F125cc.com
Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
abril 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930     

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
113 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 113 visitantes :: 3 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

+4
veiga
Marco Machado
SL125
alx_almeida
8 participantes

Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  alx_almeida Ter 28 maio - 20:22

Boas!!!
Tenho a minha menina à cerca de um ano e desde que a comprei, praticamente, ela vem apresentando uma avaria que me tem atormentado a vida! :-) O maior problema está no facto desta avaria ser "intermitente", pois ja me aconteceu casos em que chego a oficina e ela porta-se lindamente. No entanto ela tem demonstrado sinais de agravamento gradual e mais persistente.
O problema dela é que ela custa muito a pegar... esteja ela fria ou quente, ela custa muito a pegar e acima de tudo quando esta ao relantim ela vai abaixo... entao quando apanho um semaforo ou algo do genero nao posso largar totalmente o punho pois se o faço ela desliga-se. Ainda hoje estava a pagar a portagem, tive de tirar as luvas, larguei o punho e pronto... mota desligada. depois grande filme para ela voltar a ligar e la vim eu para casa.
Ja me foi posto varias possibilidades, entre cdi, bobine de alta e ate o pick up, no entanto nunca ninguem foi capaz de me fazer um teste a nenhuma destas unidades. A ultima opiniao que reuni foi pegar em outras unidades e fazer uma triagem ate chegar a unidade que podera estar avariada, mas como nao conheco ninguem com este modelo comprar peças novas apenas para experimentar iria ficar-me caro.
Ja ponderei ensaiar o sistema electrico da mota para verificar se existe algum fio danificado mas nao possuo os manuais da mota nem nunca consegui arranjar.
Um dado relevante é que quando removo a vela para verificar se la chega energia, verifico que a faisca nao aparece constantemente, havendo por vezes falhas. Daí, calculo eu, a mota nao se desligar quando estou com o punho enrolado pois mesmo havendo falhas de energia pontuais na vela a mota vai compensando... deduzo eu... ja troquei vela, cachimbo, cabo de vela, limpei e apertei contactos do cdi e da bobine...
ja verifiquei a massa do sistema electrico a procura de corrosao que podesse isolar os circuitos... o problema continua... nada feito... por vezes, tenho mesmo de empurrar a mota para pegar, pois nem com starter nem com kick la vai. este pormenor tambem me intriga, pois se fosse um problema de cdi, acho que a mota nao iria pegar de empurrao. no entanto, por vezes quando ela nao quer pegar, dou um toque na ficha / fios que ligam ao cdi e da-me a sensaçao de melhorar e ela la vai pegando...


Acho que ja "resumi" a minha avaria que me mata os neuronios :-)

Qualquer ajuda é bem vinda, mesmo recomendaçoes de malta que saiba testar estas unidades, alguem que possuo o "Wire diagram" deste modelo... enfim, qualquer novidade!!!

Muito obrigado pelo vosso tempo

alx_almeida

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/05/2013
Mota : Daelim VT 125

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  SL125 Ter 28 maio - 22:49

Olá Companheiro!
Não tenho Daelim, mas o que relatas já aconteceu em pessoal com Superlight's.

Não tenho nenhum palpite certeiro, mas acho que a resolução será mais simples do que aparenta ser.
Por vezes problemas que parecem complexos têm respostas simples.

Se já trocaste a vela, certifica-te que usas gasolina de boa qualidade (98, e de marca conhecida), isto pelo menos para tirares as teimas.
Se continuar na mesma, passa numa oficina e pede para te verificarem a afinação de ralenti e do próprio carburador, julgo que o problema virá daqui.

Vai mantendo a malta informada e boa sorte"! Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! 952112
Abraços
SL125
SL125

Masculino Mensagens : 627
Data de inscrição : 12/06/2010
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  Marco Machado Ter 28 maio - 22:54

ja tive conhecimento de um caso identido e se não estou em erro era problema do carburador tinha um defeito, já agora que vela tem ela? ainda é a de origem?

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  alx_almeida Ter 28 maio - 23:07

A vela troquei-a a menos de um ano.
Como o problema persistiu decidi guardar a antiga. No fim de semana passado pensei nessa hipotese entao voltei a colocar a vela antiga apenas para verificar se havia alguma diferenca... nada!

alx_almeida

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/05/2013
Mota : Daelim VT 125

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  alx_almeida Ter 28 maio - 23:08

Obrigado pela resposta

Em relaçao a gasolina costumo usar 95 normal da Galp que fica perto de minha casa. No entanto, essa hipotese ja me foi sugerida e nao verifiquei diferença na mota com 98 de marca conhecida...
em relaçao ao carburador, a mota foi totalmente afinada a menos de um ano, com carburador limpo e afinado, valvulas afinadas... revisao geral, pois a minha mota quando a comprei estava a muito tempo parada (a mota é do ano 2000 e comprei-a com 5000 km - pneus ainda de origem :-) )
o problema chave é o porque do sinal nao chegar de forma continua a vela, o porque de na vela tanto chega a energia como nao chega, penso eu. e, acima de tudo, o porque de ela nao se desligar se eu estiver sempre a acelerar... estou eu no semaforo com a mota a 3000 rpm para ela nao se desligar, caso contrario la tenho eu de a arrastar para a berma, dar ao start e esperar que ela porventura pegue minimamente para eu voltar a ter o punho pronto e acelerar para nao voltar a parar...

Ja falei com varios mecanicos, inclusive representantes da marca, e eles nao me souberam dar uma justificaçao plausivel a nao ser a substituiçao gradual de unidades - trocar bobine e experimentar, trocar cdi e experimentar... so que acho que esta opçao ira ficar muito cara pois posso ficar com peças em duplicado e sem a garantia que resolvo o problema...

alx_almeida

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/05/2013
Mota : Daelim VT 125

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  Marco Machado Ter 28 maio - 23:11

a mim cheira-me a carburador a agulha ou a boia fica presa ou esta rachada mas isto sou eu a pensar alto

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  alx_almeida Ter 28 maio - 23:12

Mas achas que com esse tipo de falha se consegue justificar o facto de nao chegar energia a vela de um modo permanente/constante?

alx_almeida

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/05/2013
Mota : Daelim VT 125

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  Marco Machado Ter 28 maio - 23:38

a faisca da vela não é constante, a faisca acontece quando o ponto do motor é atingido ou seja é itermitente e estando a vela fora do cilindro basta não estar bem encostada para que falhe uma ou outra faisca, a faisca é azulada ou amarela?

pelo que dizes de ela não pegar de motor de arranque nem de pedal mas pegar de empurrão é sintoma de ficar encharcada, dai eu apontar para o carburador já não é a primeira com sintomas identicos e o mal era do carburador basta um pequeno defeito numa das peças para que ele não funcione como deve de ser e pode ser um defeito milimétrico até invisivel a olho

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  veiga Qua 29 maio - 0:24

Moto mto tempo parada.... hum... será que a gasolina chega em quantidade suficiente ao carburador?

Revisão feita à um ano... pode ser algum gigleur entupido, ou quase.

mas tb pode ser parte elétrica, desde um fio cortado, uma ficha a fazer mau contacto ou tudo o que referiste... até falta de massa.

tens de começar numa ponta e verificares ponto a ponto. Só assim chegarás lá.

Ah, é verdade... a VT tem bomba elétrica de gasolina?

Algumas Daelim tiveram problemas nas bombas de gasolina.
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  piresito Qua 29 maio - 10:36

Algumas CBR600, quando a bomba de gasolina foi à vida apresentam este sintoma.
Essa mota tem bomba de gasolina? Se sim, fazer teste a essa bomba. Ou tentar um bypass só para diagnóstico.
Também pode ser um gigleur entupido. Faz sentido, não há gasolina a passar pelo piloto e apenas passa por outro gigleur quando se dá acelerador.

Também pode ser o rectificador/estabilizador de corrente. Não consegue estabilizar a tensão no valor correcto logo velas / cdi / etc não funcionarão como deve de ser. Para testar, medir a tensão aos terminais da bateria na altura em que a mota está a falhar, se der.
piresito
piresito

Masculino Mensagens : 36
Data de inscrição : 08/04/2011
Mota : Daelim Roadwin 125 Fi

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  polimen Qua 29 maio - 10:46

pra mim é afinaçao no carburador ou carburador desapertado na falange
polimen
polimen

Masculino Mensagens : 74
Data de inscrição : 10/09/2012
Mota : yamaha xj 600 n

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  CPinto Qua 29 maio - 11:41

de Americo Pereira Pereira >> ja
tive o mesmo problema...é facil se te apertarem o pescoço como
ficas?aflito...sem ar nao é?a mota nao esta a receber ar sufeciente pra
respirar entao vai sempre abaixo,vé no regulador do ar e gasolina no
carborador e vais ver a diferenca,ou tira o filtro do ar e ve se ela
morre....
CPinto
CPinto

Feminino Mensagens : 5591
Data de inscrição : 12/08/2009
Mota : em busca de ...

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  veiga Qua 29 maio - 12:16

julito escreveu:PELOS OS SINTOMAS SO PODE SER 2 COISAS

PESTON AO O SETAR :portugal:

JULIOMOTO TELM; 964512753


Julito isso é que é sem espinhas! :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia: :venia:


Só um craque em mecânica é que faz um diagnóstico destes a longa distância, como tu!! Dou-te já os meus sinceros parabéns e podes ter a certeza que ganhaste mais um cliente, pois a partir de agora, sempre que a minha scooter precisar de mecânico, já sei onde ir!


Já agora... espero que sejas tão bom mecânico, como és com a escrita...


ps: já me esquecia: na net quando se escreve com letras maiúsculas, quer dizer que estás aos gritos... e aqui, penso eu, ninguém é surdo!

veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  SL125 Qua 29 maio - 13:41

Sendo tão difícil o diagnóstico, e sendo a mota usada e estando parada há algum tempo, coisa que não tinha percebido de início, julgo que aqui ninguém te vai dar a solução.

Conselho: pergunta boas referências de oficinas na tua zona, daquelas em que o mecânico só de ouvir a mota e "cheirar os gases do escape" como diz o meu amigo RuiRamosilva, te diz qual é o problema da mota.
Podes ter de pagar, mas ficas com o assunto resolvido. Pois se vais andar no eletricista, depois vais testar mais não sei o quê a outro lado... depois.... depois... acabas por gastar mais e chateares-te.
É a minha opinião, ou seja era o que eu faria Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! 952112
Abraço
SL125
SL125

Masculino Mensagens : 627
Data de inscrição : 12/06/2010
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  alx_almeida Qua 29 maio - 22:17

Boa noite, malta!

Estou muito agradecido pelos conselhos aqui dados.
Em resposta a um post anterior, a minha mota nao tem bomba de combustivel e é muito simples (basica) electronicamente.
Hoje, como moro em St Iria de Azoia, dei um saltito com a mota (mas sem nunca largar o acelerador :) ) ao Franklin motas aqui na zona (tambem conhecido por DAC motos). Foi uma recomendação da malta la do trabalho. Entao ficou marcado que amanha vou la deixar a mota para ele dar uma vista de olhos na sexta.
Espero que desta seja de vez e que fique com problema resolvido.
Vou mantendo a malta informada com o avançar da situaçao.

Mas sabem o engraçado? quando sai do trabalho para ir a oficina a mota nao pegou... insisti, insisti (por norma acabo por conseguir) e nada... aproveitei a pequena inclinaçao que a rua tinha e ao fim de ganhar algum balanço engatei-lhe uma 3ª e ela la pegou... quando cheguei a oficina (andei uns 13 km) pronto para expor o caso ao mecanico, desligo a mota, dou novamente a chave e... pegou lindamente!!! fiz este processo de ligar e desligar varias vezes ate porque gostava de mostrar o que se passa ao mecanico e a minha menina respondia de uma forma como que se ela nunca tivesse qualquer tipo de problema. acabei por sair de la com ela a pegar lindamente, ate dava a sensaçao que puxava mais e tudo!!!
cheguei a casa, lanchei e 2h depois precisei de sair... cheguei a mota e... rampa com ela outra vez pois caso contario ela nunca iria pegar!!!

Enfim, espero ter noticias mais interessantes na sexta feira.

Obrigado novamente a todos

alx_almeida

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/05/2013
Mota : Daelim VT 125

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  Marco Machado Qua 29 maio - 22:50

ficamos a aguardar noticias Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! 952112

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  alx_almeida Sáb 1 Jun - 14:51

Boas malta!

Ja fui buscar a minha menina a oficina.
Ate agora esta tudo a funcionar perfeitamente! Mais uns dias para verificar que o problema ficou resolvido.
O Franklin (o mecanico onde fui deixar a mota) disse-me que foi necessario trocar cdi e tambem aproveitou para trocar vela. Afinou valvulas e a minha menina veio ate casa sem qualquer problemas. Disse-me ainda que a mota andou a brincar com eles dando falsos sinais de que ja estava boa durante a manutençao, ao ponto de montarem e desmontarem algumas vezes... :) tal como me acontecia muitas vezes.
Enfim, vamos ver se desta é de vez e fica tudo resolvido.
Obrigado a todos pelos feedbacks deixados. Conforme a mota se for comportando eu vou partilhando.

alx_almeida

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/05/2013
Mota : Daelim VT 125

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  alx_almeida Sex 7 Jun - 12:50

Boas malta!

Ja la vai quase uma semana e a minha menina continua impecavel.
Nem parece ela :)

Cumprimentos para todos

alx_almeida

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 28/05/2013
Mota : Daelim VT 125

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  Marco Machado Sex 7 Jun - 13:01

é isso que faz a diferença entre um mecanico que gosta do que faz e outro que não quer saber, ele fez tudo até descobrir o que é Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! 952112

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  Pedro Lima Sex 28 Set - 22:12

Boas,
Tenho uma igual e tive exactamente o mesmo problema que descreves. Era o CDI que nestas motos deu problemas. Foi substituído e ficou impecável.

Pedro Lima

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 28/09/2018
Mota : Daelim VT 125

Ir para o topo Ir para baixo

Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!! Empty Re: Daelim VT125 - Avaria muito estranha... pf ajuda!!!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos