F125cc.com
Vamos lá esclarecer uma coisa... F125cc10
Setembro 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
25 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 25 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Vamos lá esclarecer uma coisa...

Ir em baixo

Vamos lá esclarecer uma coisa... Empty Vamos lá esclarecer uma coisa...

Mensagem  Joel Maia em Qui 17 Nov - 15:11

Hoje fui à minha antiga escola de condução tirar umas dúvidas, pois quero andar legalizado na minha 125. Por ter menos de 25 anos sei que é preciso fazer um exame pratico e emitir a carta e o assunto fica resolvido.

Mas na escola disseram que preciso:

Fazer exame teorico de 10 perguntas só sobre motas.
fazer exame pratico.
ter aulas pra isto tudo.
e se eu quiser posso tirar pra 400 ou 1000cc. Total: 250eur mais emissao da carta.

Foi isto que entendi! Vamos lá esclarecer uma coisa... 142750 Vamos lá esclarecer uma coisa... 861721

Noutros topicos sobre este tema, tenho visto que só é preciso um exame pratico, fotos tipo pass, a cena do medico, emissao da carta e 75eur pro passos coelho.

Tenho 23 anos, tenho uma honda cbf 125 e carta B quase à 5 anos.

Por favor ajudem-me a esclarecer esta duvida. Entre pagar 75eur e pagar 250eur prefiro os 75. Vamos lá esclarecer uma coisa... 536420
Joel Maia
Joel Maia

Masculino Mensagens : 117
Mota : Honda CBF 125

Vamos lá esclarecer uma coisa... Empty Re: Vamos lá esclarecer uma coisa...

Mensagem  Joel Maia em Qui 17 Nov - 15:26

Perdoem-me o pânico.

Já liguei para o imtt e fui esclarecido. Só 75eur. Vamos lá esclarecer uma coisa... 39421

A escola esta a tentar sacar o poucos eur k tenho Vamos lá esclarecer uma coisa... 861721

Tenho que autopropor-me a exame. Se quiserem eliminar o tópico estão à vontade.
Joel Maia
Joel Maia

Mensagem  Marco Machado em Qui 17 Nov - 15:27

a opcção masi barata é tirares a licença de ciclomotores ( motorizada) e com a licença e a carata B estás abilitado a conduzir as 125cc até 11kw ou 15cv,

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11253
Mota : Yamaha Virago 125

Mensagem  ricardo__martins em Qui 17 Nov - 16:02

Desculpa lá intrometer-me, mas há ai qualquer coisa que não está a bater bem... Vamos lá esclarecer uma coisa... 750583

Esses 75 euros devem de ser para ires a exame...até aqui está certo, mas para ires a exame tens de ter código especifico(exame das 10 perguntas visto já teres carta de carro), e um mínimo de aulas de condução, dai teres de frequentar a escola de condução... Não te fies pelo IMTT, porque eles só falam do que querem, e não se querem pôr nos assuntos das escolas... Por exemplo, chegavas ao IMTT e dizias que querias fazer exame, eles a primeira coisa que te perguntavam era pela licença de aprendizagem com exame de código feito, coisa que não tens sem ir a escola...

Esses 250 euros da escola são para pagar as aulas de código,o exame de código, a gasolina que gastas nas aulas, as aulas de condução e o exame de condução.
Eu para tirar a carta A tive de pagar 350 euros mais 50 para ir ao privado. portanto não está nada cara...

Aconcelho-te a ires ver o tópico "Duvidas de um novato! Agradeço ajuda!" do Lusitanian na secção "duvidas na escolha".

ricardo__martins

Masculino Mensagens : 64
Mota : Daelim S3

Mensagem  ricardo__martins em Qui 17 Nov - 16:08

Marco Machado escreveu:a opcção masi barata é tirares a licença de ciclomotores ( motorizada) e com a licença e a carata B estás abilitado a conduzir as 125cc até 11kw ou 15cv,

Marco, o pior é que ele não tem 25 anos, senão nem precisava de tirar nada... Fica automaticamente habilitado a conduzir 125cc quando se têm mais de 25 anos e carta B.

Mesmo com a licença + carta B não poderia conduzir 125cc.
"Os titulares de carta de condução com a categoria B obtida até 30 de Março de 1998 e os titulares de licença de condução de ciclomotor obtida até à data mencionada, consideram-se habilitados a conduzir motociclos de cilindrada não superior a 50 cm3;
Texto retirado de www.imtt.pt"

ricardo__martins

Mensagem  Marco Machado em Qui 17 Nov - 17:03

leiam este exerto da lei penso que esplica

9 — O disposto na alínea d) do n.º 4 do presente
artigo aplica -se a todos os titulares de carta de condução
válida para a categoria B que cumpram uma das
seguintes condições:
a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a
condução de ciclomotores.
10 — Os titulares de carta de condução válida para a
condução de veículos da categoria B que tenham idade
inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação
legal para a condução de ciclomotores estão sujeitos,
para os efeitos da alínea d) do n.º 4 do presente artigo,
à realização e aprovação em exame prático, sendo facultativa
a instrução adicional em escola de condução.

ou seja tendo menos de 25 anos e sendo portador de licença de ciclomotor pode conduzir as 125cc, a lei que te referes é sobre a condução de de ciclomotores por parte dos detentores da carta B lei essa que já existia a alguns anos.

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Mensagem  vinnys em Qui 17 Nov - 17:11

Ricardo provavelmente estás a falar de uma lei já revogada (caducada/revista)... Se assim não fosse já tinha levado duas multas das duas vezes que fui mandado parar...

Última edição por vinnys em Qui 17 Nov - 18:15, editado 1 vez(es)
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1714
Mota : Roadwin 125 R

Mensagem  ricardo__martins em Qui 17 Nov - 17:15

Bem fiquei mesmo de boca aberta com isto... Tanto o meu instrutor de condução, como o IMTT me responderam o que respondi a bocado... Afinal de contas quem tem de saber? As entidades competentes ou nós? Peço imensa desculpa ao Marco, mas tinha como base duas entidades pelo qual podia "confiar".

ricardo__martins

Mensagem  Marco Machado em Qui 17 Nov - 17:19

ricardo__martins escreveu:Bem fiquei mesmo de boca aberta com isto... Tanto o meu instrutor de condução, como o IMTT me responderam o que respondi a bocado... Afinal de contas quem tem de saber? As entidades competentes ou nós? Peço imensa desculpa ao Marco, mas tinha como base duas entidades pelo qual podia "confiar".
pois esse é um dos males deste país quem devia dar informação correcta não dá, as escolas ja se sabe puxam a brasa a sua sardinha o imtt devia saber mas tudo depende de quem nos calha no atendimento a lei é explicita e não deixa duvidas eles é que nem se dºão ao trabalho de a ler

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Mensagem  ricardo__martins em Qui 17 Nov - 17:31

Marco Machado escreveu:
pois esse é um dos males deste país quem devia dar informação correcta não dá, as escolas ja se sabe puxam a brasa a sua sardinha o imtt devia saber mas tudo depende de quem nos calha no atendimento a lei é explicita e não deixa duvidas eles é que nem se dºão ao trabalho de a ler

Podes crer, uma pessoa hoje em dia já nem sabe o que há-de fazer... já devia de saber que com o IMTT não se pode confiar (há com cada história, desde perderem documentos referentes a alunos das escolas, até venderem cartas de condução...)

ricardo__martins

Mensagem  leo em Qui 17 Nov - 18:36

Marco Machado escreveu:a opcção masi barata é tirares a licença de ciclomotores ( motorizada) e com a licença e a carata B estás abilitado a conduzir as 125cc até 11kw ou 15cv,

boas Marco, eu não tenho a certeza mas quase... eu penso que ele já não poderia tirar a licença de ciclomotores pois esta só é permitida a menores de 16 anos ou seja toda a gente com mais de 16 só pode tirar categoria a1 ou seja motociclos ate 125cc...
corrige-me se estiver enganado pois não tenho bem a certeza Vamos lá esclarecer uma coisa... 952112

cumps! e boas curvas :ferro: Vamos lá esclarecer uma coisa... 113258

leo

Masculino Mensagens : 1280
Mota : Royal Enfield Bullet 500

Mensagem  Marco Machado em Qui 17 Nov - 21:05

leo escreveu:
boas Marco, eu não tenho a certeza mas quase... eu penso que ele já não poderia tirar a licença de ciclomotores pois esta só é permitida a menores de 16 anos ou seja toda a gente com mais de 16 só pode tirar categoria a1 ou seja motociclos ate 125cc...
corrige-me se estiver enganado pois não tenho bem a certeza Vamos lá esclarecer uma coisa... 952112

cumps! e boas curvas :ferro: Vamos lá esclarecer uma coisa... 113258

olha que o muito me engano o foi o que o jjmaia fez e tem mais de 16 anos ainda não é cota mas anda nos 20 lol

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Mensagem  vinnys em Qui 17 Nov - 21:07

Não acredito muito nisso, a licença de ciclomotor até um velhote a deve poder tirar sujeita-se às perguntas de código a exame prático, e se passar siga para Vigo.

Eu quando a tirei também foi à 6 ou 7 anos, mas restringir a idade para tirar não me parece. Eles restrigem é para o mínimo, 14anos acho que há uma licença especial que pode ser actualizada para licença de ciclomotores aos 16 anos. Aos 16 anos podes tirar a A1, e aos 18 creio eu que venha a AL.

Mas vou dar uma olhada ao livro de código...
vinnys
vinnys

Mensagem  vinnys em Qui 17 Nov - 21:27

Fui agora ao livro de código com edição de 2007, ainda não tem a actualização da LEI 14Agosto2009, mas só fala em idades mínimas para tirar quer licença quer cartas de condução.

Fica a publicação em diário da república, logo nos 1os parágrafos fala em que leis foram revogadas, e depois fala nisto:
http://dre.pt/pdf1s/2009/08/15600/0526505265.pdf escreveu:
Lei n.º 78/2009
de 13 de Agosto
Procede à oitava alteração ao Código da Estrada, permitindo o averbamento da habilitação legal para a condução de veículos da categoria A1 à carta de condução que habilita legalmente para a condução de veículos da categoria B.

«Artigo 123.º
[...]
1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
3 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
4 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
d) Motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 kW.
5 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
6 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
7 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
8 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
9 — O disposto na alínea d) do n.º 4 do presente artigo aplica -se a todos os titulares de carta de condução válida para a categoria B que cumpram uma das seguintes condições:
a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.
10 — Os titulares de carta de condução válida para a condução de veículos da categoria B que tenham idade inferior a 25 anos e não sejam titulares de habilitação legal para a condução de ciclomotores estão sujeitos, para os efeitos da alínea d) do n.º 4 do presente artigo, à realização e aprovação em exame prático, sendo facultativa a instrução adicional em escola de condução

Eu para evitar males maiores ando com esta lei impressa na carteira e com "highlight" nas partes importantes, para verem logo qual é o meu caso, mandam-me parar o que tenho que fazer é a carta B e a Licença Condução logo para as mãos dos agentes da autoridade, e pronto a coisa desenrola-se normalmente.

Aproveito para acrescentar que na altura que tirei a licença de condução de ciclomotores, o exame teórico e prático era 30€ quer chumba-se na 1ªfase (teórico) ou na 2a fase, e depois para emissão da licença era mais um X, creio que fica na altura ficou-me em 50€, é bem menos puxado em termos de € não acham? Então se realmente forem para se ficar pelas 125cc, eu diria mesmo ser mesmo a escolha ideal, poupa-se €'s e andasse descansado.

Marco desculpa se basicamente fiz a mesma resposta que fizes-te acima, boas curvas Vamos lá esclarecer uma coisa... 952112
vinnys
vinnys

Mensagem  leo em Sex 18 Nov - 1:31

bom então enganaram-me... eu como tenho mais de 25 anos não preciso de licença mas lembro-me que quando o meu irmão tinha 16 anos ainda não podia tirar a carta b, precisava de um transporte e para não estar a gastar dinheiro na carta a1 pensou em tirar a licença de ciclomotor para andar de scooter até aos 18 anos, mas na camara municipal disseram-lhe que ja não tratavam disso pois as licenças da camara tinham acabado, e encaminharam-no para um centro de formação , que se não me engano até era um centro de formação profissional, e quando lá chegou disseram-lhe que só aceitavam alunos com menos de 16 anos, e mesmo esses quando completassem os 16 anos teriam de revalidar a tal licença para carta a1, porque segundo eles a antiga licença de ciclomotor tinha acabado e só existia em casos excepcionais para condutores com idade entre os 14 e os 16 sendo depois revalidada através de um exame ou algo do género para categoria a1...
portanto isto foi a informação dada ao meu irmão, mas atenção isto já foi á 9 anos, agora não sei se lhe deram a informação errada ou se a lei ja foi mudada desde então!!

isto o que é verdade é que nestas coisas não se pode confiar em ninguem , nem nas escolas nem nas camaras e nem mesmo no imtt, pois na maioria dos casos se perguntar-mos a mesma coisa em tres sitios diferentes , obtemos tres respostas diferentes.

cumps! e boas curvas Vamos lá esclarecer uma coisa... 113258

leo

Masculino Mensagens : 1280
Mota : Royal Enfield Bullet 500

Mensagem  ricardo__martins em Sex 18 Nov - 8:47

Pelo que me disseram, quando mudaram de "regime" e inseriram o IMTT, as licenças camarárias acabaram, pois o IMTT queria ter o dedinho em tudo, ou seja, ficou o IMTT responsável por tal (mais uns euros a entrar...).
Agora essa de haver limite de idade para tirar a licença, desconheço mas vou tentar informar-me para postar aqui.
Abraços

ricardo__martins

Mensagem  ricardo__martins em Sex 18 Nov - 14:38

Boa tarde pessoa.
Após uma breve troca de palavras ao almoço com o meu antigo instrutor, vim a saber que não há limite de idade para se tirar a licença.
Pelo que vejo há escolas que dizem o contrario para ver se ganham mais algum...

PS: A pessoa em questão que me deu esta informação, não ganhava nada por mentir, aliás, perdia, pois as licenças não passam pela escola, portanto penso que seja esta a informação correcta...

ricardo__martins

Mensagem  Joel Maia em Sex 18 Nov - 15:01

Então pronto...

Deixa-me ver se compreendi bem.

Eu que tenho 23 anos, carta B, mota 125 (CBF), só preciso de autopropor-me a exame pratico no IMTT mais perto e passar, nao é?

Digam se sim ou se nao...

Obrigado pessoal Vamos lá esclarecer uma coisa... 952112

Última edição por Joel Maia em Sex 18 Nov - 15:14, editado 1 vez(es)
Joel Maia
Joel Maia

Mensagem  Marco Machado em Sex 18 Nov - 15:13

Joel Maia escreveu:

Oh! Afinal como é que é?

Já começo a duvidar de tudo Vamos lá esclarecer uma coisa... 861721

Tenho 23 anos, uma 125 e carta B.

1- Basta ir ao IMTT e autopropor-me a exame e fazê-lo e já tá? Ou é preciso mais??

Tou a dar em doido Vamos lá esclarecer uma coisa... 142750 Vamos lá esclarecer uma coisa... 142750 Vamos lá esclarecer uma coisa... 142750 Vamos lá esclarecer uma coisa... 142750

sim é que tens de fazer vais ao IMTT tirar a licença de condução de ciclomotores e ficas habilitado a condução das 125cc até 11kw = 15cv.

não tens de dar explicações que é para isto ou para aquilo apenas tens de dizer que queres a licença de ciclomotores e assim evitas baralhar a cabeça de quem te atender no IMTT porque se lá chegas a dizer que queres a licença para poderes conduzir uma 125cc o mais certo é baralharem tudo e dizerem que tens de tirar a carta.

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Mensagem  Joel Maia em Sex 18 Nov - 15:16

Marco Machado escreveu:
Joel Maia escreveu:

Oh! Afinal como é que é?

Já começo a duvidar de tudo Vamos lá esclarecer uma coisa... 861721

Tenho 23 anos, uma 125 e carta B.

1- Basta ir ao IMTT e autopropor-me a exame e fazê-lo e já tá? Ou é preciso mais??

Tou a dar em doido Vamos lá esclarecer uma coisa... 142750 Vamos lá esclarecer uma coisa... 142750 Vamos lá esclarecer uma coisa... 142750 Vamos lá esclarecer uma coisa... 142750

sim é que tens de fazer vais ao IMTT tirar a licença de condução de ciclomotores e ficas habilitado a condução das 125cc até 11kw = 15cv.

não tens de dar explicações que é para isto ou para aquilo apenas tens de dizer que queres a licença de ciclomotores e assim evitas baralhar a cabeça de quem te atender no IMTT porque se lá chegas a dizer que queres a licença para poderes conduzir uma 125cc o mais certo é baralharem tudo e dizerem que tens de tirar a carta.

Obg Marco

Abençoado marco e restantes membros do forum :venia:
Joel Maia
Joel Maia

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: