F125cc.com
Novembro 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
   1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
41 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 40 Visitantes :: 2 Motores de busca

Dias

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Carregador de Bateria sem desligar bornes

Ir em baixo

Carregador de Bateria sem desligar bornes

Mensagem  QuicoB em Qua 7 Nov - 8:54

Olá a todos.

Tenho um carregador smart do aldi (que é um Medion MD18559) e gostava de saber a opinião dos entendidos sobre a possibilidade de carregar a bateria da minha CB125F sem desligar os bornes da bateria. Será que há problema nisto?
Pergunto isto porque pretendo fazer um cabo adaptador com uma ficha para colocar debaixo do banco e assim manter uma parte permanentemente ligada à bateria e o carregador ligado à corrente para carregamento e manutenção da bateria, sendo mais fácil de desligar e sair com a mota sem estar montar tampas etc. Basicamente replicar os famosos ctek que já trazem isso de fábrica.

Obrigado.

QuicoB

Masculino Mensagens : 5
Mota : CB125F

Re: Carregador de Bateria sem desligar bornes

Mensagem  Dias em Qua 7 Nov - 11:50

A resposta tem que ser sim-e-não.
Passo a explicar.
Há dois possíveis problemas, ambos com a mesma causa e de solução simples (o que quer dizer que deixa de haver problemas): Mau-contacto e/ou resistência elevada no circuito de carga.
- Se for nos bornes da bateria, pode "queimar" qualquer equipamento que esteja ligado. A solução óbvia é garantir que está tudo desligado. Portanto, chave da ignição em "off" e alarme desligado. O carregador deveria evitar (sempre) esta situação, mas poderá não ser suficientemente rápido em caso de mau-contacto. Nada como limpar e aplicar a massa (e também verniz, para os mais esquisitos) conveniente nos bornes.
- Se for na ficha, fusível, cabos e contactos na ligação do carregador ao circuito eléctrico da moto, os chamados carregadores "smart" (alguns são mais estúpidos do que uma saca de batatas) vão dizer que a bateria está deficiente e não carregam!

Opinião pessoal (isto é, aquela coisa que vale o que vale sem comprometer quem a dá em caso de desgraça): Força nisso, porque é muito prático e pode-te fazer durar a/s bateria/s (esta e as próximas) mais uns anos, mas..., no caso de não estares à vontade com ligações eléctricas, procura entre os teus amigos quem saiba onde e como fazer a ligação.
Dias

Masculino Mensagens : 5058
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  QuicoB em Qua 7 Nov - 12:00

Isso de fazer as ligações não há qualquer problema, é algo que estou completamente à vontade.
O meu receio era danificar algum componente mas pelas várias opiniões que tenho reunido, e agora mais uma, desde que a chave esteja em off não deve haver problema.
Obrigado.

QuicoB

Mensagem  QuicoB em Qua 7 Nov - 12:08

Basicamente é fazer isto de modo a poder usar o carregador ou com as pinças ou com os terminais.
Só que na opção com os terminais, estes estarão sempre montados na bateria de modo a não desmontar nada na mota.

QuicoB

Mensagem  Dias em Qua 7 Nov - 15:02

Se estiveres a pensar usar uma "tomada de isqueiro" (que é sempre uma mais-valia), acho que seria uma boa ideia construires uma adaptador, tão directo quanto possível, do carregador para uma "ficha de isqueiro". Ups... asneira...
Pode ser asneira mas é o que está a pedir!

Explicação: As fichas macho são supostas ser de "consumo" e as tomadas fêmeas de "fornecimento".

Sugestão: Como a ??? de isqueiro tanto poderá ser usada para carregar a bateria ou para retirar corrente, chama-lhe "ficha/tomada gay de isqueiro" para toda a gente ficar satisfeita!
Dias

Masculino Mensagens : 5058
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  QuicoB em Qua 7 Nov - 15:23

Vou considerar essa ideia. 

Tenho de analisar onde coloca-la, se fica bem ou não e se lhe vou dar utilização. Mas fica registado.

QuicoB

Mensagem  Lallo em Qua 7 Nov - 16:23

Construí um carregador de bateria gastando menos de 5 Euros. Usei-o várias vezes para carregar lentamente baterias de 5 à 12AH.

Esse carregador tabajara não é inteligente, é tão burro e rudimentar quanto eu, mas funciona.
Contudo, este tipo jamais deve ser ligado direto numa bateria conectada aos bornes da moto, pois esse carregador não possui controle de tensão de saída. Mas que a traquitana funciona bem, ah ela funciona.
Lallo

Masculino Mensagens : 91
Mota : YBR 125 Factor

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: