F125cc.com
PCX 125 não arranca (start) à primeira F125cc10
Junho 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
18 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 18 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

PCX 125 não arranca (start) à primeira

Ir em baixo

PCX 125 não arranca (start) à primeira Empty PCX 125 não arranca (start) à primeira

Mensagem  granadeiro em Ter 21 Maio - 11:02

Boas caros amigos,

Estou com um problema na minha PCX.
à cerca de uma semana, que deixou de dar start à primeira pegando logo à segunda, inicialmente julguei ser da bateria, mas após visita ao mecânico verificou-se que a bateria está com carga suficiente para o arranque. Mudou-se a vela, pois a mesma apresentava algum desgaste.
Assim mesmo o problema mantém-se, isto só acontece a frio. Continua a pegar à segunda tentativa.
Que poderá ser?

Aguardo a vossa ajuda.

Saudações

granadeiro

Masculino Mensagens : 4
Mota : Honda PCX Cinza

PCX 125 não arranca (start) à primeira Empty Re: PCX 125 não arranca (start) à primeira

Mensagem  nunes em Ter 21 Maio - 11:16

bom dia granadeiro.
antes de mais passa nas apresentações para a malta te ficar a conhecer um pouco.
a minha pcx teve esse sintomas há uns tempos atrás e era mesmo bateria.
se o problema piorar então é mesmo isso.
o mecânico mediu a carga da bateria depois de levares a mota para a oficina, certo???
no percurso até lá a bateria carregou um pouco e por isso mediu mais carga do que mediria em frio, digo eu.
por outro lado, a manete do travão pode estar a ficar a presa e não estar devidamente apertada quando carregas no start.
experimenta apertá-la com mais força para ver se mesmo assim não pega à primeira
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 7356
Mota : Honda PCX (cinzenta)

PCX 125 não arranca (start) à primeira Empty Re: PCX 125 não arranca (start) à primeira

Mensagem  granadeiro em Ter 21 Maio - 11:48

Bom dia amigo nunes,

Apresentação concluída!

Sim o mecânico mediu a carga da bateria, após o percurso (motor a quente).
Quanto à manete já me aconteceu anteriormente, mas nesse caso o motor de arranque nem dava sinal..mas vou tentar testar apertando com mais força.

O estranho é que a scooter após parada na garagem 24 ou 48 horas, continua a pegar à segunda tentativa. Não seria mais óbvio se o motor não pega logo na primeira tentativa, na segunda sendo a bateria, esta não teria potência para lhe conseguir por a trabalhar...

granadeiro

Mensagem  nunes em Ter 21 Maio - 11:59

não pegando à 1ª seria lógico ter ainda mais dificuldade à 2ª mas a verdade é que comigo aconteceu o mesmo.

arranja uma ripa de madeira ou um pedaço de borracha e coloca por baixo do descanso sempre que tens a mota na garagem.
sempre que a mota está no descanso a bateria perde um pouco de carga através dos ferros que estão no chão.
se tiveres esses ferros em cima de um objecto não condutor, como a madeira ou a borracha, vais evitar essa perda de energia.
nunes
nunes
Mod
Mod

Mensagem  Lallo em Ter 21 Maio - 12:44

O mecanicuzinho onde levaste o scooter deveria ter seguido o procedimento de diagnóstico para localizar em qual componente reside a falha.

O roteiro básico seria testar:

1. tensão da bateria e nível de carga, a qual não poderá "durante" a partida mostrar menos de 9,5 V;

2. continuidade do relé de partida e se ele atraca;

3. condição das escovas de contacto (carvões) do motor eléctrico de partida;

4. placa de partida, mas desconheço o nome que dão aí;

5. Continuidade ao longo da fiação do chicote eléctrico e interruptor.

Leves a menina num mecânico melhor.
Lallo
Lallo

Masculino Mensagens : 188
Mota : YBR 125 Factor

Mensagem  veiga em Ter 21 Maio - 19:53

Devido ao sistema start-stop, são conhecidos diversos "problemas" relacionado com a carga da bateria das PCX. 

É um sistema que funciona bem com carga plena e quando a bateria encontra-se a meia carga ou menos, em alguns casos começa a falhar.

Para tirares as dúvidas, carrega bem a bateria e anda com a scooter com o start-stop desativado de forma a não existirem descargas consecutivas.

Já agora, quantos anos tem a scooter, a bateria é a original e se não for, é mesmo a adequada para ela? Pelo que sei, as PCX não de dão bem com baterias de "outras" origens e que não sejam de gel.
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Mota : Sym GTS 300i Evo

Mensagem  nunes em Qua 22 Maio - 9:45

nem me lembrava disto que o Veiga disse.
eu ando sempre com o start and stop desligado.
nunes
nunes
Mod
Mod

Mensagem  granadeiro em Qua 22 Maio - 10:47

bom dia

Eu nunca uso o start and stop. Está sempre desligado.
Pegando nas indicações do amigo nunes, o apertar bem a maneta de travão...nada igual, não pega à 1ª, sempre na segunda tentativa.

Novidade PCX 125 não arranca (start) à primeira 326955 é se eu quando vou ligar pela 1ª vez a frio, tocar ligeiramente no start c/a maneta apertada mas sem que a deixe pegar, que não pega, ou seja der um ligeiro click so para mexer o motor de arranque, quando tento (2ª vez) pega logo...daí eu estar inclinado para um problema eléctrico ou de motor de arranque. PCX 125 não arranca (start) à primeira 750583

granadeiro

Mensagem  nunes em Qua 22 Maio - 11:26

granadeiro escreveu:bom dia

Pegando nas indicações do amigo nunes, o apertar bem a maneta de travão...nada igual, não pega à 1ª, sempre na segunda tentativa.

Novidade PCX 125 não arranca (start) à primeira 326955 é se eu quando vou ligar pela 1ª vez a frio, tocar ligeiramente no start c/a maneta apertada mas sem que a deixe pegar, que não pega, ou seja der um ligeiro click so para mexer o motor de arranque, quando tento (2ª vez) pega logo...daí eu estar inclinado para um problema eléctrico ou de motor de arranque. PCX 125 não arranca (start) à primeira 750583

ok, mas se fosse problema elétrico ou de motor de arranque isso acontecia apenas a frio??
nunes
nunes
Mod
Mod

Mensagem  Lallo em Qua 22 Maio - 13:32

granadeiro escreveu:bom dia

Esse é sintoma típico de que as escovas de contacto (carvões) do motor de partida estão desgastadas. Basta substituí-las por novas, serviço simples de fazer.

Repito, leves essa menina a um mecânico melhor!
Lallo
Lallo

Masculino Mensagens : 188
Mota : YBR 125 Factor

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: