F125cc.com
Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 F125cc10
Janeiro 2020
SegTerQuaQuiSexSabDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
53 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 53 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Carta Categoria A- Duvidas e questões

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir em baixo

Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 Empty Re: Carta Categoria A- Duvidas e questões

Mensagem  Helder Cruz em Seg 20 Abr - 10:45

Queres bom ou barato?
Queres ir deitado ou sentado tipo trono?

As melhores que podes encontrar no mercado, na minha opinião, são:

Honda Varadero 125
Yamaha MT125
KTM Duke 125
Yamaha YZF125R
Honda CBR125R

Daqui... é sempre a descer de preço e qualidade!
:)
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8237
Mota : BMW R1200GSA

Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 Empty Re: Carta Categoria A- Duvidas e questões

Mensagem  Cristiano 125cc em Ter 21 Abr - 10:26

nunes escreveu:
cristianoandrade escreveu:Boa tarde,  Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 697124
que motas me aconselham a comprar com a carta de condução de mota na categoria A1 ?

Peço ajuda urgente quero comprar uma mota porque preciso muito dela para me deslocar.

a categoria A1 para quem não sabe é de motas até 125cc e 11kw ou 15 cv.

E já agora quanto custa a carta de mota ? A1 claro.

Cristiano, fala-nos um pouco do estilo de mota que mais gostas e daquilo que queres fazer com ela. vais fazer muitos quilómetros por dia, cidade, AE, nacionais? vais andar sozinho ou com pendura?
Gosto do tipo da Sym Wolf 125 . estou a pensar em comprar essa porque faz o meu estilo e e barata. Pretendo apenas "dar umas voltinhas" nada de mais.
Cristiano 125cc
Cristiano 125cc

Masculino Mensagens : 15
Mota : Estou a pensar na Sym Wolf 125

Mensagem  Helder Cruz em Ter 21 Abr - 10:59

Boa e bonita mota!

Dentro do estilo e do preço, podes ver a Daelim Roadwin, a I-moto, a Keeway RKV...
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  Cristiano 125cc em Qui 23 Abr - 8:51

Helder Cruz escreveu:Boa e bonita mota!

Dentro do estilo e do preço, podes ver a Daelim Roadwin, a I-moto, a Keeway RKV...
Obrigada camarada.
Cristiano 125cc
Cristiano 125cc

Masculino Mensagens : 15
Mota : Estou a pensar na Sym Wolf 125

Mensagem  joaol em Dom 14 Jun - 18:25

Então quer dizer: quem tem carta B e nunca andou de mota pode conduzir uma 125 até determinada potência.

Quem tirou B+A1 pode conduzir exactamente o mesmo.

Está certo... Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 7373

Gatunos, aldrabões e chupistas. Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 436749
joaol
joaol

Masculino Mensagens : 148
Mota : Honda CBF 125

Mensagem  Tiago M em Dom 14 Jun - 19:10

joaol, quem tira B+A1 pode conduzir imediatamente motas até 11kw enquanto que quem só tira B não o pode fazer antes dos 25 anos.

São categorias para públicos diferentes.
A A1 pode ser tirada a partir dos 16 e destina-se a aqueles que não querem tirar carta B ou tenham carta B e menos de 25 anos.
Tiago M
Tiago M

Masculino Mensagens : 462
Mota : MT-isso-não-é-uma-125-pois-não-03

Mensagem  joaol em Dom 14 Jun - 20:16

Também é verdade.

No entanto, e vendo a coisa pela parte puramente "técnica", digamos assim, acho que depois da lei das 125 deveria ter havido um pouco mais de tacto por parte do legislador.

Ou seja, a questão prende-se a montante.

Repara no seguinte: quem tenha carta B, desde que tenha mais de 25 anos, como tu referiste e bem, está habilitado a conduzir motociclos até 125cc e 11 KW, ainda que nunca tenha sequer conduzido um ciclomotor.

Quem, na altura, tirou a tal A1, ficando com o código já feito para efeitos da obtenção da categoria B, não deveria( à luz da "equivalência relviana" que dão a quem tenha B e mais de 25 anos)ter acesso directo- tendo também mais de 25 anos- pelo menos à A2?

Estás a perceber onde quero chegar? Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 697124
joaol
joaol

Mensagem  Tiago M em Dom 14 Jun - 20:52

Sim, joaol, percebo. Realmente não seria descabido que a A1 passasse automaticamente a A2 ao fim de X anos.
Tiago M
Tiago M

Mensagem  Helder Cruz em Seg 15 Jun - 8:56

Faz algum sentido o que dizes.... mas não sei se gostaria de gente com máquinas até 30cv a rolar comigo na estrada quando apenas andaram de mota em 50cc, com 16 anos e carta A1 e se lembraram de voltar a andar de mota agora, muito depois dos 25.
Seria uma aberração maior que ter carta B sem nunca se ter sentado num motociclo, poder circular em 125cc até 15cv, e comprar uma mota sem ter uma única aula de condução.
Atenção que quem tira a carta A1 não tem o código feito para a categoria B...
Nem quem tem B tem o código feito para A2 ou A...

Anda por aí uma febre com as motas...
O DL de 14 de Agosto de 1990, que mais não foi que a transposição de uma normativa Europeia para equiparar todos os países da CE nessa matéria, veio aumentar o número de entusiastas das 2 rodas, que viram assim uma oportunidade de andar de mota ou voltar a andar de mota, sem necessidade de investir tempo e dinheiro numa carta de condução.
Isso fez com que recentemente surgisse uma explosão de interessados em obter a licença A e A2, em todas as faixas etárias.
Deixo alguns exemplos, só na minha família: a minha filha que tem agora 11 anos; as minhas duas enteadas, de 13 e 17; uma prima da minha atual companheira, com 22; o meu cunhado, com quase 55.
O meu pai tem 79 e está muito desgostoso por o médico de família lhe ter retirado a carta A aos 75...
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  Tiago M em Seg 15 Jun - 9:54

Aí põe-se o problema de qualquer progressão que se baseie na idade ou anos de carta.
Ter idade X ou carta há mais de tantos anos não é sinónimo de experiência nem de responsabilidade.
Mas uma vez que não podemos ter um sistema por distância percorrida, como na aviação, não restam muitas opções.
Tiago M
Tiago M

Mensagem  Helder Cruz em Seg 15 Jun - 10:05

yeap... isso mesmo!
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  joaol em Seg 15 Jun - 11:01

Helder Cruz escreveu:Faz algum sentido o que dizes.... mas não sei se gostaria de gente com máquinas até 30cv a rolar comigo na estrada quando apenas andaram de mota em 50cc, com 16 anos e carta A1 e se lembraram de voltar a andar de mota agora, muito depois dos 25.
Seria uma aberração maior que ter carta B sem nunca se ter sentado num motociclo, poder circular em 125cc até 15cv, e comprar uma mota sem ter uma única aula de condução.
Atenção que quem tira a carta A1 não tem o código feito para a categoria B...
Nem quem tem B tem o código feito para A2 ou A...

Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 536420

Eu tirei carta A1 aos 16 anos, numa mota 125, e depois aos 18 só fiz a parte da condução para B.
joaol
joaol

Mensagem  Helder Cruz em Seg 15 Jun - 11:09

Porque és um velho!! Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 326955

A prima da minha atual companheira tem a carta B há 4 anos e acabou de fazer o código para A2 (o estranho no caso dela é ter aulas e fazer exame numa 125cc).

O meu cunhado tem carta há 36 anos e está a fazer o código para A.
Eu tinha carta B havia 20 anos e fiz o código para A...

Quando tirei a carta era como dizes, João. Agora existe código diferenciado para cada categoria.
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  joaol em Seg 15 Jun - 11:19

Desconhecia por completo essa parte. O código "antigamente" abrangia essas categorias, e até me parece que fosse sensato.

Quer isso dizer que vou ter de fazer novo código caso queira a categoria A.

Enfim, não concordo mesmo nada com estas novas leis.

Velho? Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 70049 Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 668205

lol!
joaol
joaol

Mensagem  Helder Cruz em Seg 15 Jun - 11:27

Como acabei de dizer noutro tópico que sou 11 anos mais velho que tu, posso chamar-te velho sem supostamente levares a mal...
Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 1076798502
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  tiagomp em Seg 15 Jun - 12:18

joaol escreveu:Desconhecia por completo essa parte. O código "antigamente" abrangia essas categorias, e até me parece que fosse sensato.

Quer isso dizer que vou ter de fazer novo código caso queira a categoria A.

Enfim, não concordo mesmo nada com estas novas leis.

Velho? Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 70049 Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 668205

lol!

Não vais, deves ter respondido a 40 perguntas 30 de carro e 10 de mota.

Eu como só tinha o codigo de 30 perguntas tive de ir a codigo responder a 10 de mota para tirar a A
tiagomp
tiagomp

Masculino Mensagens : 192
Mota : Yamaha MT-07 ABS Competition White, ex Sym Wolf 125

Mensagem  Helder Cruz em Seg 15 Jun - 12:27

Quando tirou a carta B, que me parece ser ao mesmo estilo que a minha, o código seria igual para ambas as categorias A e B.

Agora os códigos são diferentes. Quem tira carta B responde a 30 perguntas, quem tira A responde a 10, quem tira ambas responde a 40.
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  joaol em Seg 15 Jun - 12:41

Bem, entretanto andei a ver informação no IMT e em escolas de condução e fiquei ainda mais baralhado, com informação dispersa.

Mas, se o titular de carta de condução da categoria A1 há, pelo menos 2 anos, pretende obter a categoria A2 pode optar por: •Autopropor-se a exame prático (dispensando de formação e propositura a exame por escola de condução), ou •Realizar uma ação de formação, ficando dispensado de realizar exame de conduç ão Categoria A - formação e propositura a exame por escola de condução. Mas, o titular de carta de condução da categoria A2 há, pelo menos, 2 anos, com idade mínima de 20 anos e que pretende obter a categoria A pode optar por: •Autopropor-se a exame prático (dispensando de formação e propositura a exame por escola de condução), ou •Realizar uma ação de formação ficando dispensado de realizar exame de condução

Portanto, pelo que percebi,posso propor-me a exame prático ou realizar uma acção de formação, isto para obter a A2. Posteriormente, o mesmo para obter a A.

Caso queira desde logo obter a A, terei de frequentar aulas teóricas e práticas e respectivo exame.

É isto?
joaol
joaol

Mensagem  Helder Cruz em Seg 15 Jun - 13:21

Não faço ideia!!!
O meu próprio caso e os casos próximos que acompanhei foram todos na direção de tirar a carta pela via tradicional. Ninguém propôs outra solução, até porque seria menos proveitosa para as escolas de condução...
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  tiagomp em Seg 15 Jun - 13:27

"Caso seja titular da carta A1 pode auto-propôr-se para efectuar o exame prático para a Carta A, ficando isentos da componente teórica." isto se tiveres mais de 24 anos.
tiagomp
tiagomp

Mensagem  Helder Cruz em Seg 15 Jun - 13:36

Atenção que quem tem carta B não tem categoria A1... há uma pequena diferença!!!

Por exemplo, quem tem A1 pode levar a sua 125cc até Espanha, por exemplo. Quem tem B não pode circular de mota noutro país que não seja aquele onde tirou a habilitação de conduzir B.

Não conheço ninguém que tenha tido uma categoria e se tivesse autoproposto a exame ou feito algum tipo de "formação" que não fossem as típicas aulas de condução e código.

No entanto, esta prima da minha companheira, que está a tirar A2, foi informada que depois dos 25 anos bastará "algo simples" para ficar habilitada a conduzir motociclos de categoria A...
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  tiagomp em Seg 15 Jun - 13:47

Retirei do site da honda, espero que ajude...

Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 Sl5set
tiagomp
tiagomp

Mensagem  Helder Cruz em Seg 15 Jun - 13:52

Não elimina as dúvidas levantadas nem contradiz nada do que foi afirmado...
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  tiagomp em Seg 15 Jun - 14:01

Quem tem código para a A1 tem código para a A2 e A isso é certo.

Tambem não conheço ninguem que tenha autoproposto a exame pratico no IMTT mas que isso deve dar para fazer deve...
tiagomp
tiagomp

Mensagem  NPedrosa em Seg 15 Jun - 14:49

Recebi recentemente a minha carta de condução. 

Tirei a cat. A e por ter essa categoria fiquei também habilitado nas A2 e A1 mas na categoria AM nao me colocaram nada. 

Suponho que tenha sido erro deles não?

Tenho a cat. A e não posso conduzir uma 50cc?????

lol!
NPedrosa
NPedrosa

Masculino Mensagens : 2005
Mota : KTM 1290 Super Duke R Exs: Yamaha MT-09 (X2), Yamaha MT-07, KTM Duke 125 ABS

Mensagem  Helder Cruz em Seg 15 Jun - 14:51

A minha carta de condução nem indica qualquer categoria AM...!
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  tiagomp em Seg 15 Jun - 14:53

NPedrosa escreveu:Recebi recentemente a minha carta de condução.

Tirei a cat. A e por ter essa categoria fiquei também habilitado nas A2 e A1 mas na categoria AM nao me colocaram nada.

Suponho que tenha sido erro deles não?

Tenho a cat. A e não posso conduzir uma 50cc?????

lol!

eheh é cada uma...

Última edição por tiagomp em Seg 15 Jun - 15:01, editado 1 vez(es)
tiagomp
tiagomp

Mensagem  Helder Cruz em Seg 15 Jun - 14:56

a minha já é muito antiga... faz 3 anos em Novembro...!
Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 7373
Helder Cruz
Helder Cruz

Mensagem  tiagomp em Seg 15 Jun - 15:02

Helder Cruz escreveu:a minha já é muito antiga... faz 3 anos em Novembro...!
Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 7373

A minha tambem não tinha, mas eu perdia e agora ando de guia Carta Categoria  A- Duvidas e questões - Página 5 7373
tiagomp
tiagomp

Mensagem  Tiago M em Seg 15 Jun - 16:09

Helder Cruz escreveu:Por exemplo, quem tem A1 pode levar a sua 125cc até Espanha, por exemplo. Quem tem B não pode circular de mota noutro país que não seja aquele onde tirou a habilitação de conduzir B.

Isso já foi debatido noutro tópico e a informação que ficou foi de que a extensão da categoria B a motociclos até 125cc partiu duma proposta da União Europeia.
Assim, condutores que apenas possuem a B podem conduzir motas noutros países da UE onde tenham adoptado a "lei das 125".

Atenção: estou a vender o peixe ao mesmo preço que o comprei.
Tiago M
Tiago M

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 5 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Permissão deste fórum: