F125cc.com
pre carga suspensao RKV F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
pre carga suspensao RKV F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
121 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 121 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

pre carga suspensao RKV

+4
moreno
CARLOS VINHA
sérgio Almeida
JGabriel
8 participantes

Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty pre carga suspensao RKV

Mensagem  pussymagnet Qui 24 Jan - 20:55

A minha duvida é exatamente esta: tendo a RKV a suspensão traseira a ar, a titulo de curiosidade e ate de futura manutenção, qual será a pressão de pré-carga da mesma? aquilo tem la uma válvula mas o meu manómetro de pressão do compressor é muito grande para encaixar la.

Alguém expert neste tema de suspensões a ar?
pussymagnet
pussymagnet

Masculino Mensagens : 305
Data de inscrição : 15/07/2012
Mota : BMW F800R Ex Keeway RKV

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  JGabriel Qui 24 Jan - 22:45

Segundo sei, os amortecedores traseiros são a gás e não a ar...
JGabriel
JGabriel

Masculino Mensagens : 36
Data de inscrição : 28/09/2011
Mota : Keeway RKV 125 Branca

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  moreno Qui 24 Jan - 22:46

Olá companheiro,

talvez alguém mais possa confirmar mas parece-me que a suspensão traseira das nossas RKV é assistida a gás (nitrogénio, se não estou em erro).

E a pré-carga, se é isso que pretendes fazer, regula-se através da "anilha" que tem entre as duas molas...

Cumps
moreno
moreno

Masculino Mensagens : 124
Data de inscrição : 04/12/2012
Mota : ??????? (ex-RKV125)

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  pussymagnet Sex 25 Jan - 15:44

a "anilha" já está a gosto agora gostava era de saber so por curiosidade qual a pressão do tal gás que leva. E também se da para recarregar o dito gás com algum kit especifico ou se com um simples compressor da....qual a diferença em termos de propriedades físicas a suspensão a gás e a susp a ar comprimido? ambas serão compatíveis?
pussymagnet
pussymagnet

Masculino Mensagens : 305
Data de inscrição : 15/07/2012
Mota : BMW F800R Ex Keeway RKV

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  moreno Sex 25 Jan - 16:42

As propriedades do ar e do nitrogénio são diferentes. O nitrogénio não tem oscilações de pressão com a diferença de temperatura, por exemplo.

Quanto à pressão, não sei qual será o valor. Os amortecedores são carregados com gás no momento de fabrico e não me parece que consigas recalegá-lo em casa... Não sei se haverá algum concessionário que te regarregue isso. Nunca perguntei mas suspeito que em caso de necessidade, substituem o amortecedor e pronto. E se calhar até fica mais barato!

Carregar com um simples compressor? Não me parece. A não ser que tenhas em casa um compressor com nitrogénio e ferramenta especializada para o efeito... lol!

Se podes carregar os amortecedores com ar comprimido?
Teoricamente, podes. Existem muitos amortecedores no mercado com ar comprimido. Mas na minha opinião só perdes com isso. Como referi em cima, a pressão do ar vai variar com a temperatura (como acontece com os pneus, por exemplo).
Imagina que circulas numa estrada com muitas oscilações/depressões. A suspensão vai estar constantemente em actividade intensa. O ar comprimido dentro do amortecedor vai aquecendo e a pressão altera-se. Para além disso o ar comprimido contém oxigénio, H2O, etc. O que significa que pode criar condensação (dentro do reservatório). Mais ainda, as borrachas/selantes têm mais dificuldade em reter o ar do que o nitrogénio. Ou seja, vai perdendo ar com o passar do tempo. Tudo isto vai alterar a performance do amortecedor e diminuir a sua eficácia.

Mas queres transformar isso num amortecedor de competição, é? Não te esqueças que é só uma 125cc!! hehe pre carga suspensao RKV 456796
moreno
moreno

Masculino Mensagens : 124
Data de inscrição : 04/12/2012
Mota : ??????? (ex-RKV125)

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  sérgio Almeida Sex 25 Jan - 20:10

olha rapaz, vai á loja onde compraste pois eles têm que te restabelecer a carga com a pressão correcta... e se fores ver bem o manual da tua mota vais ver que vem lá quantos psi´s ela leva... eu faço isso com a minha pois ando muitas vezes com pendura.

ha e já agora, nem todas as motas têm este tipo de amortecedor ou melhor, afinação. As nossas pelos vistos têm! lol

abraço camarada.

sérgio Almeida
sérgio Almeida

Masculino Mensagens : 162
Data de inscrição : 07/12/2012
Mota : Derbi GPR 125 4T

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  pussymagnet Sex 25 Jan - 20:36

bem, antes de mais obrigado pela resposta,

quanto ao manual tenho o do proprietário e o parts catalog e nenhum faz referencia a pressão nem do tipo de gas utilizado....
no stand duvido que tenham alguma info em relação a isto....o mais certo é saber através do importador, ai talvez já me esclareçam em relação a isto uma vez que considero um assunto importante pois é um aspecto que deveria ser tomado em conta no acto de manutenções.

Por ex, na suspensão frontal vem referido no manual a dita inspeção periódica e substituição do óleo e vedantes....agora a traseira não diz nada, talvez seja como alguns dizem, substituem e pronto, mas se assim fosse não estava la o "pipo" para carregar digo eu....
pussymagnet
pussymagnet

Masculino Mensagens : 305
Data de inscrição : 15/07/2012
Mota : BMW F800R Ex Keeway RKV

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty não stresses............

Mensagem  CARLOS VINHA Sex 25 Jan - 21:13

ó Magnet não te esquentes com isso,as nossas RKV,trazem amortecedores de nivel superior,e quando eu sentir algo de estranho vou ao meu mecanico particular,que ele onde mete as mãos.................vai ai vai vai..............até rebentar,sem stressssssssssssssss

CARLOS VINHA

Masculino Mensagens : 57
Data de inscrição : 11/12/2012
Mota : KEEWAY RKV 125

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  moreno Dom 27 Jan - 1:02

Magnet estive a espreitar na minha RKV e de facto, parece ser bastante fácil recarregar os amortecedores pelas válvulas que lá tem..
Tenho a mota há pouco tempo e ainda não conheço os pormenores todos.. hehe
Mas lá está.. Convinha saber a pressão que aquilo leva e, como já disse, não sei até que ponto farão isso nos concessionários. Olha, pergunta! não perdes nada... ;)

Mas como disse o amigo Carlos, a suspensão das nosas RKV é bastante boa!
Eu até acho que o amortecedor dianteiro é demasiado duro... Levo com cada safanão nas ruas de Lx que não sei até que ponto não seria mais confortável uma coisita mais mole na roda da frente..

Cumps.
moreno
moreno

Masculino Mensagens : 124
Data de inscrição : 04/12/2012
Mota : ??????? (ex-RKV125)

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  pussymagnet Dom 27 Jan - 13:11

moreno escreveu:Magnet estive a espreitar na minha RKV e de facto, parece ser bastante fácil recarregar os amortecedores pelas válvulas que lá tem..
Tenho a mota há pouco tempo e ainda não conheço os pormenores todos.. hehe
Mas lá está.. Convinha saber a pressão que aquilo leva e, como já disse, não sei até que ponto farão isso nos concessionários. Olha, pergunta! não perdes nada... ;)

Mas como disse o amigo Carlos, a suspensão das nosas RKV é bastante boa!
Eu até acho que o amortecedor dianteiro é demasiado duro... Levo com cada safanão nas ruas de Lx que não sei até que ponto não seria mais confortável uma coisita mais mole na roda da frente..

Cumps.

eu também acho que aquilo será facil pre carga suspensao RKV 952112 agora resta saber os pormenores tecnicos pre carga suspensao RKV 697124

mas concordo com o Carlos, material de qualidade está la :venia:
pussymagnet
pussymagnet

Masculino Mensagens : 305
Data de inscrição : 15/07/2012
Mota : BMW F800R Ex Keeway RKV

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  moreno Seg 1 Abr - 22:50

Boas pessoal!

Pussymagnet, se ainda estiveres interessado, a pressão dos amortecedores recomendada pelo fabricante é de 0.8MPa (que equivale a 8 bar). Este valor não deve ser ultrapassado!
Agora é só arranjares maneira de carregar os amortecedores com nitrogénio a 8 bar de pressão ;)

Boa sorte!

Cumps,
Rui.
moreno
moreno

Masculino Mensagens : 124
Data de inscrição : 04/12/2012
Mota : ??????? (ex-RKV125)

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  pussymagnet Ter 2 Abr - 15:26

obrigado moreno, já agora, onde conseguiste a info? e se for ar normal? ou outro? azoto, árgon....há tantos lol. em teoria os gases a uma mesma pressão têm comportamentos diferentes mas será notório ou importante nas nossas rkv´s?
pussymagnet
pussymagnet

Masculino Mensagens : 305
Data de inscrição : 15/07/2012
Mota : BMW F800R Ex Keeway RKV

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  moreno Qui 11 Abr - 10:04

Nos manuais antigos das RKV tem lá isso tudo ;)

Quanto ao gás a usar... ar não aconselho porque o ar contém humidade e não queres H2O dentro dos teus amortecedores, pois não? Depois ficas como a outra senhora: "O problema é da humidade!" pre carga suspensao RKV 546902

O azoto e o nitrogénio são a mesma coisa (penso que é o que eles trazem de origem).

Quanto a outros gases, o problema não está em saber se são melhores ou piores, está em saber se é prático/económico de se fazer. Por exemplo, onde irias conseguir injectar Árgon a 8 bar nos amortecedores? E Quanto é que isso iria custar?

Cumps,
Moreno.
moreno
moreno

Masculino Mensagens : 124
Data de inscrição : 04/12/2012
Mota : ??????? (ex-RKV125)

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  pt_ribeiro Sáb 24 maio - 2:31

pussymagnet escreveu:a "anilha" já está a gosto agora gostava era de saber so por curiosidade qual a pressão do tal gás que leva. E também se da para recarregar o dito gás com algum kit especifico ou se com um simples compressor da....qual a diferença em termos de propriedades físicas a suspensão a gás e a susp a ar comprimido? ambas serão compatíveis?

a anilha da suspensao traseira da minha nao afina a suspensao. apenas serve para separar as molas

pt_ribeiro

Masculino Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/05/2014
Mota : keeway rkv

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  pussymagnet Sáb 24 maio - 9:08

pt_ribeiro escreveu:
pussymagnet escreveu:a "anilha" já está a gosto agora gostava era de saber so por curiosidade qual a pressão do tal gás que leva. E também se da para recarregar o dito gás com algum kit especifico ou se com um simples compressor da....qual a diferença em termos de propriedades físicas a suspensão a gás e a susp a ar comprimido? ambas serão compatíveis?

a anilha da suspensao traseira da minha nao afina a suspensao. apenas serve para separar as molas
Se reparares bem, quando comprimes a mola aperatando a anilha tens um determinado comportamento (susp. Mais dura) se desapertares tudo tens outro (mais suave)
pussymagnet
pussymagnet

Masculino Mensagens : 305
Data de inscrição : 15/07/2012
Mota : BMW F800R Ex Keeway RKV

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  pt_ribeiro Sáb 24 maio - 9:24

pode ser que sim.. mas ela nem comprime as molas.. pq nao esta a enrroscar no amortecedor.. mas tambem nao vou ateimar  pre carga suspensao RKV 952112

pt_ribeiro

Masculino Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/05/2014
Mota : keeway rkv

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  moreno Ter 27 maio - 11:54

pt_ribeiro

Comprime, sim!
moreno
moreno

Masculino Mensagens : 124
Data de inscrição : 04/12/2012
Mota : ??????? (ex-RKV125)

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  pt_ribeiro Ter 27 maio - 14:18

Ok amigo.. como andei a ver os da minha e os mandei carregar e essa anilha nao ta a enroscar no amortecedor pensei que nao.. abracos

pt_ribeiro

Masculino Mensagens : 11
Data de inscrição : 22/05/2014
Mota : keeway rkv

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  Virus_mc Qua 16 Nov - 1:49

Boa noite, sou novo aqui e precisava de uma ajuda,tenho uma RKV de 2012, e reparei a dois dias que os meus amortecedores atras estao todos babados de oleo. Alguem sabe do que podera ser? Obrigado e boas curvas.

Virus_mc

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 16/11/2016
Mota : Keeway Rkv

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  moreno Qua 16 Nov - 2:11

Olá Virus_mc,

Isso significa que os vedantes dos amortecedores estão a ir à vida.
Estão os dois com óleo?

Moreno.
moreno
moreno

Masculino Mensagens : 124
Data de inscrição : 04/12/2012
Mota : ??????? (ex-RKV125)

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  BrunoSilva Qua 16 Nov - 8:58

Virus_mc,

passa pelas apresentações!  pre carga suspensao RKV 952112
BrunoSilva
BrunoSilva

Masculino Mensagens : 2986
Data de inscrição : 21/08/2012
Mota : Kawasaki ER-6N '13

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  BrunoSilva Qua 16 Nov - 8:58

Virus_mc,

passa pelas apresentações!  pre carga suspensao RKV 952112
BrunoSilva
BrunoSilva

Masculino Mensagens : 2986
Data de inscrição : 21/08/2012
Mota : Kawasaki ER-6N '13

Ir para o topo Ir para baixo

pre carga suspensao RKV Empty Re: pre carga suspensao RKV

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos