F125cc.com
Aumentar a autonomia dos VEs - Página 2 F125cc10
Janeiro 2020
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
35 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 35 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Aumentar a autonomia dos VEs

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Aumentar a autonomia dos VEs - Página 2 Empty Re: Aumentar a autonomia dos VEs

Mensagem  Volt em Qui 29 Dez - 19:30

veiga escreveu:Desculpa volt, muito blabla, mas não falaste das contas e onde é que eu gasto mais do que tu, pois enquanto eu apenas preciso de ter uma moto, para uso TOTAL, tu para fazeres o mesmo que eu faço na minha tens de ter DUAS!!!

Ora bolas... Só agora reparei nesta frase. Talvez não seja claro o que eu faço e depois pode haver algum mal entendido pelo meio...

Em viagens do dia-a-dia (na eléctrica) faço mais de 20 mil quilómetros anuais. Em gasolina, caso gastasse 5 euros por cada 100 quilómetros (gastava mais, mas isso não interessa para já) eram mil euros em gasolina que pouparia por ano.

Em viagens "extra", de férias (normalmente), faço entre 5 a 10 mil quilómetros anuais. Estes quilómetros não deviam entrar em conta nas comparações, pois a gasolina e manutenção deles são precisamente iguais aos de uma CI que se queira comparar... A única coisa que poderia entrar na conta, seria o custo de mais um seguro e mais um imposto de selo... Mas aí também teria de entrar com os outros ganhos que a eléctrica dá (tempo e IRS). E não esquecer que poderia ainda optar por uma solução mais económica, como alugar a CI nas férias em vez de a "possuir"...

Não sei se é isto (em termos de quilómetros) que fazes (veiga), mas, se quiseres, posso "pôr-me na tua pele" e fazer as contas por ti. Para isso, tens de me dar os mesmos dados que eu aqui partilho.
Garanto-te que, a longo prazo, a minha Vectrix é sempre mais barata, pois o custo por quilómetro é significativamente menor e, mesmo que faças menos quilómetros, mais cedo ou mais tarde chegas ao ponto em que sai mais barato a solução mais cómoda e "verde". :-).

Quanto custa a tua mota "à cabeça" (4000€ não é?), quanto receberias por uma venda (ou retoma) dela e, pelo meio, quanto gastas por quilómetro percorrido (não esquecer que além da gasolina é preciso contabilizar a manutenção de todas as peças e, se quisermos, o imposto de selo e o seguro)...

Mas há outras coisas que deviam ser tidas em conta. Com a Vectrix eu pago "à cabeça" (caso tenha o dinheiro para investir) ou uma mensalidade em leasing. Com isso, não tenho de andar a "apalpar" a carteira todos os meses ou cada vez que vou à bomba. Só tenho de deixar a mota ligada na ficha quando chego a casa, e desligar da ficha quando saio.

Enfim. Isto é um mundo de informação e eu, por vezes, perco-me e meto uma imensidão de informação muito junta e, talvez, menos perceptível.

Espero que, não seja o caso. :-).
Volt
Volt

Masculino Mensagens : 46
Mota : Vectrix VX-1 Li+; Vectrix VX-1; Sym GTS 125i

Mensagem  Volt em Qui 29 Dez - 19:40

BGomes escreveu:Volt porque estas sempre a falar de poluição? lembro te que a menos que tenhas um painel solar ou uma linha directa de uma hidroelectrica a tua energia tambem é poluente... centrais a carvão por exemplo...

Viva BGomes.

Sim e não. Não tenho um painel, tenho 20 espalhados pelo telhado. Mas isso é outra história. Não preciso ir por aí para ganhar o direito a referir a "verdura" das minhas Vectrix.

Sabes que neste momento a "nossa" energia eléctrica é (salvo erro) apenas 30% poluente (70% vem de fontes renováveis)? Mas, mesmo que fosse 100% poluente (em vez de 30%), as centrais a carvão são menos poluentes (e mais eficientes) que um veículo a CI...

Creio que, sabendo isto, tenho todo o direito de o referir. Não sou hipócrita como muito político e gestor que toma decisões populistas e as anuncia aos "4 ventos"...

PS: Sabias que para refinar 3 litros e picos de gasolina (um "galão") é necessária a energia suficiente para fazer um carro eléctrico andar 100 quilómetros? Foi a Nissan que o disse e eu acredito. :-).
Volt
Volt

Mensagem  BGomes em Qui 29 Dez - 19:47

realmente não sabia!!! Aumentar a autonomia dos VEs - Página 2 952112 assim sim com 20 paineis é um vehiculo green. Aumentar a autonomia dos VEs - Página 2 39421
BGomes
BGomes

Masculino Mensagens : 350
Mota : Honda pcx, ex: Honda cbf 125

Mensagem  veiga em Qui 29 Dez - 22:10

E continuas a fugir da questão... quanto custou a vectrix e a outra moto?
Só pagas um Seguro?

A outra moto não paga seguro? Não paga IUC?

E a manutenção da outra moto?

Quanto às minhas contas, estão muito bem explicadinhas
num post lá atrás....

Agora essa de quereres passar a msg que a partir do momento em que passaste a andar de vectrix até tens guito para viajar para o estrangeiro..., desculpa lá mas...

Volto a repetir:

Para fazeres o que eu faço com uma moto, precisas de duas, certo?

Onde fica então a economia?

Alugar? Lá vai guito.... do alugue, mais gasolina etc, etc

E quanto custa uma vectrix? O dobro da minha! Quanto estou a poupar só aí?

Ou estas contas não contam?

Repara, tu com a eléctrica, eu com a gasolina, logo à saída do stand fico de ganho 4000 €!

Com 4 mil euros no bolso, pago o seguro, pago revisões, pago (muita) gasolina e faço muitas viagens!

Quanto km tens tu de fazer na Vectrix, até me apanhares nas contas?

Viajar com uma eléctrica? Ter de andar a pedinchar "meio quilo" de electricidade em todas as tascas e cafés, arriscando-me ainda a ouvir o que não quero ouvir? Desculpa lá, mas para mim não!

Ir de viagem e ir sempre aflito pois não posso fazer meia dúzia de km a mais ou enganar-me no caminho pq senão fico algures no meio de nada?

E muito importante, sim, até arranjas locais para recarregar, nem que tenhas de pedinchar, mas diz-me... consegues recarregar as baterias em 10 minutos e seguir viagem? Pois...

Como vês... para mim não muito obrigado!

Volto a dizer, quando se conseguir percorrer 300 km, sem necessidade de carga, quando se conseguir carregar a bateria em 10 minutos... quando existirem tantos pontos de carregamento como existem bombas de gasolina.... talvez eu mude de ideias, até lá...

Agora falando dos pontos de carga... já imaginaram se existissem apenas o dobro das motos eléctricas que agora existem? Acham que os pontos chegariam? E que tal irmos a contar com o carregar a moto num determinado ponto, chegarmos lá e... estar lá uma moto a carrregar? E não existir mais nada?

Numa bomba, se está cheia, esperasse meia dúzia de minutos até chegar a nossa vez e num ponto de carga. Quantos minutos, ops, desculpa, enganei-me, quantas horas vais ter de esperar para que a moto que está à tua frente carregue, para então depois esperares mais não sei quantas vezes até que a a tua moto esteja carregada.

E o prazer de sair de casa...sem destino... sabendo que em qualquer lado encontramos bombas de gasolina e podendo contar sempre com 300 km de autonomia. fazer quilómetros apenas pelo prazer de rodar......

Como vês... mesmo que fosse vantajoso ter-se actualmente uma eléctrica (o que para uso total não é!) existe o outro lado, o prazer de se rolar sem destino... o que não encontramos numa eléctrica.

Daqui a 15, 20 anos ou mais, talvez, mas por agora... Aumentar a autonomia dos VEs - Página 2 70049

veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Mota : Sym GTS 300i Evo

Mensagem  Volt em Seg 2 Jan - 17:57

veiga, já te expliquei que a minha eléctrica sai sempre mais barata. Quando compras algo gastas dinheiro ("perdes dinheiro") mas ganhas um activo (podes recuperar dinheiro com a venda). A diferença entre o valor do activo de ter uma Vectrix e o que se gasta na compra dela é menor que o de uma CI. Acrescenta-lhe o facto de ainda teres de gastar muito mais para manter a CI e tens a resposta que pretendes.

Dizer que algo é mais barato porque sai do stand por X, é incorrecto. É como achar que um telemóvel sai mais barato (a contrato) sem contabilizar o seu "custo de fidelização à rede"... As motas CI precisam de muita manutenção (muita quando comparada com uma mota VE).

As minhas contas estão mais que feitas nos meus DB. Como disse logo no primeiro post do meu primeiro DB, no preciso momento em que comprei a minha primeira Vectrix (que custava 8 mil euros) comecei a poupar. Mantive a outra mota (era, na altura, uma Hayabusa) e passei a gastar menos no leasing (105 euros por mês de média em quase 4 anos) do que gastava em gasolina e manutenção. Só em gasolina, seriam 150 euros por mês (falta acrescentar a manutenção!). O leasing é mais barato. Começou-me a sobrar dinheiro todos os meses. Até então, nada disso acontecia! Se achas que o facto de eu começar a viajar pela Europa após a compra da Vectrix é pura coincidência, estás claramente melhor informado do que eu no que às minhas finanças diz respeito...

A que questão é que eu estou a fugir?! Será que há alguma dúvida? Até sabes quanto custam os meus seguros... No meu DB também tenho os gastos das minhas viagens e das minhas motas todas (desde então).

Quanto a dizeres que para fazer o que tu fazes eu preciso de duas motas, estás a ver mal o filme. Eu faço coisas que tu não fazes, tal como tu fazes coisas que eu não faço. Vou fazer-te um exercício simples:
Compra - venda + gastos pelo meio = custo real do veículo...
Valores da mota do veiga dados pelo próprio:
4000€ - 2500€ + 1200€ (manutenção) + 2800€ (gasolina 3.5l/100 a 1.6€/l) = 5500€
Valores da minha primeira Vectrix:
8300* - 5000€ + 350€ (manutenção) + 250€ (electricidade) = 3900€

* Não inclui retoma em sede de IRS

Consegues perceber?! Dá para ver porque é que mais 60€ anuais por outro seguro não me faz qualquer impressão? E mesmo que preferisse alugar uma mota CI para ir de férias, consegues calcular o que é que dá para fazer com os 1600€ que gastas a mais (do que eu para os mesmos 50 mil kms)?

:-).

Bom ano.
Volt
Volt

Mensagem  veiga em Seg 2 Jan - 19:20

Sinceramente... desisto!

(Bora lá, um dia destes, almoçar ao Algarve e voltar... no mesmo dia, claro! Eu na Valentina de 4 mil euros e tu na tua nova Vectrix de 11500 €... Aumentar a autonomia dos VEs - Página 2 546902 )
veiga
veiga

Mensagem  Volt em Seg 2 Jan - 21:10

Finalmente! Vês? Conseguiste perceber que não tinhas razão e ficaste sem argumentos... Mas tudo bem, não precisas admitir, eu percebo... :-p.
Quanto a ir ao Algarve e voltar rápido, eu faço-o sempre que me apetece. E tu? Fazes 2 mil quilómetros por mês com 10 euros? :-).

PS: A minha nova Vectrix tem 9 mil quilómetros.

Última edição por Volt em Seg 2 Jan - 22:10, editado 1 vez(es)
Volt
Volt

Mensagem  jose antonio lobo em Seg 2 Jan - 21:42

Volt se fosse a ti estava a falar baixinho porque 23% na eletricidade se eles descobrem que as Vetrix gastam o que tu dizem :padre: Estás a comer um imposto sobre a circulação da mesma que tiras logo a ideia das eletricas.Não vistes o que o SOcrates disse sobre energias renovaveis a fabrica de baterias que iam para Aveiro? Conclusão nada por isso cuidado ou ainda tens que vender a Vetrix com imposto que eles aplicam para ir buscar o que tu andas a popar :paz:
jose antonio lobo
jose antonio lobo

Masculino Mensagens : 528
Mota : HONDA 700 AV DEAUVILLE

Mensagem  veiga em Seg 2 Jan - 22:14

Volt escreveu:Finalmente! Vês? Conseguiste perceber que não tinhas razão e ficaste sem argumentos... Mas tudo bem, não precisas admitir, eu percebo...
Quanto a ir ao Algarve e voltar rápido, eu faço-o sempre que me apetece. E tu? Fazes 2 mil quilómetros por mês com 10 euros? :-).

PS: A minha nova Vectrix tem 9 mil quilómetros.

Companheiro, não é ficar sem argumentos, muito longe disso, simplesmente porque tu fazes umas contas que não são reais, e no fim de contas dizes que as minhas é que não o são!

Tal como agora onde te perguntei se alinhavas em ir almoçar ao Algarve um dia destes e como tens feito sempre ao longo desta nossa "discussão", não respondes e desvias sempre a conversa, para outro lado.

É como já te disse, não preciso de ter duas motos, mas apenas uma e só com isto, logo
a partida estou a poupar muito mais do que tu, para não falar nas dores de cabeça que seria ter de andar a pedinchar meio quilo de electricidade aqui e ali.

Os meus argumentos são mais do que válidos, só tu é que não os queres ver e sendo assim, desisto, apenas porque, apesar de seres um gajo que curto bastante, já deu para perceber que sobre este assunto Aumentar a autonomia dos VEs - Página 2 7373

Sendo assim siga, falemos de viagens, de mecânica, de eventos, de música, de futebol e até de mulheres.

Se tivesses razão no que dizes agora por certo se veriam muito mais eléctricas e principalmente Vectrix do que se vê.

Agora e como tenho escrito mais vezes, não tenho dúvida que num futuro bem próximo, todos os argumentos apresentados por ti, serão válidos, mas para que isso aconteça, uma eléctrica não poderá custar 11500 €, não poderá levar 4 horas para ser carregada e nem
ter apenas 100 km de autonomia, se tanto.

Por isso, como disse atrás, desisto deste assunto, pois já vi que não vamos a lado nenhum!

Abraço

veiga
veiga

Mensagem  Volt em Seg 2 Jan - 23:01

veiga escreveu:
Companheiro, não é ficar sem argumentos, muito longe disso, simplesmente porque tu fazes umas contas que não são reais, e no fim de contas dizes que as minhas é que não o são!

As contas são reais. Não percebo porque é que dizes que não são. Os valores que meti na tua parte, foste tu que os deste. Os valores que meti na minha parte, fui eu que os dei. Creio que ambos são válidos e verdadeiros.

PS: Os meus valores estão discriminados no DB da minha ZEV (que foi alimentado nestes últimos 3 anos e 50 mil quilómetros).

veiga escreveu:
Tal como agora onde te perguntei se alinhavas em ir almoçar ao Algarve um dia destes e como tens feito sempre ao longo desta nossa "discussão", não respondes e desvias sempre a conversa, para outro lado.

Pensei que tinha sido mais claro do que isso. Quando disse que vou ao Algarve rápido sempre que quero, é porque o faço com relativa frequência (quanto mais não seja, para visitar o meu pai que mora em Portimão). Posso escolher (caso tenha pressa) deixar a eléctrica em casa e ir numa CI, mas esses quilómetros não fazem parte dos 2 mil que faço no dia-a-dia.

veiga escreveu:
É como já te disse, não preciso de ter duas motos, mas apenas uma e só com isto, logo
a partida estou a poupar muito mais do que tu, para não falar nas dores de cabeça que seria ter de andar a pedinchar meio quilo de electricidade aqui e ali.

Para poupares mais do que eu, terias de gastar menos dinheiro. E gastas mais...
Quanto ao "pedinchar", só o faz quem quer.

veiga escreveu:
Os meus argumentos são mais do que válidos, só tu é que não os queres ver e sendo assim, desisto, apenas porque, apesar de seres um gajo que curto bastante, já deu para perceber que sobre este assunto Aumentar a autonomia dos VEs - Página 2 7373

Infeliz ou felizmente, estamos na mesma onda...

veiga escreveu:
Sendo assim siga, falemos de viagens, de mecânica, de eventos, de música, de futebol e até de mulheres.

Se tivesses razão no que dizes agora por certo se veriam muito mais eléctricas e principalmente Vectrix do que se vê.

Por um lado, não há assim tão poucas eléctricas como pensas. Mas há menos do que as que eu gostava, infelizmente... Não basta ser viável para mudar mentalidades. Alguns nem olham ao dinheiro, pois a sua consciência ambiental fala mais alto. Por esses nutro profunda admiração. Mas, para os restantes, é preciso mais incentivos. Um desses incentivos é a escalada do preço dos combustíveis. Outro é a isenção de impostos. Infelizmente, o primeiro é o mais eficaz. Digo "infelizmente", pois acho que nem é necessário. Se houvesse mais escolha nas eléctricas (a Vectrix é cara por motivos de liquidez inicial e as chinesas são "completamente chinesas no sentido de falta de qualidade do material"), as eléctricas vendiam-se como as 125cc...

Infelizmente, a escolha é entre uma moto da Vectrix com materiais caros (travões, suspensões, quadro, sistema, etc., tudo de marca conceituada), a partir de 8 mil euros, ou chinesas que, para mim (e para o meu andamento e necessidade), não servem.

veiga escreveu:
Agora e como tenho escrito mais vezes, não tenho dúvida que num futuro bem próximo, todos os argumentos apresentados por ti, serão válidos, mas para que isso aconteça, uma eléctrica não poderá custar 11500 €, não poderá levar 4 horas para ser carregada e nem
ter apenas 100 km de autonomia, se tanto.

11500€ é a mais cara de todas as Vectrix! Ainda assim, é mais barata que muitas motos CI na aquisição e mais barata que todas as motos CI no custo real. Se quiseres, a versão de 8000€ só demora 2 horas e meia a carregar. E olha que a sua autonomia é mais do que o suficiente para o dia-a-dia da maioria dos portugueses (eu sei-o bem, pois já fiz quase 52 mil kms numa).

veiga escreveu:
Por isso, como disse atrás, desisto deste assunto, pois já vi que não vamos a lado nenhum!

Abraço

Outro.
Volt
Volt

Aumentar a autonomia dos VEs - Página 2 Empty opinião de 1 leigo...

Mensagem  Hugo Duarte em Ter 3 Jan - 12:13

Boas !

Sigo o fórum com bastante interesse e congratulo os administradores por estarem efectivamente a fazer serviço publico! Aumentar a autonomia dos VEs - Página 2 952112
Relativamente ao post tenho a dizer o seguinte:
As motas electricas são neste momento um meio de transporte, não as podemos considerar mais do que isso... A mota electrica tem, neste momento, esse constrangimento do abastecimento e que só poderá interessar a quem na sua vida consiga ultrapassar essa barreira da autonomia, uma vez que relativamente aos custos, por mais numeros que apresentem durante o post, a razão assiste a cada uma das partes. A longo prazo, acredito que quem compre 1 mota electrica consiga rentabilizar o diferencial de preço, as contas que fazem lembra-me a eterna discussao, gasolina vs gasoleo. Quanto a isso pergunto, uma pessoa que faça 15 000 Kms ano? justifica-se ? em qts anos?

Todavia, em relação á autonomia, eu julgo que a barreira ainda é grande, 100 kms parece-me efectivamente pouco. Por exemplo, na minha actividade profissional apesar de fazer 80 Kms , casa-trabalho, durante o dia tenho que visitar clientes, chegando a fazer 200kms por dia (em média)...Se tivesse a electrica, das duas uma, ou visitava menos clientes ou chegava a casa a horas impróprias... Sad

O exemplo que coloco posso transpô-lo ao companheiro Volt, se a vida profissional se alterasse e os 100 kms diários se transformassem em 200 kms...
Com isto, não quero retirar os méritos e as potencialidades da mota electrica, mas sempre num determinado contexto.

Boas curvas! Aumentar a autonomia dos VEs - Página 2 697124

Hugo Duarte
Hugo Duarte

Masculino Mensagens : 92
Mota : Leonart Daytona

Mensagem  Volt em Ter 3 Jan - 12:43

Hugo Duarte escreveu:Boas !

Sigo o fórum com bastante interesse e congratulo os administradores por estarem efectivamente a fazer serviço publico! Aumentar a autonomia dos VEs - Página 2 952112
Relativamente ao post tenho a dizer o seguinte:
As motas electricas são neste momento um meio de transporte, não as podemos considerar mais do que isso... A mota electrica tem, neste momento, esse constrangimento do abastecimento e que só poderá interessar a quem na sua vida consiga ultrapassar essa barreira da autonomia, uma vez que relativamente aos custos, por mais numeros que apresentem durante o post, a razão assiste a cada uma das partes. A longo prazo, acredito que quem compre 1 mota electrica consiga rentabilizar o diferencial de preço, as contas que fazem lembra-me a eterna discussao, gasolina vs gasoleo. Quanto a isso pergunto, uma pessoa que faça 15 000 Kms ano? justifica-se ? em qts anos?

Todavia, em relação á autonomia, eu julgo que a barreira ainda é grande, 100 kms parece-me efectivamente pouco. Por exemplo, na minha actividade profissional apesar de fazer 80 Kms , casa-trabalho, durante o dia tenho que visitar clientes, chegando a fazer 200kms por dia (em média)...Se tivesse a electrica, das duas uma, ou visitava menos clientes ou chegava a casa a horas impróprias... Sad

O exemplo que coloco posso transpô-lo ao companheiro Volt, se a vida profissional se alterasse e os 100 kms diários se transformassem em 200 kms...
Com isto, não quero retirar os méritos e as potencialidades da mota electrica, mas sempre num determinado contexto.

Boas curvas! Aumentar a autonomia dos VEs - Página 2 697124

Viva Hugo. Eu fazia 15 mil quilómetros anuais quando comprei a primeira Vectrix. Como poderás ver no exemplo que dei acima, compensou-me imediatamente, pois o leasing que fiz era mais barato que a gasolina do mês.

Quanto a mudar de vida profissional e passar a fazer 200 quilómetros por dia (e não ter a possibilidade de carregar a mota a meio caminho, pois se tiver, nada muda), posso optar por comprar outra mota e vender esta. A mota já passou os 9 mil quilómetros e custou-me 11500€. Se a vendesse agora, ao fim de quase 5 meses (coisa que não quero fazer), creio que conseguiria ir buscar uns 11000€ de retoma (esta parte é discutível, mas não me parece desajustado). Ora, a gasolina e manutenção de uma CI em 9 mil quilómetros custa certamente mais do que os 500€ de diferença... A não ser que queiramos comparar com uma 50cc... O que seria "parvo", até porque, um dos requisitos que eu tenho é gastar menos de 30 minutos a chegar ao emprego e, nem com a 125cc isso é possível...

Concluindo, acabava por nem perder dinheiro. Creio que a minha opção continuaria a ser excelente. :-).
Volt
Volt

Mensagem  Hugo Duarte em Ter 3 Jan - 13:09

Percebo perfeitamente Volt, acredito que não percas dinheiro e para isso contribui o contexto das "voltas" que tens de dar. No meu comentário procurei expor de uma forma soft, que para um individuo que não faça assim tantos Kms e que procure uma mota, o diferencial de preço que paga a mais por uma electrica dará para mt combustivel e mtas revisões. Demorará algum tempo a abater esse diferencial, dependerá dos Kms que fizer...e sem constrangimentos.

PS: a retoma das electricas é assim tão elevada? há assim tanta procura?isso deve-se a quê?

Cumprimentos
Hugo Duarte
Hugo Duarte

Masculino Mensagens : 92
Mota : Leonart Daytona

Mensagem  Volt em Ter 3 Jan - 18:27

Hugo Duarte escreveu:Percebo perfeitamente Volt, acredito que não percas dinheiro e para isso contribui o contexto das "voltas" que tens de dar. No meu comentário procurei expor de uma forma soft, que para um individuo que não faça assim tantos Kms e que procure uma mota, o diferencial de preço que paga a mais por uma electrica dará para mt combustivel e mtas revisões. Demorará algum tempo a abater esse diferencial, dependerá dos Kms que fizer...e sem constrangimentos.

PS: a retoma das electricas é assim tão elevada? há assim tanta procura?isso deve-se a quê?

Cumprimentos

Viva Hugo.

O custo por quilómetro na eléctrica é mais baixo. Por isso, por muitas voltas que se dê, em comparações de custos, as eléctricas serão sempre mais económicas (claro que estou a falar de motos equivalentes, pois se falar em material chinês estraga qualquer conclusão e comparação).
As Vectrix têm valores elevados (por enquanto), quer em novo, quer em 2ª mão. Porquê, não sei. Talvez por terem menos peças e pouca manutenção isso origine pouco estrago e menor desvalorização quando comparadas com as CI. Ou talvez por haverem poucas. Ou então por a marca ter optado por vender caro em 2ª mão (há motos Vectrix de serviço iguais à que eu comprei em 2008 a serem vendidas por 6 mil euros!). O certo é que o material tem bastante procura e, pelo menos no caso da minha Vectrix de 2008 (a de 2011 não sei), o valor de retoma (e o de venda em 2ª mão) são muito mais agradáveis (aos donos) que os de qualquer CI equivalente.

De resto, quando dizes que o diferencial de valores é favorável às CI, só podes estar a ignorar o valor dos activos e, vai na volta, a comparar motos muito diferentes... Não sei se será isso...

Faço-te um exercício simples, parecido com o que fiz para mim quando escolhi esta mota:
Imagina que o tipo X precisa fazer 60 quilómetros por dia em AE numa mota grande, estável, com material do melhor (travões, suspensões, etc.), pois mora na margem sul e quer vir para Lisboa pela ponte 25 de Abril. Para facilitar, os valores que vou apresentar serão pouco aprofundados.
Tem como opção comprar uma mota CI, que será vendida ao fim de 1 ano por menos 1000 euros que o que custou no acto da compra, ou então, uma mota VE que será também vendida por menos 1000 euros que o que custou no acto da compra. Resultado: Ambas as motos custaram mil euros por ano em valor de desvalorização. Qual é então a diferença entre usar uma ou a outra? Ora, cada quilómetro que a CI fizer, custa mais do que a VE. Simples.

Claro que muitos virão dizer que a CI dará para ir mais longe num dia, mas o objectivo não é ir mais longe num dia... O objectivo é fazer todos os dias o mesmo trajecto rotineiro. A realidade é que a VE é mais rápida a aquecer e a abastecer no dia-a-dia. Aquecer não precisa, logo, não precisamos gastar tempo a fazê-lo. Abastecer, também já abasteceu enquanto dormíamos ou trabalhávamos e não necessita de deslocações extra. Para o meu exemplo, a VE é muito melhor opção que a CI...
Claro que tem outros ganhos, especialmente os ambientais (os quais nem têm tido grande discussão, por serem bem óbvios). Mas nem imaginas o que é não ter cheiros e fumos na roupa e na garagem. Para um tipo como eu, isso até é essencial... Há também vantagens na condução (no caso da Vectrix), mas para isso, vocês teriam que saber o que é conduzir uma...
Uma condução que aproveita ao máximo as vantagens da travagem regenerativa é fabulosa! Mas isso já daria pano para mangas e depois ninguém vai ler isto porque já foge muito ao tema principal...

Bem, já me estou a perder em conversa, peço desculpa pela falta de controlo no teclado... :-).
Volt
Volt

Mensagem  balasteiro em Ter 3 Jan - 19:04

Ora bolas eu que já ia na Ponte 25 de Abril a conduzir a Vectrix é que o amigo Volta terminou o relato Sad Sad Sad
Queremos mais :venia: :venia:
balasteiro
balasteiro

Masculino Mensagens : 2294
Mota : Honda Wave 110 I

Mensagem  jose antonio lobo em Ter 3 Jan - 19:52

Amigo Volt sobre a retoma dão assim tanto dinheiro? Custa-me a acreditar que uma mota dessa passado um ano desvalorize tão pouco.Bem a ideia é que dão o valor por acaso é o mesmo que fosse vender a minha SYM GTS 300 de 2010 que me custou chave na mão 4650 euros em troca por outra e o mesmo stand me desse 4000 euros por ela o que não é verdade pois só me dão 3250 euros e tem que ser uma scooter tipo burgmam 650 .Quero eu disser pedir não custa o problema está em vender pois por minha autoria eu até pedia 4500 por a minha GTS o problema é darem-me esse valor entendes Aumentar a autonomia dos VEs - Página 2 952112
jose antonio lobo
jose antonio lobo

Masculino Mensagens : 528
Mota : HONDA 700 AV DEAUVILLE

Mensagem  Dias em Qua 4 Jan - 10:47

Volt escreveu:... Há também vantagens na condução (no caso da Vectrix), mas para isso, vocês teriam que saber o que é conduzir uma...
Uma condução que aproveita ao máximo as vantagens da travagem regenerativa é fabulosa! Mas isso já daria pano para mangas e depois ninguém vai ler isto porque já foge muito ao tema principal...
Nem todos! Por gentileza do Volt, até já tenho uma ideia do que é conduzir uma Vectrix, e posso dizer que me deliciei com a travagem regenerativa! Para tentar descrever por palavras o que tem que ser experimentado, é mais ou menos como fazer condução desportiva numa moto de caixa com mais de 250-400 cc (na LF250 fui ao Algarve sem quase tocar nos travões), com a vantagem que a energia da travagem é utilizada para recarregar as baterias e que não é preciso saber dosear as mudanças e a embraiagem para não "sair de traseira".

Contudo, não se pense que estou a fazer publicidade à Vectrix! Volto a dizer que a preferência por VE ou CI deve depender da aplicação que cada um pensa dar ao seu veículo. No meu caso, acabei de passar de uma X-Max 125 para uma X-Max 250, embora o meu sonho continue a ser uma MidNightStar (como estou a virar Budista, pode ser que venha a ter uma dessas daqui por 200 anos... e, nessa altura, até pode ser que todas as Yamaha sejam VE).

Acho que vale a pena dizer que a substituição do acelerador e do travão por um único controlo não é novidade e até já foi testada em enlatados com muito bons resultados (diminuição do tempo de travagem).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5425
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  Dias em Ter 28 Out - 20:14

É altura de reavivar este tópico!

@Volt ou Seal
Passados quase 3 anos, que novidades há no maravilhoso mundo das VEs?

Como escrevi, já vai para muito tempo, um dia destes vamos ser todos OBRIGADOS a andar de VE (mais que não seja porque os políticos acham que assim podem ganhar votos).
Atendendo a que:
- A partir de 2015 vamos ter que pagar mais os impostos "verdes" (depois serão os amarelos, vermelhos, azuis, etc.).
- A minha Cygnus já tem 4 e 1/2 anos e, depois de eu ter passado a andar com a Aquila, aquilo mais parece uma biclicleta eléctrica (das que havia em 2010).
- Se dizia que a tecnologia das VEs ia evoluir rapidamente...

Pergunto:
- Já há alguma VE, que custe menos do que uma Aquila (5.499 €), em que se possa fazer Lisboa (Benfica) - Algarve (Alcantarilha) em 2:30?
- Já há alguma VE, que custe menos do que uma PCX (2.699 €), que tenha uma autonomia de 150 km para eu poder ir às compras no Algarve e poder dar uma voltinha pela Serra Algarvia?

Nota: Reparem que fui simpático e não falei no preço original da Cygnus (1.600 €). Em contrapartida, para ficarmos em igualdade, meto mais 70% no preço das VEs Chinesas.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5425
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Permissão deste fórum: