F125cc.com
BN F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
BN F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
123 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 123 visitantes :: 4 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

BN

+6
Trigueiro
Lallo
Dr_Lion
tiagofvale
nunes
Manuel 123
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

BN Empty BN

Mensagem  Manuel 123 Qua 6 Mar - 2:27

Olá, eu ando com uma dúvida, já vi pessoas a dizer que a BN 125cc é confortável.
A minha grande dúvida é, será que é tão confortável como uma Superlight 125.
Eu gosto bastante da Superlight mas quando vi a BN...
Será que tanto uma como outra seria complicado aguentar 100km?
E já agora, qual a máxima velocidade das 2?

Manuel 123

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  nunes Qua 6 Mar - 10:39

Manuel, se estás a falar de 100Km todos os dias, apenas de uma vez, é complicado em qualquer 125cc.
se estás a falar de 100 km de vez em quando, em jeito de passeio, aguentas isso em qualquer 125cc.
se não parares apenas uma vez, páras duas
Repara que o que pode ter dificuldade em aguentar é o corpo e não a mota. a mota aguenta na boa.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Manuel 123 Qua 6 Mar - 12:44

nunes escreveu:Manuel, se estás a falar de 100Km todos os dias, apenas de uma vez, é complicado em qualquer 125cc.
se estás a falar de 100 km de vez em quando, em jeito de passeio, aguentas isso em qualquer 125cc.
se não parares apenas uma vez, páras duas
Repara que o que pode ter dificuldade em aguentar é o corpo e não a mota. a mota aguenta na boa.
Sim, eu estava a falar de fazer uns 100Km de vez em quando.
Se souberes, podias-me dizer qual e a velocidade máxima da Superlight depois da rodagem? Eu já vi muita gente a dizer que não chegava a + de 100, mas também já vi pessoas a dizer que vai ate 120, ambas sem mundificações. Será que isso acontece por causa do novo Euro 4, ou não terá nada a ver com isso?

Manuel 123

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  tiagofvale Qua 6 Mar - 15:25

Tive uma Superlight pré Euro 4 (a carburador) e em plano não passa dos 100km/h... E mesmo assim só com muito lanço e em grande esforço. O sweet spot da mota é nos 70-80km/h.

Não sei o andamento da nova, mas se alguém te disser que em plano a de carburador dá 120km/h é mentira.
tiagofvale
tiagofvale

Masculino Mensagens : 127
Data de inscrição : 09/12/2015
Mota : Keeway Superlight E.L.

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Manuel 123 Qua 6 Mar - 16:50

tiagofvale escreveu:Tive uma Superlight pré Euro 4 (a carburador) e em plano não passa dos 100km/h... E mesmo assim só com muito lanço e em grande esforço. O sweet spot da mota é nos 70-80km/h.

Não sei o andamento da nova, mas se alguém te disser que em plano a de carburador dá 120km/h é mentira.
A pessoa que me disse que chegava a 120km/h tinha uma Superlight com Injeção Eletrónica
Por isso e que me surge a duvida.
É que mesmo no Youtube não existe nenhum vídeo com um Superlight Euro 4 com injeção eletrónica, por isso não tenho maneira de comparar. Mas achas que injeção eletrónica da assim tanta potencia a uma mota?

Manuel 123

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  tiagofvale Qua 6 Mar - 17:19

A nova tem 7,8kW que equivale a perto de 11cv que creio ser o que a minha tinha.


A injeção eletrónica contribui para melhores consumos e mais serenidade no motor, mas pelos números deles não traz potência extra.

Como tal, se deu 120km/h foi a descer muitíssimo e em redline! Uma vez a descer a via norte junto à Makro dei 115km/h de ponteiro perto das 9500RPM (redline às 10000RPM) num sofrimento indescritível.

Não te acredites no que lês. A Superlight é uma boa mota (qualidade/preço) para velocidades de cruzeiro de 85km/h tops. Mais do que isso e há esforço tanto para o condutor como para a mota.

Fiz 15000km com a minha, ao sol e à chuva, foi o meu único transporte durante 2 anos. Mas não consegues viajar acima de 90km/h, seguramente. Quem diz que o faz está ou a assassinar a mota ou a atirar-te areia para os olhos.
tiagofvale
tiagofvale

Masculino Mensagens : 127
Data de inscrição : 09/12/2015
Mota : Keeway Superlight E.L.

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Dr_Lion Qua 6 Mar - 20:44

A benelli ainda ontem vi uma review a dizer que dava 120km/h de vel máxima. Atenção que velocidade de pico, e o facto de a dar não é sinónimo de fazer 100kms a 120km/h...

Dr_Lion

Masculino Mensagens : 111
Data de inscrição : 18/07/2018
Mota : Suzuki DRZ400

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Manuel 123 Qua 6 Mar - 21:38

Dr_Lion escreveu:A benelli ainda ontem vi uma review a dizer que dava 120km/h de vel máxima. Atenção que velocidade de pico, e o facto de a dar não é sinónimo de fazer 100kms a 120km/h...
Sim, eu sei.
Mas já agora, qual Benelli?

Manuel 123

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Manuel 123 Qua 6 Mar - 21:43

Eu estava a procura de uma mota que fosse confortável, minimamente rápida e segura.
E pelo que eu vi, quando tem uma não tem as outras, e quando tem, passa do valor que pretendo gastar.
Alguém sabe motas com estas descrições que seja de médio custo?

Manuel 123

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Lallo Qua 6 Mar - 22:32

Manuel 123 escreveu:Eu estava a procura de uma mota que fosse confortável, minimamente rápida e segura.
E pelo que eu vi, quando tem uma não tem as outras, e quando tem, passa do valor que pretendo gastar.
Alguém sabe motas com estas descrições que seja de médio custo?

Manuel

O papo reto é o seguinte.
Motocicletas de baixa cilindrada tais como 125, 150 e 160cc têm pouca reserva de potência para trafegar em autoestradas.
Ou seja, essas citadas para manter velocidade de 100 km/h ou pouco acima precisam ser esgoeladas. Nesta condição o motorzinho trabalha no limite de rotação do motor.

Motocicletas de baixa cilindrada são excelentes para uso urbano, são econômicas, têm baixo custo de manutenção e agilidade para se locomover no trânsito pesado das cidades.

Pronto falei.

Artigo recomendado para leitura:

http://clubedosyamaheiros.forumeiros.com/t9-viagens-longas-em-motocicletas-pequenas-e-possivel


Última edição por Lallo em Qui 7 Mar - 4:04, editado 1 vez(es)
Lallo
Lallo

Masculino Mensagens : 352
Data de inscrição : 23/01/2018
Mota : Fazer 250 Yamaha

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Dr_Lion Qua 6 Mar - 23:26

Manuel 123 escreveu:
Dr_Lion escreveu:A benelli ainda ontem vi uma review a dizer que dava 120km/h de vel máxima. Atenção que velocidade de pico, e o facto de a dar não é sinónimo de fazer 100kms a 120km/h...
Sim, eu sei.
Mas já agora, qual Benelli?

A bn 125cc, de 11cv se não estou em erro, refrigerada a ar.

Mas é como já disseram, se queres rolar rápido esquece 125, vai para 300 ou superior. Quanto maior a cilindrada mais bebe.. A manutenção não sei valores ou se varia/aumenta consoante a cilindrada..

Dr_Lion

Masculino Mensagens : 111
Data de inscrição : 18/07/2018
Mota : Suzuki DRZ400

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  tiagofvale Qui 7 Mar - 10:57

Manuel 123 escreveu:Eu estava a procura de uma mota que fosse confortável, minimamente rápida e segura.
E pelo que eu vi, quando tem uma não tem as outras, e quando tem, passa do valor que pretendo gastar.
Alguém sabe motas com estas descrições que seja de médio custo?

Se procuras algo para rolar a perto de 100km/h, não é de uma 125cc que estás à procura. 300 no mínimo, tal como já te disseram.
tiagofvale
tiagofvale

Masculino Mensagens : 127
Data de inscrição : 09/12/2015
Mota : Keeway Superlight E.L.

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Trigueiro Qui 7 Mar - 11:38

Já aqui disseram, e muito bem!, que as 125 não são máquinas para andar a 100km/h ou mais. Até máquinas custom 250, como as velhas Virago e Intruder 250 a carburador, penavam os olhos da cara para manter uma velocidade a mais de 100km/h.

Dito isto, qualquer 125 que tenha cerca de 10-11Cv dificilmente chega e ultrapassa os 100km/h. Talvez as Yamaha Mt-125, KTm Duke 125, com 15cv, e eventualmente a mais leve (mas ligeiramente menos potente) Honda CBR 125 possam atingir e manter por algum tempo 110 a 120km/h, mas isso depende de muitas coisa: o condutor ir agachado na mota e não ser muito grande, não haver vento frontal (de preferência haver vento pelas costas) e a estrada, além ser boa, ser pelo menos... ligeiramente a descer. lol! 

Manel 123

Deixa-me contar-te uma história real. Sei de um miúdo que se sentiu envergonhado por ser um dos últimos da sua turma do secundário que começou a andar de mota. E para o cúmulo, o pai ofereceu-lhe ("impingiu-lhe" é o termo mais correto) como primeira mota uma Yamaha BWS 50 que tinha mais 3 anos do que ele, miúdo! Era, segundo esse rapaz, a segunda mota mais velha da escola, sendo a mota mais velha a de uma rapariga, o que até se perdoava (e depois os velhos é que são machistas...).

Contudo, essa BWS tinha um defeito esquisito. Era como se tivesse alterada (kitada, segundo as novas terminologias), pois tinha uma arrancada fenomenal. O termo correto seria até um arranque assassino, pois até eu experimentei essa arrancada no seu máximo, numa ladeira acima!, e por pouco não ia caindo para trás. À custa desse defeito (o pistão haveria de partir passados cerca de 2000km), a mota desse miúdo deixou de ser o motivo de galhofa dos outros miúdos da turma que tinham mota (eram uma larga maioria), para passar a ser o alvo de uma curiosidade e estupefação invejosa, pois era a mota mais rápida nos primeiros 30 metros de estrada. E uma das motas que era batida por essa BWS era "só" uma Duke 125.

E por falar na Duke 125, o miúdo que a tinha comprou-a (ou melhor, o pai comprou-lhe...) como seminova. Esse rapaz andava sempre a abrir, mas bota abrir!, com a mota e o motor foi para o galheiro cerca de um ano depois (componentes internos todos riscados, como se houvesse falta de óleo no motor). E já agora, esse rapaz teve também pelo menos um acidente (acho que foram dois) e não morreu porque não calhou.

Compra a mota mais estilosa que o dinheiro te permitir comprar. Vai te dar mais sucesso junto das miúdas. É que, quer queiramos quer não, as 125, apesar de já terem velocidade para matar uma pessoa!, são todas elas...

BN Caraco10


E se é para ser um caracol, que seja com estilo. BN 326955

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  alfredo lopes Qui 7 Mar - 17:30

Boas, Trigueiro, olha que em relação as 250cc andarem a mais de 100 com dificuldades tem que se lhe diga, eu tive uma Virago 250 fiz nela mais de 46.000km e muitos e muitos deles ela rolou na casa dos 120/130 na boa e com dois hem??? Fui a Itália com ela, com pendura, e em media rolei na casa dos 120. BN 952112 Quanto a mim uma 250cc tem como velocidade de "Conforto" os 120...
alfredo lopes
alfredo lopes

Masculino Mensagens : 7621
Data de inscrição : 06/02/2012
Mota : Honda Deauville 650 NT

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Trigueiro Qui 7 Mar - 17:59

Alfredo

Não te ofendas com as minhas piadas! BN 113258

Foste e viestes a Itália com a tua cara metade, numa Virago 250, à média de 120km/h? Vocês iam montados na mota, mas esta ia num comboio certo?

Dessas duas 250, só andei na Virago e foi um trajeto muito curto, que não deu para experimentar verdadeiramente a mota. Debitei a informação acima com base nas conversas que tive com dois amigos meus que possuíram essas motas, os quais nem se conhecem entre si, e que as tiveram durante uns bons anos. Ambos acusavam o extremo superior de conforto das motas deles por volta dos 100Km/h. O que tinha a Intruder dizia-me que era complicado ultrapassar com a sua mota um carro que fosse a 100km/h. E sem pendura! O que tinha a Virago disse-me à bocado, por telemóvel, que a mota talvez chegasse aos 140Km/h, mas que pelos 110Km/h o motor da mota já indicava algum esforço.

Por isso, tenho a suspeita de que a tua Vigaro 250 andava a 120km/h... por "mérito" do dono BN 33673. Se entretanto não derreteu o motor, é porque era Yamaha. BN 326955

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  alfredo lopes Qui 7 Mar - 18:46

Trigueiro escreveu:Alfredo

Não te ofendas com as minhas piadas! BN 113258

Foste e viestes a Itália com a tua cara metade, numa Virago 250, à média de 120km/h? Vocês iam montados na mota, mas esta ia num comboio certo?

Dessas duas 250, só andei na Virago e foi um trajeto muito curto, que não deu para experimentar verdadeiramente a mota. Debitei a informação acima com base nas conversas que tive com dois amigos meus que possuíram essas motas, os quais nem se conhecem entre si, e que as tiveram durante uns bons anos. Ambos acusavam o extremo superior de conforto das motas deles por volta dos 100Km/h. O que tinha a Intruder dizia-me que era complicado ultrapassar com a sua mota um carro que fosse a 100km/h. E sem pendura! O que tinha a Virago disse-me à bocado, por telemóvel, que a mota talvez chegasse aos 140Km/h, mas que pelos 110Km/h o motor da mota já indicava algum esforço.

Por isso, tenho a suspeita de que a tua Vigaro 250 andava a 120km/h... por "mérito" do dono BN 33673. Se entretanto não derreteu o motor, é porque era Yamaha. BN 326955
Claro que nao me ofendo Trigueiro, assim como não iras ficar tambem se te disser que, a Virago era minha, eu é que andei com ela mais de 46 mil, eu é que fiz todas as viajens que com ela fiz, dai...eu é que sei o que a Virago consegue fazer. E vou-te dizer mais, com o meu filho ao lado numa CBF 600 naquelas retas com ligeira inclinação na auto estrada na zona de Salvaterra, Odemira etc...vindo de Faro, deves conhecer, a virago quase que chegou aos 150, claro que nao vou dizer que ia na boa, claro que não, mas o que disse acima,...não retiro uma virgula!!!
NB: Acreditem se quiserem... BN 952112
alfredo lopes
alfredo lopes

Masculino Mensagens : 7621
Data de inscrição : 06/02/2012
Mota : Honda Deauville 650 NT

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  alfredo lopes Qui 7 Mar - 18:55

Não querendo ser chato hehehe so mais uma coisa Trigueiro, não, o motor não derreteu e ainda a podes ver a rolar na boa em Penafiel, que foi pra lá que a vendi, e a Italia foi a rolar, sempre em cima do asfalto, que é onde mais gosto de andar!!! BN 952112
alfredo lopes
alfredo lopes

Masculino Mensagens : 7621
Data de inscrição : 06/02/2012
Mota : Honda Deauville 650 NT

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Trigueiro Qui 7 Mar - 19:31

Hombre!

Não foste meigo com essa Virago! Para ires a perto de 150, é porque ias bem dentro da red zone do motor. A  internet acusa cerca de 85 milhas (137Km) de velocidade máxima para essa mota. Tenho uma Dragstar 650 e nem gosto de andar com ela a 100, só para a poupar.

Acredito que essa Virago ainda ande para as curvas. Por alguma razão é que se tornaram num clássico.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  alfredo lopes Qui 7 Mar - 22:00

E a mais pura das verdades, eu não sou muito de estar a comentar este tipo de coisas, faço isto, faço aquilo etc...acabei por faze-lo porque eu o fiz, mesmo com as 125cc, ha marcas, não serao todas claro, mas são subestimadas naquilo que elas podem porporcionar, as 125cc podem fazer tudo que as demais fazem, mais devagar, ja agora e contrariando um pouco o que acabei de escrever hehe eu tive uma Leonart Raptor 125cc, que em 18 meses que a tive fiz nela cerca de 17.000 km, entre os quais, e penso que terei sido o primeiro, junto com dois amigos aqui do forum tambem,a percorrer os Picos da Europa com 125cc, cerca de 3.000 km, nao e ir a Cangas de Onis e regressar, foi percore-los de uma ponta a outra, e foi uma mota que surpreendeu tudo e todos com as prestações da mota, com pendura rolava na casa dos 90 sem estrilho, e uma curiosidade, mudei-lhe tres vezes o pinhão de ataque, ela esgotava rapido, aos 17 parei, prdia um bocado de força, mas botava abaixo uma e controlava a coisa. Tudo o que aqui escrevi, esta tudo descrito aqui no Forum, se quiseres procura e verás a veracidade da coisa hehe Abraço e paro por aqui que ja vou longo e como disse e quem me conhece, sabe que não o costumo fazer isto. Abraço amigo. BN 952112
alfredo lopes
alfredo lopes

Masculino Mensagens : 7621
Data de inscrição : 06/02/2012
Mota : Honda Deauville 650 NT

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Manuel 123 Qui 7 Mar - 22:52

Obrigado a todos.
 Quando disse no tópico que procurava uma mota minimamente rápida referia-me a uma minimamente rápida para 125cc.
Agora tentando me expressar melhor, qual mota acham ser a melhor para um deslocamento de 7/10Km diários e assim de vez em quando uma viajem maior como Aveiro-Porto?

Manuel 123

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Manuel 123 Qui 7 Mar - 23:54

Trigueiro escreveu:Já aqui disseram, e muito bem!, que as 125 não são máquinas para andar a 100km/h ou mais. Até máquinas custom 250, como as velhas Virago e Intruder 250 a carburador, penavam os olhos da cara para manter uma velocidade a mais de 100km/h.

Dito isto, qualquer 125 que tenha cerca de 10-11Cv dificilmente chega e ultrapassa os 100km/h. Talvez as Yamaha Mt-125, KTm Duke 125, com 15cv, e eventualmente a mais leve (mas ligeiramente menos potente) Honda CBR 125 possam atingir e manter por algum tempo 110 a 120km/h, mas isso depende de muitas coisa: o condutor ir agachado na mota e não ser muito grande, não haver vento frontal (de preferência haver vento pelas costas) e a estrada, além ser boa, ser pelo menos... ligeiramente a descer. lol! 

Manel 123

Deixa-me contar-te uma história real. Sei de um miúdo que se sentiu envergonhado por ser um dos últimos da sua turma do secundário que começou a andar de mota. E para o cúmulo, o pai ofereceu-lhe ("impingiu-lhe" é o termo mais correto) como primeira mota uma Yamaha BWS 50 que tinha mais 3 anos do que ele, miúdo! Era, segundo esse rapaz, a segunda mota mais velha da escola, sendo a mota mais velha a de uma rapariga, o que até se perdoava (e depois os velhos é que são machistas...).

Contudo, essa BWS tinha um defeito esquisito. Era como se tivesse alterada (kitada, segundo as novas terminologias), pois tinha uma arrancada fenomenal. O termo correto seria até um arranque assassino, pois até eu experimentei essa arrancada no seu máximo, numa ladeira acima!, e por pouco não ia caindo para trás. À custa desse defeito (o pistão haveria de partir passados cerca de 2000km), a mota desse miúdo deixou de ser o motivo de galhofa dos outros miúdos da turma que tinham mota (eram uma larga maioria), para passar a ser o alvo de uma curiosidade e estupefação invejosa, pois era a mota mais rápida nos primeiros 30 metros de estrada. E uma das motas que era batida por essa BWS era "só" uma Duke 125.

E por falar na Duke 125, o miúdo que a tinha comprou-a (ou melhor, o pai comprou-lhe...) como seminova. Esse rapaz andava sempre a abrir, mas bota abrir!, com a mota e o motor foi para o galheiro cerca de um ano depois (componentes internos todos riscados, como se houvesse falta de óleo no motor). E já agora, esse rapaz teve também pelo menos um acidente (acho que foram dois) e não morreu porque não calhou.

Compra a mota mais estilosa que o dinheiro te permitir comprar. Vai te dar mais sucesso junto das miúdas. É que, quer queiramos quer não, as 125, apesar de já terem velocidade para matar uma pessoa!, são todas elas...

BN Caraco10


E se é para ser um caracol, que seja com estilo. BN 326955
Eu estava a pensar em ir para uma Superlight, que acham?

Manuel 123

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Trigueiro Sex 8 Mar - 10:35

Manuel

Primeiro que tudo, desculpa o off topic em que o Alfredo e eu nos metemos. BN 1987

Contudo, se leres bem esse off topic, aprenderás algo muito útil - é que as motas de carburador, como é o caso da citada Virago 250, não possuem, regra geral, um limitador de rotações, como (penso que) sucede com as motas de injeção eletrónica (pelo menos assim é nos carros de injeção eletrónica). Isto quer dizer que geralmente a velocidade citada pelo fabricante corresponde à que se consegue obter da mota em condições ideais (pista plana e sem vento) e com o motor ao máximo de rotações em quinta, antes das rotações entrarem na escala do vermelho do conta-rotações, mas, e este é que é o grande mas, os proprietários das motas geralmente levam uma vez ou outra a sua máquina, em quinta, a rotações bem dentro da escala vermelha, conseguindo assim velocidades superiores às anunciadas pelo fabricante. Eu estava a gozar com o Alfredo, mas a verdade é que já fiz o mesmo com a minha 125 chinesa - o fabricante anuncia 95km/h, o que de facto corresponde à velocidade do velocímetro quando a mota vais às 10000rpm, mas se eu ultrapassar este limite máximo recomendado pelo fabricante, entrando nas 11000 a 12000rpm, a mota aproxima-se dos 105km/h (o máximo que dei foi 103Km e não quis forçar mais).

Serve isto para dizer que por vezes os vídeos que se vêem de velocidades máximas de motas 125 a carburador (e até de injeção eletrónica) no youtube, não passam disso mesmo - um vídeo só para constar no youtube, mas não uma experiência para ser repetida todos os dias. Quando eu disse na brincadeira que o Alfredo não rebentou com o motor da Virago, devido ao uso exigente que dela extraiu, porque era uma Yamaha, na realidade não estava a dizer nenhuma mentira. As Viragos 250 e 535 eram motas com motores muito fiáveis. No entanto, nem todas as motas, mesmo de marcas conceituadas, aguentam brincadeiras destas. O filho desse meu amigo que tinha uma Virago 250 "rebentou" com o motor de uma mota chinesa 125 (ficou com uma suposta folga entre o êmbolo e o cambota) comprada nova. E isso aconteceu porque a velocidade máxima da mota (era do tipo de cross) nem chegava aos 90 e o miúdo esforçava a mota diariamente a andar sempre no máximo. O problema surgiu por volta dos 15000 a 17000km de uso.

Feita esta explicação, a Superlight parece-me ser uma excelente escolha para um principiante. É fácil de conduzir e há bué de malta em Portugal (e não só!) com esta mota, pelo que não faltará pessoal com quem podes trocar impressões e experiências. E vais ver que isto também conta muito! O único senão é que poderás rapidamente fartar-te do estilo custom e do seu caráter mais calmo, especialmente se vires colegas teus com máquinas com um look mais, digamos, desportivo. O contra de muitas destas última máquinas é que, sem andarem praticamente muito mais do que a Superlight, se é que andam mesmo mais!, são bem mais caras, só por causa do look. Mas se vais desgostar futuramente ou não da Superlight, isso é uma coisa que ninguém poderá dizer seguramente por ti, pois só mesmo tu é que poderás vir a saber qual será o teu felling. Tu mesmo terás que o descobrir por ti mesmo, tal como sucedeu com todos nós outros. O melhor é procurares ver Superlights ao vivo e pedir a quem as tem se podes experimentar só a montar na dita. Geralmente a malta é porreira e deixa.

Os 7 a 10 kilómetros diários (só para um lado, certo?) que farás, mais uma viagem maior ocasional, são mais do que o ideal para uma Superlight ou outra 125 que escolhas. Daí que a recomendação é: escolhe a mota que, dentro da tua carteira, tu mais gostes. Não te preocupes muito com a velocidade, pois tirando as bem caras Yamaha MT-125 e KTM Duke 125, quase todas as restantes andam o mesmo, com não muitas diferenças. O resto vem depois, com calma, que a vida é para se levar por muitos e bons anos. Nada de pressas! BN 952112

Nota 1: Procura os vídeos no youtube do Cage on The Wheels, um youtuber português que julgo que já deverás conhecer. Ele tem bons testes a muitas 125, incluindo à Superlight que ele acabou por comprar. Porque será que o fez?

Nota 2: Nunca andei na Superlight, mas cheguei a ponderar a hipótese de comprar uma para o meu filho. Outra que também consideramos e que eventualmente seria a escolha dele era a RKV.


Última edição por Trigueiro em Sex 8 Mar - 10:48, editado 1 vez(es)

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  nunes Sex 8 Mar - 10:46

o Alfredo nas subidas tinha que mandar a Lena empurrar a mota mas isso não interessa nada para aqui.  BN 326955 BN 326955
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Trigueiro Sex 8 Mar - 10:50

nunes escreveu:o Alfredo nas subidas tinha que mandar a Lena empurrar a mota mas isso não interessa nada para aqui.  BN 326955 BN 326955

 E prontos! Lá temos o caldo entornado e o Manuel123 vai apanhar com mais uma carrada de BN 449884 .

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  nunes Sex 8 Mar - 11:10

Trigueiro escreveu:
nunes escreveu:o Alfredo nas subidas tinha que mandar a Lena empurrar a mota mas isso não interessa nada para aqui.  BN 326955 BN 326955

 E prontos! Lá temos o caldo entornado e o Manuel123 vai apanhar com mais uma carrada de BN 449884 .


pronto, já me calei.
não digo mais nada. BN 326955 BN 326955
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Manuel 123 Sex 8 Mar - 17:39

Trigueiro escreveu:Manuel

Primeiro que tudo, desculpa o off topic em que o Alfredo e eu nos metemos. BN 1987

Contudo, se leres bem esse off topic, aprenderás algo muito útil - é que as motas de carburador, como é o caso da citada Virago 250, não possuem, regra geral, um limitador de rotações, como (penso que) sucede com as motas de injeção eletrónica (pelo menos assim é nos carros de injeção eletrónica). Isto quer dizer que geralmente a velocidade citada pelo fabricante corresponde à que se consegue obter da mota em condições ideais (pista plana e sem vento) e com o motor ao máximo de rotações em quinta, antes das rotações entrarem na escala do vermelho do conta-rotações, mas, e este é que é o grande mas, os proprietários das motas geralmente levam uma vez ou outra a sua máquina, em quinta, a rotações bem dentro da escala vermelha, conseguindo assim velocidades superiores às anunciadas pelo fabricante. Eu estava a gozar com o Alfredo, mas a verdade é que já fiz o mesmo com a minha 125 chinesa - o fabricante anuncia 95km/h, o que de facto corresponde à velocidade do velocímetro quando a mota vais às 10000rpm, mas se eu ultrapassar este limite máximo recomendado pelo fabricante, entrando nas 11000 a 12000rpm, a mota aproxima-se dos 105km/h (o máximo que dei foi 103Km e não quis forçar mais).

Serve isto para dizer que por vezes os vídeos que se vêem de velocidades máximas de motas 125 a carburador (e até de injeção eletrónica) no youtube, não passam disso mesmo - um vídeo só para constar no youtube, mas não uma experiência para ser repetida todos os dias. Quando eu disse na brincadeira que o Alfredo não rebentou com o motor da Virago, devido ao uso exigente que dela extraiu, porque era uma Yamaha, na realidade não estava a dizer nenhuma mentira. As Viragos 250 e 535 eram motas com motores muito fiáveis. No entanto, nem todas as motas, mesmo de marcas conceituadas, aguentam brincadeiras destas. O filho desse meu amigo que tinha uma Virago 250 "rebentou" com o motor de uma mota chinesa 125 (ficou com uma suposta folga entre o êmbolo e o cambota) comprada nova. E isso aconteceu porque a velocidade máxima da mota (era do tipo de cross) nem chegava aos 90 e o miúdo esforçava a mota diariamente a andar sempre no máximo. O problema surgiu por volta dos 15000 a 17000km de uso.

Feita esta explicação, a Superlight parece-me ser uma excelente escolha para um principiante. É fácil de conduzir e há bué de malta em Portugal (e não só!) com esta mota, pelo que não faltará pessoal com quem podes trocar impressões e experiências. E vais ver que isto também conta muito! O único senão é que poderás rapidamente fartar-te do estilo custom e do seu caráter mais calmo, especialmente se vires colegas teus com máquinas com um look mais, digamos, desportivo. O contra de muitas destas última máquinas é que, sem andarem praticamente muito mais do que a Superlight, se é que andam mesmo mais!, são bem mais caras, só por causa do look. Mas se vais desgostar futuramente ou não da Superlight, isso é uma coisa que ninguém poderá dizer seguramente por ti, pois só mesmo tu é que poderás vir a saber qual será o teu felling. Tu mesmo terás que o descobrir por ti mesmo, tal como sucedeu com todos nós outros. O melhor é procurares ver Superlights ao vivo e pedir a quem as tem se podes experimentar só a montar na dita. Geralmente a malta é porreira e deixa.

Os 7 a 10 kilómetros diários (só para um lado, certo?) que farás, mais uma viagem maior ocasional, são mais do que o ideal para uma Superlight ou outra 125 que escolhas. Daí que a recomendação é: escolhe a mota que, dentro da tua carteira, tu mais gostes. Não te preocupes muito com a velocidade, pois tirando as bem caras Yamaha MT-125 e KTM Duke 125, quase todas as restantes andam o mesmo, com não muitas diferenças. O resto vem depois, com calma, que a vida é para se levar por muitos e bons anos. Nada de pressas! BN 952112

Nota 1: Procura os vídeos no youtube do Cage on The Wheels, um youtuber português que julgo que já deverás conhecer. Ele tem bons testes a muitas 125, incluindo à Superlight que ele acabou por comprar. Porque será que o fez?

Nota 2: Nunca andei na Superlight, mas cheguei a ponderar a hipótese de comprar uma para o meu filho. Outra que também consideramos e que eventualmente seria a escolha dele era a RKV.
Obrigado pela ajuda. 
Eu sou muito apaixonado por motas estilo custom, mas eu terei que me sentar numa para sentir se realmente é aquilo que quero.

Manuel 123

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Trigueiro Sáb 9 Mar - 11:21

Uma correção ao nome do youtuber português que faz testes a motas, incluindo as 125.

O nome correto é Cager on Two Wheels e não Cage on The Wheels, como citei anteriormente. Sorry!

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Manuel 123 Sáb 9 Mar - 14:19

Ok, obrigado.

Manuel 123

Masculino Mensagens : 13
Data de inscrição : 22/01/2019
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  alfredo lopes Dom 10 Mar - 16:11

Trigueiro escreveu:
nunes escreveu:o Alfredo nas subidas tinha que mandar a Lena empurrar a mota mas isso não interessa nada para aqui.  BN 326955 BN 326955

 E prontos! Lá temos o caldo entornado e o Manuel123 vai apanhar com mais uma carrada de BN 449884 .
Não vai nada, não vou responder a este "tipo" la de tras do sol...Superlight é bem fixe Manuel, já tive uma tambem e gostei sim. BN 952112
alfredo lopes
alfredo lopes

Masculino Mensagens : 7621
Data de inscrição : 06/02/2012
Mota : Honda Deauville 650 NT

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Marco125cc Ter 26 Mar - 18:26

Bem, apos a venda da minha primeira mota (Uma Superlight 125 de 2011) a qual comprei com 24000km e vendi com 41000km posso dizer que a mota tinha e tem muitos pontos positivos. Ainda hoje ando por vezes na de um colega (ja um pouco modificada) mas mantenho a opinião.
Seja para viagens curtas ou maiores ela oferece um maior conforto principalmente ao pendura. O banco, a posição dos pes e costas ajudam muito. É uma mota baixa o que oferece mais segurança e uma mota que faz com que uma viagem de casa-trabalho-casa se faz na perfeição. Fazia sempre 54km diários com chuva ou sol e nunca disiludiu. Todas as revisoes feitas por mim desde as mais simples à afinaçao de valvulas e despedi-me dela sabendo que tinha ali mota para mais uns milhares de km.

Hoje e apos ponderar muito sobre a sua substituta comprei uma Sym Wolf.

Pensei na nova K-light, Benneli Bn125 ou RKF.

A k-light iria ser do mesmo estilo da SL.
A RKF pelo preço compraria melhor e de uma maraca melhor também, depois é muito curta.
A BN125 é bonita mas apos a ver e sentarme fez lembrar a sua irma a TNT com um pouco de RKv.

A escolha foi para aquela que sempre namorei ainda antes de ter a SL.

Com 0km e com um percurso agora de 80km diários... da-me a mim um conforto nas costas que a SL nao dava, apesar da posição desportiva que ela nos oferece. É muito agil nas curvas e tem um bom andamento. Ainda esta a acamar o motor mas com o tempo solta-se. Com pinhao de 15 dentes para o meu percurso a velocidades de 80/90km/h esta boa... e em subidas basta acelarar em 5 que ela acelera bem e nao perde velocidade, algo que na SL tive de alterar e por um pinhao maior para ganhar velocidade antes das subidas porque ela com o mais pequeno (onde devia ter força, perdia). O SL tinha alforges, que deixavam entrar agua com chuva (uma top case estragava a estética), nesta tenho top case e consigo levar o que preciso....

Sao motas diferentes em tudo, mas foi a escolha certa...venhan muitos e mais klm

Abraços

Enviado pelo Topic'it

Marco125cc

Masculino Mensagens : 70
Data de inscrição : 20/05/2017
Mota : 125cc

Ir para o topo Ir para baixo

BN Empty Re: BN

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos