F125cc.com
Carburador e injeção F125cc10
Janeiro 2020
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado
28 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 25 Visitantes :: 2 Motores de busca

alfredo lopes, linhos, tiagofvale

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Carburador e injeção

Ir em baixo

Carburador e injeção Empty Carburador e injeção

Mensagem  MatrixSilver em Qui 17 Jan - 13:30

A yamaha wr 125 é de injeção e a yamaha xt é de carborador? Qual das duas anda mais? E qual desenvolve melhor? Quero comprar uma das duas, mas queria uma ajuda/opinião.

MatrixSilver

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/01/2019
Mota : Yamaha wr

Voltar ao Topo Ir em baixo

Carburador e injeção Empty Re: Carburador e injeção

Mensagem  Trigueiro em Dom 20 Jan - 11:12

O que tu queres é a WR. Tem 15CV e usa injeção eletrónica. Porquê injeção eletrónica? Porque na hora do arranque não há choques para serem acionados, é só ligar e andar, que a injeção eletrónica encarrega-se de ir ajustando a relação da mistura ar/gasolina à temperatura de funcionamento do  motor. No motor a carburador tem que ser tu a fazer isso, acontecendo a possibilidade de te esqueceres de desligar o choque (cujo grau de abertura varia se é verão ou inverno...), o que se nota, quando o motor já estiver bem quente, por um menor desenvolvimento deste a altas rotações, quando não se quer mesmo engasgar (especialmente numa aceleração brusca, como quando se vai fazer uma ultrapassagem).

Acrescenta aí o facto de os motores a injeção eletrónica não necessitarem, de tempos a tempos, de uma limpeza e um ajuste no... carburador! A desvantagem é que a injeção eletrónica, quando avaria, pode ser bastante chata de se reparar, especialmente se não tivermos acesso ao computador de fábrica para detetar o local do problema (leia-se "ler erros na centralina").

No entanto, mesmo que a injeção eletrónica propicie um início de aquecimento de motor muito suave e sem engasganços, isto não quer dizer que possamos acelerar a abrir logo que se põem o motor a trabalhar. Poder fazê-lo, na realidade, podemos, mas o motor não vai levar muito tempo para passar de um motor novo, cheio de força, para um motor desgastado, com pouca compressão e força.

Há, no entanto, um pormenorzinho com os motores a carburador. É que depois de estarem bem quentes, quando abres gás no acelerador, o motor de carburador responde logo de imediato, sem qualquer delay (atraso). Isto não quer dizer que uma mota de 12,5cv (como parece ser o caso do motor da XT 125) vá andar mais do que uma WR, com os seus 15cv, mas é possível que te dê um feeling mais, digamos, orgânico do motor, com um possível maior prazer por haver uma relação direta entre o teu acelerador e a aceleração do motor. Mas isto são "mariquices" a que só o pessoal mais cota dá importância.

Vai para a injeção eletrónica. É mais amiga do ambiente (queima melhor o combustível) e os motores a carburador, mais tarde ou mais cedo, vão ser os primeiros a começarem a ser proibidos de circular em alguns sítios por motivos ambientais.

Um nota final muito chata: Nas motas, o mais importante é, quando acabamos a viagem, a mota e nós estarmos inteiros. Isto de quantos cabelos anda uma mota mais do que a outra é quase como discutir o sexo dos anjos. E digo "quase", porque a discussão sobre o sexo dos anjos é inocente e um estampanço de mota é, no mínimo, doloroso.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 728
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum