F125cc.com
SYM - PLANO DE REVISÕES F125cc10
Junho 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
26 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 26 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

SYM - PLANO DE REVISÕES

Ir em baixo

SYM - PLANO DE REVISÕES Empty SYM - PLANO DE REVISÕES

Mensagem  veiga em Qua 28 Set - 22:17

SYM - PLANO DE REVISÕES Imglogo

Tenho recebido muitas msgs, E-mails e até telefonemas, de companheiros a questionarem-me sobre o plano de revisões das scooters Sym.

Têm existido grandes diferenças, de stand para stand, chegando ao cúmulo de em alguns casos, dizerem que a primeira revisão deve ser feita aos 300 km (sim, lera bem 300 km!).

Para que deixem de existir qualquer tipo de dúvidas, aqui fica o Plano de revisões da Sym:

Scooters 50 cc:

1000 Km - 1º Revisão

3000 Km - Troca de óleo

6000 Km (ou 1 ano) - Revisão

9000 Km - Troca de óleo

12000 Km (ou 2 anos) - Revisão

Scooters (e motos) 125 cc

1000 Km - 1º Revisão

3000 Km - Troca de óleo

9000 Km - Troca de óleo

Scooters + 125 cc

1000 Km - 1º Revisão

18000 Km - Revisão

Quads

1000 Km - 1º Revisão

3000 Km - Revisão

9000 Km - Revisão

Caso o veículo não atinja a quilometragem necessária entre revisões, efectua-se uma troca de óleo de seis em seis meses.

É este o plano de Revisões Oficial da Sym
.

Se algum concessionário afirmar que não é assim, então devem contactar imediatamente a Red Moto.

Contacto Red Moto (importador Sym): 234300760

A isto tudo acrescento que o nível do óleo, assim como do liquido de refrigeração DEVE SER VERIFICADO SEMANALMENTE!

E isto porquê? Porque muitas scooters, tanto Sym, como de outras marcas, têm chegado às oficinas, para fazer as revisões quase sem óleo.

Não, o problema não é das scooters, mas sim dos donos das scooters.

Basta andar na estrada para ver que 99% dos possuidores de scooters 125, as conduzem sempre a fundo! Sim é verdade, não vale a pena negar.

Como sabem ando todos os dias com a Valentina, e faço muitos km, tanto em Lisboa, como nos arredores, principalmente na A5 e no IC 19, e costumo fazer a experiência de ver a que velocidade vai essa malta e posso dizer que, na sua grande maioria vão todos a fundo, sempre acima dos 100 km/h! Ou seja vão a fundo!

Claro que a tratarem os pequenos propulsores de apenas 125 cc, desta forma, em nada estão a contribuir para a sua saúde!

Pergunto a essa malta se quando andam de carro tb andam a fundo. Se o carro dá 180, se todos os dias andam a 160, que seja!
Não andam, pois não? E porquê? Para poupar o carrito, não é? E também poupar gasolina, certo? E porque é que não o fazem na vossa 125?
A velocidade ideal para uma 125 é na casa dos 90/100 km/h e tudo o que for a mais, já esforça muito o motor e provoca grande desgaste!

Sabem porque é que a Valentina já tem 38 mil km, nunca teve problema nenhum e não gasta uma pinga de óleo? Porque o meu andamento normal no dia a dia e quando circulo na A5 ou no IC 19, nunca passo dos 100/110 Km/h.
Claro que de vez em quando vou aos 120 e muito, muito de vez em quando dou-lhe um esticão, mas é apenas, muito de vez em quando.
E sabem quanto é que ela dá? 140 em recta, 150 a descer já a cortar!

Acham mesmo que se eu andasse sempre nos 140/150, ela teria chegado aos 38 mil km sem, nunca ter accionado a garantia?

Quem realmente gosta de andar de scooter e gosta da sua scooter, não trata umaa scooter desta forma, levando-a ao limite todos os dias!
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Mota : Sym GTS 300i Evo

SYM - PLANO DE REVISÕES Empty Re: SYM - PLANO DE REVISÕES

Mensagem  interceptor em Qua 28 Set - 23:12

Excelente :venia:

já agora e sem querer tirar nenhum mérito ao tópico nem acrescentar nada de relevante e visto ter muito pouca experiência com motos apenas gostaria apenas de acrescentar que a capacidade de oleo destes motores é muito reduzida, em muitos casos nem chega a 1lt!

Acredito que em muitos motores nem haja um consumo efectivo de oleo por parte do motor, julgo que muito oleo se perde por evaporação. Como o veiga disse e muito bem o facto de andar sempre a fundo aumenta a drasticamente temperatura do oleo e a consequente formação de gases que são libertados para a atmosfera baixando o nivel do oleo do motor.
interceptor
interceptor

Masculino Mensagens : 122
Mota : yamaha xmax 250

Mensagem  balasteiro em Qua 28 Set - 23:13

Nem mais amigo Veiga eu próprio com a minha Vara, faço precisamente isso, faço a maior parte do prercurso casa tarbalho e vice versa sempre na casa dos 90 km/H chegando até eproveitar a boleia dos camiões mantento a distancia consideravel em termos de segurança, e indo até aos 100km /h e chega prefeitamente SYM - PLANO DE REVISÕES 952112 SYM - PLANO DE REVISÕES 952112
Pensem nisso, poupem as vossas motas porque elas agradecem e o nosso bolso também :venia: :venia:
balasteiro
balasteiro

Masculino Mensagens : 2274
Mota : Honda Wave 110 I

Mensagem  DaRkS em Qui 29 Set - 22:58

:) comigo disseram entre os 500 a 600 km na 1ª revisao depois mais 2500 km na segunda...

resumindo fix aos mil e depois so faço as 3500.
faço bem ? ou nem por isso ?
DaRkS
DaRkS

Masculino Mensagens : 38
Mota : Sym Jet 4

Mensagem  veiga em Sex 30 Set - 12:20

Companheiro, está bem explicado no plano.

1ª mil km (revisao

2ª 3000 mil (mudar óleo)

3ª 6000 mil (revisão)

A primeira revisão é SEMPRE aos mil km digam os concessionários o que disserem. Se não fizerem assim e disserem que é aos 500 estão apenas a enganar-te. Se assim for liga para a Sym e reclama e escreve no livrinho das reclamações, pois é para isso que existe.
Se disserem que não têm conhecimento deste plano, isso é mentira, pois esta informação, tal como outras foi distribuída a TODOS OS CONCESSIONÁRIOS.

No teu caso, tentava acertar a quilomertragem e se fizeste aos 500/600, agora vais mudar o óleo aos três mil e aos seis mil revisão e aí por adiante.

Tudo se resume a isto:

Revisões são de 6 em 6 mil km.

mudança de óleo tb aos 3000 mil km!

Não se esqueçam de pedir SEMPRE o respectivo carimbo no livro de revisões da moto.

Espero ter ajudado

veiga
veiga

SYM - PLANO DE REVISÕES Empty Revisão 1000Km

Mensagem  julitog em Qua 9 Nov - 23:35

Boas Veiga, e a todo o pessoal do Forúm
Ontem fui fazer a 1ª revisão 1000 Km.
Disse-me demorava 1 hora, fui tomar um café e voltei passado 20 minutos e estava pronta.
Respondeu-me que estava tudo em ordem.
Colocaram o respectivo carimbo, e a factura 1 un (L???) oleo Fuchs e 20 € trabalho.
Perguntei se não mudaram o lubrificante da distribuição," Isso não é preciso" foi a resposta.
Hoje ao verificar o nivel do oleo qual o meu espanto, ao ver o nivel acima do max e 2mm na parte grossa da vareta, verifiquei o nivel sem enroscar, só a encostar a vareta, descanso central, roda de trás no ar e em terreno direito, correcto?
Retirei 100 ml e ficou no max. A cor do oleo que retirei é escura tipo carioca de café, como desconheço completamente é normal???, é que tem aspecto turvo, e penso que devia estar claro.Antes de SYM - PLANO DE REVISÕES 142750 SYM - PLANO DE REVISÕES 142750 com o concessionário gostava de ajuda/opinião do pessoal mais batido nestas andanças e também para servir de indicativo a outros companheiros.
Quais as operações/itens que devem ser observados nas revisões?
Se alguém puder ajudar a minha MALHADINHA agradece
Já contactei a Red moto s.a. duvido é que tenha resposta SYM - PLANO DE REVISÕES 536420

Abraços a todos e Cuidado as poças de água escondem sempre algo....

SYM - PLANO DE REVISÕES 456796 SYM - PLANO DE REVISÕES 456796
julitog
julitog

Masculino Mensagens : 16
Mota : Sym Jet4 125

Mensagem  veiga em Qui 10 Nov - 0:17

julitog escreveu:Boas Veiga, e a todo o pessoal do Forúm
Disse-me demorava 1 hora, fui tomar um café e voltei passado 20 minutos e estava pronta.
Colocaram o respectivo carimbo, e a factura 1 un (L???) oleo Fuchs e 20 € trabalho.
Perguntei se não mudaram o lubrificante da distribuição," Isso não é preciso" foi a resposta.
Hoje ao verificar o nivel do oleo qual o meu espanto, ao ver o nivel acima do max e 2mm na parte grossa da vareta, verifiquei o nivel sem enroscar, só a encostar a vareta, descanso central, roda de trás no ar e em terreno direito, correcto?
Retirei 100 ml e ficou no max. A cor do oleo que retirei é escura tipo carioca de café, como desconheço completamente é normal???, é que tem aspecto turvo, e penso que devia estar claro.Antes de SYM - PLANO DE REVISÕES 142750 SYM - PLANO DE REVISÕES 142750 com o concessionário gostava de ajuda/opinião do pessoal mais batido nestas andanças e também para servir de indicativo a outros companheiros.
Já contactei a Red moto s.a. duvido é que tenha resposta SYM - PLANO DE REVISÕES 536420

Companheiro, apenas com esses km e se realmente o óleo foi mudado, a sua cor deveria ser a cor de óleo limpo, bem claro, pois com apenas esses kms o óleo ainda saí limpo.

Essa cor e essa quantidade é no mínimo estranha. Viste por acaso se no óleo ou na vareta existem pequenas gotículas de água? Verifica isso com muita urgência, pois o líquido de refrigeração por alguma razão poderá estar a entrar para o motor e por isso esse aumento do nível do óleo. Isto é o que normalmente acontece, nos motores dos carros, quando queimam a junta da cabeça.

Eu ia já á oficina saber o que é isso, se realmente foi asneira do mecânico e pôs óleo a mais (se sim refila bastante com o gajo e ameaça-o com o livro de reclamações) se não, é problema grave no motor e não andes mais com ela!

O que tb pode ter acontecido é que os gajos, com a pressa nem deixaram sair o óleo todo do motor e depois, pimbas, 1 litro de óleo lá para dentro, sem se preocuparem em ver se estava no nível ao não, pois apenas 20 minutos para fazer a revisão, é no mínimo, mto estranho!

Eu ia já lá o mais rápido possível pois podes estar a causar graves danos ao motor, sem saberes!

veiga
veiga

Mensagem  julitog em Qui 10 Nov - 0:28

veiga escreveu:
julitog escreveu:Boas Veiga, e a todo o pessoal do Forúm

Companheiro, apenas com esses km e se realmente o óleo foi mudado, a sua cor deveria ser a cor de óleo limpo, bem claro, pois com apenas esses kms o óleo ainda saí limpo.

Essa cor e essa quantidade é no mínimo estranha. Viste por acaso se no óleo ou na vareta existem pequenas gotículas de água? Verifica isso com muita urgência, pois o líquido de refrigeração por alguma razão poderá estar a entrar para o motor e por isso esse aumento do nível do óleo. Isto é o que normalmente acontece, nos motores dos carros, quando queimam a junta da cabeça.

Eu ia já á oficina saber o que é isso, se realmente foi asneira do mecânico e pôs óleo a mais (se sim refila bastante com o gajo e ameaça-o com o livro de reclamações) se não, é problema grave no motor e não andes mais com ela!

O que tb pode ter acontecido é que os gajos, com a pressa nem deixaram sair o óleo todo do motor e depois, pimbas, 1 litro de óleo lá para dentro, sem se preocuparem em ver se estava no nível ao não, pois apenas 20 minutos para fazer a revisão, é no mínimo, mto estranho!

Eu ia já lá o mais rápido possível pois podes estar a causar graves danos ao motor, sem saberes!

Boas Veiga
tirei 100 ml e ficou ao nivel. A Jet é refrigerada a ar. O mais provável foi com a pressa não deixaram escorrer o oleo todo como dizes, não lavaram o filtro, 1 L oleo lá para dentro e siga que a oficina está cheia de serviço.
Amanha vou passar por lá mostrar o oleo que retirei que estava acima do nível.
O Nivel verifiquei no descanso central com a roda de trás no ar e a vareta a encostar sem enroscar, certo???
Abraços
julitog
julitog

Mensagem  brejero em Qui 10 Nov - 0:47

Quanto a cor do oleo é muito relativo, pelo menos eu ja trabalhei no ramo automovel e o oleo so esta limpo ate entrar no motor e este ser ligado, pois assim que as tuches o movem este fica de novo escuro devido as paredes do motor que ficam com restos do antigo, isto nos carros. As motas dado ser uma area de parede de motor tao pequena nao sei....
brejero
brejero

Masculino Mensagens : 359
Mota : Keeway RKV 125

Mensagem  julitog em Qui 10 Nov - 0:56

brejero escreveu:Quanto a cor do oleo é muito relativo, pelo menos eu ja trabalhei no ramo automovel e o oleo so esta limpo ate entrar no motor e este ser ligado, pois assim que as tuches o movem este fica de novo escuro devido as paredes do motor que ficam com restos do antigo, isto nos carros. As motas dado ser uma area de parede de motor tao pequena nao sei....

Obrigado pela dica SYM - PLANO DE REVISÕES 952112
julitog
julitog

Mensagem  brejero em Qui 10 Nov - 0:58

MAs claro e atencao, ficar sem ser aquele oleo cristalino é uma coisa, agora se tiver preto da silva, olho nisso...
ja vi muita coisa ;)
brejero
brejero

Masculino Mensagens : 359
Mota : Keeway RKV 125

Mensagem  veiga em Qui 10 Nov - 12:08

epá, pois é, não tinha reparado que tens uma Jet, que como é lógico é refrigerada a ar e não por líquido.

Sendo assim esquece o que eu disse sobre àgua a misturar-se com óleo (um grande daaaaaaaaaaahh para mim!) e passemos à outra parte:

-Ou nem te mudaram o óleo acrescentando apenas um pouco, o que não me admirava nda ou então foi isso mesmo, não deixaram escorrer todo e pimbas, uma litrada lá para dentro, daí a rapidez da revisão.

Quanto à cor do óleo, sim é normal o óleo ficar escuro mal entre no motor, mas isso normalmente acontece com motores já rodados. Neste caso o óleo deveria estar, não totalmente limpo, mas quase. Já tive muitas motos e sei bem que trocando o óleo aos mil e até a mais km e depois indo quando de seguida ver o nível, nota-se bem que o óleo esta claro e é novo.

Companheiro, aperta com os gajos!

Em caso de dúvida muda de oficina!
veiga
veiga

Mensagem  interceptor em Qui 10 Nov - 22:29

julitog verificaste o nivel do oleo com o motor quente ou a frio?!
interceptor
interceptor

Masculino Mensagens : 122
Mota : yamaha xmax 250

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: