F125cc.com
Construção de um elevador de motas caseiro F125cc10
Janeiro 2020
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
35 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 35 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Construção de um elevador de motas caseiro

Ir em baixo

Construção de um elevador de motas caseiro Empty Construção de um elevador de motas caseiro

Mensagem  Trigueiro em Qua 24 Abr - 22:48

Não tenho máquina de soldar e não sei soldar, mas... Fiz uma dolly sem num pingo de solda. Quem sabe se não é possível fazer um elevador de motas sem soldar?

Trigueiro

Masculino Mensagens : 727
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Construção de um elevador de motas caseiro Empty Re: Construção de um elevador de motas caseiro

Mensagem  Dias em Qui 25 Abr - 14:27

As soldaduras podem evitar-se usando ferragens para fazer as ligações, por exemplo conectores para madeira (cliquem em "Ver mais", em baixo, para verem os vários tipos de conectores). Neste caso, a fixação será feita com parafusos ou "rebites pop":
Construção de um elevador de motas caseiro 2Q==
Notas:
- À falta de conectores de compra, também podem fazer os esquadros para as ligações em chapa. O problema é que cortar chapa com espessura > 1 mm requer uma tesoura apropriada ou lá vai ter que ser à serra (usem uma lâmina com muitos dentes/" ou mantenham a lâmina pouco inclinada relativamente à superfície da chapa, o que, aliás, é a melhor maneira de o corte sair direito)!
- Como a parede dos tubos usados na construção da estrutura do elevador têm parede fina (~ 1 mm), acho que rebites pop são melhor opção do que parafusos.
- Dada a pequena dimensão dos tubos (~ 1"), a soldadura dá uma fixação mais rígida do que parafusos ou rebites. Assim, sugiro que, para além dos parafusos ou rebites, colem os conectores aos tubos com cola "epoxy".
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5425
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Construção de um elevador de motas caseiro Empty Re: Construção de um elevador de motas caseiro

Mensagem  Trigueiro em Sex 26 Abr - 16:08

Dias

Obrigado pelas ideias.

Ainda vou ter que investigar isso com mais calma, mas essas ferragens parecem-me (e saliento o "parecem-me") fracas. Não te esqueças que esse elevador terá que suportar com o seu próprio peso, com o peso da Dragstar (280Kg com depósito cheio), com ferramentas e comigo próprio (quando colocar e tirar a mota de acima do elevador). Por outras palavras, por questão de segurança, deverá suportar 400Kg (não contando com o peso do elevador). Acresce que na minha terriola não há Aki para eu poder ver essas ferragens pessoalmente.

Conheço os rebites de que falas. Para suportar cargas, estão fora de questão! No lugar de um rebite, uma porca e parafuso, com respetivas anilhas, é uma solução muito mais segura.

Quanto ao corte de chapa, a mesma terá obrigatoriamente bem mais de 1mm. Aliás, a chapa da dolly onde está a Dragstar tem 6mm de espessura, se não me falha a memória. E o seu corte foi feito com rebarbadora, máquina indispensável para quem faz mecânica de forma amadora.

Entretanto, um amigo meu também anda com necessidade de fazer soldaduras em metais à base de ferro, para montar uma estação meteorológica num poste. Ele e eu andamos a estudar o assunto da compra de uma máquina de soldar, sendo que o mundo das soldaduras... é um autêntico mundo! Talvez venhamos a comprar no futuro uma máquina de soldar a meias.

Até lá, ainda muita água vai correr debaixo da ponte. E se máquina de soldar não avançar, vou desenrascar-me com portas e parafusos. Depois deixo aqui um relato dessa construção, caso a mesma se venha a verificar.

Trigueiro

Mensagem  Dias em Sex 26 Abr - 18:43

Antes que me esqueça, ao preço de ~2,5 máquinas de soldar a eléctrodo:
Elevador Hidráulico para Motos.

Não quero armar zaragata em questões de Engenharia Civil ou Mecânica porque não são a minha "praia". Contudo:
- Os conectores mais pequenos têm ~40 mm2 (~2x20) de secção, o que, à tracção, suportam até 959 kg (tensão de cedência de 235 N/mm2 para aço S235; será 1449 kg se for em aço S355).
- Um tubo de secção quadrada com 50 mm de lado, em aço do pior (S235) suporta, no limite, 4800 kg. Como o elevador tem 4 pernas, com o peso bem distribuído aguentaria 9600 kg, já com um "coeficiente de cagaço" de 50%.
- Eu (~100 kg) penduro-me, sem medo, numa chapa presa (sem cola epoxy) por um único rebite pop de 4 mm. Pensando que cada uma das 4 articulações (tanto em cima como em baixo) leva 2 chapas e que cada uma levaria 4 rebites... acho que já para imaginar que o conjunto suportaria mais de 3200 kg.
- Não aconselho parafuso+porca (a atravessar) em tubo de secção quadrada porque o tubo deforma-se ao apertar! Se quizeres mesmo usar parafuso, a solução é fazer um furo na parede oposta (o que enfraquece o tubo) para inserir a porca. É aqui que o rebite pop ganha porque prende na primeira parede sem ser preciso furar do outro lado.
- A soldadura é a melhor solução. Contudo, se comprares a máquina de eléctrodos, prepara-te para saírem umas "cagadas" até lhe apanhares o jeito. Uma alternativa mais barata (para apenas 1 ou 2 aplicações) seria um maçarico de gás+oxigénio usando solda de latão ou de prata.
Dias
Dias

Mensagem  Trigueiro em Sex 26 Abr - 19:11

Dias

Com o link do elevador hidráulico para motas que me mandaste, acabou-se este tópico! Construção de um elevador de motas caseiro 326955 

Bem mais barato do que eu pensava!

Quanto às capacidades físicas do material que indicaste...

Tenho, na porta da minha garagem, um rebite do género que parece ser daqueles que indicaste, o qual serve para segurar o extremo inferior de uma régua que impede a porta da garagem sair do plano de encerramento. Pois quando essa régua sofre uma pancada mais forte, o rebite rebenta e a porta da garagem sai para fora do seu plano de encerramento, tornando-a impossível de abrir e encerrar por completo. E estou a falar de um rebite cuja eixo (haste interior) tem  3mm de espessura.

Estamos a falar de rebites de alumínio que são cravados com alicates manuais como este, certo?  ---> https://www.aki.pt/ferramentas/ferramentas-manuais/ferramentas-de-fixacao/alicates-de-rebitar-e-outros/ALICATEREBITES-P17082.aspx

Trigueiro

Mensagem  Dias em Sex 26 Abr - 19:43

Correcto afirmativo. Só que, estas coisas de mecânica também têm os seus segredos. Passo a explicar.
Da mesma maneira que uma corda não tem resistência à compressão, mas aguenta tracção, também um rebite (ou um prego) de pouco servem à tracção, mas aguentam bem esforços ao corte. Por outro lado, pancadas produzem esforços muito grandes (um vidro pode aguentar com um carro, mas um martelo de 1/2 kg rebenta com ele).

Uma boa solução era a malta encontrar alguém com quem dividir a compra de um elevador ou de um atrelado para transporte de motos.
Dias
Dias

Mensagem  Dias em Ter 30 Abr - 11:58

Pegando no ditado "quem não tem cão, caça com gato", há alternativas ao elevador convencional, cujo maior problema de construção advém de ter que garantir resistência e estabilidade a um sistema que tem que ser articulado (ou equivalente), logo menos robusto. Assim, porque não dividir uma mesa elevatória em duas partes: mesa + elevador?
Uma mesa robusta até pode ser construída com barrotes de madeira, ou, se calhar, até têm uma no armazém do avô, que há 50 anos não serve para nada e que estavam a pensar partir aos bocados e queimar na lareira! Já agora, se lhe conseguirem meter 4 rodas... pode ser de grande utilidade.
Quanto ao elevador, tudo fica mais fácil se tiverem uma viga ou a asna de um telhado onde possam fixar uma (ou duas) roldana(s) e só precisam de um guincho (ou um cadernal). Este guincho manual custa menos de 19 € e aguenta com 363 kg (ou menos de 34 € para 1134 kg):
Construção de um elevador de motas caseiro Shopping?q=tbn:ANd9GcS6S2dZOcIUZq_tXUsr4Oi1422aALbgreLoamp_aLhB_mEsKv5_D0aZxmr3tVJX0BleKFs2Wm6XYw&usqp=CAc
Nota: Eu tenho um de 1.400 lbs (~635 kg). Só não gosto do barulho que faz a segurança.
A ideia será elevar a moto no sítio em que está o sistema de elevação (até pode ser no ramo de uma árvore), metem a mesa por baixo, arreiam a mota e vão trabalhar onde for mais conveniente.

Já agora, se estiverem a pensar fazer obras em casa ou no quintal, considerem cavar um buraco de ~70 cm para fazer uma fossa (como havia antigamente nas oficinas e há nos IPO), e já nem precisam de mesa ou de elevador.

Última edição por Dias em Sab 11 Maio - 20:12, editado 1 vez(es) (Razão : Adicionar Nota.)
Dias
Dias

Mensagem  Marco Machado em Ter 30 Abr - 12:59

uma ideia a ter em conta

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11427
Mota : Yamaha Virago 125

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: