiver alguma indicacao, por favor deixar.
Acredito que foi mais facil preparar meu carro para competicao do que trocar este maldito oleo!

obrigado.
Mas para não perderes a garantia não teras mesmo que levar a mota a uma oficina da marca mesmo ?
Levares a mota a outra qual quer oficina sem sem da marca não vai dar ao mesmo que se fores tu a trocar o oleo ?
bulgaro
bulgaro

Masculino Mensagens : 227
Data de inscrição : 31/01/2015
Mota : ...

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Helder Cruz Sex 3 Ago - 10:07

Sendo uma Fosti, talvez te safes numa Norauto, mas eu jamais faria um serviço tão simples como mudar óleo numa oficina desta rede...
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Luiz999 Sex 3 Ago - 10:45

Helder Cruz escreveu:Sendo uma Fosti, talvez te safes numa Norauto, mas eu jamais faria um serviço tão simples como mudar óleo numa oficina desta rede...

Concordo plenamente, Norauto so se for trocar um pneu, por exemplo ou se nao tiver outra opcao.
No entanto encontrei ontem uma mini oficina que o faz por 15 euros e fica ao pe do escritorio. A saga termina aqui, finalmente!

Luiz999

Masculino Mensagens : 81
Data de inscrição : 26/03/2018
Mota : Fosti R9

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Helder Cruz Sex 3 Ago - 10:53

Luiz999 escreveu:
Helder Cruz escreveu:Sendo uma Fosti, talvez te safes numa Norauto, mas eu jamais faria um serviço tão simples como mudar óleo numa oficina desta rede...

Concordo plenamente, Norauto so se for trocar um pneu, por exemplo ou se nao tiver outra opcao.
No entanto encontrei ontem uma mini oficina que o faz por 15 euros e fica ao pe do escritorio. A saga termina aqui, finalmente!
A saga da troca do oleo 952112
Espero que mereça a tua confiança e que não te explore!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Luiz999 Sex 3 Ago - 11:05

Helder Cruz escreveu:
Luiz999 escreveu:
Helder Cruz escreveu:Sendo uma Fosti, talvez te safes numa Norauto, mas eu jamais faria um serviço tão simples como mudar óleo numa oficina desta rede...

Concordo plenamente, Norauto so se for trocar um pneu, por exemplo ou se nao tiver outra opcao.
No entanto encontrei ontem uma mini oficina que o faz por 15 euros e fica ao pe do escritorio. A saga termina aqui, finalmente!
A saga da troca do oleo 952112
Espero que mereça a tua confiança e que não te explore!

Espero que sim tambem amigo. Ficara bom para ele e tambem para mim.
Boas curvas

Luiz999

Masculino Mensagens : 81
Data de inscrição : 26/03/2018
Mota : Fosti R9

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Helder Cruz Sex 3 Ago - 11:12

Luiz999 escreveu:
Helder Cruz escreveu:
Luiz999 escreveu:
Helder Cruz escreveu:Sendo uma Fosti, talvez te safes numa Norauto, mas eu jamais faria um serviço tão simples como mudar óleo numa oficina desta rede...

Concordo plenamente, Norauto so se for trocar um pneu, por exemplo ou se nao tiver outra opcao.
No entanto encontrei ontem uma mini oficina que o faz por 15 euros e fica ao pe do escritorio. A saga termina aqui, finalmente!
A saga da troca do oleo 952112
Espero que mereça a tua confiança e que não te explore!

Espero que sim tambem amigo. Ficara bom para ele e tambem para mim.
Boas curvas
É assim que deveria ser sempre.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Mudar oleo na Fosti

Mensagem  ming.impiedoso Qui 3 Ago - 11:36

Desculpem desenterrar o tópico.
Luiz999 conseguiste mudar o oleo? Eles tiveram que tirar as carenagens? Como foi?
ming.impiedoso
ming.impiedoso

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/02/2019
Mota : em aquisição

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Trigueiro Qui 3 Ago - 22:33

ming.impiedoso escreveu:Desculpem desenterrar o tópico.
Luiz999 conseguiste mudar o oleo? Eles tiveram que tirar as carenagens? Como foi?


Vamos a ver o que o Luiz999 diz, mas em princípio não precisas tirar carenagens.

Digo isto com base nesta foto.

A saga da troca do oleo Maxres10


Vês a parte lateral preta da caixa de velocidades/cárter do motor que fica por cima da peça de plástico vermelha e branca que corre por baixo do motor, até junto da peseira direita?


Geralmente é tirando é tirando aquela tampa preta mais ou menos plana, ou a sua parte central, que tens acesso ao filtro do óleo (atenção que não tenho a certeza sem uma imagem mais pormenorizada da mota!).

O bujão do óleo fica na face inferior do cárter/caixa de velocidades, por baixo, provavelmente um pouco mais à frente. Aquela peça da carenagem parece ser aberto por debaixo, pelo que não deverá ser necessário removê-la.

Se mudares o óleo, compra uma anilha de bujão que seja de cobre por fora e de borracha no seu miolo central. Vedam facilmente, sem precisarem de apertos malucos, os quais podem destruir a rosca do cárter ou tornarem problemáticos a remoção do bujão, na próxima muda do óleo. E não metas logo todo o volume do óleo correspondente a uma mudança com substituição do filtro do óleo. Se a mudança normal corresponder a um litro de óleo, mete 800 ml (isto se a mota levar um litro de óleo entre mudanças, confirma primeiro o volume de óleo correto, informação que possivelmente está no manual de utilizador da mota) e depois mete o resto, até perfazer o nível certo. Assim não irás encher o cárter com óleo a mais.

É sempre preferível fazer a mudança do óleo com o motor ainda quente. O óleo quente escorre melhor. Só quando parar de pingar, é que deves meter óleo novo (o parar de pingar pode levar até uma hora ou mais...). Limpa também (eu uso papel de cozinha absorvente) os restos de óleo que estão dentro do compartimento  do filtro do óleo. Esse óleo geralmente contém muitas impurezas que é conveniente remover.

E olha para a face interna da tampa que tapa o filtro do óleo, quando este estiver na tua mão. Geralmente há por ali um o-ring vedande, mas este costuma ser reaproveitável, mas confirma visualmente que o mesmo não tem nenhum corte ou impureza sobre a sua superfície. Esta deve ser ainda ligeiramente redonda. Se for já completamente achatada, é possível que já não vai vedar bem com um novo aperto. E por falar em apertos, esses parafusos que seguram essa tampa no local não costumam ser de apertar muito! Geralmente a força de aperto é algo entre os 8 a 12 Nm (geralmente é 10Nm). Mais do que apertar muito, o importante é apertá-los com a mesma força, para que o o-ring vedante fique homogeneamente espalmado (mas não esborrachado!), para fazer corretamente a sua função vedante. É possível que esse parafusos sejam dos que necessitem de uma chave Torx. Usa uma chave de boa qualidade, visto que as chaves baratas estragam as cabeças desses parafusos com muita facilidade!

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  ming.impiedoso Sex 4 Ago - 10:11

Obrigado pela resposta, Trigueiro! Por acaso acho que nestas motos o filtro do óleo é do outro lado! Desse lado é o parafuso do nível e a embraiagem. Mas estou com alguma dificuldade em tira-lo. Nas outras motos costuma ser em plastico, nesta é em metal. O oleo é metido por aqui?
A saga da troca do oleo Parafu10

O filtro, julgo que seja deste lado. E aquele parafuso em cima, para que é?
url=https://servimg.com/view/20442508/25]A saga da troca do oleo Tampa_11[/url]
ming.impiedoso
ming.impiedoso

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/02/2019
Mota : em aquisição

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Trigueiro Sex 4 Ago - 10:38

Realmente, na última foto, aqueles 3 parafusos de cruz parecem corresponder à tampa do filtro do óleo. Só vais descobrir abrindo aquela tampa, pelo que aconselho-te a teres um recipiente por debaixo para aparar algum óleo. Outra possibilidade é o de ser o acesso ao alternador da mota, mas estou a achar a tampa demasiado pequena.

O parafuso que questionas na primeira foto realmente parece ser a entrada do óleo. Estás com dificuldades em remover aquele parafuso porquê? No foto não dá para perceber que tipo de parafuso é e realmente é estranho ser um parafuso de metal, quando costuma ser de plástico e permitir um fácil acesso para reabastecer óleo.

Estive ontem à procura no Manual do Haynes para motas chinesas a ver se achava a que motor de mota japonesa correspondia o dessa Frosti, mas não tive sucesso.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Trigueiro Sex 4 Ago - 10:52

MING

Não mexas do parafuso que questionas na primeira foto! Estive a dar uma melhor olhada e não me parece ser por ali que atestas o óleo. Se fosse, o motor estaria colocado na mota de forma a que o acesso aquele buraco fosse bem mais fácil e não obstaculizado pelo quadro da mota, como se vê na foto. Aquela parafuso e formato da sua casa por debaixo parece ser mais o de parafuso que segura um tensor de corrente. Naquela posição não me parece ser o da corrente de comando, mas nunca se sabe.

Para mim, parece-me que o parafuso de atestar o óleo é o que vês por cima da suposta tampa do filtro do óleo, na última foto, aquele parafuso de cabeça espalmada e com uma ranhura a meio, para ser aberto com uma chave de fendas. A abertura desse parafuso não me parece ser problemática. Fico é sem perceber como se vê o nível do óleo, pois não me parece que por debaixo desse parafuso esteja presa uma vareta com o indicação dos níveis máximo de mínimo do óleo. É possível que tenhas uma janela de visualização do nível do óleo algures, à semelhança do que acontece com as Yamahas.

Não tens o manual do utilizador dessa mota? Geralmente, estas informações básicas do motor estão lá indicadas.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Trigueiro Sex 4 Ago - 11:05

Olá, outra vez, Ming!

Acho que já descobri a marca e modelo da tua mota!

Parece ser da marca XGJAO e o modelo será XGJ125-28.

Dá uma olhada neste vídeo:




Mais daqui a umas duas horas vou a casa e vou ver se encontro referências a esta marca e modelo no Manual do Haynes.

Realmente eu devia ter me lembrado que o nome Fosti podia ser um arranjado pelo importador para o mercado português, tal como a Garagem Vitória fez com as Jialings, nas quais colocou a "marca" GVM.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Trigueiro Sex 4 Ago - 11:22

Parece que também essa mota foi vendida na Europa como sendo a Lexmoto Hawk R9.


Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  ming.impiedoso Sex 4 Ago - 11:32

Sim Trigueiro, ela tem uma janela de visualização do nivel, do lado direito.
A saga da troca do oleo Img_2018
 Lá está, com as carenagens, é quase impossivel visualizar. Tendo a janela, essas motos já não têm o tal parafuso do nivel? Assim sendo, tem lógica ser o parafuso por cima da tampa do filtro do oleo para meter o oleo. Mais uma vez obrigado. Estava convencido (e já me tinham dito) que era o outro parafuso. Ainda bem que vim confirmar.
Sim, e é esse o modelo marca XGJAO modelo XGJ125-28, e é igualzinha à Lexmoto Hawk.
ming.impiedoso
ming.impiedoso

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/02/2019
Mota : em aquisição

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Trigueiro Sex 4 Ago - 11:51

E... afinal é preciso tirar a carenagem, e até o escape!, para se mudar o óleo!

É realmente um pincel mudar o óleo dessa mota.




Afinal o parafuso para a mudança do óleo é aquele que apontaste na primeira foto. Curiosamente, neste vídeo o parafuso é de plástico, enquanto que na tua mota parece ser de metal pintado. Vê lá que chave estás a usar. Para aquele local, e se a cabeça do parafuso for uma sextavada macho, aconselho-te a usares uma chave de luneta de muita boa qualidade. 

Eis uma imagem de uma chave dessas.

A saga da troca do oleo Chave_11

Se estás com receio de fazer estrago, leva a um mecânico experiente para te abrir aquele parafuso. Basta apertá-lo muito ligeiramente para voltares a casa e fazeres o resto do trabalho, se assim o quiseres.

Quando ao filtro do óleo, é daqueles compostos por uma rede metálica, que é reutilizável. Já tinha visto uma solução semelhante na scooter Keeway Focus 125 que pertenceu a um familiar meu. Melhor! É menos despesa de manutenção.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  ming.impiedoso Sex 4 Ago - 12:26

Não sei como chegaste a esse video! Já tinha pesquisado por esse modelo, mas pouca coisa apareceu! Que grande biscate, para mudar o óleo. Por acaso já tinha tirado as carenagens para colar, e olha que tirar aquilo não é pera doce, os plásticos são muito frágeis (pior vai ser coloca-los, ja não me lembra a ordem). Mas acho que não preciso tirar o escape, para mudar o óleo, é só por uma aparadeira entre o bujão e o escape, só se não der jeito para desapertar. Não me lembra de ver na minha o filtro do óleo nesse sitio, mas deve ser, os motores são iguais.
ming.impiedoso
ming.impiedoso

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/02/2019
Mota : em aquisição

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Trigueiro Sex 4 Ago - 15:18

Vais colar as carenagens com o quê?

Fibra de vidro?

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  ming.impiedoso Sex 4 Ago - 16:01

Parece que não me aconteceu só a mim!

https://www.reddit.com/r/MotoUK/comments/ekyvni/mechanical_help_trying_to_take_the_oil_cap_off_of/?rdt=58813&onetap_auto=true
ming.impiedoso
ming.impiedoso

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/02/2019
Mota : em aquisição

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  ming.impiedoso Sex 4 Ago - 16:04

Trigueiro escreveu:Vais colar as carenagens com o quê?

Fibra de vidro?
Vou tentar 1º com ferro de soldar e plastico e os grampos de fixação. se não resultar, vou tentar com a resina e a malha de fibra.
Mas tem alguns sitios que faltam bocados e vou mesmo ter de comprar o kit resina+malha.
ming.impiedoso
ming.impiedoso

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/02/2019
Mota : em aquisição

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Trigueiro Sáb 5 Ago - 11:49

Uma coisa que não percebo é como é que a tua mota possui o símbolo dos três diapasões, quer no tanque de combustível, quer na lateral do próprio motor, sem aparentemente haver chatice com a Yamaha. Pergunto-te se o fabricante da tua mota não é um dos associados com a Yamaha na China, fabricando motas para esta última ou sob a licença da mesma. Geralmente as 125 de baixo custo das grandes marcas japonesas não são feitas no Japão.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Trigueiro Sáb 5 Ago - 12:01

Entretanto, descobri no Manual do Haynes (o que tenho é a revisão de 2015) que a XGJAO, nos seus modelos XG125 GY-6 e XGj125-23, usou um dos motores chineses derivados da Honda CG125, tais como o 157FMI (arrefecido a ar), o 156MI-2B (de arrefecimento líquido) ou o 1556FMI-B (arrefecimento a ar com balanceador).

O motor da tua mota parece ser de uma conceção já bem mais moderna e, pela janela do nível do óleo na lateral do motor e pelos símbolos dos diapasões que já falei antes, desconfio que seja inspirado nas Yamahas 125 mais modernas.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  ming.impiedoso Seg 7 Ago - 9:58

Bom dia. Pois, tambem nunca percebi os emblemas da yamaha, especialmente no depósito. Nunca me quis dar ao trabalho de perguntar no concessionário (só lá estive uma vez). Mesmo essa versão de motor é diferente da lexmoto, que eu pensava ser igual. Podes ver nas fotos a seguir, que a minha não tem o filtro do lado direito. Pela janela do nivel, parece que o oleo não está sujo, não te parece? É que ontem estive a tentar novamente tirar o parafuso do nivel, e não consegui. 

A saga da troca do oleo Img_2027[/ur

A saga da troca do oleo Img_2026
ming.impiedoso
ming.impiedoso

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/02/2019
Mota : em aquisição

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Trigueiro Seg 7 Ago - 11:06

Ups!

Pela primeira das fotos que puseste na tua anterior mensagem, parece que o parafuso é dos que necessita uma chave Torx fêmea. Não uses uma chava sextavada ali, ou vais destruir a cabeça daquele parafuso.

Terás que usar uma chave Torx como a seguinte:
A saga da troca do oleo 234-ju11

Saquei esta imagem daqui:

https://tuecompra.pt/conjunto-de-4-chaves-torx-planas-femeas.html

Confirma bem o formato da cabeça desse parafuso.

Na segunda foto, como a mota está inclinada para o lado de lá (ela estava apoiada no descanso lateral, certo?), não dá para ver o óleo. No entanto, a cor do mesmo não diz tudo! Se tiveres água no óleo, este até pode ser de cor mais clara (tipo café com leite), enganando a vista, quando na realidade é um óleo já cozido e completamente arruinado. Aconteceu na minha XJ600N, quando a comprei. E não me perguntes como foi água lá parar, porque nunca voltou a acontecer e nunca o descobri.

Se não consegues tirar esse parafuso, leva a um mecânico e pede para o tirar. De seguida, arranja um bujão de óleo em que a cabeça do parafuso seja sextavada. Isso vende-se nas lojas de peças auto. Só tens que levar o bujão original para saberem as medidas.

Olha que se estragas a cabeça daquele parafuso, a sua remoção poderá implicar o sacar o motor cá para fora.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  ming.impiedoso Ter 8 Ago - 11:22

Bom dia. Estive a ver novamente o vídeo da lexmoto e confundi, ela tem o filtro do lado esquerdo, não fica é no mesmo sitio da minha. Curioso, como é que há varias versões dos motores. O resto da moto é igual. Ó Trigueiro, se eu deixar aquecer bem o motor, não será mais facil tirar o parafuso? Eu sei que o metal quente dilata, a lógica até seria tentar congela-lo... Já contactei a oficina/concessionário, onde foi vendida nova, mas a mota nunca fez manutenção lá. O melhor é mesmo ir lá mudar o óleo, mas é um bocado longe da minha casa, e não dá jeito nenhum, além de me custar mandar fazer uma coisa que eu mesmo sei fazer.
ming.impiedoso
ming.impiedoso

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/02/2019
Mota : em aquisição

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Trigueiro Ter 8 Ago - 12:47

ming.impiedoso escreveu:Bom dia. Estive a ver novamente o vídeo da lexmoto e confundi, ela tem o filtro do lado esquerdo, não fica é no mesmo sitio da minha. Curioso, como é que há varias versões dos motores. O resto da moto é igual. Ó Trigueiro, se eu deixar aquecer bem o motor, não será mais facil tirar o parafuso? Eu sei que o metal quente dilata, a lógica até seria tentar congela-lo... Já contactei a oficina/concessionário, onde foi vendida nova, mas a mota nunca fez manutenção lá. O melhor é mesmo ir lá mudar o óleo, mas é um bocado longe da minha casa, e não dá jeito nenhum, além de me custar mandar fazer uma coisa que eu mesmo sei fazer.

Os motores chineses costumam ter várias versões baseadas num mesmo motor original. O GY6, um motor muito usado nas scooters orientais que não japonesas, tem pelo menos duas versões, uma da Taiwan e outra da China E as peças, embora pareçam inteiramente compatíveis, por vezes não o são e isso pode levar posteriormente a avarias dispendiosas. 

Quanto ao parafuso, sim, deixar o motor aquecer bem pode ajudar a libertá-lo. Já tive uma situação semelhante, mas foi com velas de ignição num motor a diesel. Se tão tivesse aquecido previamente o motor, o mais certo era algumas daquelas velas partirem-se (descolarem da parte metálica da rosca) e depois só abrindo o motor, para as tirar de lá!

No entanto, ainda não respondeste a duas questões. A cabeça do parafuso é estrelada ou sextava? Se é estrelada, tens uma chave Torx fêmea que dê para usar naquele lugar? Já a experimentas-te?

Nota: Nunca usar uma chave sextavada num parafuso de cabeça estrelada! É desastre garantido.

Se achas que podes estragar a cabeça do parafuso, não hesites, leva a mota a um profissional. Um erro de principiante de mecânica é o de querer fazer com a sua mão a todo o custo. Já cometi esse erro por mais de uma vez nos meus carros e agora tento não repeti-lo.

Esse mecânico até pode ser um mecânico de carros, desde que seja alguém com experiência e boas ferramentas (um mecânico experiente sabe que usar ferramentas baratas é um erro que sai muito caro), se te der mais jeito por ficar perto da tua casa (é o que sucede comigo). Mesmo que tenhas que fazer a mudança do óleo completa nessa oficina, pelo menos o parafuso do bujão do óleo já não ficará tão apertado da próxima vez e então poderás ser tu a fazer a manutenção.

Certifica-te é de arranjares anilhas de cobre com o interior de borracha (são semelhantes a um o-ring, só que o exterior é de cobre), para que o aperto do parafuso do bujão não necessite de grande força.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

A saga da troca do oleo Empty Re: A saga da troca do oleo

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos