F125cc.com
Mudança de marcha! F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Mudança de marcha! F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
124 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 124 visitantes :: 4 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Mudança de marcha!

5 participantes

Ir para baixo

Mudança de marcha! Empty Mudança de marcha!

Mensagem  pur3shine Sáb 29 Jun - 15:17

Tenho uma duvida que me importuna a algum tempo, gostaria de saber a melhora forma de mudar as marchas, normalmente o que faço é:
1º- ligo a mota no ponto morto
2º- aperto a embraiagem
3º- carrego, com o pé esquerdo, para meter a 1º velocidade
4º- acelero ligeiramente, enquanto largo a embreagem
depois para meter a 2º velocidade faço o mesmo do ponto 2 até ao 4, mas desta vez puxo para cima, até aqui tudo bem, o problema é que não sei se mudo bem da 2-3;3-4;4-5 normalmente faço o mesmo da 1-2; já ouvi dizer que se pode trocas sem a embreagem, se não me engano era fazer uma leve pressão para cima e soltar levemente o acelerador.

Ao reduzir as velocidades acho que faço mal pois clico apenas na embreagem, e vou clicando para baixo uma a uma sem alterar muito o acelerador.


Outra duvida que tenho é por exemplo quando vou para arrancar, esqueço-me da moto na 2º velocidade e ela as vezes vai abaixo, qual é a maneira mais rápida de prosseguir a marcha?
pur3shine
pur3shine

Masculino Mensagens : 93
Data de inscrição : 12/10/2012
Mota : ...SYM Wolf Branca...

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de marcha! Empty Re: Mudança de marcha!

Mensagem  GComando6 Sáb 29 Jun - 15:44

Eu não sou grande conhecedor do funcionamento de motores mas se for como nos carros penso que se continuares a dar esse tratamento à mota ela não vai ter uma longevidade muito grande Mudança de marcha! 750583 ou eu estou enganado à algum tempo ou então quando mudas de marcha tens de deixar de acelerar, puxar a embraiagem engrenar a próxima marcha, soltar a embraiagem e voltar a acelerar. Penso eu que isto seja o funcionamento "comum" de um motor. Mas mais uma vez, eu não percebo muito disto mas parece-me ser isto. Já por mudanças sem accionar a embraiagem , eu conheço-as pelo nome de "directas" e mais uma vez penso que isso será incorrecto e não traz muita saúde à mota (leia-se nenhuma). Mas o pessoal experiente já aparece aqui para te dar uma ajuda! Mudança de marcha! 952112

GComando6

Masculino Mensagens : 19
Data de inscrição : 22/10/2012
Mota : Piaggio Zip 50

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de marcha! Empty Re: Mudança de marcha!

Mensagem  TMO Sáb 29 Jun - 16:11

GComando6 escreveu:Eu não sou grande conhecedor do funcionamento de motores mas se for como nos carros penso que se continuares a dar esse tratamento à mota ela não vai ter uma longevidade muito grande Mudança de marcha! 750583 ou eu estou enganado à algum tempo ou então quando mudas de marcha tens de deixar de acelerar, puxar a embraiagem engrenar a próxima marcha, soltar a embraiagem e voltar a acelerar. Penso eu que isto seja o funcionamento "comum" de um motor. Mas mais uma vez, eu não percebo muito disto mas parece-me ser isto. Já por mudanças sem accionar a embraiagem , eu conheço-as pelo nome de "directas" e mais uma vez penso que isso será incorrecto e não traz muita saúde à mota (leia-se nenhuma). Mas o pessoal experiente já aparece aqui para te dar uma ajuda! Mudança de marcha! 952112

É basicamente o que GComando6 disse.

Quanto ao mandar umas directas, saudável não deve ser, a não ser que acertes com as RPMs certa de mudança, mas cada um sabe de si, e do tamanho da sua carteira!

De qualquer modo, se procuras uma forma de ganhar tempo na troca de mudanças, procura por quick shift e câmbio invertido. Muito comum na malta das Rs

Boas curvas!
TMO
TMO

Masculino Mensagens : 720
Data de inscrição : 16/01/2012
Mota : Hoyosung 250 GT

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de marcha! Empty Re: Mudança de marcha!

Mensagem  joaofandango Sáb 29 Jun - 16:18

pur3shine escreveu:Tenho uma duvida que me importuna a algum tempo, gostaria de saber a melhora forma de mudar as marchas, normalmente o que faço é:
1º- ligo a mota no ponto morto
2º- aperto a embraiagem
3º- carrego, com o pé esquerdo, para meter a 1º velocidade
4º- acelero ligeiramente, enquanto largo a embreagem
depois para meter a 2º velocidade faço o mesmo do ponto 2 até ao 4, mas desta vez puxo para cima, até aqui tudo bem, o problema é que não sei se mudo bem da 2-3;3-4;4-5 normalmente faço o mesmo da 1-2; já ouvi dizer que se pode trocas sem a embreagem, se não me engano era fazer uma leve pressão para cima e soltar levemente o acelerador.

Ao reduzir as velocidades acho que faço mal pois clico apenas na embreagem, e vou clicando para baixo uma a uma sem alterar muito o acelerador.


Outra duvida que tenho é por exemplo quando vou para arrancar, esqueço-me da moto na 2º velocidade e ela as vezes vai abaixo, qual é a maneira mais rápida de prosseguir a marcha?
a técnica de trocar de mudança sem a embraiagem e mt usada mas so da 3ª mudança para cima so encostando o pe no pedal da mudança esta técnica e usualmente mais usada em motas de pista numa condução mais desportiva pois permite a troca de mudança rapidamente e suavemente mas tem técnica pk so encostas o pe suavemente e o próprio motor engata a mudança n a tentes forçar (convem q tenhas pratica e conhecas bem a mota)


Última edição por joaofandango em Sáb 29 Jun - 16:27, editado 1 vez(es)
joaofandango
joaofandango

Masculino Mensagens : 275
Data de inscrição : 01/01/2013
Mota : YAMAHA YZF R125 (2010) YAMAHA FZX (1994) YAMAHA YZF R6 (2003)

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de marcha! Empty Re: Mudança de marcha!

Mensagem  GComando6 Sáb 29 Jun - 16:22

joaofandango escreveu:GComando6 a técnica de trocar de mudança sem a embraiagem e mt usada mas so da 3ª mudança para cima so encostando o pe no pedal da mudança esta técnica e usualmente mais usada em motas de pista numa condução mais desportiva pois permite a troca de mudança rapidamente e suavemente mas tem técnica pk so encostas o pe suavemente e o próprio motor engata a mudança n a tentes forçar (convem q tenhas pratica e conhecas bem a mota)

 Sempre a aprender Mudança de marcha! 952112

GComando6

Masculino Mensagens : 19
Data de inscrição : 22/10/2012
Mota : Piaggio Zip 50

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de marcha! Empty Re: Mudança de marcha!

Mensagem  pur3shine Seg 1 Jul - 13:57

obrigado pela resposta!
pur3shine
pur3shine

Masculino Mensagens : 93
Data de inscrição : 12/10/2012
Mota : ...SYM Wolf Branca...

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de marcha! Empty Re: Mudança de marcha!

Mensagem  PA Seg 1 Jul - 20:20

GComando6 escreveu:...mudanças sem accionar a embraiagem , eu conheço-as pelo nome de "directas" e mais uma vez penso que isso será incorrecto e não traz muita saúde à mota (leia-se nenhuma).

Das motas conheço pouco, mas atendendo aos motores dos karts com cx de velocidades, realmente é possível meter as velocidades sem a embraiagem.
E os motores dos karts são iguais aos das motas.
Claro que, têm cx com rapports curtos, pois as pistas têm retas com o máximo de 200 mts.
Os Karts com motor 125cc, com cx de velocidades (6), só no arranque é que usam a embraiagem.
A partir daí é só meter e tirar, sem fazer uso da embraiagem.
E não "arranham" nem nada.
Claro que, só material muito bom, tanto em qualidade como em sincronismo é que aceita isso.
E olhem que o motor (cilindro, pistão, biela, etc) gripa muitas vezes, mas a cx nunca.
Por isso, é mais uma questão de qualidade da cx de velocidades.
PA
PA

Masculino Mensagens : 43
Data de inscrição : 09/06/2013
Mota : HONDA NC700X

Ir para o topo Ir para baixo

Mudança de marcha! Empty Re: Mudança de marcha!

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos