F125cc.com
AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
121 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 121 visitantes :: 4 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

AVERBAMENTO NA CARTA B

+10
carlos812
Almeida
Cueball
Bastet
faraujo
nock13
nfpconceicao
Dias
Marco Machado
jordax
14 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Cueball Qua 15 Set - 17:36

Dias, muito bom AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 952112
Cueball
Cueball

Masculino Mensagens : 566
Data de inscrição : 15/06/2010
Mota : Bmw G650gs e uma Gillera Typhon 50cc

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Cueball Qua 15 Set - 19:25

Seja lá como for fazem-me ir ao IMTT gastar 12€ para ter essa treta na carta para evitar confusoes. AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 536420 AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 275703
Cueball
Cueball

Masculino Mensagens : 566
Data de inscrição : 15/06/2010
Mota : Bmw G650gs e uma Gillera Typhon 50cc

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Almeida Qua 15 Set - 19:59

Xiiiii.....reparei agora e porque falaram nisso que nao tenho isso na minha carta!!
Tenho que ir ao IMTT tratar disso....sera que sao mesmo 12 euro? AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 536420
Almeida
Almeida

Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 08/06/2010
Mota : Keeway speed 125II

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Qua 15 Set - 20:03

Sim são só os 12 € e 2 fotos pois eu como mudei de residencia ja veio com o averbamento

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Cueball Qua 15 Set - 20:05

é o ke vou fazer vou, actualizar a morada. Mas se nao for o caso serao 24€
Cueball
Cueball

Masculino Mensagens : 566
Data de inscrição : 15/06/2010
Mota : Bmw G650gs e uma Gillera Typhon 50cc

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Qua 15 Set - 20:07

como 24 ? são so 12 a mudança de residencia, e esta a ser rapida a vir

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Cueball Qua 15 Set - 20:13

O engraçado é mesmo isso, se nao tivesses de actualizar a morada e lá fosses apenas por causa do averbamento pagarias 24€. Deixa lá ke agora vai apareçer algum a ke isso tenha acontecido. AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 70049
Cueball
Cueball

Masculino Mensagens : 566
Data de inscrição : 15/06/2010
Mota : Bmw G650gs e uma Gillera Typhon 50cc

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Qua 15 Set - 20:17

onde te deram essa informação amigo, eu amanha quando for trab ja pergunto aos meus colegas do IMTT esses valores ai ja posso informar vos correctamente

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Cueball Qua 15 Set - 20:25

Pelo menos foi o ke me informaram no IMTT
E se assim for como tenho mesmo de actualizar a morada, safo por metade do valor. AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 490668
Cueball
Cueball

Masculino Mensagens : 566
Data de inscrição : 15/06/2010
Mota : Bmw G650gs e uma Gillera Typhon 50cc

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Qua 15 Set - 20:26

Sem duvida amigo mas ja agora em q IMTT te deram essa informação se quiseres divulgar

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Cueball Qua 15 Set - 20:28

Leiria
Cueball
Cueball

Masculino Mensagens : 566
Data de inscrição : 15/06/2010
Mota : Bmw G650gs e uma Gillera Typhon 50cc

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Qua 15 Set - 20:45

Cueball escreveu: Seja lá como for fazem-me ir ao IMTT gastar 12€ para ter essa treta na carta para evitar confusoes. AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 536420 AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 275703


quanto a isso há uma solução,pedir pela net AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 952112 paga-se 10,80€ e fica-se com o comprovativo AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 39421

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Qua 15 Set - 20:53

sim isso tb é possivel mas ja não me estava a referir pela net pq pela net é isso mesmo o valor

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  carlos812 Qua 15 Set - 22:40

Costa escreveu:Bem eu por via das duvidas já fiz a alteração da minha morada para a actual,e espero que como o dec lei ja saiu venha com os averbamentos todos AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 113258
Boas, e já agora essa alteração, €uros???
carlos812
carlos812

Masculino Mensagens : 170
Data de inscrição : 05/09/2010
Mota : I-moto Dragon II

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  SL125 Qua 15 Set - 22:45

Paty escreveu:eu acho que, ou eu estou completamente errada, ou há aqui um problema de português.

A lei diz que "permite o averbamento". É esse averbamento que nos vai autorizar a conduzir. Ou estou errada?

Andar com a lei atrás, não resolve o problema de não estar averbado...

É a minha interpretação também.
Ou seja, a lei permite o averbamento (actualização) pura e simples da carta, dispensando quaisquer requisitos.
Mas não diz que as cartas estão dispensadas de averbamento. Como não diz, também entendo que o averbamento é necessário, apesar de preferir que não o fosse AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 536420
SL125
SL125

Masculino Mensagens : 627
Data de inscrição : 12/06/2010
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Qua 15 Set - 22:47

carlos812 escreveu: Boas, e já agora essa alteração, €uros???


Apenas 10,80€ já com o desconto de 1,20€ ,ontem as 11h38 enviei o pedido,fica a pagamento só passado 24h,hoje as 12h fiz o pagamento,as 13h recebi o email que o processo estava em andamento,fui novamente ao site do IMTT imprimi o comprovativo (que tem que nos acompanhar)e agora aguardo pela entrega da mesma...... AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 697124 simples,sem complicações e evito ir a lisboa perder tempo em filas!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Qua 15 Set - 22:54

amigo costa irás receber a tua nova carta pelos CTT registada onde entregaras a velha e levantaras a nova, filas so mesmo se for ai nos correios

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Qua 15 Set - 23:01

Rui Fernandes escreveu:amigo costa irás receber a tua nova carta pelos CTT registada onde entregaras a velha e levantaras a nova, filas so mesmo se for ai nos correios

Sim Rui,mas isso assim já é muito bom AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 490668 porque se tiver que perder tempo só o vou perder apenas uma vez AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 142750 apesar de aqui em Mafra os CTT são despachados e não gostam de fazer"ninho" AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 314343 e até são simpaticos(as) lol!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Qua 15 Set - 23:04

optimo e ainda bem q ha poucas filas, quanto as intrepertaçoes que a Paty falava julgo que se tiverem menos de 25 anos e mesmo q tenam carta nao viria no averbamento ok mas coo disse a pouco la mais em cima amanha posso informar me com os meus colegas do IMTT

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Qui 16 Set - 9:21

O valor para alteração de morada é de € 12,00

O valor para emissão de 2ª via é de € 24,00

Os pedidos efectuados online têm 10% de desconto.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  carlos812 Qui 16 Set - 19:34

Boas, eu ainda tenho a carta antiga(rosa), tenho de ir á loja do cidadão por exemplo, certo?
carlos812
carlos812

Masculino Mensagens : 170
Data de inscrição : 05/09/2010
Mota : I-moto Dragon II

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Qui 16 Set - 20:28

carlos812 escreveu:Boas, eu ainda tenho a carta antiga(rosa), tenho de ir á loja do cidadão por exemplo, certo?

Já tentaste pedir aqui para ver se consegues? Não me parece que dê, mas tenta, só para ver o que diz.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  carlos812 Qui 16 Set - 21:42

Vou tentar, obrigado
carlos812
carlos812

Masculino Mensagens : 170
Data de inscrição : 05/09/2010
Mota : I-moto Dragon II

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Qui 16 Set - 22:08

Com carta rosa (antiga) não dá.
Está la escrito em baixo em letra pequenina:

Atenção: estes serviços estão disponíveis apenas para condutores
com carta de condução de modelo comunitário (formato cartão de plástico) residentes em Portugal.



Eu também tenho carta antiga e estou quase há um ano para fazer a alteração de morada lol!
Só ainda não fiz porque também tenho que alterar os documentos do carro...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Qua 22 Set - 15:49

Hoje fui levantar a respectiva carta,por via das duvidas perferi fazer já a actualização da morada apesar de estar ha perto de um ano aqui,e realmente tenho que concordar que o IMTT foi célere no processo e vem averbado a dita categoria A1 )apesar de me terem encurtado o prazo de validade da mesma,mas algo que não se resolva a seu tempo!) AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 697124

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Mtiago Qui 23 Set - 12:32

O que diz no papelinho ou cartão da carta (a minha ainda é papel cor de rosa) é insignifcante. As cartas estão numeradas e com a inserção do nº de carta no computador da Polícia, eles rapidamente ficam a saber que averbamentos a carta sofreu desde que foi emitida. POr exemplo, eu nunca fui ao IMTT buscar a minha carta de motociclos e no entanto, em quatro operações stop a policia verificou no computador as minha habilitações e verificou que eu tenho carta A e B. Nunca me multaram. Aliás, apenas em uma dessas operações a agente me disse que era melhor eu ir buscar a carta nova.

A interpretação da lei não deixa espaço a dúvidas. Os titulares de carta B estão habilitados a conduzir veículos ciclomotores e motociclos até 125cc e 15cv. Ponto final. se alguém for multado por não ter isso escrito na carta B, está mal multado e se recorrer ganha certamente. Mais, a multa nunca poderia ser a de condução sem habilitação legal, mas a de circulação sem posse de documento legal. O que dá um número de dias para apresentação do documento na esquadra e inversão do processo de contra-ordenação, embora não totalmente.

No entanto, qualquer interpretação da lei que gere uma multa a um maior de 25 anos na posse da sua carta de condução B é mal feita e facilmente reversível por qualquer recurso. nem é preciso ser advogado para perceber o que diz a lei. Eu sou geólogo por isso...

Mtiago

Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Convidad Qui 23 Set - 13:14

És geólogo mas trabalhas com leis todos os dias... tens uns pontos de avanço! :P

Ainda assim, houve polícias que tendo acesso ao computador, como dizes, resolveram de forma errada, multar um companheiro. Sendo o averbamento visível dessa forma e não tendo significância aquilo que está escrito na carta, é um acto injusto e que só dificulta ainda mais a vida das pessoas! Não é justo, ser algo a que temos direito, ficar à mercê da boa disposição ou intenção dos srs. agentes ou guardas que encontramos pela frente.
Podemos alegar, porque agora nos explicaste e sabemos como o fazer, os nosso direitos, no entanto, prefiro ter o averbamento feito e não ter que ter a chatice de ter que recorrer para exigir uma reversão duma multa mal aplicada. Isso ia-me deixar muito chateada, e lá iam nascer mais uns cabelos brancos! AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 546902

O que se passou com este companheiro também pode ter sido um caso pontual, ainda assim... já tenho tantas coisas com que me chatear...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  guggas Qua 29 Set - 18:02

Vou aqui dar o meu "bitaite"!!! AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 546902 AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 546902 AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 546902

Diz o Decreto-Lei n.o 44/2005 no seu artigo 123º:

"[...]4—Os titulares de carta de condução válida para veículos da categoria B consideram-se também habilitados para a condução de:
a) Tractores agrícolas ou florestais simples ou com equipamentos montados desde que o peso máximo do conjunto não exceda 6000 kg;
b) Máquinas agrícolas ou florestais ligeiras, motocultivadores, tractocarros e máquinas industriais ligeiras;
c) Ciclomotores de três rodas, triciclos e quadriciclos."

seguindo-se o ponto 9:

"9—Quem conduzir veículo de qualquer das categorias ou subcategorias referidas nos n.os 1 e 2 para a qual a respectiva carta de condução não confira habilitação é sancionado com coima de €500 a €2500."

era o que estava vigente até à publicação da Lei n.º 78/2009 onde se lê:

"Artigo 1.º
Objecto
O artigo 123.º do Código da Estrada, aprovado pelo Decreto -Lei n.º 114/94, de 3 de Maio, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 44/2005, de 23 de Fevereiro, e alterado pelo Decreto -Lei n.º 113/2008, de 1 de Julho, passa a ter a seguinte redacção:

«Artigo 123.º
[...]
1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
2 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
3 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
4 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
a) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
b) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
c) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
d) Motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 kW.»"

e o ponto 9:

"9 — O disposto na alínea d) do n.º 4 do presente artigo aplica -se a todos os titulares de carta de condução válida para a categoria B que cumpram uma das seguintes condições:
a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores."

Penso que o que está na Lei não é dúbio. É objectivo! Ou seja, se fosse republicada seria:

Art.o 123º
[...]
4—Os titulares de carta de condução válida para veículos da categoria B consideram-se também habilitados
para a condução de:
a) Tractores agrícolas ou florestais simples ou com equipamentos montados desde que o peso máximo do conjunto não exceda 6000 kg;
b) Máquinas agrícolas ou florestais ligeiras, motocultivadores, tractocarros e máquinas industriais ligeiras;
c) Ciclomotores de três rodas, triciclos e quadriciclos.
d) Motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 kW.
[...]
9 — O disposto na alínea d) do n.º 4 do presente artigo aplica -se a todos os titulares de carta de condução válida para a categoria B que cumpram uma das seguintes condições:
a) Tenham idade igual ou superior a 25 anos;
b) Sejam titulares de habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.


Ora aqui não fala nada em cartas averbadas ou não. Simplesmente diz que se for titular de carta de condução válida para a categoria B considera-se também habilitado para a condução de "Motociclos de cilindrada não superior a 125 cm3 e de potência máxima até 11 kW" desde que cumpram o disposto no ponto 9.

Foi a minha contribuição, espero ter sido útil, objectivo e pouco maçador... AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 70049

Boas voltas!!! AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 456796


Última edição por guggas em Qui 30 Set - 15:20, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Formatação)
guggas
guggas

Masculino Mensagens : 10
Data de inscrição : 14/08/2010
Mota : Sym GTS 125 Evo SE

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Mtiago Sáb 2 Out - 15:21

pois. eu sei.

e tens toda a razão na interpretação que fazaes, guggas. foi precisamente esse o espírito do legislador. posso garantir-to.

Mtiago

Mensagens : 36
Data de inscrição : 13/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Fated Qua 6 Out - 14:47

Por acaso sempre foi uma duvida que tive... Eu também ainda tenho das cartas cor-de-rosa, e na altura que a tirei, com 18, estava limitado aos 25kws... e passados 2 anos já podia conduzir qualquer moto, na altura que fiz os dois anos comprei uma 600cc e andei uns anitos com ela sem nunca ter actualizado a carta, ou seja o A é subdividido em dois e eu so tenho marcado metade (até 25 kw), mas nunca a policia me mandou parar... como neste momento tenho uma 125cc e uma 250cc nem ligo a isso... mas vou alterar porque mudei agora de casa.

Fated

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 24/04/2010
Mota : Gilera Nexus 250

Ir para o topo Ir para baixo

AVERBAMENTO NA CARTA B - Página 2 Empty Re: AVERBAMENTO NA CARTA B

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos