F125cc.com
Sou gordo para uma 125cc?? F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Sou gordo para uma 125cc?? F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
129 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 129 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Sou gordo para uma 125cc??

+11
Dr_Lion
Marco125cc
NFRod
Artur Costa
Marco Machado
Dias
quarku
Trigueiro
papatango
tiagofvale
JoelPedro
15 participantes

Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  JoelPedro Qua 10 Jul - 9:47

Eu tenho 36anos, 185cm de altura e 110kg de peso.
Tenho carta normal de carro desde os 18 anos.
Pensei numa 125cc para as deslocações diárias para o Emprego (+-70km por dia no total).
Apaixonei-me pela Honda Cb125R,

Hoje fui ao Stand Honda aqui na minha zona , e o senhor simpático q me atendeu (entre aspas) não “quis” vender me a mota , aconselhando me vivamente a tirar a carta e comprar antes uma mota mais robusta, tipo 300-500-750cc algo assim, dada a minha estatura física e idade e perfil de 70km por dia. Ele alega que uma 125cc por muito engraçada que seja como é a Cb125R “não é mota pra mim” pois aquilo comigo em cima e numa subida ligeira terá dificuldades em passar dos 50-60km/h no máximo e com sorte. Disse me também que por causa disso, eu rapidamente me iria cansar da mota e q estaria por isso a fazer uma má compra ao optar pela Cb125R. 

Qual a vossa opinião sobre isto?
Algum companheiro aí com esta estatura física e com algo a dizer sobre a performance da sua 125cc?

Abraços e obrigado!

JoelPedro

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/07/2019
Mota : à procura

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  tiagofvale Qua 10 Jul - 9:50

Quando tive a Superlight pesei entre os 90 e os 102kg e a mota nunca se negou a nada.
Para os 70km dia se calhar até dou razão ao vendedor e talvez seja um pouco maçador numa 125cc, mas não acho que o teu peso (especialmente numa mota mais leve e potente que a Superlight) seja fator impeditivo de negócio.

No entanto provavelmente vais sentir que estás montado numa bicicleta, por ser uma mota fininha.

Cheguei a andar muita vez com pendura e aí sim, era penoso.


Última edição por tiagofvale em Qua 10 Jul - 9:56, editado 1 vez(es)
tiagofvale
tiagofvale

Masculino Mensagens : 127
Data de inscrição : 09/12/2015
Mota : Keeway Superlight E.L.

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  papatango Qua 10 Jul - 9:54

JoelPedro escreveu:Eu tenho 36anos, 185cm de altura e 110kg de peso.
Tenho carta normal de carro desde os 18 anos.
Pensei numa 125cc para as deslocações diárias para o Emprego (+-70km por dia no total).
Apaixonei-me pela Honda Cb125R,

Hoje fui ao Stand Honda aqui na minha zona , e o senhor simpático q me atendeu (entre aspas) não “quis” vender me a mota , aconselhando me vivamente a tirar a carta e comprar antes uma mota mais robusta, tipo 300-500-750cc algo assim, dada a minha estatura física e idade e perfil de 70km por dia. Ele alega que uma 125cc por muito engraçada que seja como é a Cb125R “não é mota pra mim” pois aquilo comigo em cima e numa subida ligeira terá dificuldades em passar dos 50-60km/h no máximo e com sorte. Disse me também que por causa disso, eu rapidamente me iria cansar da mota e q estaria por isso a fazer uma má compra ao optar pela Cb125R. 

Qual a vossa opinião sobre isto?
Algum companheiro aí com esta estatura física e com algo a dizer sobre a performance da sua 125cc?

Abraços e obrigado!
Boas

tenho 181cm e 93(cof, cof) de peso e as duas 125cc nunca me deixaram ficar mal.
Nas subidas se ela queixasse muito, metia uma abaixo e lá ia. E o mesmo acontecia quando levava a pendura.

Acho melhor procurares outro "vendedor". Já passaste na MOTOBOXE no porto?
papatango
papatango

Masculino Mensagens : 1732
Data de inscrição : 22/04/2015
Mota : ex-fosti 125cc (cabritinha);ex-AJS daytona (Mulatinha); Virago 535 (Ateagina) e Yamaha Bolt

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  Trigueiro Qua 10 Jul - 11:51

JoelPedro escreveu:Eu tenho 36anos, 185cm de altura e 110kg de peso.
Tenho carta normal de carro desde os 18 anos.
Pensei numa 125cc para as deslocações diárias para o Emprego (+-70km por dia no total).
Apaixonei-me pela Honda Cb125R,

Hoje fui ao Stand Honda aqui na minha zona , e o senhor simpático q me atendeu (entre aspas) não “quis” vender me a mota , aconselhando me vivamente a tirar a carta e comprar antes uma mota mais robusta, tipo 300-500-750cc algo assim, dada a minha estatura física e idade e perfil de 70km por dia. Ele alega que uma 125cc por muito engraçada que seja como é a Cb125R “não é mota pra mim” pois aquilo comigo em cima e numa subida ligeira terá dificuldades em passar dos 50-60km/h no máximo e com sorte. Disse me também que por causa disso, eu rapidamente me iria cansar da mota e q estaria por isso a fazer uma má compra ao optar pela Cb125R. 

Qual a vossa opinião sobre isto?
Algum companheiro aí com esta estatura física e com algo a dizer sobre a performance da sua 125cc?

Abraços e obrigado!


Joel Pedro

Tenho mais 2 cm e menos 20kg e digo-te que, se não tens experiência de mota, começa com uma 125. Se comprares uma CD125R nova, sempre podes voltar mais tarde ao stand onde a compraste e a dares como retoma, caso compres uma mota maior. As Hondas não desvalorizam assim tanto. Aliás, aconselho-te a fazeres o percurso 125-500, 600 ou 750, do que te meteres logo numa 300. Porque, mesmo com uma 300, mais tarde ou mais cedo vais estar a cobiçar uma 600 ou uma 750.

Onde moro, é quase sempre sobe e desce monte. E são montes com boas inclinações! Aproveito nas descidas para ganhar embalagem e nas subidas é raro baixar abaixo dos 70-60Km na minha 125. Aliás, se for a esgalhar, o mais certo nem baixar dos 80-75Km/h.

Como aqui já disseram, o problema das 125 não é quando andamos sozinhos, mas sim quando levamos pendura. E nessa altura a preocupação maior é os travões aguentarem com o peso extra.

Se for para andarmos dentro dos limites legais de velocidade, o motor de uma 125 interessa especialmente caso pretendamos andar sozinhos a fazer muitas ultrapassagens, as quais, com pendura, são rigorosamente para esquecer! Acrescenta aí que o pouco peso da mota faz a adição de um pendura ser bem mais notada do que numa mota mais pesada e potente.

Outro potencial problema das 125 é que supostamente não oferecem o conforto e a confiança que uma mota mais potente disponibiliza. Mas o conforto depende mais do modelo da mota e da forma que a ciclística da mesma se adapta ao nosso corpo (e é especialmente com isto que te deves preocupar!), e a confiança, por ter um motor maior e mais potente, quando se torna demais... Sou gordo para uma 125cc?? 17166479. Já se provou que, em termos percentuais, os acidentes graves de motas acontecem mais nas cilindradas maiores do que nas scooters de 50cc.

Volto a repetir - se não tens experiência, começa com uma 125, pois 70Km diários estão perfeitamente ao seu alcance. Depois verás se queres uma máquina mais potente e supostamente mais confortável. E se não o quiseres, não há nada de errado nisso! Sou gordo para uma 125cc?? 952112

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  quarku Qua 10 Jul - 20:06

Quase 1.80 e uns 95kgs, acho que posso dizer algo sobre isto também, porque já tive uma Transalp e duas 125. A MSX125 com 8cv e agora a CB125R com 13cv. Mais mochila e coisas, deve ser pelos 100kgs.

Andei 3 anos com a MSX125, fazendo pelo menos todos os dias 30kms. Fazer 60 ou 70 é igual.

A subir a via Norte, junto à Efacec, a MSX125 vem para os 70 a 80 e CB125R vem para os 80 a 90. Não vejo qualquer problema nisto.

Eu percebo o vendedor. Os 25cv duma 300 são uma grande diferença, ou uma Transalp então nem se fala.

Não sei qual o "à vontade" que tens com duas rodas, mas no meu caso, a primeira moto foi logo a Transalp 650. Andei 5 anos com ela e só mudei para mudar de moto e gastar menos gasolina.

Portanto, se puderes comprar a CB300R, força. Nunca te vais arrepender, porque aquilo faz 3l/100 à vontade e terás sempre força a subir e a viagem torna-se mais confortável.

Neste momento e 2000kms depois na CB125R, continuo a adorar a moto. Mas agora teria comprado a CB300R. Gasta pouco mais e para viagens maiores é mais confortável ter uns 12 cv extra.

Mas digo-te, a CB125R vai fazer tudo igual a outra qualquer, excepto ultrapassar camiões como eu fazia com a Transalp, que era acelerar um bocadito e já tava. É só preciso mais paciência.

E ir à bomba, pegar nas moedas que tenho no bolso e encher o depósito, que te faz à vontade 400kms... priceless.

quarku

Masculino Mensagens : 234
Data de inscrição : 12/05/2019
Mota : Honda "Dora" CB125R 2019

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  Trigueiro Qua 10 Jul - 22:30

quarku escreveu:(...)
Mas digo-te, a CB125R vai fazer tudo igual a outra qualquer, excepto ultrapassar camiões como eu fazia com a Transalp, que era acelerar um bocadito e já tava. É só preciso mais paciência.

(...).


????

Não te enganas-te aí em alguma coisa?

Acelerar um bocadinho mais e ultrapassar camiões, faço eu com a minha 125 chinesa.

Acelerar um bocadinho mais e ultrapassar carros, fazia eu com a Transalp 600 que experimentei em tempos.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  Dias Qui 11 Jul - 19:42

Aqui o "velhadas" estava com 95 kg nos tempos em que fazia dieta (já lá vão tantos anos!) e, apesar da Cygnus só ter 8,5 cv, sempre foi a moto que me satisfez certas necessidades que nenhuma outra moto conseguiu... excepto o gôzo que a GV650 me dá, mas, para isso, preciso de uma H-D ou de um puto com uma R num semáforo.

Mais genericamente, se é só para fazer casa-trabalho-casa, de preferência sem ser apanhado pelos radares, qualquer 125 é o ideal!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5627
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  Marco Machado Sex 12 Jul - 9:06

Eu peso 100kg a minha Virago 125 ja fez viagens de centenas de quilometros comigo com a pendura e com carga e nunca negou fogo claro a subir é devagar, as 125 aguentam bem Sou gordo para uma 125cc?? 952112

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  Artur Costa Sex 12 Jul - 12:27

Marco Machado escreveu:Eu peso 100kg a minha Virago 125 ja fez viagens de centenas de quilometros comigo com a pendura e com carga e nunca negou fogo claro a subir é devagar, as 125 aguentam bem Sou gordo para uma 125cc?? 952112

Eu com a mesma moto que tu, mas com mais 8 kg, também digo que me deslocava diariamente para o batente cerca de 25kms, a juntar ao prazer de andar de moto ainda temos o factor, baixo consumo e isenção de imposto.
Não tenho duvidas, independentemente da estatura é a moto ideal para uso intensivo em viagens curtas mesmo com pendura.
Claro que se o gosto de viajar de moto aumentar não tenho duvidas que até uma 250cc se torna "curta" Sou gordo para uma 125cc?? 952112
Artur Costa
Artur Costa

Masculino Mensagens : 1210
Data de inscrição : 15/09/2013
Mota : Hondas VF 750cc e Deauville 650cc

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  NFRod Sex 12 Jul - 17:27

Eu sou alto e sou pesado, disseram-me que me ia fartar da 125cc e acertaram. 

Acho que o argumento da velocidade a subir não é muito bom porque a minha rkf anda mais ou menos a até. Quanto ao resto acho que devias considerar. Eu as grandes subidas que faço também não são a grande velocidade. Nas autoestradas ou ic19 nas subidas mais ingremes pelo menos 80 faz. Passar daí a subir é que é mais dificil se não fores embalado. Poucas são é as que andam acima de 120km/h e se fizeres muitos km sempre em alta rotação também é cansativo.

Vou dizer o mesmo que já disse em alguns outros tópicos. Se não sabes se vais ou não gostar compra uma 125cc usada. Se achares suficiente vendes e vai para uma mota mais cara. Se não tira a carta e vai buscar a gémea 300 que ficas melhor servido.

Ou então vai para onde o coração te leva. Mas acredita que se o vendedor te disse isso é porque se preocupa minimamente. Porque ele está lá para vender e dúvido que esteja a pensar a longo prazo em vez de fazer logo dinheiro.
NFRod
NFRod

Masculino Mensagens : 52
Data de inscrição : 18/07/2018
Mota : CBR650R, ex-RKF

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  Marco125cc Sex 12 Jul - 21:43

Bem... nao posso opinar em termos de conduzir sozinho pois tenho 1,70m e 68kg... mas quando ando com a esposa a minha Wolf nem se porta mal... para um total de 120g em cima da mota mesmo na subidas ela porta-se bem e so mesmo se necessário é que reduzo a mudança, agora sou da opinião do colega. Vendedores ha muitos e eles de certeza preferem fazer uma venda a nao faze-la. Uma 125 nao desvaloriza muito face a procura, mas nao sao feitas para grandes velocidades. A minha corta aos 120km/h e apetece-me mandar-lhe um murro mas ainda bem que assim é pois é um veiculo para o dia-a-dia. Podera bem a tua escolha e concerteza uma usada é o melhor para veres por ti mesmo. Tive uma Superlight usada 1 ano. E nao me arrependo de comprar a Wolf nova em Fevereiro, mas ja sabia o que contar numa 125cc e quero é gastar pouca gota e ao mesmo tempo divertir-me.

E olha que ao contrário do que ja li, as 5h da manhã da muito gozo ultrapassar camiões mesmo em subida pois a Wolf lara mim é divertida de conduzir e tem uma "genica" que nao combina com os apenas 10cv que tem. Abraços

Enviado pelo Topic'it

Marco125cc

Masculino Mensagens : 70
Data de inscrição : 20/05/2017
Mota : 125cc

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  Dr_Lion Dom 14 Jul - 0:39

Opinião de quem tem dado umas voltas numa 600 (com 30anos+-) e está a ponderar uma 125cc nova...

Se não quiseres ser o rei das auto estradas, e fizeres maioritariamente nacionais e estradas afinas, ou AE nas calmas a 125 chega e sobra.
Se dizes que não tens carta de mota, e apenas de carro estás limitado às 125.. Começa com isso, se gostares mesmo de mota, tiras a carta e compras algo mais potente.

Só tens que ponderar qual o uso que lhe queres dar: prazer/velocidade, utiliadade trabalho casa, prazer andar de cabelos ao vento e gastar pouco combustível..

Para todos estes casos a 125 chega, apenas para o primeiro pode ficar curta quando te habituares e se gostares de acelerar, mas todas as 125 vão ficar curtas sem carta de mota....

Acho que isso do peso conta para quem vai fazer corridas ou tirar tempos, não é por mais 20 ou 30kgs que 1 ou 2 segundos a mais dos 0 aos 100 vão fazer diferença.

Á parte da honda tens sempre a duke/mt125 que apesar de 125 têm fama de andar muito bem...

Em relação à cb125r, quando olho para o preço e por mais 700eur compras a cb300r, acho que não restam muitas dúvidas, seria tirar a carta e comprar a 300, mas provavelmente com carta já pensas numa 500/600 e lá se vai a poupança nos consumos para ir trabalhar e passas a gastar tanto de mota como de carro, é um veículo extra, e pagas sêlo, seguro e manutenção..

Dr_Lion

Masculino Mensagens : 111
Data de inscrição : 18/07/2018
Mota : Suzuki DRZ400

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  Swimmer Seg 22 Jul - 13:50

Olá,

Quem é que está a dar opinião sobre conduzir 70Km por dia numa 125?
Acredito que numa distância dessa magnitude, envolva uma componente bastante grande de auto-estrada.

Factos:
Nunca tive uma 125
Já conduzi 50, 125, 500, 600, 750
Faço à varios anos + de 60kms por dia e já cheguei a fazer perto dos 90kms todos os dias da semana.
Trajecto 50% AE, 30% Nacional, 20% Cidade.

Opinião por experiência:
Façam contas acima de tudo.
Uma 125cc é uma citadina. É óbvio que faz os 70Km por dia mas quereram fazê-los?

70 kms por dia dá 1400kms por mês, se as revisões da mota forem de 3k em 3k, de 2 em 2 meses estão a fazer revisões.

Por experiência própria: para uma condução diária (não estou a falar em ir 1 dia por semana) apostem na carta e numa mota maior. Pode ser uma 300/400. Pode ser scooter na mesma ou mota.

Comprar mota (nova ou usada) sem saber conduzir mota para fazer 70kms dia vai ser dinheiro deitado à rua e bastante perigoso.

Tirem a carta de mota pelo menos. Se depois quiserem, aluguem uma 125 por 2 dias e façam o trajeto casa-trabalho e logo vêm se não custa.

Swimmer

Masculino Mensagens : 66
Data de inscrição : 06/10/2011
Mota : sem mota

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  dioShakur Seg 22 Jul - 15:42

JoelPedro escreveu:Eu tenho 36anos, 185cm de altura e 110kg de peso.
Tenho carta normal de carro desde os 18 anos.
Pensei numa 125cc para as deslocações diárias para o Emprego (+-70km por dia no total).
Apaixonei-me pela Honda Cb125R,

Hoje fui ao Stand Honda aqui na minha zona , e o senhor simpático q me atendeu (entre aspas) não “quis” vender me a mota , aconselhando me vivamente a tirar a carta e comprar antes uma mota mais robusta, tipo 300-500-750cc algo assim, dada a minha estatura física e idade e perfil de 70km por dia. Ele alega que uma 125cc por muito engraçada que seja como é a Cb125R “não é mota pra mim” pois aquilo comigo em cima e numa subida ligeira terá dificuldades em passar dos 50-60km/h no máximo e com sorte. Disse me também que por causa disso, eu rapidamente me iria cansar da mota e q estaria por isso a fazer uma má compra ao optar pela Cb125R. 

Qual a vossa opinião sobre isto?
Algum companheiro aí com esta estatura física e com algo a dizer sobre a performance da sua 125cc?

Abraços e obrigado!

Boa tarde Joel,


Eu tenho uma KSL 125, peso 82kg, tenho 1,83m e faço cerca de 80km's diarios no minimo, não é à toa que a minha mota vai com 32mil em pouco mais de dois anos.

Quando vou dar umas voltas aos fins de semana a KSL além dos seus 160kg carrega mais 140kg (eu e o pendura) ou seja aquele motorzinho tem que arrastar cerca de 300kg e digo-te que não se safa nada mal.

Óbvio que temos que pensar com um pouco de lógica e vai sempre depender a inclinação que encontrares pela tua frente, mas muito dificilmente ela te vai deixar apeado e acredita que já fiz umas subidas que até eu pensei "ok vou ter que sair da mota" mas ela quis me contradizer e lá subiu.  Sou gordo para uma 125cc?? 546902


Dos meus 80kms tenho que fazer uns 70 via autoestrada, A1 ou VCI + Via-Norte, etc etc... e posso te dizer com toda a segurança que dentro dos horarios normais em que passas as AE's que há transito tanto faz ires numa 125cc ou numa 1200cc porque o transito não te vai deixar acelerar. Aliás já apanhei muitas GS's que me cederam passagem porque simplesmente não passavam.  
lol!
Obvio que também vais ter que saber ceder passagem aos mais rápidos que tu, que na maioria das vezes no meio do transito fechado é pessoal com scooters.


Relativamente à velocidade de ponta, a minha ronda os 120/130kmh sem pendura em reta, o normal com pendura são os 110kmh mas com esforço chega aos 130 (aos cépticos posso provar com video).

Aceleração é que é mais fraca até porque tenho o escape praticamente livre. ahah


Atenção que de alterações motoras só tenho mesmo o escape quase livre e retirei o restritor da caixa de ar.



Concluindo.... já tive a tenho imensa vontade de trocar por algo bem mais potente mas se formos a colocar os prós e contra fico-me pela 125cc.

Isenção de IC.
Manutenção fácil de se fazer em casa.
Consumos bons (se bem que tens motas "maiores" com bons consumos)


Gastar dinheiro para tirar a carta + comprar mota ? No thanks.... daqui por uns anos talvez.


Ultimo argumento, até tens um emoji com uma KSL.  :ferro: Sou gordo para uma 125cc?? 314343
dioShakur
dioShakur

Masculino Mensagens : 38
Data de inscrição : 17/05/2018
Mota : Keeway Superlight

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  Dr_Lion Ter 23 Jul - 0:44

Swimmer escreveu:Olá,

Quem é que está a dar opinião sobre conduzir 70Km por dia numa 125?
Acredito que numa distância dessa magnitude, envolva uma componente bastante grande de auto-estrada.

Factos:
Nunca tive uma 125
Já conduzi 50, 125, 500, 600, 750
Faço à varios anos + de 60kms por dia e já cheguei a fazer perto dos 90kms todos os dias da semana.
Trajecto 50% AE, 30% Nacional, 20% Cidade.

Opinião por experiência:
Façam contas acima de tudo.
Uma 125cc é uma citadina. É óbvio que faz os 70Km por dia mas quereram fazê-los?

70 kms por dia dá 1400kms por mês, se as revisões da mota forem de 3k em 3k, de 2 em 2 meses estão a fazer revisões.

Por experiência própria: para uma condução diária (não estou a falar em ir 1 dia por semana) apostem na carta e numa mota maior. Pode ser uma 300/400. Pode ser scooter na mesma ou mota.

Comprar mota (nova ou usada) sem saber conduzir mota para fazer 70kms dia vai ser dinheiro deitado à rua e bastante perigoso.

Tirem a carta de mota pelo menos. Se depois quiserem, aluguem uma 125 por 2 dias e façam o trajeto casa-trabalho e logo vêm se não custa.

Às vezes não é uma questão de querer fazer os 70km... Eu trabalho a 43kms de casa (porta de casa a porta da empresa, são 86km por dia... 100% estrada nacional que começa dentro da cidade Aveiro, e passa por imensas terriolas. Portanto de carro o máximo que já dei foi 90kmh, e há dias que não passo dos 70kmh de vel máxima.

Dito isto, na 600 também não passo dos 80kmh, não faço ultrapassagens malucas, a vantagem da mota é mesmo chegar-me à frente nos semaforos e filas, coisa impossível de fazer com o carro, e desfrutar do vento na fronha. Portanto, uma 125cc para mim chega-me bem.. Claro que se quiseres ir passear com os amigos com motas potentes vais ficar sempre para trás, mas nada a fazer a não ser que tires carta de mota...

Depois claro existem as 300cc que são uma excelente opção para quem tem carta de mota e gosta de passear com os amigos de vez em quando, mas again se os amigos tiverem uma 600 não é com a 300 que vais deixar de ficar para trás, a não ser que a viagem seja no meio do trânsito.

Em relação a ir para a estrada sem experiência, eu tirei a carta de mota À 2 meses exatamente por causa disso, ganhar prática, ter aulas, experiência e "aprender a andar" na estrada... Porque a 400cc que está na garagem só faz pó na terra.

Para quem tem dúvidas, e que se está a iniciar, o conselho seria mesmo uma usada barata, para venderem depois igualmente barata a perderem 100 ou 200eur mas vai vos tirar muitas dúvidas e permitir aprender... E se derem quedas por falta de prática não estragam uma mota nova que certamente vos irá custar mais..

Dr_Lion

Masculino Mensagens : 111
Data de inscrição : 18/07/2018
Mota : Suzuki DRZ400

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  quarku Ter 23 Jul - 9:05

Tenho três palavras para ti: NC750X ou NC750S

ps: há a versão 700 também em usadas que são boas

quarku

Masculino Mensagens : 234
Data de inscrição : 12/05/2019
Mota : Honda "Dora" CB125R 2019

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  Helder Cruz Ter 23 Jul - 10:19

Uma 125cc será sempre uma mota pequena e com pouca potencia, o que dá sempre jeito para ser mais segura numa ultrapassagem e mais ligeira para uma subida.

Tenho 1,8m (encolho 2 cm nos últimos 10 anos) e peso 100kg. Desde os meus 90kg que me sentia apertado na CBR600. Desde que tive uma Varadero 1000 que acho todas as motas pequenas.

O que te quero dizer é que a forma como te sentes na mota poderá, e irá crtamente, variar com a prática e com os quilometros que fores fazendo.
De igual modo, uma mota de maior peso e potencia deverá vir equipada com travões mais eficazes e outra ciclistica que será mais segura e confortável.

Cada coisa a seu tempo. Começa com uma 125cc, a que mais gostares e puderes comprar e depois logo se vê.
Como já disse inumeras vezes neste forum, não há que racionalizar a escolha de uma mota. Isso faz-se com o coração.
Experimenta e se gostares compra!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  Dr_Lion Qua 24 Jul - 0:07

quarku escreveu:Tenho três palavras para ti: NC750X ou NC750S

ps: há a versão 700 também em usadas que são boas
 Nunca tinha olhado para ela. É bonita sim sra a S, e a acreditar nos consumos de 3,5l aos 100kms, face aos 3,1l aos 100 da cb300r... Para quem realmente gosta de motas parece uma solução bem engraçada, se bem que também são +2/3K que a cb300r..


Helder Cruz escreveu:Uma 125cc será sempre uma mota pequena e com pouca potencia, o que dá sempre jeito para ser mais segura numa ultrapassagem e mais ligeira para uma subida.

Tenho 1,8m (encolho 2 cm nos últimos 10 anos) e peso 100kg. Desde os meus 90kg que me sentia apertado na CBR600. Desde que tive uma Varadero 1000 que acho todas as motas pequenas.

O que te quero dizer é que a forma como te sentes na mota poderá, e irá crtamente, variar com a prática e com os quilometros que fores fazendo.
De igual modo, uma mota de maior peso e potencia deverá vir equipada com travões mais eficazes e outra ciclistica que será mais segura e confortável.

Cada coisa a seu tempo. Começa com uma 125cc, a que mais gostares e puderes comprar e depois logo se vê.
Como já disse inumeras vezes neste forum, não há que racionalizar a escolha de uma mota. Isso faz-se com o coração.
Experimenta e se gostares compra!

Verdade, muitas vezes comprar o mais lógico não significa que seja o que se gosta mais e acaba por ficar encostada com pouco uso.

Dr_Lion

Masculino Mensagens : 111
Data de inscrição : 18/07/2018
Mota : Suzuki DRZ400

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  JoelPedro Ter 30 Jul - 14:15

Obrigado a todos pelas vossas respostas,
Eu acho que vou me atirar mesmo a uma 125cc para começar.
Eu apesar de ter 36anos nunca tive mota, nunca conduzi mota,
(Conduzi daquelas de acelerar quando era miúdo mas nada mais)

Alem disso, fui saber preços para tirar a carta de mota e assustei-me logo
500eur pela carta ?!?!?!
CaRÉDO!!! não tinha noção que fosse tão caro.
Tinha um budget de 5000eur para a brincadeira, mas percebi q 500 eram pra equipamentos de proteção e agora outros 500 pra carta ... o orçamento já vai para 6000 com facilidade…

Portanto acho que vou começar por uma 125cc assim mais xinoca e acessível a ver como me adapto.

Uma coisa que estranhei foi neste fórum não ter encontrado qualquer frase ou comentários sobre a BULLIT 125cc
Era para esse género de 125 que me inclinava. Uma moto assim honesta sem pretensão de se parecer com o que não é.

Alguem com alguma que possa comentar?
Abraços!

JoelPedro

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/07/2019
Mota : à procura

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  Helder Cruz Ter 30 Jul - 15:07

Procuraste diarios de bordo desse modelo? 
Dá uma vista de olhos!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  JoelPedro Ter 30 Jul - 15:14

já virei a função de procura do avesso e não encontro uma única referencia à marca Bullit em todo o fórum.
Estou a fazer algo mal, será isso?

JoelPedro

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/07/2019
Mota : à procura

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  Helder Cruz Ter 30 Jul - 15:25

Não... Parece não haver mesmo!
Serás o primeiro... Siga pá-frente!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  quarku Ter 30 Jul - 20:15

Tem um concessionário em Santo Tirso mas o site é incrivelmente pobre e nem tem preços. Já foste lá saber detalhes?

quarku

Masculino Mensagens : 234
Data de inscrição : 12/05/2019
Mota : Honda "Dora" CB125R 2019

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  Dr_Lion Ter 30 Jul - 22:05

Tendo em conta o que descreveste no primeiro post, a bullit e afins, mash, etc.. Tudo o que é café racers são bonitas, mão atenção que para fazerem muitos kms pode não ser o mais indicado, apenas e só pela posição de condução que pode não ser a mais confortável para longas viagens.

Em relação a motores, tenho ideia que são ligeiramente antigos, fiáveis, não sei se já a injeção ou ainda a carburador.

Aconselhava-te a experimentares uma café racer por uns kms valentes antes da compra, regra geral só muda o aspecto mas a posiçao de condução é semelhante entre todas.

Dr_Lion

Masculino Mensagens : 111
Data de inscrição : 18/07/2018
Mota : Suzuki DRZ400

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  ZILLA_PT Ter 30 Jul - 23:39

Posso já dar aqui o meu testemunho, com cerca de 1.95M, na altura que tinha a minha YZF R125 cheguei a pesar quase 130kg !!  Sou gordo para uma 125cc?? 7373 Apesar de parecer um gorila numa bicicleta, a mota nunca se negou a nada, e quem me conhece aqui do fórum sabe os km que eu fazia naquilo ! 

Era uma 125 de topo, e mesmo em subidas e em AE, mantinha uma velocidade de cerca de 100 km/h. Entretanto também já me passou uma xing ling 125 pior pelas mãos, que em vez de 15cv tinha 10cv e aí já podia dizer, uma diferença abismal, em AE uma subida mais comprida e ela ia para os 70 km/h e vou ser honesto, metia um pouco de medo haha 

Concluindo, claro que te recomendo começares numa 125, é a melhor base de aprendizagem que podes ter, e depois podes decidir se te chega ou não. Mas não compres pelo visual, vê se a mota é correta para o uso que tencionas dar, tanto em diferenças de cavalagem como mencionei em cima, como em posição de condução.

De resto desejo-te boa sorte nessa aventura, e aguardamos noticias tuas !
ZILLA_PT
ZILLA_PT

Masculino Mensagens : 879
Data de inscrição : 13/11/2015
Mota : Benelli TRK 502 & Yamaha BW'S 50 & VOR ENDURO 503 & Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Sou gordo para uma 125cc?? Empty Re: Sou gordo para uma 125cc??

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos