F125cc.com
Dúvidas na compra de mota F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Dúvidas na compra de mota F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
55 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 55 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Dúvidas na compra de mota

+7
bulgaro
Helder Cruz
Marco Machado
Pedro Marinho
pcarvalho
Nasik
robot792
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Dúvidas na compra de mota

Mensagem  robot792 Dom 9 Fev - 23:50

Boa noite pessoal,
Espero que se encontrem todos bem.

Tirei a carta de mota antes do fim do ano e disseram-me que agora é a época boa para comprar motas e eu tenho estado a ver os negócios online mas não tenho experiência nenhuma na área, daí solicitar-vos ajuda.

Procuro uma mota para fazer cidade e fora, ocasionalmente pretendo fazer viagens maiores por isso creio que deva optar por uma 126-500cc naked. Inicialmente poderei uma 125, por ser barato mas acho que ficava mal "servido" e não atingia o nível de liberdade que pretendo ao andar de mota em viagens maiores. Quem anda de 125 não se sente restringido fora da cidade? Acham que estou a pensar bem aqui? Vejo tantas 125 à venda com poucos km..

Já agora, vejo muitas 600cc (usadas) mais baratas que cilindradas inferiores. Alguma razão?

Outra questão em que já pensei é, não vou optar por uma mota nova, seria seguro se optasse mas tenho pouca experiência de condução, receio que seja assaltado e o facto de depois não puder mexer na mota volta a por em causa a questão da liberdade como também parte da experiência motar.. Assim pergunto-vos, acham que vale a pena comprar motas com 20+  ou 15+,10+anos? Devo optar por algo mais recente?

Mais uma, esta é deveras importante. Quando for ver uma mota é normal o dono dar-me a mota para as mãos e deixar dar uma volta para testá-la à vontade? Que "checks" essenciais devo fazer além da corrente/cremalheira e ferrugens? E se pretender comprar a mota qual é o modo seguro para fazer a transacção? A venda deve ser formalizada num contrato?

Dentro de gama que falei o que tenho gostado mais de ver é a cb500 e a gs500, depois vejo tambem algumas cbf250 / virago 250 / benelli 250/300 e etc
Malta, desculpem o novel. Se tiverem algumas dicas deixem-nas. Muito obrigado   :portugal:

robot792

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/11/2019
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  Nasik Seg 10 Fev - 16:02

Boas,

Eu tenho uma YZF R125 a quase 10 anos e todos os dias vou para Lisboa trabalha, estou super satisfeito. Não paga IUC e gasta 3L aos 100!!
Tambem já fui nela para o Algarve, mas não recomendo, cheguei la parecia que tinha levado uma tareia :D.

Relativamente a questão da compra, eu combinei num parque de estacionamento duma superficie comercial, o dono deixou me dar uma volta no parque para exprimentar, deixei-lhe os meus documentos. 

No dia da compra fomos os 2 ao notário mudar de imediato a titularidade da mota, eu recomendo que todos o façam, para segurança de quem vende e quem compra.

Cumpts,

Nasik

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/02/2020
Mota : YZF R125

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  robot792 Seg 10 Fev - 20:03

agradeço a partilha Nasik, imagino que a viagem para o Algarve não tenha sido fácil e a subida muito menos  Dúvidas na compra de mota 314343  Como fizes-te o pagamento ao dono?

ps: Tinha visto uma cbr250r à venda e pensei que talvez por ser desportiva não.. que tal ter uma mota destas (desportiva) para andar todos os dias?

robot792

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/11/2019
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  pcarvalho Ter 11 Fev - 11:37

Quem anda de 125 não se sente restringido fora da cidade?

ando na minha 125 à 6 anos, e dentro da cidade é uma rainha.
fora da cidade, faço 100km ( ida e volta ) na boa, nacional e autoestrada.
claro que nao passo dos 100km/h, 110km/h, mas não me aborrece.

relativamente às compras, paga só quando tiveres no notário.
Se for pessoa séria não vai levantar questões, se for esquema vai-te por logo problemas. é aí que ves :D
pcarvalho
pcarvalho

Masculino Mensagens : 23
Data de inscrição : 11/01/2019
Mota : ybr125

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  Nasik Ter 11 Fev - 13:54

robot792 escreveu:ps: Tinha visto uma cbr250r à venda e pensei que talvez por ser desportiva não.. que tal ter uma mota destas (desportiva) para andar todos os dias?

A CBR tem uma posição de condução mais confortável, menos inclinada que a minha.
Mas tudo é uma questão de hábito, ja ando no transito em lisboa a 10 anos e sem qualquer tipo de problema, faço 50 klm ( ida e volta sem problemas ).

Nasik

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/02/2020
Mota : YZF R125

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Comprar 125cc nova

Mensagem  Pedro Marinho Qua 12 Fev - 0:36

Boa noite

Tenho em vista a compra de uma moto 125cc para trajectos casa trabalho e no verão dar uma voltas entre cidades e afins.
Sou leigo no assunto e embora tenha pesquisado muita coisa neste últimos tempos no intervalo de 2500 e 3000 euros vi a keeway rkf e a Mash black seven. Embora sejam estilos distintos a boa me satisfazem esteticamente.
Pedia era vossa opinião entre estas motas e peço vos outras sugestões que achem que pode valer a pena considerar.
Obrigado.

Pedro Marinho

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/02/2020
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  Marco Machado Qua 12 Fev - 9:23

Pedro Marinho escreveu:Boa noite

Tenho em vista a compra de uma moto 125cc para trajectos casa trabalho e no verão dar uma voltas entre cidades e afins.
Sou leigo no assunto e embora tenha pesquisado muita coisa neste últimos tempos no intervalo de 2500 e 3000 euros vi a keeway rkf e a Mash black seven. Embora sejam estilos distintos a boa me satisfazem esteticamente.
Pedia era vossa opinião entre estas motas e peço vos outras sugestões que achem que pode valer a pena considerar.
Obrigado.
eu tenho em casa uma má experiência com uma keeway, mais por culpa do concessionário que da marca em si, o meu gosto pessoal iria mara a mash pois é uma mota ols school

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  robot792 Sáb 15 Fev - 20:10

Boa noite pessoal,

Mais uma vez agradeço as respostas. PCarvalho, realmente fazer o pagamento apenas após o registo do veículo é provavelmente a forma mais segura mas o que me questionava era sob a forma de pagamento, certamente não levam um maço de notas no bolso Dúvidas na compra de mota 314343
Vão com o individuo até ao banco e solicitam que o próprio faça a transferência? Isto é possível?

Já agora, tenho pensado visitar um concessionário da Honda, queria a cb500 mas em termos de preços acho muito (Alguém sabe os custos de manutenção?), depois pensei talvez possa experimentar a Cbf125 e ver se gosto. Como vou fazer mais cidade... e provavelmente vou usar a mota muitos dias... até que não me parece má escolha. Ou isto ou espero que apareça algo.
Mas tenho uma dúvida aqui, as motas novas são sempre adquiridas pelo preço de tabela ou é possível negociar? O concessionário só podem fazer descontos em motas usadas não é?

robot792

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/11/2019
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  Helder Cruz Ter 25 Fev - 10:07

robot792 escreveu:Boa noite pessoal,
Espero que se encontrem todos bem.

Tirei a carta de mota antes do fim do ano e disseram-me que agora é a época boa para comprar motas e eu tenho estado a ver os negócios online mas não tenho experiência nenhuma na área, daí solicitar-vos ajuda.

Procuro uma mota para fazer cidade e fora, ocasionalmente pretendo fazer viagens maiores por isso creio que deva optar por uma 126-500cc naked. Inicialmente poderei uma 125, por ser barato mas acho que ficava mal "servido" e não atingia o nível de liberdade que pretendo ao andar de mota em viagens maiores. Quem anda de 125 não se sente restringido fora da cidade? Acham que estou a pensar bem aqui? Vejo tantas 125 à venda com poucos km..

Já agora, vejo muitas 600cc (usadas) mais baratas que cilindradas inferiores. Alguma razão?

Outra questão em que já pensei é, não vou optar por uma mota nova, seria seguro se optasse mas tenho pouca experiência de condução, receio que seja assaltado e o facto de depois não puder mexer na mota volta a por em causa a questão da liberdade como também parte da experiência motar.. Assim pergunto-vos, acham que vale a pena comprar motas com 20+  ou 15+,10+anos? Devo optar por algo mais recente?

Mais uma, esta é deveras importante. Quando for ver uma mota é normal o dono dar-me a mota para as mãos e deixar dar uma volta para testá-la à vontade? Que "checks" essenciais devo fazer além da corrente/cremalheira e ferrugens? E se pretender comprar a mota qual é o modo seguro para fazer a transacção? A venda deve ser formalizada num contrato?

Dentro de gama que falei o que tenho gostado mais de ver é a cb500 e a gs500, depois vejo tambem algumas cbf250 / virago 250 / benelli 250/300 e etc
Malta, desculpem o novel. Se tiverem algumas dicas deixem-nas. Muito obrigado   :portugal:

Robot: não me ficará bem dizer isto num fórum de 125cc, mas se tens carta A, não faz sentido algum comprares uma 125 se queres sair para mais longe e fazer, eventualmente, autoestrada. 
Com uma 125 vais a todo lado como noutra qualquer. Mas mais devagar, com menos segurança e conforto! 
A CB500 é um clássico, um tanque de guerra. A ciclistica da GS500 não me convence, apesar de ter tido um quadro igual num motor 125 e ter gostado. 
Tens vários tópicos sobre o que fazer para comprar uma mota em 2ª mão, neste fórum. Dà uma vista de olhos. 

Por último, porque uma 300cc com 10 anos está mais cara que uma 600 com 5 ou 8: porque há que compre mota para poupar nas deslocações, há quem tenha carta há 2 dias e tenha medo dos cavalos e sobretudo, porque uma 300 pode ser conduzida por um jovem com carta até 35kw e de um modo geral, uma 600 não pode!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  pcarvalho Ter 25 Fev - 17:25

aproveito a deixa para deixar mais claro que apesar de adorar a minha 125 ( YBR 125 ), estou a poupar para comprar uma de maior cilindrada para o final do ano para fazer viagens mais longas.


andar 125 fora da cidade é como andar num carro de 1.2. Anda bem a 100 em zonas planas, mas qdo vou a zonas mais montanhosas, tipo serra de arga é ver a velocidade a descrescer.. 100, 90, 80...
nunca fui com ela a zonas de maior íngreme, por isso não sei ate q angulo ela aguenta com velocidade estável.

É chato nao subir montanhas sem perder velocidade ou fazer 600km nestas condicoes? é, mas é uma ou outra viagem por ano, sao 3 ou 4 dias por ano.
360 dias a andar bem, vs esses dias mais lentos, para mim compensa.

Agora, nao tou a ver não serem mais seguras que as de maior cilindrada.
Só se for por ter travoes mais básicos e no meu caso, não ter abs.
pcarvalho
pcarvalho

Masculino Mensagens : 23
Data de inscrição : 11/01/2019
Mota : ybr125

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  Helder Cruz Ter 25 Fev - 20:40

Se não estás a ver, espera por comprares uma de maior cilindrada. 
Achas que alguma vez tive problemas de acabar uma ultrapassagem com a minha cbr600, ou fazer uma travagem a sério com a minha 1200?
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  pcarvalho Ter 25 Fev - 20:53

"Só se for por ter travoes mais básicos e no meu caso, não ter abs."

:)

pcarvalho
pcarvalho

Masculino Mensagens : 23
Data de inscrição : 11/01/2019
Mota : ybr125

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  Helder Cruz Ter 25 Fev - 20:57

Podes ter ABS numa 125. Aderencia de um pneu de 180 ou de 300kg de peso do conjunto é que não, tal como duplos discos de 270mm e bombas de travão duplas de 3 pistões. Para não falar de mais de 100cv de potência...


Última edição por Helder Cruz em Qua 26 Fev - 12:35, editado 2 vez(es)
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  pcarvalho Ter 25 Fev - 21:04

poder pode, a minha, tal como disse, é que não tem.
tamos a comparar motas de 3000€ com motas de sei la quanto...

como a minha podia ter melhores travoes, podia. mas tb ja nao iria custa os 3k.
em termos absolutos, uma mota de 100kg e 10cv, precisa de discos duplos à frente? já me contentava ter um bocadinho melhores xD




pcarvalho
pcarvalho

Masculino Mensagens : 23
Data de inscrição : 11/01/2019
Mota : ybr125

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  Helder Cruz Ter 25 Fev - 21:16

Lamento, mas não vou dizer mais nada.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  robot792 Qua 26 Fev - 0:18

Boa noite pessoal, antes de mais agradeço as ajudas.

@Helder Cruz Tenho a carta A sim mas experiência é quase nenhuma. O que dizes realmente faz sentido, poderia comprar uma 125 mas os meus objetivos não são economizar, além disso como vivo na zona centro praticamente nem trânsito tenho e posso andar à vontade.. 
Tenho estado a pensar nisto e mudei as minhas ideias, se optasse por uma 125 provavelmente comprava uma klight/ superlight usada, ou outra qualquer, para ter durante um ano e ganhar experiência mas depois vendia porque esta cilindrada não é o que realmente quero, apesar de raramente fazer auto estrada.

@pcarvalho Eu não digo que as 125 não sejam boas motas nem tenho problemas em fazer uma viagem longa a 100/110 km/h, não me sinto é bem em andar com o punho no maximo e a esganar o motor cada vez que queira atingir esta velocidade ou fazer uma ultrapassagem. Além disso considero as motas de maior cilindrada ou as 125 topos de gama muito mais seguras, pneus, estabilidade, travões, suspensão.. nada a ver, quando fores a ver da mota nova hás de notar logo. Nas aulas de condução foi a maior diferença que senti quando aumentei cilindrada, a sensibilidade do travão (além do peso claro)

Mais uma vez volto a agradecer a ambos, no sábado vou visitar um concessionário e ver o que têm lá. abraço malta  Dúvidas na compra de mota 952112

robot792

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/11/2019
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  bulgaro Qua 26 Fev - 19:00

robot792 escreveu:Boa noite pessoal,
Espero que se encontrem todos bem.

Tirei a carta de mota antes do fim do ano e disseram-me que agora é a época boa para comprar motas e eu tenho estado a ver os negócios online mas não tenho experiência nenhuma na área, daí solicitar-vos ajuda.

Procuro uma mota para fazer cidade e fora, ocasionalmente pretendo fazer viagens maiores por isso creio que deva optar por uma 126-500cc naked. Inicialmente poderei uma 125, por ser barato mas acho que ficava mal "servido" e não atingia o nível de liberdade que pretendo ao andar de mota em viagens maiores. Quem anda de 125 não se sente restringido fora da cidade? Acham que estou a pensar bem aqui? Vejo tantas 125 à venda com poucos km..

Já agora, vejo muitas 600cc (usadas) mais baratas que cilindradas inferiores. Alguma razão?

Outra questão em que já pensei é, não vou optar por uma mota nova, seria seguro se optasse mas tenho pouca experiência de condução, receio que seja assaltado e o facto de depois não puder mexer na mota volta a por em causa a questão da liberdade como também parte da experiência motar.. Assim pergunto-vos, acham que vale a pena comprar motas com 20+  ou 15+,10+anos? Devo optar por algo mais recente?

Mais uma, esta é deveras importante. Quando for ver uma mota é normal o dono dar-me a mota para as mãos e deixar dar uma volta para testá-la à vontade? Que "checks" essenciais devo fazer além da corrente/cremalheira e ferrugens? E se pretender comprar a mota qual é o modo seguro para fazer a transacção? A venda deve ser formalizada num contrato?

Dentro de gama que falei o que tenho gostado mais de ver é a cb500 e a gs500, depois vejo tambem algumas cbf250 / virago 250 / benelli 250/300 e etc
Malta, desculpem o novel. Se tiverem algumas dicas deixem-nas. Muito obrigado   :portugal:
Se gostas de nakeds já des-te uma olhada nas Hornets ? Digo isto porque tive uma hornet de 98 e só tenho a dizer coisas boas Dúvidas na compra de mota 952112 .
Sem duvida que 125cc para andar na cidade ou mesmo um pouco de AE é um espetáculo, mas uma viagem ou escapadinha  Dúvidas na compra de mota 17166479 .
A cb500 é uma maquina, não sei se já viste as NCs que também são boas. E com certeza que com qualquer uma delas para fazer uma viagem seria melhor.
bulgaro
bulgaro

Masculino Mensagens : 227
Data de inscrição : 31/01/2015
Mota : ...

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  robot792 Sex 28 Fev - 0:28

Boa noite,

Bulgaro gosto muito do estilo da hornet até 2005, daí até ter pensado numa cb500, só não aprecio os con$umo$, os custos manutenção nem faço ideia, tenho de me informar. Ao concessionário onde vou no sábado têm lá uma suzuki sv650 de 2015, o estilo é muito idêntico à hornet e apesar de ser bicilindrica pelo que já li não gasta muito menos 5l/100. Vamos a ver no que dá, o importante agora é iniciar-me no mundo das motas. Obrigado

robot792

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/11/2019
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  ming.impiedoso Sex 28 Fev - 10:47

Se tens pouca experiência de mota, aconselhava-te primeiro uma 125cc, mas se tiraste a carta A, já tens alguma experiência em cilindrada superior, por isso, e por uma questão de preço também, porque as 125cc usadas chegam a custar tanto como as 500cc, compra já uma 500. As CB500 ou similares bicilindricas devem ter uma manutenção relativamente baixa e são motores bastante resistentes. Não preferes uma TT monocilindrica tipo XT350? Podes sempre optar por uma TT com pneus supermotard.
Em relação ao pagamento, depois de ireis à conservatória, podes ir com o vendedor ao multibanco e fazes a transferência, se ele aceitar só receber o dinheiro na conta mais tarde, e das-lhe o comprovativo.
ming.impiedoso
ming.impiedoso

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/02/2019
Mota : em aquisição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  NMartins88 Sex 28 Fev - 22:35

Ja que tens a carta A, porque não pensar nas 300cc?
Há vários modelos por aí, não tem mau motor, andam em autoestrada a 120 sem estrangolar e a nível de manutenção não são muito mais caras que nas 125cc, pelo menos é o que me dizem.
Eu pelo menos não estou nada arrependido com a mt 125, tem um motor potente para 125cc, é ágil e acima de tudo divertida.
NMartins88
NMartins88

Masculino Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/02/2020
Mota : Yamaha MT 125 ABS - 2017

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  robot792 Sáb 29 Fev - 22:39

Boa tarde pessoal,
Antes de mais muito obrigado

@ming.impiedoso tenho pouquissíma experiencia de mota mas não acredito que a cilindrada seja um entrave a aprender, é preciso é ir aos poucos e hoje por acaso até fui ver uma cb500 (já conto). Numa 125cc sinceramente penso que não ficava satisfeito com a velocidade de ponta, seria necessário um bocado mais, ainda que existam as que tenham 6 velocidades. Há e supermotard até não me importava mas não é bem o estilo pretendido, só se existir um bom negocio. Isso que falaste da transferência MB dá para qualquer valor? Posso ir a um MB e transferir 5 mil por exemplo com o cartao de debito?
 
@NMartins88 Tenho estado à procura entre os 250 e 500cc, pela minha experiencia o que vejo mais à venda nakeds são mesmo as cbf(250 e 500) e algumas suzuki (250/500), também vejo algumas benelli (251/302). É este o objetivo mas aqui (zona centro e beira interior) não há muitas motas (usadas).


experiencia honda cb:

robot792

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/11/2019
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  Trigueiro Seg 2 Mar - 11:42

robot792 escreveu:(...)

Já agora, vejo muitas 600cc (usadas) mais baratas que cilindradas inferiores. Alguma razão?

(...) Assim pergunto-vos, acham que vale a pena comprar motas com 20+  ou 15+,10+anos? Devo optar por algo mais recente?

Mais uma, esta é deveras importante. Quando for ver uma mota é normal o dono dar-me a mota para as mãos e deixar dar uma volta para testá-la à vontade? Que "checks" essenciais devo fazer além da corrente/cremalheira e ferrugens? E se pretender comprar a mota qual é o modo seguro para fazer a transacção? A venda deve ser formalizada num contrato?

Dentro de gama que falei o que tenho gostado mais de ver é a cb500 e a gs500, depois vejo tambem algumas cbf250 / virago 250 / benelli 250/300 e etc
(...)

As 600cc com 15 e 20 anos à venda a preços inferiores a muitas 125 são um risco. Geralmente vem com coisas para reparar e muitas vezes há peças que já não se fabricam. Digo isto por experiência própria.

Para além da já citada corrente e ferrugens, vê se as baínhas cromadas dos garfos telescópicos da  suspensão dianteira possuem alguma gordura viscosa e grossa. Se sim, é sinal de que as borrachas retentoras foram à vida e esses amortecedores precisam ser abertos para substituição do respetivo óleo. E se as baínhas cromadas dos amortecedores tiverem picotado de ferrugem, então já eram. E umas bainhas novas, mesmo as piratas, nunca são menos de 125€ cada uma (umas originais podem custar 2 ou 3 vezes mais).

Vê também se o amortecedor traseiro possui ferrugem e/ou sinal de humidade. Em qualquer das condições, geralmente é necessário substituição. Para a minha Yamaha XJ 600, de 1996, tive que comprar um pirata que me custou cerca de 325€, visto que a marca já nem possui o original à venda. E o preço deste último, se não me falha a memória, era mais de 500€!

Outro pormenor importante. Abre o tampão do depósito de combustível e vê se vês ferrugem lá dentro. Se vires, podes vir a ter chatices e a necessidade de limpar o depósito e os carburadores (isto em motas carburadas). Vê também se o filtro de combustível tem alguma cor acastanhada ou cor de lama, sinal de ferrugem na gasolina.

Destas motas mais velhas que falaste, a CB500 é um bocado superior à GS500. Outra opção é a XJ600, mas o difícil é encontrar motas destas em realmente bom estado. A GS500 pode dar um problema na cabeça do motor (tem a haver com uma das peças que retém o árvore de cames, a qual por vezes parte), especialmente quando se fazem reduções agressivas. E quando essa peça parte, o conserto é a compra de uma cabeça nova (os "remendos" que se fazem duram pouco ou nada).

Se comprares usado com mais de 10-15 anos, prepara-te para poderes gastar outro tanto ou mais em futuras reparações. Uma mota estraga-se se não for usada e estraga-se se... for usada! Depende sempre de quem a usou.

Quanto à pergunta que fizeste na mensagem acima sobre as transferências multibanco, sim, deves poder transferir 5000€ via caixa de multibanco sem problemas. Já transferi 3000€ na compra de uma das minhas motas e não houve problema.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  Trigueiro Seg 2 Mar - 11:53

robot792 escreveu:

experiencia honda cb:


Outro pormenor que me esqueci de dizer.

As borrachas da admissão (os tubos que ligam os carburadores às cabeças dos cilindros) costumam abrir gretas ou ficar ressequidas com o passar dos anos. Geralmente isso acontece com motas com mais de 15 anos. Se deixarem entrar ar, a mistura que vem do carburador fica pobre em gasolina e isso pode justificar um motor falhar, apagar-se ou ter um cilindro que falha.

Quanto a esse vendedor, manda-o ir dar uma volta na mota Dúvidas na compra de mota 314343 . O ideal é descobrires quem era o dono original e falar com ele, se tiveres mesmo interessado na mota, a qual já cheira a necessidade de conserto.

Em compras de motas em 2.ª mão procura fazer a compra sempre com o dono. Os stands não ajudam nada o comprador e por vezes até complicam!

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  ming.impiedoso Seg 2 Mar - 15:59

Em relação à transferência, o @Trigueiro já respondeu acima.
ming.impiedoso
ming.impiedoso

Masculino Mensagens : 96
Data de inscrição : 21/02/2019
Mota : em aquisição

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  papatango Qui 5 Mar - 16:09

Trigueiro escreveu:
Quanto à pergunta que fizeste na mensagem acima sobre as transferências multibanco, sim, deves poder transferir 5000€ via caixa de multibanco sem problemas. Já transferi 3000€ na compra de uma das minhas motas e não houve problema.
Depende do banco. Em agosto, quando comprei uma viatura (4 rodas), só consegui transferir 2000€ por dia a partir da caixa multibanco. Tive que efectuar o pagamento de uma outra maneira
papatango
papatango

Masculino Mensagens : 1732
Data de inscrição : 22/04/2015
Mota : ex-fosti 125cc (cabritinha);ex-AJS daytona (Mulatinha); Virago 535 (Ateagina) e Yamaha Bolt

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  robot792 Qui 5 Mar - 23:49

Boa noite, agradeço as dicas

As dicas quanto à mecanica das motas são muito boas mas a principio não vou precisar, ando a ver uma trk 251 e a mota tem um ano (pareceu-me a melhor em termos de iniciação do tipo trail) é só uma questão de experimentar mas parece-me que vou dar mais importancia à papelada e carenagens, isto se a mota ainda não estiver paga na totalidade é um problema? Eu presumo que a faturação seja dirigida ao comprador e não ao titular.

Relativamente à transferência vamos a ver como é mas ainda que referis-te isso @papatango porque posso prometer ao vendedor que faço transferência logo após a mudança de nome e não ser possível pois o negocia ainda passa dos 2 mil. Qual foi a solução que arranjas-te?

robot792

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/11/2019
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  papatango Sex 6 Mar - 9:33

foi no dia da mudança de registo de propriedade, fomos os dois ao banco (montepio) e fiz a tranferência integral ao balcão
papatango
papatango

Masculino Mensagens : 1732
Data de inscrição : 22/04/2015
Mota : ex-fosti 125cc (cabritinha);ex-AJS daytona (Mulatinha); Virago 535 (Ateagina) e Yamaha Bolt

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  Trigueiro Ter 17 Mar - 18:16

Robot769

Se ainda procuras uma 500-600 barata que não seja uma assassina, dá uma olhada nestas duas motas:

https://www.olx.pt/anuncio/yamaha-xj-600n-IDDWnJk.html#ad3657f642

https://www.olx.pt/anuncio/yamaha-xj600-IDFskcX.html#ad3657f642

A primeira tem o tipo de descrição que eu gosto, incluindo o preço fixo. O dono da mesma parece pensar como eu.

A segunda tem a vantagem de ser o modelo mais recente, com suspensão dianteira reforçada e dois discos de travão à frente, mas os escapes parecem já não ser os originais, o que é pena. Quanto à restrição a 25kw, a mesma é boa para quem não tem experiência e é fácil de remover mais tarde (costuma ser um estrangulador colocado julgo que entre o filtro de ar e os carburadores).

Nota 1: Não tenho nada a ver com estas vendas.
Nota 2: Sim, já há peças que não se vendem para estas motas devido à idade deste modelo. Um exemplo é o tubo dos travões da frente. Nessa altura funciona o mercado em segunda mão (quando há e nem sempre recomendável), o mercado alternativo (quando há...) e o mandar fazer. No caso do tubo dos travões, há casas comerciais que fazem tubos em malha de aço, desde que uma pessoa leve lá o tubo original para verem as dimensões. Por acaso é uma coisa que vou ter que fazer em breve na minha XJ 600N.
Nota 3: Se fores ver algumas destas motas, dá uma olhada no coletores de escape, especialmente na sua ligação às panelas de escape. É um ponto fraco destas motas (e de muitas outras!), costumando enferrujar com facilidade.

Trigueiro

Masculino Mensagens : 1265
Data de inscrição : 23/01/2015
Mota : Jialing JH125-33, Yamaha XVS 650 DragStar Classic, Yamaha XJ600N

robot792 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  robot792 Sáb 18 Jul - 15:00

Boa tarde pessoal,

Tenho estado inativo no forum já há algum tempo... e com a chegada da pandemia a Portugal deixei de ver motas de modo a não fazer grandes deslocações e entrar em contacto com pessoas fora da minha zona, foi nesta altura que fiquei desempregado durante 2 meses mas já me encontro a trabalhar embora não possua um contrato estável. 

Certamente irei comprar a mota até ao fim deste ano (se não 2020 seria mesmo para esquecer eheh) mas não sei se estes meses de verão serão a melhor altura para comprar devido à maior procura..

@Trigueiro  Agradeço o conselho para adquirir uma xj600, aliás as minhas aulas foram numa destas e até gostei mas não sei se este maquinão será o mais indicado para quem apenas quer dar uns passeios com calma e digo também que me sinto um pouco desconfortável em comprar um veículo com 20 anos pois não tenho muitos conhecimentos, inclusive já me tinhas alertado sobre este assunto de comprar veículos com muitos anos e possíveis dores de cabeça que isto poderia dar.

As motas que tenho andado a ver ultimamente são a cb300r, daystar 250fi, Aquila gv 250, cbf250, ybr 250, dominar 400 e a pulsar 200ns que nem sabia que era uma opçao, descobri à pouco tempo. Aqui estou mais à vontade pois tenho capacidade financeira para comprar estas motas semi novas, e a pulsar 200 até nova. ´

Tenho-me informado e visto falar muito bem desta marca Bajaj em termos de qualidade e o preço comparado à restantes é uma pechincha mas não tenho visto muitas destas motas cá em Portugal. Se alguém tiver informações ou saiba de alguem com uma mota destas que deixe o testemunho. Dúvidas na compra de mota 697124



algo que encontrei:


ps: a honda cb500 que fui ver em fevereiro ao stand e que o vendedor disse que a despachava em 2/3 dias continua à venda, parece que me livrei de uma  Dúvidas na compra de mota 952112

robot792

Masculino Mensagens : 27
Data de inscrição : 05/11/2019
Mota : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  Helder Cruz Sáb 18 Jul - 16:28

Não penses pequeno. Uma Diversion 600 nunca será demasiada mota para ninguém! 
Uma CB500 é máquina para a vida, mas estas a racionalizar demasiado.
Vê a que te faz mais feliz e compra, nova, em 2ª mão como bem entenderes, mas a que gostas!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

robot792 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas na compra de mota Empty Re: Dúvidas na compra de mota

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos