F125cc.com
Óleos para motores (Duvidas e ajudas) F125cc10
Outubro 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado
54 usuários online :: 2 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 52 Visitantes :: 2 Motores de busca

Lallo, rookie125

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  lteixeira em Qua 29 Jun - 3:17

Boas, resolvi abrir um tópico que fala-se mais detalhadamente sobre este vasto mundo dos óleos. Pois a quem resolver fazer a manutenção normal da mota em casa penso que será sempre uma grande ajuda perceber e ter a certeza que o óleo que estamos a usar nas nossas máquinas será sempre o correcto, pois por vezes para sair barato basta um engano e PUM, lá se vai o barato para carissimo uma vez que falamos no sangue da vida das nossas BELDADES.

Fica aqui então algumas dicas sobre óleos para que caso surgam duvidas não se caia no erro de fazer besteiras, alguma coisa que esteja mal ou errado por favor comentem ou adicionem informação, como por exemplo nelhores marcas que acham ser melhor opção preço/qualidade. Pessoalmente tenho afecto por duas marcas, Motul e Putoline.

Qual é de facto a função de um óleo de motor?

O óleo do motor tem não só a função de lubrificar as suas peças móveis (cambota, bielas, pistões, etc.) evitando o seu desgaste mas também as de arrefecer os compenentes mais quentes, manter o motor livre de depósitos e vedar os segmentos e válvulas contra a eventual passagem dos gases resultantes da combustão. Essas últimas funções são frequentemente esquecidas pelo comum dos utilizadores mas são fundamentais para a longevidade do motor a prazo.O sistema de classificação dos lubrificantes baseia-se na determinação do seu índice de viscosidade, medido a alta temperatura no caso dos óleos monograduados e tanto a baixa como a alta temperatura no caso dos óleos multigraduados.

Numa embalagem de óleo a inscrição SAE 1OW-40, o que quer dizer o SAE?

SAE é a sigla que designa a Society of Automotive Engineers, entidade norte-americana responsável pela definição de inúmeros standards, com especial incidência na áreas da indústria automóvel, aeronáutica e naval, incluindo naturalmente as classificações da viscosidade dos óleos, tanto dos motores como das transmissões.O sistema de classificação dos lubrificantes baseia-se na determinação do seu índice de viscosidade, medido a alta temperatura no caso dos óleos monograduados e tanto a baixa como a alta temperatura no caso dos óleos multigraduados.

O que são a viscosidade e o índice de viscosidade?

A viscosidade é a medida da resistência de um fluido ao seu próprio fluir. Existe uma unidade de medida para a viscosidade absoluta (o poise) e outra para a viscosidade cinématica (o stoke). No entanto, e como a viscosidade varia na relação inversa da temperatura, não faz muito sentido indicar um valor se não se indicar também a temperatura à qual ele foi medido.Já o índice de viscosidade não tem unidade, uma vez que resulta da aplicação de uma fórmula que tem viscosidades tanto no numerador como no denominador e é determinado por comparação com óles cujas viscosidades a temperaturas conhecidas servem de referência. São tidas em conta as viscosidades a 40ºC e a 100ºC. No fundo, o índice de viscosidade permite indicar qual a resistência de variação da sua viscosidade face à variação de temperatura.São necessários altos índices de viscosidade sempre que se pretende uma viscosidade relativamente constante ao longo de uma gama de temperaturas mais ou menos vasta. Num motor de automóvel, por exemplo, o óleo tem que fluir de forma relativamente livre para permitir os arranques a frio mas tem que manter uma viscosidade suficiente a quente por forma a permitir uma lubrificação adequada.

O que são óleos multigraduados?

São óleos que cumprem mais do que um grau da tabela de viscosidades e que, por isso, são adequados para uma utilização ao longo de uma gama de temperaturas mais vasta do que um óleo monograduado, ou seja, um cuja viscosidade especificada só tem esse valor a uma temperatura de referência.

E o que significa o 1OW-40?

Indica, antes de mais, que se trata de um óleo multigraduado. Depois, esses óleos têm dois valores de índice de viscosidade. Por isso, o 10W-40 significa que se trata de um óleo que tem um índice 10 a baixas temperaturas, próprias de um arranque de manhã num clima frio, e um índice 40 a altas temperaturas, indicando uma viscosidade relativa elevada para garantir a adequada protecção a temperaturas mais elevadas. O W vem do inglês Winter, indicando que, mesmo no Inverno, esse óleo garante um índice de viscosidade de 10.Isto significa, em termos práticos que um óleo 5W-40 funciona melhor a baixas temperaturas que um 10W-40. À semelhança disto, um óleo 10W-45 também funcionará melhor que um 10W-40 a altas temperaturas.

E qual é o óleo melhor para o meu motor?

Não se pode dizer que haja um óleo mais indicado para um motor. O que se deve dizer é que há especificações mínimas que um óleo deve cumprir. E essas são as indicadas pelo fabricante do veículo. Daí para cima, todos os óleos funcionarão bem.Aquilo que temos que garantir é que o índice de viscosidade a baixa temperatura (o da esquerda) é menor ou igual ao indicado pelo fabricante do motor e que o índice de viscosidade a alta temperatura (o da direita) é maior ou igual ao referido pelo fabricante do veículo. Por exemplo, se no manual do carro vier indicado um óleo 15W-30 só temos que garantir que lhe pomos um óleo cujas especificações não sejam maiores que 15W nem menores que -30.É evidente que se pode dizer, genericamente, que um óleo é tanto melhor quanto mais amplo for o espectro da sua graduação. Mas, realisticamente, não vejo vantagens especiais em se utilizar um óleo que ultrapasse desnecessariamente as especificações do fabricante.

O que são as classificações API?

API é a sigla que designa o American Petrolleum Institute. Esta entidade, a partir dos dados fornecidos pela SAE e pela ASTM, elabora uma outra classificação escalonando os óleos por tipos e requisitos, classificando-os como SA, SB, SC, etc. para os destinados aos motores a gasolina e como CA, CB, CC, etc. para os indicados aos motores diesel. Actualmente, quase todos os fabricantes indicam especificações do tipo SJ para os motores modernos a gasolina e de CF em diante para os motores diesel.

Qual é a diferença entre óleos minerais e sintéticos?

Designa-se por mineral um óleo que é derivado directamente do petróleo por destilação. Por sua vez, os óleos sintéticos, como o próprio nome indica, são fabricados por processos químicos de síntese que envolvem a construção artificial de moléculas a partir de diferentes componentes-base. A finalidade da obtenção de óleos sintéticos é a possibilidade de se obter uma maior estabilidade em termos de viscosidade ao longo de uma mais ampla gama de temperaturas.Note-se, no entanto, que todos os óleos, mesmo os designados como sintéticos (fully synthetic) têm sempre uma percentagem de óleos minerais. É que estes funcionam como os "transportadores" dos aditivos, que são cada vez mais frequentes em qualquer tipo de óleos, incluindo os minerais.

E os óleos semi-sintéticos?

Os óleos semi-sintéticos resultam da mistura de percentagens de óleos minerais e sintéticos. Teoricamente, deveriam ser melhores do que os óleos minerais. Na prática, nem sempre é assim, até porque uma boa parte dos óleos comercializados debaixo desta designação chegam a não ter sequer 10% de óleos sintéticos na sua composição.

E é possível misturar óleos diferentes?

É possível mas não é aconselhável. A razão principal situa-se em torno dos aditivos que, hoje em dia, todos os óleos usam e que podem ser imcompatíveis, resultando daí que se anulem ou, até, que ganhem características cumulativas de efeito imprevisível. A situação é particularmente mais complicada se estivermos em presença de óleos sintéticos ou semi-sintéticos. É que, nestes casos, os componentes de uns e outros vão por certo reagir quimicamente, provocando reacções que se podem tornar indesejáveis.Quando se pretender trocar o óleo por outro de características diferentes, o processo correcto é o de drenar completamente o óleo antigo, substituindo o respectivo filtro, e então proceder ao enchimento com o óleo novo.

Abraço a todos e espero que esta informação contribua para que todas as nossas meninas tenham mais 125 anos de vida Óleos para motores (Duvidas e ajudas) 697124 Óleos para motores (Duvidas e ajudas) 952112 .

lteixeira
lteixeira

Masculino Mensagens : 656
Data de inscrição : 03/04/2011
Mota : Honda CB500 Ex: Daelim Roadwin 125Fi

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  Marco Machado em Qua 29 Jun - 9:11

Bom tópico e boa informação Óleos para motores (Duvidas e ajudas) 952112

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11301
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  fseco em Qua 29 Jun - 9:31

Muito bom, tenho de ler com mais atenção para captar a informação melhor, mas parece ter aí muita coisa.
fseco
fseco

Masculino Mensagens : 1001
Data de inscrição : 21/01/2011
Mota : Harley Davidson 1200, Triumph Bonneville e AJS Daytona 125cc Custom

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  flood_ em Qua 29 Jun - 10:01

Muito bom post!
Sublinho a ideia que não se devem misturar diferentes tipos de óleo.
Isto porque há uns tempos disse ao mecanico do meu carro que tinha adicionado um pouco de óleo no meu antigo carro, uma vez que já precisava de uma vareta maior para poder ver o nível ( isto demonstra o "bom" estado do carro).
Ele disse-me que fiz uma grande asneira ao misturar os óleos sem saber qual era o que estava no cárter, uma vez que um cliente dele tinha feito o mesmo numa ford transit e a mistura fez com que o óleo pura e simplesmente coagulasse, entupindo o filtro e gripando o motor.
Depois disso, nunca mais fiz acrescentos sem antes saber que tipo de óleo estava no carro.
Mesmo sendo esta uma situação rara (penso eu), é sempre possivel acontecer e ninguém quer ver o motor de uma beldade gripado...
flood_
flood_

Mensagens : 33
Data de inscrição : 05/02/2011
Mota : Daelim Roadwin FI ; Yamaha Neos 50cc

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  Dias em Qua 29 Jun - 12:45

Como suponho que já todos sabem, eu não sou mecânico de profissão (mas cautela que eles andam por aí) e só há pouco mais de 14 meses é que o enlatado passou a ficar na garagem. Portanto, o meu conhecimento de motores vem apenas de 40 anos e cerca de 700.000 km de enlatados (todos de uma marca Japonesa cujo nome começa por uma letra lá para o fim do alfabeto).

Atendendo a que sempre houve óleos naturais (de origem vegetal, animal e mineral), que até são relativamente baratos, acho que vale a pena pensarmos porque é que apareceram os óleos sintéticos, que são geralmente mais caros.

Como já foi dito num post anterior, os óleos minerais, do mesmo modo que a gasolina e o alcatrão, são obtidos por destilação do petróleo (crude). Só que, como a procura de gasolinas (componentes mais voláteis) é maior do que a dos óleos pesados, estes últimos são reprocessados para "partir" as moléculas maiores (cracking) noutras mais pequenas. Ou seja, do ponto de vista de fabrico, o óleo é mais barato do que a gasolina... Ahhh... só que a gasolina é vendida a retalho enquanto o óleo vem dentro de umas embalagens de plástico muito bonitas! Já perceberam porque é que estamos a comprar o óleo a um preço superior ao da gasolina?

Do mesmo modo que a indústria química tanto transforma alcatrão em gasolina como gás natural em massa consistente, também um motor altera o óleo que o lubrifica tanto em componentes maís voláteis, que não são bons para lubrificar peças sob grandes esforços, como em componentes mais pesados (morraça), que não são bons para lubrificar peças a rotações elevadas (não nos esqueçamos que os motores têm geralmente uma única bomba de óleo).
É vulgar dizer-se que o óleo é o sangue do motor, mas, de certo modo, é mais a linfa. É sangue, porque é bombeado por um coração chamado bomba de óleo (excepto na lubrificação apenas por chapenhamento), mas também é linfa, porque cabe-lhe a função de retirar as "porcarias", aquilo que não pode ser removido de outra maneira.
Embora as porcarias devam ficar eficazmente retidas no filtro de óleo, já a única solução para a alteração das características de viscosidade do óleo é mesmo a sua substituição.
Como os fabricantes ganham dinheiro à nossa conta, e são especialistas em arranjar maneiras de ganhar mais no mais curto espaço de tempo, inventaram os óleos sintéticos que, supostamente, não precisam de ser mudados com tanta frequência. Pois... mas olhem para o preço!!!

O meu falecido GTi, como já tinha 180.000 km sem nunca ter sido aberto, já gastava uma pinguinha de óleo. Assim, a cada 1.000 km eu ia juntando 0,5 l, o que fazia com que já tivesse quase uma mudança de óleo ao fim de 10.000 km.
Independentemente da marca do óleo (mineral) que me metiam nas revisões, sempre o atestei com o óleo mineral mais barato que encontrava nas áreas de serviço (de uma conhecida marca nacional que começa com um G; acho que era a 7 €/litro). E era um prazer ver o ponteiro chegar ao "2" e fazer sinais de luzes ao 911 para me sair da frente.

Nota: Para qualquer efeito legal, o 911 ia a 119!... Quem não quizer acreditar... paga-me a bica na próxima oportunidade (e eu conto porque é que não gosto de carros com tracção à frente)!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5420
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  lteixeira em Qua 29 Jun - 23:57

Dias, concordo em parte com o que diz, mas estamos a falar em oleos para motas cujo o preço até que não varia assim tanto dos minerais, semi-minerais e 100%sinteticos em relação aos preços dos oleos para carros. Realmente um oleo sintetico é muito melhor que um mineral e que por defeito um sintetico tem mais aditivos que um mineral que raramente vem com aditivos extra, por isso é que nos oleos minerais a adição com oleos de outras marcas já não dá assim muito problema, mas pode dar sim, agora nos sintéticos a história é outra, pois são óleos conciderados para competição, falando de carros já existem oleos que aguentam mudas de salvo erro 40000 a 40000 mil, qual o mineral que aguenta isso?? nenhum. Pessoalmente a nivel de oleos para mota prefiro dar mais 2 ou 3 euros e poder andar com um bom óleo que me de mais garantias para o seu efeito do que andar com um mineral que é muito mais instável uma vez que a minha mota é de refrigeração ar/oleo. A temperatura do motor nunca é fixa, pois um bom óleo faz toda a diferença. Pessoalmente prefiro dar mais 2 ou 3 euros num bom óleo do que mais 5 ou 6 centimos por litro no que chamam de uma boa gasolina (que para mim são todas iguais).

Exemplo:

putoline 10W40 100% sintetico - 9,40€
Galp 4t 10W40 mineral - 6,99€
Motul 10W40 100% sintetico - 10€

Ou seja, não existe assim uma diferença abismal tendo em conta que num óleo mineral em vez de ter de fazer a muda a cada 4000km e poder sempre esticar mais um pouco, talvez tivesse de começar a fazer a muda de 2500 a 2500, ou seja, sairia mais caro.

Pelo menos é assim que vejo as coisas.

Abraço.
lteixeira
lteixeira

Masculino Mensagens : 656
Data de inscrição : 03/04/2011
Mota : Honda CB500 Ex: Daelim Roadwin 125Fi

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  Micros em Qui 30 Jun - 2:48

Bom tópico!

Já gora, pergunto aqui a dúvida que tenho relativamente à minha mota.
No manual da Virago 250cc o óleo recomendado é o 20w40. Acontece que não encontro disto em lado nenhum. Apenas 10w40. De acordo com o tópico não existirá problema em colocá-lo desde que a norma API seja cumprida. Confirma-se?

Abraços
Micros
Micros

Masculino Mensagens : 296
Data de inscrição : 08/11/2010
Mota : Ex. Gilera Runner 125SP, Honda CRM125, Yamaha XV250. Actual Suzuki GSX750F 8-)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  Dias em Qui 30 Jun - 13:00

@ lteixeira
100% de acordo em tudo.
- Eu misturava óleos porque eram minerais.
- Nada de brincadeiras com os sintéticos!
- O GTi levava ~5 litros. Na minha motinha... vai óleo bom!

@ Micros
Eu diria que sim.

Segundo a informação que tenho, as temperaturas mínimas são (para os 1ºs números):
10W -10ºC
15W 0ºC
20W +10ºC

e as máximas (os 2ºs números):
30 +20ºC
40 +40ºC
50 +45ºC

Isto é, o multigrade 10W-40 deve-se aguentar entre -10 e +40ºC.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5420
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  leo em Qui 30 Jun - 15:55

ja agora uma questão, se o importante é a viscosidade então qual sera a diferença entre um 10W 40 da motul e um 10W 40 marca continente por exemplo ?? além do preço claro!

leo

Masculino Mensagens : 1280
Data de inscrição : 09/10/2010
Mota : Royal Enfield Bullet 500

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  Dias em Qui 30 Jun - 16:08

Se ambos usam a designação 10W-40, então ambos TÊM que satisfazer a norma SAE no que respeita à viscosidade multigrade. É claro que um fabricante pode sempre dizer que juntou mais uns "pózinhos de perlimpimpim"... mas, se é verdade ou não, não serei eu a pôr as mãos no fogo.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5420
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  lteixeira em Qui 30 Jun - 22:38

leo escreveu:ja agora uma questão, se o importante é a viscosidade então qual sera a diferença entre um 10W 40 da motul e um 10W 40 marca continente por exemplo ?? além do preço claro!

Ok, boa questão, eu iria mais além dos pósinhos, um bom óleo além dos pósinhos adicionais tem sempre maior resistência que um óleo convencional, ou seja, enquanto um bom óleo pode fazer 5000km sem perder as suas propriedades e a quando na troca ainda se mostrar não muito escuro, um óleo convencional já poderá ter que ser trocado aos 3500/4000km por já se encontrar muito cansado e já com poucas propriadades para fazer o trabalho para que foi inventado. É como dizer que um bom óleo tem mais resistência do que um óleo convencional, e depois tem os tais pósitos que o Dias fala, estes para ajudar na limpeza, ajustes de temperaturas etc etc etc.
lteixeira
lteixeira

Masculino Mensagens : 656
Data de inscrição : 03/04/2011
Mota : Honda CB500 Ex: Daelim Roadwin 125Fi

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  lteixeira em Qui 30 Jun - 23:15

Dias escreveu:
Segundo a informação que tenho, as temperaturas mínimas são (para os 1ºs números):
10W -10ºC
15W 0ºC
20W +10ºC

e as máximas (os 2ºs números):
30 +20ºC
40 +40ºC
50 +45ºC

Isto é, o multigrade 10W-40 deve-se aguentar entre -10 e +40ºC.

Dias, acho que estás redondamente enganado no que referes. Pois se um óleo apenas garantisse só 45graus tinha que arranjar um óleo tipo 10W150 para a minha mota que é de refrigeração ar/oleo cuja a temperatura do motor a quente pode chegar aos 120 graus. E como deve de calcular esse óleo não existe. O que os numeros querem dizer é: por exemplo 10W40, este óleo é por defeito um óleo fino que garante num arranque a frio um indice de viscosidade de 10, ou seja, é um óleo que a frio consegue subir mais rápidamente á parte superior do motor evitando um grande desgaste do arranque do motor a frio, o 40 é o indice do óleo a quente que garante que com o motor quente o indice de viscosidade seja de 40, ou seja, não continua muito viscoso a quente como fica a frio o que vai garantir que o motor a quente tenha um bom indice de viscosidade para climas tropicais que é o nosso caso. Outro exemplo: 0w60, este óleo em temperaura ambiente possui a mesma viscosidade da água, ou seja: 0(zero), facilitando o trabalho da bomba de óleo e aumentando a pressão do lubrificante com o motor frio, sendo assim o óleo chega mais rápido nas partes mais altas evitando os desgastes por falta de óleo, em altas temperaturas ( em motores de performance a temperatura do óleo ultrapassa facilmente os 100graus) este óleo atinge e mantém a viscosidade 60(super viscoso), reduzindo o desgaste e ajudando o motor a manter temperaturas aceitáveis de funcionamento.

Resumindo, a numeração dos óleos tem a ver apenas com a viscosidade que o óleo consegue atingir com as diferentes temperaturas do motor.

@ Micros, na tua mota podes perfeitamente por o óleo 10W40, nunca podes é por um óleo que ultrapasse a primeira numeração dos 20W e a segunda numeração nunca pode ser inferior a 40. Um óleo que nunca pode por na tua mota é por exemplo um 30W30 se é que existe Óleos para motores (Duvidas e ajudas) 952112 .

Abraço.
lteixeira
lteixeira

Masculino Mensagens : 656
Data de inscrição : 03/04/2011
Mota : Honda CB500 Ex: Daelim Roadwin 125Fi

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  jjmaia em Sex 1 Jul - 1:02

Penso que o dias está correcto, pois as temperaturas referem-se a temperaturas ambientes.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  lteixeira em Sex 1 Jul - 1:19

jjmaia escreveu:Penso que o dias está correcto, pois as temperaturas referem-se a temperaturas ambientes.

Tas enganado também:

Os óleos multiviscosos (como 10W-30) são uma nova invenção, resultado da adição de polímeros ao óleo. Os polímeros permitem ao óleo possuir viscosidades diferentes em temperaturas diferentes. O primeiro número indica a viscosidade do óleo em uma temperatura baixa, como no motor na hora da partida e o segundo indica a viscosidade à temperatura operacional. Segue abaixo uma descrição interessante sobre o funcionamento dos polímeros.

Em temperaturas frias, os polímeros ficam inertes e permitem que o óleo flua como indicam os seus baixos números. À medida que o óleo se aquece, os polímeros começam a se desdobrar em longas cadeias que impedem o óleo de afinar tanto, como normalmente aconteceria. O resultado é que a 100o C o óleo afinou apenas para o valor indicado pelo número mais alto de viscosidade. Uma outra forma de ver os óleos multiviscosos é pensar em 20W-50 como um óleo 20 que não se afinará mais do que um 50 quando aquecido.

Fonte: http://www.hsw.uol.com.br/questao164.htm

Faz um search sobre a questão e em qualquer sitio verás que a numeração é apenas o grau de viscosidade que o óleo atinge consoante as temperaturas do motor(frio/quente).

Abraço.
lteixeira
lteixeira

Masculino Mensagens : 656
Data de inscrição : 03/04/2011
Mota : Honda CB500 Ex: Daelim Roadwin 125Fi

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  Micros em Sex 1 Jul - 1:57

Muito obrigado pelo esclarecimento.
Realmente tb tinha a perfeita noção que os numeros se referiam às temperaturas ambiente. Mas estamos sempre a aprender.
Assim sendo vou comprar o 10w40 e fazer a muda em casa.

Abraços
Micros
Micros

Masculino Mensagens : 296
Data de inscrição : 08/11/2010
Mota : Ex. Gilera Runner 125SP, Honda CRM125, Yamaha XV250. Actual Suzuki GSX750F 8-)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  jjmaia em Sex 1 Jul - 2:05

Micros escreveu:Muito obrigado pelo esclarecimento.
Realmente tb tinha a perfeita noção que os numeros se referiam às temperaturas ambiente. Mas estamos sempre a aprender.
Assim sendo vou comprar o 10w40 e fazer a muda em casa.

Abraços

10w-30 ou 10w-40 costuma ser o recomendado para a nossa zona.

BTW:

O que significa o 1OW-40?

Indica, antes de mais, que se trata de um óleo multigraduado. Depois, esses óleos têm dois valores de índice de viscosidade. Por isso, o 10W-40 significa que se trata de um óleo que tem um índice 10 a baixas temperaturas, próprias de um arranque de manhã num clima frio, e um índice 40 a altas temperaturas, indicando uma viscosidade relativa elevada para garantir a adequada protecção a temperaturas mais elevadas. O W vem do inglês Winter, indicando que, mesmo no Inverno, esse óleo garante um índice de viscosidade de 10.Isto significa, em termos práticos que um óleo 5W-40 funciona melhor a baixas temperaturas que um 10W-40. À semelhança disto, um óleo 10W-45 também funcionará melhor que um 10W-40 a altas temperaturas.

Os números penso que têm a ver com as temperaras ambiente, numa zona mais fira convém usar um óleo diferente.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  Micros em Sex 1 Jul - 2:09

Muito obrigado por mais um esclarecimento.
A verdade é que o manual que indica a utilização do óleo 20w40 é proveniente do Brasil. Daí a minha dúvida quanto ao óleo a utilizar. Amanhã já vou comprar o 10w40.

Abraço e obrigado
Micros
Micros

Masculino Mensagens : 296
Data de inscrição : 08/11/2010
Mota : Ex. Gilera Runner 125SP, Honda CRM125, Yamaha XV250. Actual Suzuki GSX750F 8-)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  jjmaia em Sex 1 Jul - 2:10

Pois, lá a temperatura mínima deve sem bem superior à nossa, dai ser 20w e não 10w como costuma vir nos manuais portugueses Óleos para motores (Duvidas e ajudas) 952112
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  Dias em Sex 1 Jul - 11:53

Estamos todos de acordo, apesar de estarmos a dizer coisas de maneira diferente.
Ou seja, os números referem-se efectivamente às viscosidades e não às temperaturas. Contudo, como a temperatura é o que faz alterar a viscosidade e os utilizadores (como nós) não têm aparelhos para medir a viscosidade, mas têm termómetros e só querem é saber que óleo devem meter, os fabricantes sugerem o tipo de óleo em função da temperatura.
Veja-se por exemplo o manual de uma Yamaha:

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Oleoc

Como é evidente, as temperaturas que interessam para a viscosidade são aquelas a que o óleo estiver dentro do motor e não aquela que vai fazer na China. Contudo, e novamente para facilitar a vida ao utilizador, os valores de temperatura são os da ambiente.
Note-se que a temperatura de arranque a frio é igual à ambiente. Já a temperatura a quente não é igual mas tem uma relação directa com a temperatura ambiente no caso dos motores com arrefecimento a ar. Nos motores com arrefecimento por líquido (com controlo termostático), a temperatura a quente pouco depende da ambiente.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5420
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  jjmaia em Sex 1 Jul - 13:26

Precisamente, mas pensei que para perceber não era preciso tanto paleio.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  carlos em Sex 1 Jul - 13:35

jjmaia escreveu:Precisamente, mas pensei que para perceber não era preciso tanto paleio.


não considero "paleio" mas sim uma informação útil para quem desconhece, e não são tão poucos assim, esta questão dos oleos, escolhas, o que é ou não adequado etc etc Óleos para motores (Duvidas e ajudas) 952112 é sempre bem vinda mesmo que seja um texto bastante extenso. Só tem um problema temos de o ler na totalidade. lol!
carlos
carlos

Masculino Mensagens : 1545
Data de inscrição : 12/09/2010
Mota : Honda PCX

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  jjmaia em Sex 1 Jul - 14:13

A palavra paleio foi para não dizer que era um texto longo ainda que informativo, não era minha intenção chamar o texto de palha.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  carlos em Sex 1 Jul - 14:18

jjmaia escreveu:A palavra paleio foi para não dizer que era um texto longo ainda que informativo, não era minha intenção chamar o texto de palha.


eu percebi jjmaia, mas pode haver companheiros que não percebam a tua intenção amigo Óleos para motores (Duvidas e ajudas) 952112 Óleos para motores (Duvidas e ajudas) 952112 e nesta altura do campeonato Óleos para motores (Duvidas e ajudas) 536420

abraço

agora um Óleos para motores (Duvidas e ajudas) 449884

então não estás com coragem de participares amanhã??
carlos
carlos

Masculino Mensagens : 1545
Data de inscrição : 12/09/2010
Mota : Honda PCX

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  jjmaia em Sex 1 Jul - 18:19

Se fosse falta de coragem. Sinceramente apetece-me mandar-vos todos a um sitio devido à vossa disponibilidade. Tenho frequência segunda...
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  carlos em Sex 1 Jul - 19:08

jjmaia escreveu:Se fosse falta de coragem. Sinceramente apetece-me mandar-vos todos a um sitio devido à vossa disponibilidade. Tenho frequência segunda...



penso que esse sítio deve bom e que qualquer dia possas fazer-nos companhia até lá Óleos para motores (Duvidas e ajudas) 952112
por isso desejo-te que na segunda feira te corra bem lá na faculdade . Óleos para motores (Duvidas e ajudas) 449884

abraço

carlos
carlos

Masculino Mensagens : 1545
Data de inscrição : 12/09/2010
Mota : Honda PCX

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  lteixeira em Sex 1 Jul - 22:21

jjmaia escreveu:Precisamente, mas pensei que para perceber não era preciso tanto paleio.

Pois é Sr.Engenheiro, eu precisei mesmo daquele paleio todo para entender isso.



Obrigado Dias, assunto esclarecido Óleos para motores (Duvidas e ajudas) 952112 Óleos para motores (Duvidas e ajudas) 952112 , é mesmo disto que eu quero, mais informação.
lteixeira
lteixeira

Masculino Mensagens : 656
Data de inscrição : 03/04/2011
Mota : Honda CB500 Ex: Daelim Roadwin 125Fi

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  jjmaia em Sex 1 Jul - 23:02

lteixeira escreveu:Pois é Sr.Engenheiro, eu precisei mesmo daquele paleio todo para entender isso.

Não podemos ter todos os mesmo conhecimentos, uns sabem mais de certos assuntos do que outros, e vice versa Óleos para motores (Duvidas e ajudas) 952112
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  yoshi em Sex 27 Jan - 19:25

Boas.

Olhando toda a informaçao escrita, que se coaduna com conhecimentos que tb fui adquirindo em pesquisas na escolha dos oleos para o carro, agora certamnete que me reforçei. :)

Obrigado pelas informaçoes a quem aqui gentilmente as colocou.


Deixo uma pergunta.

Carros sao motores a 4 tempos. Motas sao motores a 4 tempos.

No que respeita aos oleos o W10-40 usado nos carros é o usado nas motas?
Eu pergunto isto pq, comprar oleo 4 tempos ao litro fica muito mais caro que comprar a 4 litros ou 5. E o oleo devidamente conservado nao se altera na embalagem.

Eu pergunto isto, pq para a minha vespa a 2 tempos so compro oleo de 1 litro pq nao ha de mais!!! pelo menos eu nao encontro.
Para as motas nao faço ideia, nao tenho experiencia nem conhecimento dos oleos usados nas motas.
Obrigado.

yoshi
yoshi

Masculino Mensagens : 374
Data de inscrição : 14/01/2012
Mota : Honda nc700XA / vespa et2 50

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  jjmaia em Sex 27 Jan - 22:31

O óleo para o carro só lubrifica o motor, e o turbo num carro com o mesmo.
Na mota o óleo lubrifica motor, caixa e embraiagem, dai ser mais caro.

Não uses óleo de carro na mota.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  jose antonio lobo em Sab 28 Jan - 1:04

Nas minhas motas todas elas usei o CASTROL o gps 10w40 que é vermelho como o nosso sangue desde a kawasaki gpz 400 até a atual SYM GTS 300 só utilizo esse e estou muito satisfeito Óleos para motores (Duvidas e ajudas) 952112
jose antonio lobo
jose antonio lobo

Masculino Mensagens : 528
Data de inscrição : 19/12/2010
Mota : HONDA 700 AV DEAUVILLE

Voltar ao Topo Ir em baixo

Óleos para motores (Duvidas e ajudas) Empty Re: Óleos para motores (Duvidas e ajudas)

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum