F125cc.com
Testes e Qualificação de Capacetes - SHARP/EuronCAP F125cc10
Setembro 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
52 usuários online :: 8 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 44 Visitantes :: 2 Motores de busca

antonio_faro, Hugo Trindade, Marco Machado, Mónica Martins, NFRod, nunes, Nuno Mesquita, papatango

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Testes e Qualificação de Capacetes - SHARP/EuronCAP

Ir em baixo

Testes e Qualificação de Capacetes - SHARP/EuronCAP Empty Testes e Qualificação de Capacetes - SHARP/EuronCAP

Mensagem  CPinto em Seg 11 Jun - 11:40

Testes feitos em capacetes pela SHARP (Safety Helmet Assessment and Rating Programme) que se equivale ao EuroNCAP (Crash test Automóveis)

Poderão ver neste link as qualificações de vários modelos de capacetes existentes no mercado.

http://sharp.direct.gov.uk/

Está em Inglês, pelo que a opção será colocar os links de interesse no Google Translate e ele fará o resto Testes e Qualificação de Capacetes - SHARP/EuronCAP 952112 (suficientemente bem para se entender... género Portunhol)
CPinto
CPinto

Feminino Mensagens : 5591
Mota : em busca de ...

Testes e Qualificação de Capacetes - SHARP/EuronCAP Empty Re: Testes e Qualificação de Capacetes - SHARP/EuronCAP

Mensagem  Maniac em Seg 11 Jun - 12:50

O meu AGV K4 tem 4* Testes e Qualificação de Capacetes - SHARP/EuronCAP 952112
Maniac
Maniac

Masculino Mensagens : 397
Mota : CB600F F10

Testes e Qualificação de Capacetes - SHARP/EuronCAP Empty Re: Testes e Qualificação de Capacetes - SHARP/EuronCAP

Mensagem  Ferreira dos Santos em Ter 21 Maio - 23:39

Não tem testes aos Nau, por isso já não me interessa!! lol lol
Ferreira dos Santos
Ferreira dos Santos

Masculino Mensagens : 167
Mota : Ex-Honda PCX. Honda CB500X.

Mensagem  Ferreira dos Santos em Ter 21 Maio - 23:41

O meu Shark Evoline 3 tem a cotação máxima: 5 *****!!!

Que excelente compra eu fiz (sem saber!)!

http://sharp.direct.gov.uk/testhelmetlist?sharp-make=132&sharp-model=Evoline+3&sharp-type=3&sharp-rating=1&discontinued=1
Ferreira dos Santos
Ferreira dos Santos

Masculino Mensagens : 167
Mota : Ex-Honda PCX. Honda CB500X.

Mensagem  Dissidente em Ter 7 Out - 16:43

Pessoal, conhecem mais algum recurso de testes de capacetes além da SHARP?
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5649
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Mensagem  Tiago M em Seg 26 Jan - 11:53

Este fim-de-semana estive a experimentar vários capacetes e aquele que melhor assentou na minha cabeça só tem duas estrelas Sharp!

A Revzilla diz que é mais importante escolher um capacete adequado ao formato da cabeça.
http://www.revzilla.com/motorcycle-helmet-guide

Será que devo fechar os olhos à classificação?
Qual a vossa opinião?
Tiago M
Tiago M

Masculino Mensagens : 462
Mota : MT-isso-não-é-uma-125-pois-não-03

Mensagem  Dissidente em Seg 26 Jan - 14:08

Bem, cá vai a minha opinião, que vale o que vale, e que sei da minha experiência é um bocadinho controversa junto de algumas pessoas mais fundamentalistas.  Testes e Qualificação de Capacetes - SHARP/EuronCAP 326955

Antes de mais a preparação da discussão:

Metodologia dos testes SHARP
http://sharp.direct.gov.uk/content/sharp-testing

What is SHARP? escreveu:SHARP is the safety rating for motorcycle helmets set up by the Department for Transport in November 2007. SHARP provides an independent assessment of how much protection a helmet can offer in an impact. Helmets are rated from 1 to 5 stars; the more SHARP stars a helmet has, the better the protection it can give.

in http://sharp.direct.gov.uk/faqs

The ECE 22.05 Helmet Safety Standard
http://www.webbikeworld.com/motorcycle-helmets/ece-22-05.htm

Motorcycle Helmet Safety Standards
http://www.webbikeworld.com/eicma-2010/nolan-helmets/dot-vs-ece-helmet-safety-standards.htm

SNELL VS DOT VS ECE R22-05 – HELMET STANDARDS THROWDOWN
http://silodrome.com/snell-vs-dot-vs-ece-r22-05-helmet-standards-throwdown/

Bem, creio que é do conhecimento comum (se não é deveria ser, e indica que não andam a prestar tanta atenção ao vosso equipamento como deveriam)) que um capacete para ser vendido em Portugal tem que cumprir a homologação ECE 22.05, que define um conjunto de standards mínimos de especificação para os capacetes. Análogamente nos EUA a homologação aceite é a DOT.

Ou seja, qualquer uma das duas homologações além de especificações mínimas determina igualmente a metedologia de testes do equipamento e resultados mínimos para ser atribuída a homologação. Daqui se deriva que para serem vendidos com homologação todos os capacetes cumprem um nível mínimo de protecção que será adequado a uma utilização normal em condições normais.

Isto não quer dizer que todos os capacetes que passem a homologação sejam iguais, mas sim que cumprem os mínimos definidos pela lei.

A SHARP é uma entidade independente, salvo erro privada, que faz testes independentes e segundo metedologia própria. Da mesma forma existe outra homologação independente nos EUA que tem bastante reputação, a Snell.

As diferenças mais evidentes na metedologia de testes pode ser encontrada neste resumo:

DOT – An acronym for Department of Transport, DOT is the is US government approved standard and, in the United States, is the most popular. DOT standards are aimed at protecting skulls from 90% of impact types ( low to moderate energy impacts according to the HURT Report) and favours a more shock-absorbent helmet. The maximum G-force allowed by the DOT test is 250g’s, an impact of 200 to 250 g’s to the head would result in a severe, though probably survivable brain injury (the DOT anvil is either flat or “kerb shaped” depending on the test). The DOT’s favouritism towards more shock-absorbent helmets seems to fall inline with recent studies indicating that absorbing the force of an impact is more important than resisting the impact.

Snell – The Snell Memorial Foundation is a not-for-profit, independent organisation established in 1957 and is named after William “Pete” Snell, a famous racing car driver who was tragically killed in 1956 when a helmet failed to protect his head during an accident. The Snell M2005 is the “old standard” and favours a more shock-resistant helmet, the M2010 is the new, more shock-absorbent standard. The Snell M2005 test allows an impact-shock of up to 300g’s, a 250 to 300g impact would result in a critical head injury. The M2010 standard allows a maximum of 275g’s (the Snell anvil is a steel ball shaped rather like a tennis ball, they also test with flat and “kerb” shaped anvils). The Snell M2005 standard is widely believed to be too “hard”, the newer M2010 is set to replace it completely in 2013, the M2010 standard favours more impact-absorbent helmets and a helmet that passes the M2010 test will probably also pass the DOT and ECE R22-05 tests (though this isn’t guaranteed). Snell certified helmets are allowed by the AMA for professional motorcycle racing however the M2005 standard will no longer be permitted after 2011.

ECE R22-05 – Developed by the rather lengthily named United Nations Economic Commission for Europe, this is the most common helmet certification internationally, required by over 50 countries worldwide. It is approved for all competition events by AMA, WERA, FIM, CCS, Formula USA and the big one – MotoGP. It, much like the DOT standard, favours a more impact-absorbent helmet allowing a maximum of 275g’s (the ECE R22-05 anvil is either flat or “kerb shaped” depending on the test). The ECE R22-05 is arguably the most up-to-date helmet certification standard, it’s wide use in a variety of high-level motorcycle racing classes is reassuring to many. The ECE R22-05 has more in common with the DOT standard than either the Snell M2005 or M2010 standard, an ECE R22-05 certified helmet are likely to pass the DOT test and vice-versa.

Comparando com a especificação da SHARP:

The impact zone colours are based upon discrete brain acceleration values:
 Green - Peak acceleration up to 275g: the ECE 22.05 test limit at 7.5 m/s.
Yellow - Peak acceleration up to 300g: the British Standard 6658:1985 test limit at 7.5 m/s used by SHARP as the maximum permitted value for a 5–Star rating.
Orange - Peak acceleration up to 400g
Brown - Peak acceleration up to 420g
Red - Peak acceleration up to 500g
Black - Peak acceleration in excess of 500g.

Agora, respondendo à tua questão: se deves fechar os olhos à classificação nos testes SHARP do capacete que escolheste em detrimento do capacete te assentar melhor.

Na minha opinião, Nim. Sendo um capacete homologado já cumpre um standard de protecção que é reconhecido por toda a Europa (e ainda mais se também tiver a certificação DOT e/ou Snell). Um capacete para desempenhar corretamente o seu papel como equipamento de protecção (e também em termos de conforto, etc) deve ser adequado à cabeça do condutor, como a Revzilla indica. O capacete deve assentar corretamente na cabeça, justo, sem apertar a testa. As almofadas laterais com o uso acabam por acamar à forma da cabeça e das bochechas, portanto se as sentirem muito justas devem levar esta questão em consideração. Alguns capacetes têm kits de almofadas diferentes para ajudar a que este assente melhor nesta zona, sem mudar o tamanho do capacete.

Se no entanto conseguires encontrar um capacete que te seja adequado e ainda tenha o bónus de ter uma classificação mais alta nos testes SHARP, melhor ainda. No entanto na minha opinião não deveria ser tão condicionante como algumas pessoas fazem querer. Novamente, esta é a minha opinião.

No entanto perde algumas horas a ler reviews do capacete, de preferência reviews de proprietários, pois no dia a dia há questões de qualidade ou origem pragmática que te podem ajudar a decidir sobre qual o capacete que pretendes (e sobre quais deves evitar, mesmo que de marcas conceituadas).  Testes e Qualificação de Capacetes - SHARP/EuronCAP 952112
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5649
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Mensagem  Tiago M em Seg 26 Jan - 14:56

Obrigado Dissidente.

Também fiquei com a impressão que o Sharp no fundo não distingue bons e maus mas sim bons e menos bons. Eles próprios dão a entender isso.

O LS2 que experimentei assenta-me que nem uma luva (ou deveria dizer "que nem um gorro"?) tem certificação ECE 22.05 e em alguns sites indicam a norma DOT. Por isso acredito que seja minimamente competente a proteger numa queda.
Tiago M
Tiago M

Mensagem  Dias em Seg 26 Jan - 16:08

Como dizia um conhecido humorista "o meu negócio são números". Assim sendo:

Esclarecimentos
Como devem ter reparado nos textos acima, fala-se lá em acelerações, cujos valores começam em 200 - 250g. Para terem uma ideia do que são 250 g, é a aceleração média que vão sentir se, a 36 km/h (a velocidade, a pé, de um corredor de 100 m), se atirarem contra uma parede (ou uma árvore) com um capacete que tenha uma "almofada" de 2 cm de espessura!
Como eu peso ~100 kg, para mim isso equivale a (tentar) suportar um camião de 25 T na cabeça!
Até pode ser (quem quizer que experimente) que a caixa craneâna não rebente, mas, de certeza que as minhas cervicais ficam mais espalmadas do que folhas de papel. Resumindo, se não morrer logo... vou desejar ter morrido!

Para a malta que gosta de andar mais depressa do que a 36 km/h, nas mesmas condições, mas a 72 km/h, a aceleração são 1.000 g.

Conclusão: A minha definição de capacete é "aquela coisa que sou obrigado a enfiar na cabeça quando ando de moto para não pagar multa".

Já agora (eu não acredito em coincidências...), ainda este FDS vi na TV um programa sobre os capacetes dos jogadores de "futebol Americano". Sabiam que os "bons" capacetes têm 2 camadas, com "gel" no meio, para poderem escorregar uma na outra e não transmitir torção ao pescoço?
Então, qual é a diferença entre o "futebol Americano" e andar de moto?
(o que se segue é opinião pessoal)
A diferença é que, a menos de 36 km/h, ainda se pode fazer qualquer coisa por quem usa capacete e um bom jogador vale muitos $$$$$, enquanto que de moto há muito, muito mais gente a andar e cada um deles é uma grande fonte de rendimento para os fabricantes de capacetes.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5409
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  Tiago M em Qua 28 Jan - 22:36

Dias, fiquei curioso quanto a esses capacetes com gel.
Encontrei isto: http://gizmodo.com/5966412/finally-an-actual-innovation-in-helmet-technology
O gel é mais eficaz que o poliestireno a absorver a energia em impactos a baixa velocidade.
Ou, como dizes, os atletas profissionais são mais importantes para os fabricantes ou consideram que esta tecnologia não é uma vantagem significativa para o zé motociclista.
Tiago M
Tiago M

Mensagem  Cabecinhas em Qua 28 Jan - 23:03

Dias,

teoria engraçada... mas teorias da conspiração para se gastar dinheiro na nossa cabeça, não me cheira.

Mas cada gosta de estimar o que é seu à sua maneira.  Testes e Qualificação de Capacetes - SHARP/EuronCAP 33673
Cabecinhas
Cabecinhas

Masculino Mensagens : 150
Mota : Ninja 250R com vitaminas

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: