F125cc.com
Andamento de rodagem F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Andamento de rodagem F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
98 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 98 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Andamento de rodagem

+4
jam
linhos
sgmoto
Dias
8 participantes

Ir para baixo

Andamento de rodagem Empty Andamento de rodagem

Mensagem  Convidad Seg 26 Abr - 23:37

Segue um excerto de um tópico sobre a Daelim do Jakuti

"Quanto a rodagens de motor, a rodagem existe porque quando o motor é fabricado/montado, as peças têm cotas de tolerância e têm de "acamar". Se quisermos puxar por ela desde o inicio, corremos o risco de comprometer a fiabilidade do motor. As peças a casar entre si "à pancada" não é algo que a mim me agrade. O meu conselho é que façam a rodagem devagar para o material começar a ir ao sitio e a partir daí começar a fazer o andamento que entenderem. No entanto, alterações bruscas de andamento não são benéficas."

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Andamento de rodagem Empty Re: Andamento de rodagem

Mensagem  Dias Qui 17 Jun - 14:38

Boas...

Como só agora me iniciei em blogs e forum, fiquei baralhado pelo facto de ainda não haver respostas para este assunto. Efectivamente, considero a "rodagem" como uma das coisas mais importantes no que respeita a motores. Aqui vai a opinião de um "velhadas".
Como já foi dito, uma das finalidades da rodagem é conseguir um "casamento" mais perfeito das peças mecânicas, porque cada motor é único, isto é, as folgas e os ângulos de contacto dependem de motor para motor. Contudo, o tratamento superficial é um factor não menos importante e, como tal, não pode ser esquecido!
Qualquer que seja o caso, estamos a falar de problemas térmicos (olhem para o manual da mota e vão descobrir que está lá escrito qualquer coisa como "cautela com a temperatura do motor durante a rodagem")! No caso do "casamento" das peças, o desgaste mútuo do que está a mais vai produzir calor, o qual tem que ser retirado para evitar que a temperatura seja suficientemente alta para "derreter" o que não se quer (vulgo, gripagem). Já o mesmo não se passa com o tratamento superficial porque, pelo contrário, são precisos choques térmicos para que as superfícies fiquem mais "duras".
A rodagem é a fase de namoro! Assim, não se pode andar a abrir porque isso vai desgastar em vez de ajustar. Não se pode andar sempre devagar porque isso vai amaciar o aço em vez de o temperar. Como calculo que haja tantas sugestões para rodagem como o número de pessoas que alguma vez pensou nisso, limito-me a apresentar as minhas (curriculum: rodagem de 3 carros, dos quais um fez 250.000 km sem que o motor tenha precisado de ser aberto):
1) A rodagem não começa aos 0 km, muda aos 500 km e acaba aos 1.000 km, havendo uma receita para antes e depois dos 500 km. Pelo contrário, é um processo contínuo que não acaba logo que se fazem 1.000 km!
2) O que tem que ser evitado são rotações elevadas em regime permanente. Quantos menos kilómetros... menos rotações. Vale a pena começar por andar lento para que se possa vir a andar rápido durante muito anos!
3) O motor tem que ser progressivamente "puxado" e deixado "arrefecer", de modo a ir aumentando o "quanto" e o "durante" (se conseguirem "sentir" o motor, a partir dos 200 km ele vai "dizer" o que precisa).
Meus amigos, namorem a mota e ela vai sorrir!

Boas curvas :cheers:
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Andamento de rodagem Empty Re: Andamento de rodagem

Mensagem  Convidad Qui 17 Jun - 14:41

Dias escreveu:Boas...

Como só agora me iniciei em blogs e forum, fiquei baralhado pelo facto de ainda não haver respostas para este assunto. Efectivamente, considero a "rodagem" como uma das coisas mais importantes no que respeita a motores. Aqui vai a opinião de um "velhadas".
Como já foi dito, uma das finalidades da rodagem é conseguir um "casamento" mais perfeito das peças mecânicas, porque cada motor é único, isto é, as folgas e os ângulos de contacto dependem de motor para motor. Contudo, o tratamento superficial é um factor não menos importante e, como tal, não pode ser esquecido!
Qualquer que seja o caso, estamos a falar de problemas térmicos (olhem para o manual da mota e vão descobrir que está lá escrito qualquer coisa como "cautela com a temperatura do motor durante a rodagem")! No caso do "casamento" das peças, o desgaste mútuo do que está a mais vai produzir calor, o qual tem que ser retirado para evitar que a temperatura seja suficientemente alta para "derreter" o que não se quer (vulgo, gripagem). Já o mesmo não se passa com o tratamento superficial porque, pelo contrário, são precisos choques térmicos para que as superfícies fiquem mais "duras".
A rodagem é a fase de namoro! Assim, não se pode andar a abrir porque isso vai desgastar em vez de ajustar. Não se pode andar sempre devagar porque isso vai amaciar o aço em vez de o temperar. Como calculo que haja tantas sugestões para rodagem como o número de pessoas que alguma vez pensou nisso, limito-me a apresentar as minhas (curriculum: rodagem de 3 carros, dos quais um fez 250.000 km sem que o motor tenha precisado de ser aberto):
1) A rodagem não começa aos 0 km, muda aos 500 km e acaba aos 1.000 km, havendo uma receita para antes e depois dos 500 km. Pelo contrário, é um processo contínuo que não acaba logo que se fazem 1.000 km!
2) O que tem que ser evitado são rotações elevadas em regime permanente. Quantos menos kilómetros... menos rotações. Vale a pena começar por andar lento para que se possa vir a andar rápido durante muito anos!
3) O motor tem que ser progressivamente "puxado" e deixado "arrefecer", de modo a ir aumentando o "quanto" e o "durante" (se conseguirem "sentir" o motor, a partir dos 200 km ele vai "dizer" o que precisa).
Meus amigos, namorem a mota e ela vai sorrir!

Boas curvas :cheers:

Muito bem, Dias... tens toda a razão!!
Deveria-se dar mais atenção a este tema...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Andamento de rodagem Empty Re: Andamento de rodagem

Mensagem  sgmoto Sex 13 maio - 19:45

Sim sim. Mesmo que se diga que os novos motores já são rodados em fábrica, só o são para confirmar que tudo está a funcionar.
Uma boa rodagem é óptimo para a longevidade do motor.

sgmoto

Masculino Mensagens : 11
Data de inscrição : 23/04/2011
Mota : Honda

Ir para o topo Ir para baixo

Andamento de rodagem Empty Re: Andamento de rodagem

Mensagem  linhos Sex 7 Out - 11:42

Penso que a pergunta tb se enquadrará no tema da longevidade...

Pergunto se podemos desligar a moto logo mal parámos ou é necessário aguardar algum tempo tipo 10-20 segundos com ela a trabalhar ao ralenti?

_________________
KTM Laranjinha YouTube
Subscreve!

DB: Pt1, Pt2 e Parte 3!

1ª Duke: 21'k Kms 8Set11->11Abr14 VMax 134km/h
2.6lt/100

2ª Duke: 15'k Kms Kms 11ABR14->Hoje, VMax: 139km/h
Andamento de rodagem 633800_2
Andamento de rodagem 281929
linhos
linhos
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 7618
Data de inscrição : 12/09/2011
Mota : KTM Duke 125 Laranjinha ABS - Vê a Laranjinha no Youtubiu!

Ir para o topo Ir para baixo

Andamento de rodagem Empty Re: Andamento de rodagem

Mensagem  jam Sex 7 Out - 14:09

Eu, quando puxo muito pelos veículos, antes de parar e desligar faço sempre 1 ou 2 quilómetros em andamento moderado e assim que paro desligo.
Nos que têm turbo, se puxar muito antes de desligar deixo esses 20/30 segundos a trabalhar antes de desligar.
Nas motos não, assim que paro, desligo.
jam
jam

Masculino Mensagens : 68
Data de inscrição : 23/06/2011
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Andamento de rodagem Empty Re: Andamento de rodagem

Mensagem  Dias Sex 7 Out - 15:28

jam escreveu:Eu, quando puxo muito pelos veículos, antes de parar e desligar faço sempre 1 ou 2 quilómetros em andamento moderado e assim que paro desligo...
Costumo fazer uma coisa parecida (não tanto em distância mas em tempo). Não gosto de ouvir os tic-tic-tac-tics das peças a voltarem às suas dimensões "a frio". Como a temperatura costuma subir quando se diminui a velocidade muito rapidamente, no último minuto verifico se a temperatura já começou a descer (ou espero até que comece a descer).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Andamento de rodagem Empty Re: Andamento de rodagem

Mensagem  Samouko Sex 7 Out - 17:33

Dias escreveu:
jam escreveu:Eu, quando puxo muito pelos veículos, antes de parar e desligar faço sempre 1 ou 2 quilómetros em andamento moderado e assim que paro desligo...
Costumo fazer uma coisa parecida (não tanto em distância mas em tempo). Não gosto de ouvir os tic-tic-tac-tics das peças a voltarem às suas dimensões "a frio". Como a temperatura costuma subir quando se diminui a velocidade muito rapidamente, no último minuto verifico se a temperatura já começou a descer (ou espero até que comece a descer).

Eu no carro quando venho a apertar com ele faço uns 2 minutos com ele abaixo das 1800/2000 RPM (Gasóleo) por causa do Turbo, e depois deixo o carro no ralenti durante 1 minuto ( é o tempo de abrir a garagem ). E no meu CV já vão 2 carros um com 230.000KM e outro com 260.000 KM no actual e está para durar.

Samouko

Masculino Mensagens : 122
Data de inscrição : 19/09/2011
Mota : Honda NC 700X ABS Black - Ex KTM Duke 125

Ir para o topo Ir para baixo

Andamento de rodagem Empty Re: Andamento de rodagem

Mensagem  jjmaia Sex 7 Out - 18:01

jam escreveu:Eu, quando puxo muito pelos veículos, antes de parar e desligar faço sempre 1 ou 2 quilómetros em andamento moderado e assim que paro desligo.
Nos que têm turbo, se puxar muito antes de desligar deixo esses 20/30 segundos a trabalhar antes de desligar.
Nas motos não, assim que paro, desligo.

Isso só tem lógica se o motor tiver turbo.
Se fizeres uma viagem puxada num atmosférico bastam 10/20 segundos com o carro parado para deixar o óleo circular um pouco mais.
Caso seja turbo ai sim devem fazer-se uns 5 quilómetros com mais calma para deixar o óleo passar pelo turbo, e nunca desligar o carro assim que se para pois o turbo continua a rodar.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Andamento de rodagem Empty Re: Andamento de rodagem

Mensagem  linhos Sex 7 Out - 18:43

Dias escreveu:
jam escreveu:Eu, quando puxo muito pelos veículos, antes de parar e desligar faço sempre 1 ou 2 quilómetros em andamento moderado e assim que paro desligo...
Costumo fazer uma coisa parecida (não tanto em distância mas em tempo). Não gosto de ouvir os tic-tic-tac-tics das peças a voltarem às suas dimensões "a frio". Como a temperatura costuma subir quando se diminui a velocidade muito rapidamente, no último minuto verifico se a temperatura já começou a descer (ou espero até que comece a descer).

É isso que me aconteçe todos os dias quando a desligo na garagem...ela fica ali cerca de 5 minutos com os tic's-tac's das peças.
Vou tentar ver daqui a um bocado se a deixar arrefecer + um bocado se não tem tantos tic's-tac's.

_________________
KTM Laranjinha YouTube
Subscreve!

DB: Pt1, Pt2 e Parte 3!

1ª Duke: 21'k Kms 8Set11->11Abr14 VMax 134km/h
2.6lt/100

2ª Duke: 15'k Kms Kms 11ABR14->Hoje, VMax: 139km/h
Andamento de rodagem 633800_2
Andamento de rodagem 281929
linhos
linhos
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 7618
Data de inscrição : 12/09/2011
Mota : KTM Duke 125 Laranjinha ABS - Vê a Laranjinha no Youtubiu!

Ir para o topo Ir para baixo

Andamento de rodagem Empty Re: Andamento de rodagem

Mensagem  jjmaia Sex 7 Out - 19:31

Esses barulhos são normais e não têm mal nenhum.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Andamento de rodagem Empty Re: Andamento de rodagem

Mensagem  veiga Sex 7 Out - 23:15

A maioria desses tic, tic, são provenientes do escape.

A minha GTS farta-se de tictar, nem que ande apenas 100 metros!
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

Andamento de rodagem Empty Re: Andamento de rodagem

Mensagem  Jackal Sex 7 Out - 23:48

A minha roadwin tambem faz disso, farta-se de tictacar quando a deixo só na garagem...coitadinha...
Jackal
Jackal

Masculino Mensagens : 1240
Data de inscrição : 15/05/2011
Mota : Honda NC700XA - Ex-Daelim Roadwin Fi 125cc

Ir para o topo Ir para baixo

Andamento de rodagem Empty Re: Andamento de rodagem

Mensagem  jjmaia Sáb 8 Out - 1:06

É normalíssimo. A minha desde que meti escape livre deixou de fazer.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Andamento de rodagem Empty Re: Andamento de rodagem

Mensagem  jam Seg 10 Out - 22:05

Nas motos não ligo. Assim que paro, desligo.
Excepto, como diz alguém acima, quando é a chegar a casa que espero sempre uns segundos antes do portão abrir um espaço em que já caiba.
jam
jam

Masculino Mensagens : 68
Data de inscrição : 23/06/2011
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Andamento de rodagem Empty Re: Andamento de rodagem

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos