F125cc.com
strada 125 embreagem F125cc10
Junho 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
19 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

strada 125 embreagem

Ir em baixo

strada 125 embreagem Empty strada 125 embreagem

Mensagem  etiko87 em Dom 8 Jul - 11:32

Pessoal a minha mota tem 1700 km. A primeira vez que andei com pendura em aesimbra ja tinha notado que numa subida ingreme. A arrancar. A embreagem patinou um pouco. Nunca mais me deparei com isto ate que ontem num sinal quis arrancar mais a fundo para nao ser entalado por 2 enlatados. Ate quue finalmente ao elevar a rotacao para as 4000 ou um pocou mais e tentar arrancar voltou a patinar de embreagem, e normal? Estarei a exigir de mais duma 125? Deverei preocuparme?
Nao esquecer que atraz a mota possui um grande peneu e pesa uns 150 kilos....

etiko87

Masculino Mensagens : 602
Mota : Qingqi Sport Qm 125 2D

strada 125 embreagem Empty Re: strada 125 embreagem

Mensagem  Marco Machado em Dom 8 Jul - 11:45

normal não é nem numa 125cc nem em outra cilindrada, deves trazer a embraiagem muito afinada, na maneta tens um afinador dá folga a maneta deve ficar com uma ligeira folga tipo 0,5 cm, se depois de fazeres isto ela continuar na mesma deves ir a oficina pois pode ter os discos gastos se anda a muito tempo assim mesmo que não tenhas notado devida a andares sem pendura ela pode ter tido um desgaste acima do normal e ter a embraiagem gasta.

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11068
Mota : Yamaha Virago 125

Mensagem  etiko87 em Dom 8 Jul - 14:07

Obrigado pla resposta rapida e sempre sabia. Heheh
Bem vamos la a ver se me consigo explicar.
eu quando assumo que ela patina de embreagem nao e por efectivamente a rotacao subir e ela nao andar. Eu estou a assumir que patinar de embreiagem e quando ela sujeita a esforco faz um ruido tipo arranhar, sinceramente a unica vez que larguei a embreagem de repente. Numa grande acelaracao. A mota foi a baixo logo a embreagem tem forca, penso eu de que.
Eu quando oico esse tal ruido acabo por nao soltar a embreagem portanto nao sei mm se o ruido e normal

etiko87

Mensagem  etiko87 em Seg 9 Jul - 0:52

etiko87 escreveu:Obrigado pla resposta rapida e sempre sabia. Heheh
Bem vamos la a ver se me consigo explicar.
eu quando assumo que ela patina de embreagem nao e por efectivamente a rotacao subir e ela nao andar. Eu estou a assumir que patinar de embreiagem e quando ela sujeita a esforco faz um ruido tipo arranhar, sinceramente a unica vez que larguei a embreagem de repente. Numa grande acelaracao. A mota foi a baixo logo a embreagem tem forca, penso eu de que.
Eu quando oico esse tal ruido acabo por nao soltar a embreagem portanto nao sei mm se o ruido e normal
De contar que por exemplo em reduções, já me aconteceu reduzir de 3 pa 2 a entrada de uma rotunda e a mota patinou com a roda de traz sem usar o travão, ou seja dame a entender pelo pouco que penso saber de mecanica, que isso indica que a embreagem tem força...
Sinceramente já não sei se sou eu que estou com "minhoquisses", o que é certo é que sou inexperiente no mundo das motas, mas pelo que sei de condução de carro, em determinadas alturas se fizer ponto de embreagem numa subida, pode acontecer devido á inclinação e acelaração as rodas derraparem.
já na mota um mota, tem de haver um elo mais fraco, talvez o elo mais fraco seja a embreagem, por causa do peso da mota, o peneumatico trazeiro 140/17 e o seu peso, contudo, vou estar atento e esperar que alguem que tenha uma mota igual a minha se pronuncie...

etiko87

Mensagem  Marco Machado em Seg 9 Jul - 9:06

nas curvas e rotundas não reduzas tanto, tenta evitar que ela bloquei a roda de traz fazenso as reduções mais tarde ou seja num regime mais baixo. quanto ao barulho e ao arrancar com dois estando ela na garantia eu não olhava para traz oficina com ela

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11068
Mota : Yamaha Virago 125

Mensagem  leo em Seg 9 Jul - 11:13

concordo com o Marco, se tens garantia passa por lá e conta o que se passa até pode nem ser nada mas pelo menos vens esclarecido strada 125 embreagem 952112

leo

Masculino Mensagens : 1280
Mota : Royal Enfield Bullet 500

Mensagem  etiko87 em Seg 9 Jul - 22:34

Obgd pessoal. Eu assim que me chamem para ir resolver o prob do conta rotacoes vou falar niss. Obgd

etiko87

Mensagem  alexandreperei em Ter 10 Jul - 9:39

Para evitar esses bloqueios de roda, tenta ao reduzires, e mal carregas na embraiagem dás uma aceleradela para a rotação subir assim tens menos riscos de a roda bloquear, porque a mudança que vai entrar já está numa rotação média/alta.

Não tenho muito jeito para explicar mas podes ver por exemplo este vídeo que fiz, vê a partir do minuto 4:

alexandreperei
alexandreperei

Masculino Mensagens : 198
Mota : I-moto Strada 125cc

Mensagem  vinnys em Ter 10 Jul - 12:58

Fazes-me lembrar o Twist Of The Wrist 2, tal e qual, o movimento, a fluidez com que fazes a redução!

Parabéns strada 125 embreagem 39421
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1714
Mota : Roadwin 125 R

Mensagem  alexandreperei em Ter 10 Jul - 14:04

Obrigado strada 125 embreagem 952112

Esse Twist Of The Wrist 2 é um bom video para se ver, excelente mesmo.
alexandreperei
alexandreperei

Mensagem  etiko87 em Ter 10 Jul - 17:40

alexandreperei escreveu:Para evitar esses bloqueios de roda, tenta ao reduzires, e mal carregas na embraiagem dás uma aceleradela para a rotação subir assim tens menos riscos de a roda bloquear, porque a mudança que vai entrar já está numa rotação média/alta.

Não tenho muito jeito para explicar mas podes ver por exemplo este vídeo que fiz, vê a partir do minuto 4:

ya eu comecei a fazer isso á uns kilometros a tráz, esse movimento é chamado double clutch, se não estou em erro, e muito usado em rally, e outros géneros de corridas.
já que vieste aqui parar alexandre, podes me dizer se sentes aquele ruido que falo ai em cima? quer dizer o ruido não é sempre, mas quando sujeito ela a um esforço maior, por exemplo parar a meio de uma subida com 30% de inclinação com pendura, ou ate subir passeio com pendura...
obrigado pelo video :)

etiko87

Mensagem  alexandreperei em Ter 10 Jul - 17:59

Sinceramente ainda não dei conta de nada....
alexandreperei
alexandreperei

Mensagem  Ferreira dos Santos em Ter 10 Jul - 19:27

alexandreperei escreveu:Para evitar esses bloqueios de roda, tenta ao reduzires, e mal carregas na embraiagem dás uma aceleradela para a rotação subir assim tens menos riscos de a roda bloquear, porque a mudança que vai entrar já está numa rotação média/alta.

Exatamente! O ideal é dar uma aceleradela, dessa forma, quando se larga a manete da embraiagem, ou seja, quando se embraia, não há quebra de rotação, pelo que a transmissão dada à roda manter-se-á a mesma ou quase, evitando dessa forma que a roda derrape, o que poderá, por vezes, tornar-se perigoso, especialmente em curva com piso molhado.

P.S. Quando se começa a andar de motorizada (é o que chamam aos ciclomotores, vulgo 50cc, cá na minha zona) desde os 10 anos, a experiência adquire-se desde o início, tanto pelos erros cometidos, como pelo contacto e observação do pessoal mais velho, e consequentemente, mais esperiente. strada 125 embreagem 546902
Ferreira dos Santos
Ferreira dos Santos

Masculino Mensagens : 167
Mota : Ex-Honda PCX. Honda CB500X.

Mensagem  TMO em Ter 10 Jul - 19:49

O video do Alexandre é bom exemplo (e não vi grande aceleradela), com calma e fluidez é que vais la. Tenta planear tudo com mais antecedência.

A técnica de acelerar na redução (?), pode correr mal caso seja mal feito. Especialmente numa rotunda com a mota já a deitar. E para quem esta a começar, que penso ser o caso, não me parece grande concelho.
TMO
TMO

Masculino Mensagens : 720
Mota : Hoyosung 250 GT

Mensagem  alexandreperei em Ter 10 Jul - 20:28

Exactamente há que ir com calma....
alexandreperei
alexandreperei

Mensagem  etiko87 em Qua 11 Jul - 2:34

TMO escreveu:O video do Alexandre é bom exemplo (e não vi grande aceleradela), com calma e fluidez é que vais la. Tenta planear tudo com mais antecedência.

A técnica de acelerar na redução (?), pode correr mal caso seja mal feito. Especialmente numa rotunda com a mota já a deitar. E para quem esta a começar, que penso ser o caso, não me parece grande concelho.
Eu acho que há aqui uma escapatória ao assunto inicial... não tem problema mas a minha duvida seria o suposto ruido da embreagem, como exemplo disse que já aconteceu a reduzir e a roda derrapar um pouco, quando disse isto não disse que acontece sempre, mas disse no sentido de "demonstrar" que a embreagem padece de força.
De qualquer das formas a dica é boa, é curioso que nos primeiros dias não me sentia confiante para fazer essa técnica, no carro já usava essa técnica em algumas situações. Por exemplo piso molhado e escorregadio.
Curiosamente a primeira vez que experimentei fazer na mota achei muito util e eficaz, tenho feito.
É tudo uma questão de fisica.
Vou ver se há a oportunidade de eu fazer um video para mostrar o tal ruido que me faz confusão.

etiko87

Mensagem  TMO em Qua 11 Jul - 11:16

Sorry for that strada 125 embreagem 952112

Do que li do teu post, não relacionei qualquer tipo de problema com embraiagem, o que me pareceu foi que reduzis-te para uma 2ª cedo de mais, com velocidade a mais, e nestas situações o normal é a roda derrapar um pouco.

Se achas que tens algum problema, ou estas a ouvir algo estranho, oficina com ela.

TMO
TMO

Masculino Mensagens : 720
Mota : Hoyosung 250 GT

Mensagem  veiga em Qua 11 Jul - 12:06

Na conjugação do uso da caixa e dos travões é que está o segredo.

Ao reduzir também tens de ir travando para mais rapidamente diminuir a velocidade e por isso mesmo, quando reduzes, não provocas a derrapagem da roda traseira.

Queres um conselho? Arranja um trecho de estrada com algumas curvas subidas e descidas e de preferência com pouco trânsito e pratica.

Vais ver que ao fim de alguns minutos tudo te sai de forma natural e fluída.

Nada como treinar.

Quanto aos toques de acelerador (ao que muitos, erradamente, chamam dupla embraiagem), tanto a meter caixa para cima, como para baixo, deixa isso para quando tiveres mais prática... primeiro o básico e e essencial e depois o resto.

veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Mota : Sym GTS 300i Evo

Mensagem  etiko87 em Qua 11 Jul - 16:08

TMO escreveu:Sorry for that strada 125 embreagem 952112

Do que li do teu post, não relacionei qualquer tipo de problema com embraiagem, o que me pareceu foi que reduzis-te para uma 2ª cedo de mais, com velocidade a mais, e nestas situações o normal é a roda derrapar um pouco.

Se achas que tens algum problema, ou estas a ouvir algo estranho, oficina com ela.

na boa, tmo, eu aceito os conselhos claro...só que o assunto já desviou de maneira a que qualquer utilizador que entra aqui, não fala do ruido que eu ouiço a fazer ponto de embreagem em subidas e ou com pendura(não acontece sempre) mas acontece!
Os users mal entram aqui falam e opinão acerca de o derrapar das rodas, quando eu usei aquilo como ponto referencial para "autoconcluir" que talvez não haja nada estranho com a embreagem, mas ao que parece ninguém percebeu. lol
Agradeço a mesma e Conselhos são sempre bem vindos! Agradeço.!

etiko87

Mensagem  etiko87 em Qua 11 Jul - 16:11

Já agora peço a administração que encerre este tópico, não fáz sentido o mesmo permanecer aberto.

etiko87

Mensagem  veiga em Qua 11 Jul - 16:31

Companheiro, tens toda a razão, só que pela forma como escreveste...

Em relação ao ruído e se realmente ouves algo fora de normal, deves ir o quanto antes à oficina, pois apesar de a moto andar algo pode estar a funcionar mal e se continuas a andar isso só vai agravar-se.

Verifica se a manete da embraiagem tem alguma folga, ou seja, consegues mexer um bocadinho a manete, sem que realmente sintas que está a "fazer força"!

Outra coisa, a embraiagem está a pegar onde? Após teres apertado a manete para meteres a manete, quando a começas a soltar sentes a moto a querer começar a anadar em que ponto?

- Mal deslargas um bocadinho a manete?

- A meio do curso da manete?

- Ou quase no fim, quando estás quase a deslargar a manete?

Pergunto isto, só para tentar perceber se a embraiagem está muito ou pouco afinada.

Nas 125 que tinha, quando tinha a empresa de estafetas, realmente sentia-se um barulho de algo a arrastar, a "derrapar", quando se arrancava a subir, com força, fazendo a embraiagem trabalhar mais. isso acontecia principalmente quando já tinham muitos km em cima e as embraiagens já estavam muito cansadas.

Resumindo, quando arrancas normalmente ouves o tal ruído?

E quando numa subia, usas a embraiagem de forma mais intensa, esforçada?

veiga
veiga

Mensagem  etiko87 em Qua 11 Jul - 17:53

veiga escreveu:Companheiro, tens toda a razão, só que pela forma como escreveste...

Em relação ao ruído e se realmente ouves algo fora de normal, deves ir o quanto antes à oficina, pois apesar de a moto andar algo pode estar a funcionar mal e se continuas a andar isso só vai agravar-se.

Verifica se a manete da embraiagem tem alguma folga, ou seja, consegues mexer um bocadinho a manete, sem que realmente sintas que está a "fazer força"!

Outra coisa, a embraiagem está a pegar onde? Após teres apertado a manete para meteres a manete, quando a começas a soltar sentes a moto a querer começar a anadar em que ponto?

- Mal deslargas um bocadinho a manete?

- A meio do curso da manete?

- Ou quase no fim, quando estás quase a deslargar a manete?

Pergunto isto, só para tentar perceber se a embraiagem está muito ou pouco afinada.

Nas 125 que tinha, quando tinha a empresa de estafetas, realmente sentia-se um barulho de algo a arrastar, a "derrapar", quando se arrancava a subir, com força, fazendo a embraiagem trabalhar mais. isso acontecia principalmente quando já tinham muitos km em cima e as embraiagens já estavam muito cansadas.

Resumindo, quando arrancas normalmente ouves o tal ruído?

E quando numa subia, usas a embraiagem de forma mais intensa, esforçada?

Obrigado Veiga, peço desculpa por ter me explicado mal, mas as vezes é dificil, principalmente de um assunto que estamos em duvida.
então é assim a manete está como diz no manual com 4mm de folga, antes de accionar a embreagem há uma folga... e eu sei que não esta a acciona-la porque "abano" a manete na sua folga e não vejo o cabo a puxar a manivela da embreagem.
A embreagem pega talvez a 1/4 do final.
Sinceramente essa situação so acontece em primeira, nunca mas nunca aconteceu a mudar de primeira pa segunda e por ai em diante, no entanto não acontece todos os dias nem todos os pontos de embreagem, acontece mais quando ando com pendura.
O meu uso de embreagem é o uso normal, isto é não faço grandes acelarações a fazer os pontos de embreagem(só qd necessario), normalmente acelero mais só dps de a largar, seja no carro ou na mota.
Resumindo, não acontece sempre, não é uma situação frequente, tenho algum receio de ir ao stand não ser nada ou não acontecer para lhes mostrar.
Obrigado pela ajuda ;)

etiko87

Mensagem  etiko87 em Qua 11 Jul - 18:05

já agora a nivel comparativo, pergunto a alguem que tenha uma mota semelhante a minha, o que acontece se subirem a rotação para 3000 ou 4000 e largarem a embreagem relativamente rapido(de preferencia a subir), pergunto isto porque com pendura e a subir as vezes tem que se recorrer a força bruta lol.

etiko87

Mensagem  veiga em Qua 11 Jul - 18:11

[quote="etiko87"]
veiga escreveu:

Sinceramente essa situação so acontece em primeira, nunca mas nunca aconteceu a mudar de primeira pa segunda e por ai em diante, no entanto não acontece todos os dias nem todos os pontos de embreagem, acontece mais quando ando com pendura.

O meu uso de embreagem é o uso normal, isto é não faço grandes acelarações a fazer os pontos de embreagem(só qd necessario), normalmente acelero mais só dps de a largar, seja no carro ou na mota.
Resumindo, não acontece sempre, não é uma situação frequente, tenho algum receio de ir ao stand não ser nada ou não acontecer para lhes mostrar.
Obrigado pela ajuda ;)

Quando andas com pendura, devido ao maior peso, o esforço da embraiagem é maior e pode ser isso a causa do tal barulho.

Por ser nova é de estranhar que isso já aconteça, mas também pode ser causado por um sistema de embraiagem de menor qualidade ou até pode existir algum problema que sendo pequeno agora, poderá agravar-se com o uso.

No teu lugar ia à oficina e contava o que se passava. Se queres um conselho de quem já anda nisto à algum tempo, não digas que isso aconteceu apenas uma vez, porque lá virá as duas respostas do costume: "isso é mesmo assim" ou "isso tem de acamar, "faz isso por que é nova" e nem olham para a moto.

tens de dizer que isso já aconteceu algumas (e não uma!) e que acontece, na maioria das vezes, quando andas com pendura.

Se te perguntarem se já aconteceu contigo sozinho, dizes que sim, principalmente quando arrancas a subir.

No mínimo o que podem fazer é dar-te uma afinação na embraiagem e dizerem para andares e veres se volta a fazer.

Depois diz alguma coisa!

veiga
veiga

Mensagem  etiko87 em Qua 11 Jul - 18:49

obrigado veiga, vou dando novidades, hoje já não mas talvez amanha passe lá! :)
Eu na duvida noutro dia fiz um teste, fui ver a folga da corrente e para meu espanto estava 3 vezes superior ao que eles aconselham que é 20mm, ou seja estava com 60mm se não mais.
Eu como também estou um pouco saturado de ir lá ao stand, porque há uns problemas pendentes para resolver, nos quais estou a aguardar que o importador mande material.
Agarrei na M€#D@ das chaves e fui afinar aquilo como deve ser, não sei se foi impressão mas parcialmente resolvi um problema que era ela vibrar bue tipo a 100kmh...
Deu me impressão que o problema do tal ruido melhorou...talvez possa ser mesmo afinações de alguma coisa, o que me espanta é que passou 900 kilometros desde a minha primeira revisão e a folga da corrente triplicou! Será que na altura da revisão tinham tirado a folga? ou passou ao lado? sinceramente não me recordo...

etiko87

Mensagem  veiga em Qua 11 Jul - 23:57

etiko87 escreveu:
Eu na duvida noutro dia fiz um teste, fui ver a folga da corrente e para meu espanto estava 3 vezes superior ao que eles aconselham que é 20mm, ou seja estava com 60mm se não mais.
Eu como também estou um pouco saturado de ir lá ao stand, porque há uns problemas pendentes para resolver, nos quais estou a aguardar que o importador mande material.
Agarrei na M€#D@ das chaves e fui afinar aquilo como deve ser, não sei se foi impressão mas parcialmente resolvi um problema que era ela vibrar bue tipo a 100kmh...
Deu me impressão que o problema do tal ruido melhorou...talvez possa ser mesmo afinações de alguma coisa, o que me espanta é que passou 900 kilometros desde a minha primeira revisão e a folga da corrente triplicou! Será que na altura da revisão tinham tirado a folga? ou passou ao lado? sinceramente não me recordo...

Ora sendo assim... é normal que uma corrente ganhe folga com o passar dos km, mas se realmente estava com muita folga, das duas uma, ou não estava devidamente afinada quando a levantaste ou então a qualidade não é das melhores.

E isso leva-me a pensar que o tal ruído que ouviste quando passaste da primeira para a segunda, foi precisamente a corrente a bater em algum lado por estar muito larga.

Controla, agora que que está devidamente esticada, se faz mais alguma vez o tal ruído.

Entretanto, não basta apenas esticar, tens tb de lubrificá-la sempre!
veiga
veiga

Mensagem  etiko87 em Qui 12 Jul - 0:10

veiga escreveu:
etiko87 escreveu:

Ora sendo assim... é normal que uma corrente ganhe folga com o passar dos km, mas se realmente estava com muita folga, das duas uma, ou não estava devidamente afinada quando a levantaste ou então a qualidade não é das melhores.

E isso leva-me a pensar que o tal ruído que ouviste quando passaste da primeira para a segunda, foi precisamente a corrente a bater em algum lado por estar muito larga.

Controla, agora que que está devidamente esticada, se faz mais alguma vez o tal ruído.

Entretanto, não basta apenas esticar, tens tb de lubrificá-la sempre!
Ya mas como estava com muita folga da para por a ipotese de não ter sido esticada como deve ser, agora vou ter atençao a isso.
Vou esperar mais um pouco, de qualquer das formas a mota tem 2 anos de garantia, da pa esperar mais uns dias pa me inteirar da situação.
Obrigado veiga agradeço a ajuda :)
Efectuei o "esticamento" lol. limpei a corrente e lubrifiquei.

etiko87

Mensagem  Hefesto em Qui 14 Nov - 7:51

Ola, já percebeste que arranhar é esse?
A minha, uma sym wolf 125 faz exatamente o que descreves.
Então em subidas e com pendura ainda mais barulho faz (um grrrr junto ao pedal
das mudanças, e só se nota a quente). Tambem se nota a reduzir mudancas, parece
que não sincroniza as mudanças.

Hefesto

Masculino Mensagens : 4
Mota : Sym

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: