F125cc.com
Medidor de pressão do pneu nas Bombas. F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Medidor de pressão do pneu nas Bombas. F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
48 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 48 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Medidor de pressão do pneu nas Bombas.

3 participantes

Ir para baixo

Medidor de pressão do pneu nas Bombas. Empty Medidor de pressão do pneu nas Bombas.

Mensagem  Trigo. A Sex 12 Out - 23:14

Boas,

Agora que vem o frio e a chuva queria medir a pressão dos meus pneus e preferia não  gastar dinheiro se não for necessário.

A minha questão é até que ponto posso confiar no medidor de pressão de pneus nas bombas, quando andava de bicicleta usava e nem pensava muito, agora ainda estou para encontrar uma pessoa que também use isso em vez de ferramentas.

Cumps.

Trigo. A

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 07/02/2018
Mota : A decidir

Ir para o topo Ir para baixo

Medidor de pressão do pneu nas Bombas. Empty Re: Medidor de pressão do pneu nas Bombas.

Mensagem  Lallo Sáb 13 Out - 14:44

Mais importante que a preocupação com a exatidão dos calibradores de pressão disponibilizados junto a bombas.

É calibrar a pressão dos pneus de acordo com o que é preconizado no manual do utilizador em função da carga total a transportar.
Isso pode parecer óbvio, ocorre que muitos simplesmente não lêem manuais.

A consequência disso é que pneus:

Com pressão baixa: sobreaquecem, tem vida útil reduzida e podem comprometer a dirigibilidade.

Com pressão excessiva: ficam com perfil quadrado precocemente, o comportamento da suspensão fica áspero, além de tornar pneus mais suscetíveis à furos.

Isto posto, calibradores de pressão de pneus de bombas cá são aferidos periodicamente. Acredito que em Portugal não seria diferente.
A exatidão desses calibradores digitais mais populares cá estão dentro de 1% em relação à escala. Portanto com exatidão excelente.

No meu caso, recalibro os pneus de minhas motos em média a cada 7 dias, nunca ultrapassando 15 dias.

Uma alternativa interessante seria o uso de nitrogênio desde que este seja realmente anidro.

Procures sempre usar o mesmo calibrador. Tenha em mente que a pressão varia em função da temperatura. A cada 5 graus Celsius a pressão varia aproximadamente 1 Psi.


Lallo
Lallo

Masculino Mensagens : 352
Data de inscrição : 23/01/2018
Mota : Fazer 250 Yamaha

Ir para o topo Ir para baixo

Medidor de pressão do pneu nas Bombas. Empty Re: Medidor de pressão do pneu nas Bombas.

Mensagem  Trigo. A Sáb 13 Out - 23:13

Obrigado, já agora sabes quanto tempo tenho de esperar ou não, porque vou até á bomba, no manual diz a pressão dos pneus frios e secalhar isso altera.
A bomba mais perto é a 2 mins 1.5min.

Trigo. A

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 07/02/2018
Mota : A decidir

Ir para o topo Ir para baixo

Medidor de pressão do pneu nas Bombas. Empty Re: Medidor de pressão do pneu nas Bombas.

Mensagem  Lallo Dom 14 Out - 2:56

Trigo. A escreveu:Obrigado, já agora sabes quanto tempo tenho de esperar ou não, porque vou até á bomba, no manual diz a pressão dos pneus frios e secalhar isso altera.
A bomba mais perto é a 2 mins 1.5min.

Rodar até 2 km está bem pois os pneus pouco aquecem nessa distância.
Lallo
Lallo

Masculino Mensagens : 352
Data de inscrição : 23/01/2018
Mota : Fazer 250 Yamaha

Ir para o topo Ir para baixo

Medidor de pressão do pneu nas Bombas. Empty Re: Medidor de pressão do pneu nas Bombas.

Mensagem  Dias Dom 14 Out - 18:11

Cá vem o chato do Dias!
Lallo escreveu:... Uma alternativa interessante seria o uso de nitrogênio desde que este seja realmente anidro ... Procures sempre usar o mesmo calibrador ...
O Lallo tem toda a razão, mas acho que vale a pena explicar um pouco mais.

Geralmente fico calado quando há opiniões "fundamentalistas" (não foi o caso!), porque nem vale a pena discutir com pessoas que ficam zangadas quando se vêem ao espelho... quanto mais quando alguém discorda delas!
Se até há "fundamentalismo" nas chamadas "Ciências exactas", não admira o que acontece na política, alimentação, etc., e no uso de nitrogénio (azoto, em Portugal) para encher pneus!
Cada um pode meter o que quizer nos seus pneus, e não tenho nada com isso (desde que não seja eu a pagar), mas, para evitar que a boa-intenção do Lallo possa vir a ser mal-interpretada, vou-me chegar à frente.

A pressão típica de enchimento dos pneus é ~2 bar (acima da pressão atmosférica, ou seja ~3 bar de pressão absoluta). A esta pressão e às temperaturas a que circulamos, o ar, o azoto e qualquer outro gás "normal" (sem líquidos dissolvidos e que não reaja quimicamente com a borracha) comporta-se como um gás perfeito. Ou seja, se encherem o pneu a 0ºC e a temperatura subir para 50ºC, a pressão iria aumentar sempre de 2 bar para 2,37 bar, se a borracha não alterasse as suas dimensões!
Já se houver água condensada dentro do pneu, isto é, se a humidade relativa for de 100%, no caso anterior a pressão passará para 2,61 bar, ou seja, um aumento de ~10%.
Ora, os compressores vulgares (como os das bombas de gasolina) não fornecem ar respirável (está cheio de vapor de óleo), nem muito menos ar seco! Assim, se encherem os pneus no Inverno, seguramente que podem ter condensação de vapor de água lá dentro!
Os filtros e secadores para os compressores de ar são muito caros (sendo mesmo mais caros do que o próprio compressor no caso de pequenas instalações), pelo que pode ser muito mais simples e económico encomendar garrafas de "azoto seco" ("anidro", como disse o Lallo; é o que eu faço no sítio onde trabalho para purgar os equipamentos que são sensíveis à humidade).

Conclusão: Se estiverem preocupados com o efeito da humidade, encham os pneus no Verão, e.g. num dia em que a humidade relativa seja pequena, e riam-se quando vos vierem contar a história que a pressão não varia se encherem com azoto!

Mais importante que a humidade, é a contracção da borracha com a temperatura!
Ups...
A borracha é um material maravilha para pneus, precisamente porque é um dos poucos materiais elásticos que tem um coeficiente de dilatação térmico negativo! Por isso é que "enfia as garras" ao "bater" no solo! Só que, se se contrai com o aquecimento, então faz aumentar muito a pressão!
A solução óbvia é usar materiais diferentes para o piso do pneu e para a sua estrutura. Por isso é que o "mesmo" pneu pode custar 30 ou 300 €!

Passando ao calibrador (manómetro, em Portugal) eu também defendo que os mais exigentes devem usar sempre o mesmo manómetro, ou, se tiverem ou usarem vários, calibrarem os diferentes manómetros que usam. Passo a explicar.
Eu actualmente tenho 3, mas comecei por encher os pneus no posto de abastecimento, com um valor acima do valor correcto, e era em casa que acertava a pressão, ou então enchia em casa com uma bomba de pé, mas era sempre o meu manómetro de estimação que servia de referência. Com o tempo, depois de verificar que havia uma diferença sistemática entre leituras, passei à fase do "enche, entra com a correcção e siga".

Como a conversa já vai longa, passemos aos finalmentes (para o utilizador comum)...
Esqueçam tudo o que escrevi... SE...
Andarem dentro dos limites legais e cumprirem as demais recomendações de segurança do IMTT e...
- Se a pressão indicada pelo fabricante for 1,8 bar e tiverem 2,0 bar (ou vice-versa)...
- Se não são capazes de SENTIR pelo comportamento da moto se os pneus estão cheios/vazios demais...
- Se acham que quando andam em areia, em calhaus redondos ou afiados, ou a subir passeios devem usar a mesma pressão...

Então... não se preocupem com a pressão dos pneus!

Nota: As pressões dos pneus da Aquila acho que foram verificadas em Julho de 2017 (não noto necessidade de correcção). Acertei as pressões da Cygnus em Agosto, porque estava a ficar "marota" nas rotundas com pneus "carecas de 8 anos" (depois, como levou pneus novos e não acredito nos "profissionais", acertei as pressões ao chegar a casa; vou reverificar quando chegar o "frio").

Nota final: Como eu tento não ser "fundamentalista", aceito críticas (é assim que aprendo aquilo que ainda não consegui aprender só por mim).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Medidor de pressão do pneu nas Bombas. Empty Re: Medidor de pressão do pneu nas Bombas.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos