F125cc.com
Dezembro 2018
SegTerQuaQuiSexSabDom
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31      

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado
20 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 20 Visitantes :: 2 Motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

[RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.

Ir em baixo

[RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.

Mensagem  dragonshy em Sab 22 Set - 22:37

Ora bem, antes de mais preparem-se para a extensão deste DIY (refiro-me a minha explicação aqui no forúm e não ao exercício em sí), pois considero-me uma pessoa metódica e o resultado acaba por ser mais moroso que o previsível a príncipio...
Arranjem comida e bebida! E já agora vão YOUTUBE /GROOVESHARK e ponham a "By Myself" dos Linkin Park a tocar que assim fica o ambiente adequado!

A intervenção é fácil, não necessita conhecimentos mecânicos, mas é preciso alguma paciência como em tudo na vida.
Não me responsabilizo por danos causados, apenas se deve aventurar que se achar com a capacidade mental de começar um exercício e conseguir acabá-lo, mais nada!
Em suma, numa escala de 0 a 20 diria que este DIY tem nota [b]4[/b] para uma duração aproximada de 120 minutos.

Ora para não alongar mais a coisa, cá vai disto:

DIY - TROCAR LÂMPADA RKV 125

Material necessário para a operação:

- 1 chave de boca 10'
- 1 chave phillips (vulgo chave estrela)
- Lâmpada para a substituição (HS1 35W - OSRAM SILVERSTAR neste caso)
- Alicate de pontas

Material facultativo para a operação:

- 1 fita isoladora
- 1 folha de papel autocolante, ou fita cola + papel
- Esferográfica/caneta/lápis...
- toalha/pano/manta
- Luvas

Antes de começar a intervenção recolham o material descrito e organizem-se.
A título facultativo protejam a vossa mota de eventuais peças/chaves que possam cair durante a intervenção, nomeadamente em cima do para-lamas frontal. Para isso usem a toalha/manta ou qualquer outro elemento que consiga proteger de uma eventual queda de chave/parafuso em cima do mesmo.
Todos os parafusos que retirarem guardem-nos em caixas ou "áreas" separadas consoante as suas correspondências. Se for preciso etiquetem também os parafusos. Neste DIY trabalhamos com poucos parafusos, mas é uma boa disciplina catalogar e organizar tudo para que depois não "sobrem peças" ou andemos às aranhas para descobrir de onde é que aquele parafuso é, etc...

Posto isto certifiquem-se que a moto está desligada/sem corrente,não necessitam de desligar a bateria, e que está bem equilibrada e segura para não tombar. Neste DIY apenas coloquei a moto no apoio central, sem mais nenhum sustento.

Comecemos:

Desapertem os dois parafusos assinalados com a chave 10'


Se tiverem uma destas dá jeito porque como a parte anterior é "estriada" encaixa de qualquer forma, esta zona como é de acesso algo restrito torna-se algo frustrante desapertar e apertar às "mijinhas"!


Repitam o processo na parte inferior da óptica para estes 2 parafusos. Segurem a óptica com uma das mãos ou peçam a alguém que vos dê assistência, não vá a óptica soltar-se e cair ao chão!



No final tentem soltar a óptica oscilando-a ligeiramente. Se sentirem que ainda está presa, desapertem também estes 2 (um de cada lado) pois podem estar a fazer pressão contra a cabelagem e dificulta a extracção da óptica:


Após tudo desapertadinho, coloquem-se de frente para a moto e segurem a óptica, com as mãos puxem a óptica para vocês e para cima, e ela deverá soltar-se dos 2 apoios que entram na longarina da forquilha. Se não conseguirem, desapertem o 3º parafuso que se vê aqui na foto em frente a seta vermelha com o número 1:


A óptica vai ficar presa pela cabelagem apenas, está na hora de rebentar com essas unhas a desligar estes meninos:

Desliguem todas as fichas...


Algumas são bem mais fáceis de desligar...


Agora, quem começou a fazer este DIY sem ler tudo até ao final vai-se perguntar... Ora então depois para ligar tudo de novo como é que sei o que é que encaixa em quê?!?!?

hehehe....

É aqui que entra o papel autocolante e a caneta!
Usem-no para "etiquetar" os vossos cabos, eu usei números, dois de cada valor (1-1, 2-2, 3-3, 4-4, etc) e coloco um em dos lados e o respectivo equivalente no outro lado da ligação (lá esta o meu lado metódico a atrasar as coisas ).
Quando estiverem a colocar tudo de novo no sítio vão agradecer!



Usem o alicate de pontas para separar estas uniões pelas bases( insiram a ponta dentro da protecção transparente e puxem pela parte mais grossa ou mesmo pela zona prateada se conseguirem), não puxem diretamente pelos cabos!


Após tudo desligadinho e etiquetado, falta apenas soltar a cabelagem dos manípulos que está presa por umas abraçadeiras, estas abraçadeiras tem um travão que permite abri-las, basta levantar a patilha.
No final ficam com a óptica na mão, coloquem-na sobre uma bancada de trabalho (vulgo mesa) e usem o pano para amparar a óptica para que não risque.
Esta zona a vermelho é a borracha que temos que retirar para poder aceder às lâmpadas:


Usem o alicate de pontar para puxar por esta "orelha" na parte superior:


Quem ainda não desapertou o parafuso do fundo da óptica, está na hora de o desapertar para poder retirar a protecção totalmente:


Levantem a protecção de borracha e desviem-na como puderem de modo a poderem aceder ao interior, com os dedos desliguem as fichas das lâmpadas:


Após desligadas as fichas, já podem livremente desviar a protecção e respectivas fichas tendo acesso livre aos belos dos faróis!


Neste DIY apenas vou trocar o médio, que corresponde à lâmpada superior da óptica, como tal para a poder retirar temos que desapertar 3 parafusos tipo phillips (vulgo estrela). Usem a chave apropriada, se for magnética tanto melhor!


Após desapertados os 3 parafusos, levantem o caixilho e respectivo apoio:


Podem agora retirar a lâmpada facilmente puxando-a do seu encaixe:


Aqui vemos a nova lâmpada na minha mão, e por baixo a antiga...exactamente igual!
ATENÇÃO, NUNCA TOQUEM NO VIDRO DA LÂMPADA, IRÃO (ENTRE OUTRAS COISAS) REDUZIR A VIDA ÚTIL DA MESMA DRÀSTICAMENTE!
Se for preciso usem luvas limpas!


Coloquem a nova lâmpada no local:


Recoloquem o apoio, atenção que tem uma orientação específica (como mostra na figura) caso contrário não vai encaixar com o caixilho superior:


Recoloquem o caixilho superior alinhado com a furação, e comecem a apertar os parafusos phillips. Nesta altura começo já por chamar à atenção à força que usam para apertar as coisas...não precisam de "soldar" os parafusos com os buracos, por isso, força moderada... Quem já tem calo sabe o momento de parar de apertar, mas quem não tem abusa 90% das vezes. Isto não é para apertar "um bocadinho antes de partir", aperta-se até sentir maior resistência e da-mos mais 45º de volta é suficiente.
Mas claro que quem nunca mexeu é difícil saber quando parar, por isso se não souberem peçam ajuda!


Recoloquem as fichas das lâmpadas nos encaixes, a ficha com o cabo azul claro é para a lâmpada dos médios ( a de cima) e a azul escura para os máximos (a de baixo):


Recoloquem a protecção de borracha, afastando toda a cabelagem circundante que impede a boa colocação da protecção, e verifiquem que a mesma ficou bem encaixada a toda a volta:


Aproveitem agora para efectuar qualquer outra intervenção à óptica, como trocar os mínimos ou simplesmente reforçar o isolamente como eu fiz! Agora com a época da chuva nunca é demais!


Procedam a conectar todas as fichas que desligaram, é nesta altura que as etiquetas numeradas compensam! hehe
Nas laterais da óptica tem as braçadeiras com travão, usem-nas para segurar as cabelagens com mangas protectoras viradas para baixo, caso contrário a manga protectora vai servir de funil! Tentem ajeitar tudo o melhor possível sem cabos enroscados ou torcidos, sejam os mais organizados possiveis.
Se deixarem tudo abandalhado, não vão conseguir colocar a óptica de novo no sítio pois o espaço é apertado.

Aqui está ela finalmente no sítio:


Ora como referi, substitui a lâmpada de origem da minha RKV 125. A lâmpada de origem também é OSRAM o que me deixou de certa forma impressionado, afinal as chinesas não são tão "poupadinhas" como se pensa!
No entanto esta SILVERSTAR diz debitar mais 50% de luminosidade que a versão standard.

Para testar preparei um setup com a maquina fotográfica. As fotos apresentadas foram tiradas nas mesmas condições de luminosidade, ISO, Obturador e diafragma. Apenas a referir que a foto do "antes" foi tirada ainda de dia, e apesar de estar num armazem fechado passa sempre alguma luminosidade como se pode ver no reflexo do espelho e luminosidade do depósito, mas sumamente não creio que tenha tido interferência de maior no resultado final como se pode verificar:

ANTES:


DEPOIS:


Deixo também o "mashup" animado para melhor se ver a diferença:


CONCLUSÃO:

Diria que houve efectivamente um incremento de luminosidade, mas de 15% , longe dos 50% anunciados pela OSRAM, a menos que por versão Standard se refiram a outra marca "branca" OEM. Em relação à que vem de origem com a RKV, na minha óptica, não justifica trocar para esta SILVERSTAR, a fazê-lo, talvez seja melhor mudar para Xénon com lâmpada H7R.

Fico à espera que um dos camaradas faça a modificação para Xénon e coloque um "antes - depois" idêntico para poder avaliar!

Abreijos a todos camaradas!
avatar
dragonshy

Masculino Mensagens : 68
Data de inscrição : 22/07/2012
Mota : Keeway RKV 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.

Mensagem  polimen em Dom 23 Set - 12:45

muito boa esplicaçao gostei muito util !!!
avatar
polimen

Masculino Mensagens : 74
Data de inscrição : 10/09/2012
Mota : yamaha xj 600 n

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.

Mensagem  pussymagnet em Dom 23 Set - 12:55

passa no meu DB e vez o antes e depois com xenon
avatar
pussymagnet

Masculino Mensagens : 305
Data de inscrição : 15/07/2012
Mota : BMW F800R Ex Keeway RKV

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.

Mensagem  vinnys em Seg 24 Set - 21:31

Bem... Mas que DIY!!! Gostei da forma como explicas-te, tal como disses-te és metódico, e a maneira como apresentas as fotos, é de ilariante a extremamente útil e eficaz na transmissão da informação

Estou curioso, que Software usas para estas brincadeiras?

Mais uma vez mas que DIY
avatar
vinnys

Masculino Mensagens : 1714
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.

Mensagem  dragonshy em Ter 25 Set - 15:55

Obrigado camarada! Apenas tento ajudar o melhor que posso, porque em muitas outras ocasiões me ajudaram a mim também!
vinnys escreveu:

Estou curioso, que Software usas para estas brincadeiras?

Foi com o Photoshop, nada de especial, tanto que as montagens estão feitas um bocado às "três pancadas" nota-se o recorte nas fotos e tudo hehehe

Mas pronto, é uma coisa que gosto de fazer para não tornar a explicação monótona, como eu sei que me alargo no conteúdo, meto umas "anedotas" pelo meio para alijeirar a coisa! hehe

Abraço!
avatar
dragonshy

Masculino Mensagens : 68
Data de inscrição : 22/07/2012
Mota : Keeway RKV 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.

Mensagem  vinnys em Ter 25 Set - 22:38

E é caso para dizer, bem esgalhado Dragon!!! :paz:
avatar
vinnys

Masculino Mensagens : 1714
Data de inscrição : 01/06/2011
Mota : Roadwin 125 R

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.

Mensagem  Boto em Qui 27 Set - 23:40

muito bom....nunca pensei foi que desse tanto trabalho mudar lampadas...poooxa!!
graças ao teu feedback já me decidi e um dia quando mudar vou mudar para xenon....mas primeiro que isso estão os belos dos pneus.

muito e muito obg pelo trabalho que tiveste valeu bem apena.

:venia: :venia:
avatar
Boto

Masculino Mensagens : 373
Data de inscrição : 22/02/2012
Mota : Yamaha Fazer 600 --- ex: Keeway RKV 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Falta de imagens

Mensagem  Reisos em Sex 12 Maio - 23:04

:venia:  : Boa tarde,
A sua explicação não consigo ver as imagens da explicação será que me pode ajudar?

Reisos

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 12/05/2017
Mota : Keeway rkv

Voltar ao Topo Ir em baixo

sem imagens

Mensagem  decrzone em Sab 22 Set - 22:55

Reisos escreveu::venia:  : Boa tarde,
A sua explicação não consigo ver as imagens da explicação será que me pode ajudar?
pois e tambem não   pensava que era do meu PC

decrzone

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 11/08/2017
Mota : Keeway RKV 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [RKV 125] Como trocar lâmpada médios e/ou máximos.

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum