F125cc.com
Dezembro 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado
22 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 21 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lallo

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Znen Victoria-Problemas elétricos

Ir em baixo

Znen Victoria-Problemas elétricos

Mensagem  TrAnsAlper em Dom 25 Nov - 21:31

Boas amigos.

Depois de algum tempo de interregno estou de volta a este fórum, desta vez para pedir aconselhamento...

Em outubro adquiri uma Znen Victoria 125 de 2013, anunciada a preço de combate (menos de 1000 euros), com cerca de 1200 kms. Como procurava uma scooter deste género para a esposa iniciar no mundo das duas rodas não hesitei e lá fui buscar a dita scooter ao Fundão, no representante Honda (que a tinha obtido através de retoma).

Ora bem, os problemas começaram logo na viagem até Viseu, pois a moto começou a falhar e indo várias vezes a baixo. Após alguns minutos de espera lá conseguia ligar de novo e fazer mais 5, 10...15 kms.Os últimos 60 kms foram um autêntico suplício já para não falar do total arrependimento sentido...O meu diagnóstico andou sempre perto do problema detetado, ou seja CDI, bobine...

Da parte do concessionário não tenho nada a dizer, pois chegaram até a oferecer-se para me ir buscar a meio do caminho. Decidimos que ia tentar chegar a casa e contactar um mecânico da confiança deles para averiguar o problema.
O mecânico despistou a questão do CDI e da bobine e falou-me de um "prato" que também integra este sistema elétrico (perdoem-me a ignorância mas são sei especificar), sendo que é esse o problema que a leva a falhar.

A mota encontra-se lá desde essa altura e a sobrecarga de trabalho do mecânico também não ajudou. Também justifica este "atraso" com a dificuldade em obter a dita peça, o que acredito até certo ponto.

Vou aguardar mais esta semana para ver a evolução e se não houver novidades trago a mota como está.

A questão que me traz aqui e perceber se alguém teve uma situação idêntica e que possa dar uma dica que ajude.

Sinceramente estou a pensar ir buscar a mota e vendê-la logo a seguir, o que é pena...

Deixo aqui umas fotos também.



https://i.servimg.com/u/f42/11/62/34/32/img_2010.jpg







Obrigado desde já por qualquer ajuda.

Um abraço e boas curvas
avatar
TrAnsAlper

Masculino Mensagens : 33
Data de inscrição : 19/08/2013
Mota : Hyosung Aquila GV 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Znen Victoria-Problemas elétricos

Mensagem  nunes em Seg 26 Nov - 10:06

mas a mota foi para um mecânico da confiança do Sr Zé ou foi mesmo para lá para o Fundão.
Pelo que percebi não foi para o Fundão.
se assim for fala com ele. Ele vai buscar-te a mota.
é bom homem mas, mais importante que isso, sabe da arte.
Não a vendas sem ele lhe meter as mãos. Até porque tens garantia, certo?
avatar
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 6697
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Znen Victoria-Problemas elétricos

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 26 Nov - 10:37

Viva!

Obrigado pela resposta.

A mota foi para um mecânico de confiança da Motozêzere, aqui em Viseu, pois quando começou a falhar já estava mais perto daqui e decidimos que a tentaria trazer até casa. Entretanto só me resta aguardar que venha a tal peça ( que não sei se já foi pedida) ou então ir lá buscar a mota visto que já passou bastante tempo.

A moto foi comprada na MotoZêzere mas era de um cliente...por isso em termos de garantia a coisa não vai ser fácil e nem estou muito para me chatear.

Enfim, vamos ver o que isto vai dar. Para já só dá desilusão e arrependimento. Se calhar apostei no cavalo errado. Sad

Um abraço e boas curvas
avatar
TrAnsAlper

Masculino Mensagens : 33
Data de inscrição : 19/08/2013
Mota : Hyosung Aquila GV 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Znen Victoria-Problemas elétricos

Mensagem  Trigueiro em Seg 26 Nov - 11:19

Bom dia, companheiro

Azares desses acontecem com todas as motas, sejam chinesas ou japonesas. O que está aqui a moer mais a tua paciência parece-me ser este compasso de espera em que a mota não é arranjada e ficas sem saber se é uma pequena e insignificante avaria ou algo mais complexo e caro. É preciso paciência com elas e, enquanto houver peças, é usar e desfrutar. Parece-me que se a venderes tal como está, vais perder mais dinheiro do que se a consertares e a desfrutares.

Essa mota parece estar bem conservada e também acho que menos de 1000€ por uma scooter 125 chinesa com tão poucos quilómetros é um bom negócio, mesmo que antes de a desfrutar seja necessário ir fazer uma pequena cura num mecânico.

Fala-nos mais em pormenor dessa avaria. O motor apagava-se ou tu é que tinhas que o desligar por falta de força? Se se apagava, era ao ralenti ou quando ias acelerar? E quando o motor era desligado, se ligasses de imediato a chave na ignição, a luz do neutro ficava acessa ou a mota não mostrava sinais de ter eletricidade, sendo necessário desligar a ignição e esperar um minuto ou dois para a bateria recuperar? Estava a chover quando isso aconteceu? A mota estava molhada?

Essa mota esteva parada muito tempo antes de a comprares?

Esse disco que o mecânico te falou por acaso seria o rotor?

Trigueiro

Masculino Mensagens : 336
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33 + Yamaha XVS 650 Drag Star Classic

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Znen Victoria-Problemas elétricos

Mensagem  TrAnsAlper em Seg 26 Nov - 12:04

Boas.

Pois, provavelmente é mesmo a paciência a esgotar.

Obrigado pelo aconselhamento.

A mota passado uns 30/40 kms a andar normalmente (embora já com alguns engasganços pontuais que inicialmente associei ao combustível/carburador) começou a a perder a força e ir a baixo (desligava-se) mesmo, em andamento. Bastava 5 minutos de espera, pegava normalmente e voltava a rolar. Estava um dia um pouco frio (nada de chuva) e nem acho que a mota tenha aquecido muito, até porque não apertei com ela. Há aqui um factor que acontecia mais, ou seja, a subir aconteceu mais vezes, sobretudo quando tinha que rolar mais um pouco o punho.

Pelo que me dizem a mota esteve parada algum tempo,sim. 
Não sei especificar bem a peça em questão. Ele usa a designação "prato" e neste também terá umas bobines, sendo a certeza que é um componente elétrico...O homem também percebe da matéria e é um mecânico bem reputado por estas bandas. Até aí estou tranquilo...

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Um abraço e boas curvas
avatar
TrAnsAlper

Masculino Mensagens : 33
Data de inscrição : 19/08/2013
Mota : Hyosung Aquila GV 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Znen Victoria-Problemas elétricos

Mensagem  Carlos Alexandre em Seg 26 Nov - 12:10

Bem companheiro vê as coisas assim é uma lição a aprender pois as veses nem sempre o barato sai caro Sad
Eu comprei uma chinoca uma Jonuei acho eu chinoca sem duvida e era nova custou á volta 1600 euros mais 200 dos documentos  a 9 anos e picos ,bem logo na primeira semana pimba algo se desapertou oficina com ela  pois estava tudo desapertado perdeu um pisa pés traseiro e plásticos molas sem  aperto com parafusos la metidos mas sem as partes metálicas a segura-los  (boa qualidade )  bem la perfis 450 kms com ela bem estava na hora de mudar óleo la vou para  a oficina chego la  começa a dar estalos na direção o mecânico senhor Fernando( boa pessoa ) fala logo bem tens o rolamento da coluna de direção sem massa e gripou é normal vir assim da china algumas ,bem claro é barato logo a qualidade é fraca pensei eu logo a seguir olha para os pneus e fala e vou ter que trocar os pneus também pois estão com defeito
bem esteve la uma semana não arranjou o rolamento de direção pois não teve tempo
ora fis mais uns quantos kms estava com 600 kms aquilo dava estalos por todo o lado  a deixei lá  ao fim de um mês eles não tinham motas e tive uma proposta de compra pela minha mota 1500 euros foi o melhor que eu fis  a vendi logo para comprar outra e comprei uma kymco DT 125cc custava o dobro e nunca tive problemas a vendi com 8500kms para comprar a 300cc 
aprendi a lição barato sai caro

e tinha la desse modelo são bem catitas olha se for so o cdi não e nada de grave
mas faz uma revisão óleo ver correia pode ter estado parada a algum tempo e essas correia partem facilmente
eu pessoalmente mandava meter correia  (limpar roletes e embraiagem e lubrificar )óleo filtro óleo  filtro de ar vela  e ver pneus e principalmente vabulas do ar chamados pipos pois com o tempo partem
e assim sabes com o que ficas
boas voltas com ela
avatar
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 6258
Data de inscrição : 04/02/2011
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Znen Victoria-Problemas elétricos

Mensagem  Trigueiro em Seg 26 Nov - 12:58

Carlos Alexandre

Sabias que em algumas das motas chinesas que deram problemas na Europa, muitas vezes o problema da montagem estava... no país europeu importador?

Pois é, tal como algumas motas de marcas japonesas, as motas vinham desmontadas (poupança de custos de transporte), sendo montadas à papo seco no importador. Geralmente as marcas japonesas certificam-se que o importador arranja pessol correto e com formação para fazer essas montagens, mas nas marcas chinesas o objetivo é o preço final baixo e essa etapa essencial foi descurada por muitos (mas não todos!) importadores.

TrAnsAlper

Tendo em conta o teu relato da avaria e especialmente o facto da mota ter estado parada muito tempo, pede ao teu mecânico para ele verificar se a torneira do depósito de combustível não está entupida com partículas de ferrugem que se desprenderam do interior do depósito. Isso aconteceu com a minha chinesa Jialing e foi o motivo pelo qual o antigo proprietário me a vendeu ao desbarato. A mota engasgava-se, perdia força e parava ao fim de algum tempo de uso. Depois de arranjado o depósito e limpo os carburadores, a mota ficou impecável.

Pode ser que o tanque de combustível da tua mota até nem seja de metal, mas quase que aposto como é.

Custa-me a crer que o problema da tua mota seja já o rotor ou o alternador.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 336
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33 + Yamaha XVS 650 Drag Star Classic

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Znen Victoria-Problemas elétricos

Mensagem  Carlos Alexandre em Seg 26 Nov - 14:02

Trigueiro escreveu:Carlos Alexandre

Sabias que em algumas das motas chinesas que deram problemas na Europa, muitas vezes o problema da montagem estava... no país europeu importador?

Pois é, tal como algumas motas de marcas japonesas, as motas vinham desmontadas (poupança de custos de transporte), sendo montadas à papo seco no importador. Geralmente as marcas japonesas certificam-se que o importador arranja pessol correto e com formação para fazer essas montagens, mas nas marcas chinesas o objetivo é o preço final baixo e essa etapa essencial foi descurada por muitos (mas não todos!) importadores.


companheiro isso ainda acontece mesmo com marcas chamadas boas
olha não sei se reparaste tenho uma chinoca na mesma uma kymco e é bem boa
não tenho muita coisa a apontar nos 21mil que ela tem
sem ser má régua da Centralina e retentor da bomba de agua este ultimo por a ter parado durante 8meses mas tudo resolvido dentro da garantia
o resto são peças de desgaste como correia e pastilhas da frente as de tras ainda são as de origem e roletes tudo que tem que ser mudado ao fim de x kms
e claro já vai para o terceiro jogo de pneus
se recomendava a minha maxi claro que sim é boa e da  bem para passear no verão que é o uso que lhe dou
avatar
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 6258
Data de inscrição : 04/02/2011
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Znen Victoria-Problemas elétricos

Mensagem  Trigueiro em Seg 26 Nov - 16:00

As Kymco tem a fama de serem das melhores marcas chinesas, para não dizer mesmo a melhor.

A minha Jialing tem dado alguns problemas, sendo que a grande maioria deles tiveram origem humana (maus tratos). Prova disso é que o motor, a peça que foi menos mal tratada, porque vinha só com cerca de 245km quando comprei a mota, não tem chateado nada e já lá vão mais de 9000Km.

É por isso que digo ao colega TrAnsAlper para ter paciência com a mota, antes de a meter à venda sem saber bem qual é o seu mal. O que mais costuma irritar nestas situações é a espera! Pagar uma mota, com a perspetiva de uso imediato da mesma, para depois sermos confrontados com meses de paragem numa oficina, é de fazer uma pessoa perder a paciência!

Aperta com esse mecânico, TrAnsAlper! E não deixes de confirmar se a gasolina no fundo do depósito não está cheia de impurezas. O tanque da minha Jialing tinha lá dentro uma alguadilha ferrugenta, pedaços de ferrugem e uns milititros de gasolina.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 336
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33 + Yamaha XVS 650 Drag Star Classic

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Znen Victoria-Problemas elétricos

Mensagem  Dias em Seg 26 Nov - 18:35

Quanto a mim, a primeira coisa a fazer é limpar o depósito e o carburador. Depois, como a avaria aparece a quente, parece-me que será preciso ir à procura noutro sítio, e é vulgar ser difícil separar maus-funcionamentos devido a alimentação de combustível dos de ignição.
Como eu sou um chato, quando aparecem perguntas no Fórum, a que eu não sei responder, (se estou disponível) vou à procura de respostas. Mais concretamente, o TrAnsAlper falou num "prato"...
Como calculo que não seja um prato de chanfana, cabrito no forno, bacalhau à Gralha, polvo à lagareiro, etc., imagino que seja o sistema responsável por dar a informação à CDI que a cambota se está a aproximar do ponto-morto-superior (PMS) durante a fase de compressão, donde deve estar preparada para mandar faísca para a vela.
O sistema de avanço centrífugo e de vácuo do meu ex-1200 de 1971 conheço eu bem (era um prazer ouvir o barulho do motor quando abriam as segundas secções dos dois carburadores e pregar ataques de nervos aos condutores dos BMW 1600), mas ainda estou muito "verde" quanto ao sistema de controlo de avanço de ignição dos motores de moto com carburador.

Nota: No caso dos motores com injecção electrónica, tudo é "fácil" porque a ECU tem um "mapa" com o avanço em função da rotação e da pressão no colector de admissão. Ou seja, estamos tramados se o quizermos alterar (é o Admirável Mundo Novo).

Assim para quem se quizer iniciar nas coisas mais simples da ignição, sugiro a leitura do que podem encontrar e.g. em:

https://www.mbscooters.co.uk/info/mb-*-tech-articles/engine-tech-*-advance-boxes+282.html

As minhas desculpas por estar em Inglês (se necessário, recorram às funcionalidades de tradução que há na Net), mas não encontrei informação pertinente em Português (não traduzi por causa dos gráficos e do tamanho do documento).
avatar
Dias

Masculino Mensagens : 5103
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Znen Victoria-Problemas elétricos

Mensagem  jose antonio lobo em Sex 30 Nov - 11:44

Amigo a SYM tem um modelo muito parecido com o teu será que o motor não seja o mesmo e consigas peças muito mais rápido é o caso de ires a um representante SYM e ver se a dita peça é igual
avatar
jose antonio lobo

Masculino Mensagens : 519
Data de inscrição : 19/12/2010
Mota : kimco agility city 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Avaria zenen

Mensagem  Rogerio Paulo em Sex 30 Nov - 16:56

Boa tarde,tive uma zenen 5 anos com 1 ano teve uma avaria idêntica,em andamento desligava-se sozinha levei a um mecânico que nao é da marca, depois de fazer o teste para ver se era da válvula do descanso lateral conluio que era do cdi,fui comprar a peça ao representante da marca que tinha em stock não só o cdi, como todo o material para esta marca o mecânico da zenen estranhou ser a avaria no cdi, disse-me que esta peça não avariava com facilidade, mas de facto era o cdi tive a mota mais 4 anos fez 5000km e levou apenas uma carnagem frente partiu por queda também a comprei sem dificuldade o stand chama-se LXL encontra no OLX os anúncios deles com morada e telefone entregam á cobrança para todo o pais.

Rogerio Paulo

Masculino Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/11/2018
Mota : zenen 125cc

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Znen Victoria-Problemas elétricos

Mensagem  jose antonio lobo em Sex 30 Nov - 20:44

avatar
jose antonio lobo

Masculino Mensagens : 519
Data de inscrição : 19/12/2010
Mota : kimco agility city 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Znen Victoria-Problemas elétricos

Mensagem  Carlos Alexandre em Sex 30 Nov - 21:21

Rogerio Paulo escreveu:Boa tarde,tive uma zenen 5 anos com 1 ano teve uma avaria idêntica,em andamento desligava-se sozinha levei a um mecânico que nao é da marca, depois de fazer o teste para ver se era da válvula do descanso lateral conluio que era do cdi,fui comprar a peça ao representante da marca que tinha em stock não só o cdi, como todo o material para esta marca o mecânico da zenen estranhou ser a avaria no cdi, disse-me que esta peça não avariava com facilidade, mas de facto era o cdi tive a mota mais 4 anos fez 5000km e levou apenas uma carnagem frente partiu por queda também a comprei sem dificuldade o stand chama-se LXL encontra no OLX os anúncios deles com morada e telefone entregam á cobrança para todo o pais.


o mecânico era o senhor Fernando
avatar
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 6258
Data de inscrição : 04/02/2011
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Voltar ao Topo Ir em baixo

nem só quem tem canudo tem valor.

Mensagem  Rogerio Paulo em Seg 3 Dez - 13:25

Por acaso não é sr Fernando chama-se sr João mecânico já  com os seus 55 anos mas bom profissional,aprendeu a arte a trabalhar desde novo,como disse no titulo nem só quem tem canudo tem valor.

Rogerio Paulo

Masculino Mensagens : 2
Data de inscrição : 30/11/2018
Mota : zenen 125cc

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Znen Victoria-Problemas elétricos

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum