F125cc.com
24 Anos - Primeira Mota 100km diários  F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
24 Anos - Primeira Mota 100km diários  F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
140 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 140 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

24 Anos - Primeira Mota 100km diários

+3
Trigueiro
nunes
RuiMelo30
7 participantes

Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  RuiMelo30 Dom 22 Dez - 4:30

Boas a todos!

Então, em janeiro começo a trabalhar e inclusive completo 24 anos , estava a pensar ali por abril comprar a superlight 125, pois como a deslocação diária para o trabalho ida e volta são 100km iria conseguir reduzir bastante os custos de viagem, a minha dúvida centra-se no processo de aptidão da “licença” não sei se será o nome mais correcto, para puder conduzir a 125, seja a nível de procedimentos seja a nível de que se trata propriamente dito.
Gostava também de saber a vossa opinião quanto à dita cuja.

Obrigado pela atenção!

RuiMelo30

Masculino Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/12/2019
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  nunes Seg 23 Dez - 9:32

bom dia Rui
com 24 anos tens que tirar a carta.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  Trigueiro Seg 23 Dez - 9:53

Só a partir dos 25 anos, se tiveres entretanto carta de carro, é que podes conduzir uma 125 sem precisar de fazer mais nada. Com menos de 25 anos e com carta de carro, só podes andar legalmente numa 50.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  nunes Seg 23 Dez - 10:30

Trigueiro escreveu:Só a partir dos 25 anos, se tiveres entretanto carta de carro, é que podes conduzir uma 125 sem precisar de fazer mais nada. Com menos de 25 anos e com carta de carro, só podes andar legalmente numa 50.
a menos que tenhas carta de carro e licença de condução de ciclomotor.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  RuiMelo30 Seg 23 Dez - 10:35

Pois já tinha lido um pouco sobre isso, tenho carta de ligeiros a minha dúvida centra-se em perceber o que diferencia o exame para motas gerais e o exame para motas 125 será o mesmo? Depois equacionar se uma 50cc não me safava neste ano?

RuiMelo30

Masculino Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/12/2019
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  nunes Seg 23 Dez - 10:42

vais fazer 24 em janeiro.
para conduzires uma 125cc apenas com carta de carro só em janeiro de 2021.
para a poderes conduzir agora ou te auto-propões a exame de 50cc ou tiras a carta.
se os teus percursos de 50 km incluem muita AE a 125cc pode tornar-se "curta".
se fosse a ti tirava a carta A e comprava uma 250 ou uma 300cc.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  RuiMelo30 Seg 23 Dez - 11:27

Eu gostava de perceber de que forma os caminhos são diferentes para tirar a de 125 ou a A normal.
A ideia da Mota é precisamente para fugir dos custos da AE o troço de AE obrigatório que continuaria a fazer seria do Porto a Santo tirso o que não são mts kms, e os 100km/h que a Mota faria chegariam bem.

RuiMelo30

Masculino Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/12/2019
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  nunes Seg 23 Dez - 11:33

RuiMelo30 escreveu:Eu gostava de perceber de que forma os caminhos são diferentes para tirar a de 125 ou a A normal.
A ideia da Mota é precisamente para fugir dos custos da AE o troço de AE obrigatório que continuaria a fazer seria do Porto a Santo tirso o que não são mts kms, e os 100km/h que a Mota faria chegariam bem.


o caminho é exatamente o mesmo.
tens que ir à escola de condução, inscreveres-te, fazer o código com aprovação, depois a condução com aprovação.
a diferença está no preço a pagar pela carta de 125cc e pela carta A e também nas motas que ficas "licenciado" para conduzir.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  RuiMelo30 Seg 23 Dez - 12:00

O facto de já ter carta B não faz com que já não seja preciso fazer o código?
É relativamente a uma 50cc achas que é fora de hipótese?

RuiMelo30

Masculino Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/12/2019
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  nunes Seg 23 Dez - 12:21

RuiMelo30 escreveu:O facto de já ter carta B não faz com que já não seja preciso fazer o código?
É relativamente a uma 50cc achas que é fora de hipótese?


penso que para tirares a carta de mota tens que fazer tudo, incluindo o código.
e sim, para fazeres 50 km x2, todos os dias, esquece a 50cc.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  RuiMelo30 Seg 23 Dez - 13:17

é assim vou tentar me informar melhor quanto a isso de ter de realizar ou não o codigo, pois neste momento o que me chateia é isso mesmo, exames de faculdade começar a trabalhar nao tenho muito cabeça nem tempo para me meter nisso.

Relativamente as 50cc a nivel de consumos pelo que li rondam os das 125, penso na yahama ** 50cc, por exemplo, o que mais me irrita é o barulho da bixa e ter de ouvir aquilo todos os dias ia ser um pouco desconfortavel mas parecem ser todas as 50cc.

portanto acho que o caminho a partida passara por comprar a 125 superlight e ganhar pratica na marra e tentar fazer o tal exame das 125.

RuiMelo30

Masculino Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/12/2019
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  nunes Seg 23 Dez - 14:04

força nisso Rui.
para a frente é que é o caminho.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  Trigueiro Seg 23 Dez - 14:11

Para tirar carta A ou para uma 125, tens que saber sempre o código (é obrigatório saber o código enquanto qualquer carta de condução estiver válida), mais algumas componentes específicas para motas que não ensinam quando se tira a carta de carro (carta B).

Geralmente, nas aulas teóricas para carta de mota, só ensinam as componentes especídicas da mota e o exame teórico também costuma versar só essas componentes. Pode ter entretanto ter mudado, mas o exame teórico de mota, fosse para uma 125 ou para uma mota pesada, eram só dez perguntas, podendo-se falhar só uma (se não me falha a memória).

Geralmente o pessoal vai às aulas teóricas, presta atenção, faz os inúmeros exames disponíveis na net e passa. É bem mais fácil do que a primeira vez que se tira a carta de carro.

Quanto ao exame prático de mota, as lições mínimas eram (se não me falha outra vez a memória) 12. A diferença entre o exame de 125 e de mota pesada é mesmo só a mota. O resto é tudo igual. Convém é no dia do exame teres também um mínimo de experiência de tirar e colocar a mota no descanso central, caso este exista, pois o examinador pode pedir para ver se efetivamente estás apto a estacionar a mota. Sei de um examinador que pediu isso a uma rapariga baixinha, que estava a fazer o exame numa Bandit 600, a qual é pesadinha e tem um centro de gravidade alto. E ela fê-lo nas calmas!

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  RuiMelo30 Seg 23 Dez - 14:37

A minha ideia de momento passara por comprar a mota um ou dois meses antes do exame e pratiar, quanto aos exames teoricos pelo que entendi caso queira tirar a A teria de fazer um com 10 perguntas , mas tirando o de 125 não necessito de exame teorico segundo entendi.

Claramente na pratica como aconteceu quando tirei de ligeiros, de perguntar componentes mecanicas.

mas gostava de saber a vossa opiniao também, se uma 50cc é assim fora de hipotses para este tipo de ideia de 50 km ida mais 50km volta.

RuiMelo30

Masculino Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/12/2019
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  nunes Seg 23 Dez - 14:56

Rui, repara; estás disposto a fazer 50 quilómetros, duas vezes por dia, a uma velocidade máxima de 60 km/h, mais ou menos, e em que perdes quase toda a força nas subidas?!
Estás a ver o tempo que vais precisar para chegar ao trabalho?
Estás a ver-te ser ultrapassado por tudo e todos?!
E se apanhares um camião que vai a molengar estás a ver-te fazer quilómetros atrás dele porque não tens força para o ultrapassar?
Se estás a ver tudo isto de forma positiva então uma 50cc pode ser a alternativa.
eu não queria.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  Trigueiro Seg 23 Dez - 15:02

RuiMelo30 escreveu:A minha ideia de momento passara por comprar a mota um ou dois meses antes do exame e pratiar, quanto aos exames teoricos pelo que entendi caso queira tirar a A teria de fazer um com 10 perguntas , mas tirando o de 125 não necessito de exame teorico segundo entendi.

Claramente na pratica como aconteceu quando tirei de ligeiros, de perguntar componentes mecanicas.

mas gostava de saber a vossa opiniao também, se uma 50cc é assim fora de hipotses para este tipo de ideia de 50 km ida mais 50km volta.


Não, senhor! O exame escrito de 125 e de mota pesada é que são praticamente iguais, mas tens que fazê-los! São é bem mais ligeiros do que o exame de carro e geralmente só versam questões relativamente a motas.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  Trigueiro Seg 23 Dez - 15:31

nunes escreveu:Rui, repara; estás disposto a fazer 50 quilómetros, duas vezes por dia, a uma velocidade máxima de 60 km/h, mais ou menos, e em que perdes quase toda a força nas subidas?!
Estás a ver o tempo que vais precisar para chegar ao trabalho?
Estás a ver-te ser ultrapassado por tudo e todos?!
E se apanhares um camião que vai a molengar estás a ver-te fazer quilómetros atrás dele porque não tens força para o ultrapassar?
Se estás a ver tudo isto de forma positiva então uma 50cc pode ser a alternativa.
eu não queria.


Nunes

O que disseste é corretíssimo. Só que não te esqueças de que ele não tem experiência com motas. Um deslize de acelerador (acontece!) numa 125 já pode machucar bem, imagina numa 500 ou numa 600. Eu sei que sou dos poucos que dizem isto, mas é sempre aconselhável começar com uma 125, na pior das hipóteses (e não o aconselho) com uma 250-300, só para terem mais alguma sensação de segurança em autoestrada ou em estrada nacional. Para cidade, as 125 são rainhas (isto não é uma opinião, é um facto 24 Anos - Primeira Mota 100km diários  275703 24 Anos - Primeira Mota 100km diários  326955 ). 


Rui

Como já foi referido antes, com carta de carro estás desde já habilitado a andar de 50. E é só!

Seja qual for a opção que tomes - tirar carta de 125 (A1), carta A2 (até 35Kw de potência) ou A (sem limite de potência) - antes disso, se tiveres oportunidade, crava alguém e conduz uma scooter de 50cc. Se puderes depois andar numa 50 de mudanças, muito melhor! Se não tiveres quem cravar, aluga uma ou pede na escola da condução para as tuas primeiras arrancadas serem numa mota com não mais do que 125cc.

A primeira vez que se anda numa mota deve ser numa de pouca potência, para o corpo se habituar pelo menos ao arranque numa mota. O resto vem com calma e muita prática. O mundo das motas não acaba amanhã, pelo que a sua aprendizagem deve ser lenta e bem feita. Se não der para ir ao próximo encontro de motociclistas, fica para a próxima (está sempre a haver mais um encontro!).

Nota para a malta que vem a seguir dizer que aprendeu a andar numa 750 e sobreviveram: Parabéns à prima!

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  RuiMelo30 Seg 23 Dez - 20:52

Trigueiro escreveu:
nunes escreveu:Rui, repara; estás disposto a fazer 50 quilómetros, duas vezes por dia, a uma velocidade máxima de 60 km/h, mais ou menos, e em que perdes quase toda a força nas subidas?!
Estás a ver o tempo que vais precisar para chegar ao trabalho?
Estás a ver-te ser ultrapassado por tudo e todos?!
E se apanhares um camião que vai a molengar estás a ver-te fazer quilómetros atrás dele porque não tens força para o ultrapassar?
Se estás a ver tudo isto de forma positiva então uma 50cc pode ser a alternativa.
eu não queria.


Nunes

O que disseste é corretíssimo. Só que não te esqueças de que ele não tem experiência com motas. Um deslize de acelerador (acontece!) numa 125 já pode machucar bem, imagina numa 500 ou numa 600. Eu sei que sou dos poucos que dizem isto, mas é sempre aconselhável começar com uma 125, na pior das hipóteses (e não o aconselho) com uma 250-300, só para terem mais alguma sensação de segurança em autoestrada ou em estrada nacional. Para cidade, as 125 são rainhas (isto não é uma opinião, é um facto 24 Anos - Primeira Mota 100km diários  275703 24 Anos - Primeira Mota 100km diários  326955 ). 


Rui

Como já foi referido antes, com carta de carro estás desde já habilitado a andar de 50. E é só!

Seja qual for a opção que tomes - tirar carta de 125 (A1), carta A2 (até 35Kw de potência) ou A (sem limite de potência) - antes disso, se tiveres oportunidade, crava alguém e conduz uma scooter de 50cc. Se puderes depois andar numa 50 de mudanças, muito melhor! Se não tiveres quem cravar, aluga uma ou pede na escola da condução para as tuas primeiras arrancadas serem numa mota com não mais do que 125cc.

A primeira vez que se anda numa mota deve ser numa de pouca potência, para o corpo se habituar pelo menos ao arranque numa mota. O resto vem com calma e muita prática. O mundo das motas não acaba amanhã, pelo que a sua aprendizagem deve ser lenta e bem feita. Se não der para ir ao próximo encontro de motociclistas, fica para a próxima (está sempre a haver mais um encontro!).

Nota para a malta que vem a seguir dizer que aprendeu a andar numa 750 e sobreviveram: Parabéns à prima!
Obrigado a todos pelo feedback!
Pois eu também sou mais apologista e acho que não irei necessitar de tanta potencia 100/110km/h para o dia dia chega claramente se quiser velocidade pego no carro que ja da os seus 200 :p 
Entendo perfeitamente o que dizes mas eu ja conduzi um pouco de alguns tipos de mota diferentes só que não por muito tempo, uma 50 especi yahama dt numa tarde com amigos na jorda :D uma vespa em roma durante uns 4 dias, e um moto4 em malta tbm por 4 dias, so falta o processo de mudanças mas como tenho noçao perfeita como funcionam no carro acho que um pouco de pratica la ia, e relativamente a andar na estrada como ja tenho carta desde os 18 penso que estaria bem a vontade nesse sentido mas uns treinos valentes antes do exame seria necessario.

Assim, acho que tudo aponta para procurar comprar uns meses antes a mota, treinar bastante, e candidatar me ao tal exame autoproposto.
Na esperança que não demorem meses a marcar :p

PS: acho que já só me vejo sentado numa superlight :p

RuiMelo30

Masculino Mensagens : 10
Data de inscrição : 22/12/2019
Mota : Nenhuma

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  Trigueiro Qui 26 Dez - 12:04

RuiMelo30 escreveu:
Trigueiro escreveu:
nunes escreveu:Rui, repara; estás disposto a fazer 50 quilómetros, duas vezes por dia, a uma velocidade máxima de 60 km/h, mais ou menos, e em que perdes quase toda a força nas subidas?!
Estás a ver o tempo que vais precisar para chegar ao trabalho?
Estás a ver-te ser ultrapassado por tudo e todos?!
E se apanhares um camião que vai a molengar estás a ver-te fazer quilómetros atrás dele porque não tens força para o ultrapassar?
Se estás a ver tudo isto de forma positiva então uma 50cc pode ser a alternativa.
eu não queria.


Nunes

O que disseste é corretíssimo. Só que não te esqueças de que ele não tem experiência com motas. Um deslize de acelerador (acontece!) numa 125 já pode machucar bem, imagina numa 500 ou numa 600. Eu sei que sou dos poucos que dizem isto, mas é sempre aconselhável começar com uma 125, na pior das hipóteses (e não o aconselho) com uma 250-300, só para terem mais alguma sensação de segurança em autoestrada ou em estrada nacional. Para cidade, as 125 são rainhas (isto não é uma opinião, é um facto 24 Anos - Primeira Mota 100km diários  275703 24 Anos - Primeira Mota 100km diários  326955 ). 


Rui

Como já foi referido antes, com carta de carro estás desde já habilitado a andar de 50. E é só!

Seja qual for a opção que tomes - tirar carta de 125 (A1), carta A2 (até 35Kw de potência) ou A (sem limite de potência) - antes disso, se tiveres oportunidade, crava alguém e conduz uma scooter de 50cc. Se puderes depois andar numa 50 de mudanças, muito melhor! Se não tiveres quem cravar, aluga uma ou pede na escola da condução para as tuas primeiras arrancadas serem numa mota com não mais do que 125cc.

A primeira vez que se anda numa mota deve ser numa de pouca potência, para o corpo se habituar pelo menos ao arranque numa mota. O resto vem com calma e muita prática. O mundo das motas não acaba amanhã, pelo que a sua aprendizagem deve ser lenta e bem feita. Se não der para ir ao próximo encontro de motociclistas, fica para a próxima (está sempre a haver mais um encontro!).

Nota para a malta que vem a seguir dizer que aprendeu a andar numa 750 e sobreviveram: Parabéns à prima!
Obrigado a todos pelo feedback!
Pois eu também sou mais apologista e acho que não irei necessitar de tanta potencia 100/110km/h para o dia dia chega claramente se quiser velocidade pego no carro que ja da os seus 200 :p 
Entendo perfeitamente o que dizes mas eu ja conduzi um pouco de alguns tipos de mota diferentes só que não por muito tempo, uma 50 especi yahama dt numa tarde com amigos na jorda :D uma vespa em roma durante uns 4 dias, e um moto4 em malta tbm por 4 dias, so falta o processo de mudanças mas como tenho noçao perfeita como funcionam no carro acho que um pouco de pratica la ia, e relativamente a andar na estrada como ja tenho carta desde os 18 penso que estaria bem a vontade nesse sentido mas uns treinos valentes antes do exame seria necessario.

Assim, acho que tudo aponta para procurar comprar uns meses antes a mota, treinar bastante, e candidatar me ao tal exame autoproposto.
Na esperança que não demorem meses a marcar :p

PS: acho que já só me vejo sentado numa superlight :p


Duas verdades (as partes assinaladas no teu texto)!

Na mota, o que mais nos demora a habituar é ganharmos o hábito de acionar a embraiagem no momento certo para diminuir a velocidade, coisa que todos nós fazemos instintivamente no carro, sem nos apercebermos, mas que se faz mais ainda na mota.

Se já tens alguma experiência anterior de andar de mota, o mais que vais ter que te habituar é a um maior cuidado na escolha da trajetória e velocidade correta nas curvas, prestar muita mais atenção ao que te rodeia e evitar dar toques nos passeios (no carro, sofre o pneu, mas na mota, sofre o corpo do condutor!). Meter e tirar mudanças é a parte fácil. Numa volta ao quarteirão já dominas isso. Vais te esquecer de reduzir por vezes quando chegas às rotundas, mas rapidamente aprendes a não esquecer.

Não te preocupes com o tirar a carta de mota. Não é nenhum papão para quem tem carta de carro e já andou de mota.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  Dr_Lion Sáb 4 Jan - 0:43

Tirei carta de mota em abril de 2019, ja tinha carta de carro à 10 anos, já tinha mais de 30 anos, portanto podia conduzir 125cc.. Mas quis tirar carta A.

Sendo que vais tirar carta de mota, não sejas burro e tira a carta A completa, não te faz sentido ires tirar a Carta A1 de 125, porque até te inscreveres, pagares pedires exame etc..Lá para abril ou maio tens a carta se não reprovares, para passado "6" meses em janeiro poderes condzuir 125 sem fazer nada... Compensa-te essa despesa de tirares a carta só para a teres 6 meses antes? para isso tiras a carta de mota completa... A minha custou 300eur ;)

O código para mota são 10 perguntas exclusivamente "de mota".

Dr_Lion

Masculino Mensagens : 111
Data de inscrição : 18/07/2018
Mota : Suzuki DRZ400

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  Helder Cruz Qua 8 Jan - 9:51

Contares com velocidades de 100 ou 110km/h numa 125cc (a 4 tempos) é ser muuuuuito optimista.
Pode acontecer dares essas velocidades, até superiores, a descer ou em terreno plano, mas não numa Superlight!
Nem contes em manter essa velocidade em trajectos longos, com subidas e vento seja em que modelo for.

Digo-te mais, não penses que circular na AE, na casa dos 100km/h, que é fácil de fazer, ainda que por uns curtos minutos: o ar deslocado pelos automóveis ligeiros que passam em maior velocidade e em particular os pesados que passam por ti quando os cavalos da mota não chegam para manter os 80km/h numa subida, cansam e tornam o teu percurso muito perigoso.
O efeito do vento sobre uma mota diminui com o aumento da velocidade, desde que se tenham cavalos para isso. O problema do vento numa 125 é uma realidade mais marcante, quer pela impossibilidade de contrariares a resistência ao avanço quer pela dificuldade em equilibrar a mota que por ser leve sofre mais o efeito dos vortices de ar.

Em 125cc fiz Lisboa-Portalegre, Lisboa-Coimbra, Lisboa-Beja, etc. Por puro ócio, nem sempre com boas condições atmosféricas e senti bem a diferença e o cansaço provocado. Fazer viagens para o trabalho, repetidamente, será outra história muito diferente...
De 50cc creio que nunca fiz nada mais longo que Coimbra-Figueira da Foz ou Coimbra-Aveiro. Com frio, vento e chuva, não é para todos mesmo por motivos recreativos...

A superlight é uma mota engraçada que deverá dar um gozo tremendo ter e utilizar. Entendo isso muito bem, como todos os que adquiriram uma mota, em especial a primeira. Mas não contes em a utilizar diariamente, para esse trajecto, nem contes em poupar (muito) dinheiro ao comprar um motociclo!
Esse é um argumento para nos enganar, aos pais ou a esposa chata...
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  linhos Seg 3 Fev - 16:00

Helder Cruz escreveu:Contares com velocidades de 100 ou 110km/h numa 125cc (a 4 tempos) é ser muuuuuito optimista.
Pode acontecer dares essas velocidades, até superiores, a descer ou em terreno plano, mas não numa Superlight!
Nem contes em manter essa velocidade em trajectos longos, com subidas e vento seja em que modelo for.

Digo-te mais, não penses que circular na AE, na casa dos 100km/h, que é fácil de fazer, ainda que por uns curtos minutos: o ar deslocado pelos automóveis ligeiros que passam em maior velocidade e em particular os pesados que passam por ti quando os cavalos da mota não chegam para manter os 80km/h numa subida, cansam e tornam o teu percurso muito perigoso.
O efeito do vento sobre uma mota diminui com o aumento da velocidade, desde que se tenham cavalos para isso. O problema do vento numa 125 é uma realidade mais marcante, quer pela impossibilidade de contrariares a resistência ao avanço quer pela dificuldade em equilibrar a mota que por ser leve sofre mais o efeito dos vortices de ar.

Em 125cc fiz Lisboa-Portalegre, Lisboa-Coimbra, Lisboa-Beja, etc. Por puro ócio, nem sempre com boas condições atmosféricas e senti bem a diferença e o cansaço provocado. Fazer viagens para o trabalho, repetidamente, será outra história muito diferente...
De 50cc creio que nunca fiz nada mais longo que Coimbra-Figueira da Foz ou Coimbra-Aveiro. Com frio, vento e chuva, não é para todos mesmo por motivos recreativos...

A superlight é uma mota engraçada que deverá dar um gozo tremendo ter e utilizar. Entendo isso muito bem, como todos os que adquiriram uma mota, em especial a primeira. Mas não contes em a utilizar diariamente, para esse trajecto, nem contes em poupar (muito) dinheiro ao comprar um motociclo!
Esse é um argumento para nos enganar, aos pais ou a esposa chata...
A solução é comprar uma dukesa 24 Anos - Primeira Mota 100km diários  326955

_________________
KTM Laranjinha YouTube
Subscreve!

DB: Pt1, Pt2 e Parte 3!

1ª Duke: 21'k Kms 8Set11->11Abr14 VMax 134km/h
2.6lt/100

2ª Duke: 15'k Kms Kms 11ABR14->Hoje, VMax: 139km/h
24 Anos - Primeira Mota 100km diários  633800_2
24 Anos - Primeira Mota 100km diários  281929
linhos
linhos
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 7618
Data de inscrição : 12/09/2011
Mota : KTM Duke 125 Laranjinha ABS - Vê a Laranjinha no Youtubiu!

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  bulgaro Ter 25 Fev - 21:20

RuiMelo30 escreveu:O facto de já ter carta B não faz com que já não seja preciso fazer o código?
É relativamente a uma 50cc achas que é fora de hipótese?
Não, precisas na mesma de fazer um exame teorico de 10 perguntas em que são apenas sobre motas, para qualquer uma das três categorias de carta A1, A2 ou A.
bulgaro
bulgaro

Masculino Mensagens : 227
Data de inscrição : 31/01/2015
Mota : ...

Ir para o topo Ir para baixo

24 Anos - Primeira Mota 100km diários  Empty Re: 24 Anos - Primeira Mota 100km diários

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos