F125cc.com
Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins. F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins. F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
109 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 109 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins.

5 participantes

Ir para baixo

Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins. Empty Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins.

Mensagem  DBarbeiro Sex 24 Ago - 12:20

Não me lembro que que fórum foi, mas houve algures uma discussão comprida acerca da legalidade das viseiras coloridas, fumadas, iridium e espelhadas.

Na altura, puz o código da estrada, que apenas diz isto:

Artigo 82, ponto3:

Os condutores e passageiros de ciclomotores, motociclos com ou
sem carro lateral, triciclos e quadriciclos, devem proteger a
cabeça usando capacete de modelo oficialmente aprovado,
devidamente ajustado e apertado.

E nada mais. Fala de capacetes, mas não de viseiras. Logo são legais.

Ou será que são? Ainda temos a parte do "Modelo oficialmente aprovado".
Hoje encontrei o seguinte:

Regulamento Para Homoglação de Capacetes - clicar aqui.

Que diz, na página 14:

6.15.3.4 – As viseiras devem ter uma capacidade de transmissão luminosa t
v
≥ 80% relativamente à
norma de iluminação D65. Uma transmissão de 80% > t
v
≥ 50%, medida pelo método indicado no
parágrafo 7.8.3.2.1.1, é também permitido se a viseira for marcada com o símbolo apresentado na figura
2 e/ou as palavras em Inglês «DAYTIME USE ONLY». A transmissão luminosa deve ser medida
antes do ensaio de abrasão.

Diz também, noutro local, que se as viseiras obecederem a todos os pontos referidos em 6.15.3, a homlogação deve ser concedida.

Ou seja, legais.


Isto porque? por causa de uma (mais outra!) pergunta estupida no código que fala da cor das viseiras e a resposta certa é "transparente porque as outras não são autorizadas". Enfim....
DBarbeiro
DBarbeiro

Masculino Mensagens : 580
Data de inscrição : 03/01/2012
Mota : NC 700 XA - Lotsotkey

Ir para o topo Ir para baixo

Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins. Empty Re: Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins.

Mensagem  TMO Sex 24 Ago - 12:30

6.15.3.4 – As viseiras devem ter uma capacidade de transmissão luminosa t
v
≥ 80% relativamente à
norma de iluminação D65. Uma transmissão de 80% > t
v
≥ 50%, medida pelo método indicado no
parágrafo 7.8.3.2.1.1, é também permitido se a viseira for marcada com o símbolo apresentado na figura
2 e/ou as palavras em Inglês «DAYTIME USE ONLY». A transmissão luminosa deve ser medida
antes do ensaio de abrasão.

Supondo que o policia te mandar parar:

- Sr. Condutor a sua viseira só esta com 79% de iluminação D65, vou ter que o autuar!

Como é que o Policia verifica a viseira, como é que eu verifico se a minha viseira está legal? Tenho uma viseira escura para o meu nexx, e não la nenhuma dessas infos...
TMO
TMO

Masculino Mensagens : 720
Data de inscrição : 16/01/2012
Mota : Hoyosung 250 GT

Ir para o topo Ir para baixo

Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins. Empty Re: Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins.

Mensagem  DBarbeiro Sex 24 Ago - 12:32

Se o capacete estiver homlogado, a viseira passou nesses requisitos. (e o capacete nesse e noutros). Isso são os requisistos para homlogação. Agora... ando á procura de como ver numa viseira se está homlogada.

ENCONTREI.

Página 63 do documento. Tá lá o desenho que a viseira tem de ter (nas laterais), para indicar que está homlogada.

é um E4 (neste caso, E4 indica que foi homlogada na holanda), e por baixo uma referencia
FX2 (neste exemplo, FX2 indica qual a referencia de homlogação da viseira.)

Ou seja, se tiver um "E" na lateral da viseira, seguida de um numero, e depois, por baixo disso (ou perto) uma referencia de letras e numeros, está homlogada para a europa.
DBarbeiro
DBarbeiro

Masculino Mensagens : 580
Data de inscrição : 03/01/2012
Mota : NC 700 XA - Lotsotkey

Ir para o topo Ir para baixo

Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins. Empty Re: Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins.

Mensagem  TMO Sex 24 Ago - 13:37

No meu nexx, tanto a visei transparente como a escura não têm o "E", logo depreendo que não estão homologados.

Pelo que percebi, são precisas duas homologações, o casco e a viseira...

Mas também não me parece que a policia se chateie muito com isto.
TMO
TMO

Masculino Mensagens : 720
Data de inscrição : 16/01/2012
Mota : Hoyosung 250 GT

Ir para o topo Ir para baixo

Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins. Empty Re: Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins.

Mensagem  golf Sex 24 Ago - 17:38

acho que também é obrigatório andar com duas faixas reflectoras no capacete e ninguém liga a isso..

golf

Masculino Mensagens : 837
Data de inscrição : 17/03/2011
Mota : ex KTM Duke 125, a juntar para uma velhaca

Ir para o topo Ir para baixo

Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins. Empty Re: Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins.

Mensagem  TMO Sex 24 Ago - 17:42

golf escreveu:acho que também é obrigatório andar com duas faixas reflectoras no capacete e ninguém liga a isso..

Isso por acaso já tenho, atrás tenho duas pequenas bandas reflectoras.
TMO
TMO

Masculino Mensagens : 720
Data de inscrição : 16/01/2012
Mota : Hoyosung 250 GT

Ir para o topo Ir para baixo

Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins. Empty Re: Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins.

Mensagem  golf Sex 24 Ago - 17:50

TMO escreveu:
golf escreveu:acho que também é obrigatório andar com duas faixas reflectoras no capacete e ninguém liga a isso..

Isso por acaso já tenho, atrás tenho duas pequenas bandas reflectoras.

O meu também trazia, mas nunca pus.

golf

Masculino Mensagens : 837
Data de inscrição : 17/03/2011
Mota : ex KTM Duke 125, a juntar para uma velhaca

Ir para o topo Ir para baixo

Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins. Empty Re: Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins.

Mensagem  TMO Sex 24 Ago - 18:44

No caso do Nexx x30v vem incorporado são pequenas, não faço ideia se faz algum efeito à noite
TMO
TMO

Masculino Mensagens : 720
Data de inscrição : 16/01/2012
Mota : Hoyosung 250 GT

Ir para o topo Ir para baixo

Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins. Empty Re: Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins.

Mensagem  mondrian Sex 24 Ago - 19:27

Não há qualquer dúvida que tanto o capacete como a viseira têm que ter (através de etiqueta, autocolante) o comprovativo da homologação... Ou seja, retirar o autocolante da viseira ou a etiqueta do capacete, pode dar lugar a contra-ordenação...

Mas, na prática, se tirares o autocolante de uma viseira homologada e o colares numa viseira não homologada dificilmente uma acção de fiscalização dará por ela...
mondrian
mondrian

Masculino Mensagens : 561
Data de inscrição : 18/08/2011
Mota : Honda PCX

Ir para o topo Ir para baixo

Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins. Empty Re: Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins.

Mensagem  vinnys Sex 24 Ago - 21:41

Quanto à parte das faixas reflectoras, alguém sabe se realmente há uma lei que diga isso? É que falasse exporadicamente nisso, mas a lei é que nunca a vi Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins. 536420
vinnys
vinnys

Masculino Mensagens : 1715
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Ir para o topo Ir para baixo

Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins. Empty Re: Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins.

Mensagem  DBarbeiro Sex 24 Ago - 21:49

Já houve, agora já não há.

No entanto, muitas marcas (a ls2, por exemplo), entregam uns autocolantes reflectores brancos para colocar - que aconcelho vivamente. Aquilo ve-se a uma distancia ridicula.
DBarbeiro
DBarbeiro

Masculino Mensagens : 580
Data de inscrição : 03/01/2012
Mota : NC 700 XA - Lotsotkey

Ir para o topo Ir para baixo

Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins. Empty Re: Viseiras fumadas, espelhadas, iridium e afins.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos