F125cc.com
Afinação valvulas Vs125 F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Afinação valvulas Vs125 F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
154 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 154 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Afinação valvulas Vs125

+8
Dias
jjmaia
Joel Maia
veiga
Carlos Alexandre
nunes
Marco Machado
Dcap
12 participantes

Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Dcap Qua 15 Fev - 13:51

Boas pessoal!!

Mais uma vez preciso da vossa preciosa ajuda... Tenho uma Sym Vs125 de 2010, com cerca de 15000km's, últimamente tinha problemas em pegar, ela não pegava de forma nenhuma... depois de ter ido á revisão normal na semana passada, esta semana aconteceu o que temia.. não pegou mesmo e teve de ir de reboque para a oficina.. o que me disseram e que a mota precisa de uma afinação de valvulas... alguem me pode ajudar a perceber se realmente pode ser esse o problema? É que o sr disse-me que ia ser caro..... Obrigado pesssoal!!!

Dcap

Masculino Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/09/2011
Mota : Daelim Roadwin 125 Fi / Sym VS125

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Marco Machado Qua 15 Fev - 14:04

de 2010 e a garantia já acabou?

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  nunes Qua 15 Fev - 14:05

2010???
que mes??
nao está na garantia??
bem, se for mesmo um problema de afinação nao se a garantia cobre, mas tens que ver isso.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Carlos Alexandre Qua 15 Fev - 14:15

Amigo afinar válvulas é só mão de obra so se tiver que levar junta da tampa das válvulas mas isso nao custa mais do que 5 euros a junta o resto é afinar a folga da válvula e apertar a tampa das válvulas e muito que leve uma vela
Já viste a vela pode ser vela gasta ou folga grande do pólo da vela Afinação valvulas Vs125 952112
Carlos Alexandre
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 6428
Data de inscrição : 04/02/2011
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  veiga Qua 15 Fev - 14:18

Pode ser vela, já alguma vez foi trocada?

E se nunca levou nenhuma afinação de válvulas, está mais do que na altura!


Mesmo estando na garantia e houver a indicação que a moto deve fazer afinação de válvulas aos X km, a mão de obra é sempre paga pelo cliente.




veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Joel Maia Qua 15 Fev - 14:21

Se for da vela não te assustes. É coisa que fica entre 5 a 10 eur se tanto. já agora, quantos quilómetros tem a mota? Afinação valvulas Vs125 536420
Joel Maia
Joel Maia

Masculino Mensagens : 117
Data de inscrição : 31/10/2011
Mota : Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Dcap Qua 15 Fev - 14:30

Marco Machado : A garantia termina em Junho deste ano! Obrigado Afinação valvulas Vs125 952112

Nunes: A garantia termina em Junho deste ano. Obrigado

Carlos Alexandre: Obrigado pela dica, vou confirmar!

Veiga: Nunca fiz uma afinação de velas, estou com 15.000km's, é provável que seja daí o problema.. Obrigado! Afinação valvulas Vs125 952112

Joel Maia: A mota tem 15.000km's. Obrigado


Uma afinação de velas demora em média quanto tempo amigos? Mais ou menos?

Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas!

Abraço a todos

Dcap

Masculino Mensagens : 9
Data de inscrição : 05/09/2011
Mota : Daelim Roadwin 125 Fi / Sym VS125

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Carlos Alexandre Qua 15 Fev - 14:30

Pede orçamento claro se não gostares podes sempre ir outra oficina
Claro que te vão levar 2horas no mínimo para fazer isso tem alguma mão de obra
tudo que for acima de 80aérios ja com vela é caro (pode ser menos)
se não gostares deles telefona para motobelas eles têm carrinha te vão buscar a mota fala e vês o valor da mão de obra que depende de oficina para oficina Afinação valvulas Vs125 952112


foi no botas que la foste á oficina
Carlos Alexandre
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 6428
Data de inscrição : 04/02/2011
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Joel Maia Qua 15 Fev - 14:41

Dcap escreveu:Marco Machado : A garantia termina em Junho deste ano! Obrigado Afinação valvulas Vs125 952112

Nunes: A garantia termina em Junho deste ano. Obrigado

Carlos Alexandre: Obrigado pela dica, vou confirmar!

Veiga: Nunca fiz uma afinação de velas, estou com 15.000km's, é provável que seja daí o problema.. Obrigado! Afinação valvulas Vs125 952112

Joel Maia: A mota tem 15.000km's. Obrigado


Uma afinação de velas demora em média quanto tempo amigos? Mais ou menos?

Mais uma vez obrigado a todos pelas dicas!

Abraço a todos

Não querendo mesmo mentir mas acho se a vela for das "normais" dura 15 mil km. Mas ainda tenho de confirmar. Nos últimos tempos a mota soluçava ao acelerar? Nas subidas notavas soluços ou algo género?

EDIT:

Segundo o manual, a minha cbf tem de se trocar a vela de 8000 a 8000 km. Se nunca trocas-te é porque deu o berro. Mas antes de dar o berro sente-se a mota a soluçar (deixa de dar faísca).


Última edição por Joel Maia em Qua 15 Fev - 17:10, editado 1 vez(es)
Joel Maia
Joel Maia

Masculino Mensagens : 117
Data de inscrição : 31/10/2011
Mota : Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Marco Machado Qua 15 Fev - 16:22

Se for da vela aproveita e põe de iridium é mais cara mas melhora o funcionamento do motor e dura mais tempo

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Joel Maia Qua 15 Fev - 17:09

Carlos Alexandre escreveu:Pede orçamento claro se não gostares podes sempre ir outra oficina
Claro que te vão levar 2horas no mínimo para fazer isso tem alguma mão de obra
tudo que for acima de 80aérios ja com vela é caro (pode ser menos)
se não gostares deles telefona para motobelas eles têm carrinha te vão buscar a mota fala e vês o valor da mão de obra que depende de oficina para oficina Afinação valvulas Vs125 952112


foi no botas que la foste á oficina

Vão levar 2 horas, mas fazem isso em muito menos tempo. Não quero dizer que todos os mecânicos roubam, mas 99,999999999% roubam no tempo da mao d'obra, nas peças e nas "petas" que dizem... Seja como for, a vela iridium é boa e dura mais tempo, mas levam pra í 20+ eur. Conseguias isso mais barato no ebay, mas pronto... às vezes é melhor ser o mecânico a meter porque ele tem a chave para medir a pressão do aperto da vela (torque).
Joel Maia
Joel Maia

Masculino Mensagens : 117
Data de inscrição : 31/10/2011
Mota : Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  veiga Qua 15 Fev - 19:13


Atenção que nas scooters leva sempre mais tempo que numa moto normal, pois têm de desmanchar (e voltar a montar) aqueles tupperwares todos!!

Já agora, não é afinação de velas, mas sim de válvulas e sim deve ser essa a causa do problema.

E... nem todas as velas, conseguem fazer 15 mil km, tudo depende do tipo de motor, do uso que lhe damos e tb da manutenção! Sim, manutenção, pois uma vela, se for limpa de vez em quando, dura mais tempo e funciona melhor!
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  jjmaia Qui 16 Fev - 0:25

Duvido que deixasse de pegar por falta de afinação de válvulas, e essa afinação de caro não tem nada...
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Data de inscrição : 01/11/2010
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  nunes Qui 16 Fev - 10:17

veiga escreveu:
Atenção que nas scooters leva sempre mais tempo que numa moto normal, pois têm de desmanchar (e voltar a montar) aqueles tupperwares todos!!

Já agora, não é afinação de velas, mas sim de válvulas e sim deve ser essa a causa do problema.

E... nem todas as velas, conseguem fazer 15 mil km, tudo depende do tipo de motor, do uso que lhe damos e tb da manutenção! Sim, manutenção, pois uma vela, se for limpa de vez em quando, dura mais tempo e funciona melhor!

Tupperwares???
Tupperwares vendo eu e ainda não vi nenhuma com mota com eles.
ehehhe
venso mesmo, se alguém quizer comprar tb posso fazer uma parceria com o forum
loll
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Joel Maia Qui 16 Fev - 11:59

jjmaia escreveu:Duvido que deixasse de pegar por falta de afinação de válvulas, e essa afinação de caro não tem nada...

Eu também acho o mesmo. Mas se o mecânico diz... Afinação valvulas Vs125 7373 é trabalho para 45 min-1h para um mecânico experiente. Pode levar uns vedantes aqui e ali mas o resto é tudo afinação. Portanto é só mão-de-obra.

Com 15000km as velas podem mesmo ter dado o berro. Mas isso devia notar-se no andamento da mota antes da avaria. Se o motor só tem 1 cilindro e uma vela e se a faísca da vela falha de vez enquando, o normal é sentir o motor a morrer ou a soluçar nas acelerações (corrijam-me se estiver enganado). Se a vela morreu então a mota nem péga. O que se podia fazer para despistar era limpar a vela, dar um jeito nos polos e ver se funciona.

custa-me a crer que a causa vem das afinações das válvulas. Por acaso sentias um barulho diferente no motor, tipo NOK-NOK-NOK?

Tenho um palpite a dar. Ou o problema está na vela ou algures no corpo da injecção. Mas isto é a minha opinião. Alguém que me corrija se estiver errado p.f

Abraço
Joel Maia
Joel Maia

Masculino Mensagens : 117
Data de inscrição : 31/10/2011
Mota : Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  veiga Qui 16 Fev - 15:27

As GTS a carburador ficaram conhecidas por se irem abaixo devido a uma má afinação de válvulas, na fábrica.

Pode ser e pode não ser mas... não sei porquê.. snif, snif... cheira-me a vela (na volta estou constipado! Afinação valvulas Vs125 314343
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Dias Qui 16 Fev - 16:51

Como nem sou bruxo nem mecânico, e como ninguém falou se cheira ou não a gasolina no escape quando se dá ao arranque, vou-me esquecer da alimentação de gasolina e do toc-toc e limitar-me a válvulas ou à vela.
As válvulas e a vela costumam dar problemas em regimes diferentes. Assim, enquanto as válvulas começam por dar um trabalhar irregular ao ralenti, já a vela trabalha bem ao ralenti, arreia quando se acelera (aumenta a pressão dentro do cilindro) e falha em regimes altos (pouco tempo para carregar a bobina ou o condensador dum TCI).
Quanto a mim, as válvulas não pifam de um momento para o outro. Já a vela pode dizer bye-bye sem pré-aviso: basta que a mistura tenha sido pobre durante muito tempo, o que faz com que o eléctrodo de massa se gaste e a ponta pode partir-se de um momento para o outro.
Se for vela, é o preço da vela (desde que os restos do eléctrodo tenham saído pelo escape em vez de lixarem o pistão e o cilindro). Se for válvulas, é uma hora de mão-de-obra.

Nota: num motor de enlatado (4 cilindros), a válvula e, pior ainda, a sede podem ficar "queimadas" porque os outros cilindros mantêm o motor a trabalhar, mas isso é pouco provável numa moto com motor monocilíndrico.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Joel Maia Qui 16 Fev - 17:48

Dias escreveu:
Nota: num motor de enlatado (4 cilindros), a válvula e, pior ainda, a sede podem ficar "queimadas" porque os outros cilindros mantêm o motor a trabalhar, mas isso é pouco provável numa moto com motor monocilíndrico.

Tenho um civic que andou uns tempos a funcionar com 3 cilindros. A vela do 3º cilindro tinha ido à vida. O carro andava porreiro só com 3 cilindros, mas quando puxava por ele sentia o motor a soluçar e nas subidas sentia bastante. mas honda é honda e com jeito o motor até deve andar com apenas dois. Eu desconfio que a minha esposa fez 80km com o motor sobreaquecido Afinação valvulas Vs125 142750 . Por muito que tentes dar cabo do motor o material da honda não deixa Afinação valvulas Vs125 326955 Afinação valvulas Vs125 449884

Sobre o tópico, cada vez convenço-me mais que é bom ter uma chave de velas à mão (dissipa muitas dúvidas).
Joel Maia
Joel Maia

Masculino Mensagens : 117
Data de inscrição : 31/10/2011
Mota : Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  SL125 Seg 23 Jul - 14:35

Oi

Este poderá não ser o tópico 100% indicado, mas foi o mais relacionado com o tema que aqui encontrei e julgo que a minha dúvida não justifica um novo tópico! Afinação valvulas Vs125 536420
Tenho uma Keeway Superlight 125.
Está neste momento com 12.000kms e levou afinação de válvulas apenas na revisão dos 1.000kms.
Na última revisão, por volta dos 9.500kms disseram que na próxima (13.000 - 13.500) deveriam afinar-me as válvulas.

Tendo em conta que por vezes faço algumas viagens de 150 kms ao fim de semana, gostaria de saber se por acaso começar a ouvir as válvulas a bater, devo parar e chamar o reboque ou posso deslocar-me a velocidade moderada até casa e depois levar a mota à oficina?

Agradeço a ajuda de quem perceba do assunto ou já tenha tido experiência, uma vez que é um assunto que não domino! Afinação valvulas Vs125 943604

Abraço
SL125
SL125

Masculino Mensagens : 627
Data de inscrição : 12/06/2010
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Marco Machado Seg 23 Jul - 16:55

se ela foi afinada em principio não vai acontecer nada mas se por acaso ouvires as vavulas a bater tens de ter em conta se é um barulho de estarem um pouco desafinadas e ai podes seguir viagem ou se +e um bater muito forte e nesse caso é melhor parar, mas como disse não vale a pena andares a pensar nisso assim como fazeres viagens de 150klm não quer dizer nada essas coisas podem acontecer ao sair de casa

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  SL125 Ter 24 Jul - 9:40

Obrigado Marco!
Assim, já fico mais descansado, pois julguei que a desafinação derivasse essencialmente de submeter o motor a grandes tiradas, elevados regimes, que provocariam um maior desgaste nas peças e consequentemente desafinação.
Mas mesmo por essa razão é que perguntei, para que um veterano se pronunciasse, como foi o caso :venia:

Abraço
SL125
SL125

Masculino Mensagens : 627
Data de inscrição : 12/06/2010
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Marco Machado Ter 24 Jul - 14:17

e esqueci uma coisa muitas vezes fazer 20klm dentro da cidade é mais duro para um motor que fazer 2ooklm de estrada claro não se pode ir sempre a fundo

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  TwisteR Dom 2 Set - 9:53

Pergunta de absoluto ignorante:

Pelo que li, toda a burra precisa de afinação de válvulas (desconhecia!). Tipicamente com que kilometragens?
Não me lembro de ter lido nada quanto às S3.

A minha anda com alguma dificuldade em pegar, e pega com relantim algo baixo (~1000rpm). Fica assim uns 10 segundos, depois lá sobe para as 1800. Se acelerar quando está em baixa rotação (nas tais 1000) vai logo abaixo...

Obrigado!
TwisteR
TwisteR

Masculino Mensagens : 73
Data de inscrição : 18/02/2012
Mota : Honda SW-T400

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Mendes Seg 7 Abr - 22:43

boas pessoal eu tenho uma generic code 125 (kewway RKV 125) ela marca para ai 5000km mas ela agora nao me aguenta o relantim, esta muito instável e acaba mesmo por ir a baixo.
já troquei a vela e melhorou mas o problema persiste sera que é um problema ao nivel das valvulas.
Mendes
Mendes

Masculino Mensagens : 112
Data de inscrição : 26/06/2012
Mota : Generic Code 125

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Marco Machado Seg 7 Abr - 22:55

e o relentim afinaste?

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Mendes Ter 8 Abr - 8:01

Marco Machado escreveu:e o relentim afinaste?
sim eu trazia-o antes a 1500 mais ou menos 
mas agora para se aguentar sem ir a baixo so metendo-o as 2500 ou mesmo as 3000
Mendes
Mendes

Masculino Mensagens : 112
Data de inscrição : 26/06/2012
Mota : Generic Code 125

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Marco Machado Ter 8 Abr - 9:00

pois assim é sinal que ela precisa de uma afinação geral, eu na minha virago todos os anos vou com ela fazer uma revisão geral quer ela precise ou não, é toda revista na oficina e leva as afinações todas.

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Dissidente Ter 8 Abr - 10:39

No meu caso resolveu problemas similares. Foi fazer a revisão dos 16k km's na passada 6a feira e parece uma mota nova.  Afinação valvulas Vs125 952112
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Afinação valvulas Vs125 Empty Re: Afinação valvulas Vs125

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos