F125cc.com
Velas - Upgrade F125cc10
Novembro 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930 

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
38 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 37 Visitantes :: 2 Motores de busca

Pacnel

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Velas - Upgrade

Ir em baixo

Velas - Upgrade Empty Velas - Upgrade

Mensagem  Zidane007 em Seg 11 Out - 14:12

Acredito que toda a gente ja ouviu falar das velas da bosch!
Mais precisamente destas: Bosch-Super 4.

São usadas em automóveis, para, como a Bosch afirma:

Aceleração notoriamente melhorada
Equilíbrio do motor nitidamente superior
Elasticidade do motor superior
Afastamento dos eléctrodos ajustado de fábrica

A minha duvida; alguém conheces casos de aplicação em motos (125cc)?

Atentamente,

Zidane007

Masculino Mensagens : 38
Mota : Honda CBF 125 09/2009

Velas - Upgrade Empty Re: Velas - Upgrade

Mensagem  Marco Machado em Seg 11 Out - 14:15

eu perguntei pelas velas de tres polos numa casa de peças quando fui comprar velas para a minha Virago e conheço o dono e funcionarios a vinte e tal anos, a resposta deles foi pôes as de origem a menos que daqui a uns tempos queiras ter os pistons furados, eu optei pelas ngk de origem, mas experiencia propria mesmo não tenho se são melhores ou não

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11350
Mota : Yamaha Virago 125

Mensagem  Zidane007 em Seg 11 Out - 14:19

Ok!
Então as de origem ...
Alguém sabe como posso por a CBF 125 mais "potente"?!
Sem muito custo, claro!

Zidane007

Masculino Mensagens : 38
Mota : Honda CBF 125 09/2009

Mensagem  Marco Machado em Seg 11 Out - 14:22

Um filtro de ar com mais débito de ar ajuda assim como alterar o escape semdo de carburador era mais facil debitar mais gasolina e ar mas sendo de injecção é preciso fazer alterações no cdi, aconcelho sempre a falar com um mecanico.

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11350
Mota : Yamaha Virago 125

Mensagem  Dias em Ter 12 Out - 11:32

Marco Machado escreveu:eu perguntei pelas velas de tres polos numa casa de peças quando fui comprar velas para a minha Virago e conheço o dono e funcionarios a vinte e tal anos, a resposta deles foi pôes as de origem a menos que daqui a uns tempos queiras ter os pistons furados, eu optei pelas ngk de origem, mas experiencia propria mesmo não tenho se são melhores ou não

Um filtro de ar com mais débito de ar ajuda assim como alterar o escape semdo de carburador era mais facil debitar mais gasolina e ar mas sendo de injecção é preciso fazer alterações no cdi, aconcelho sempre a falar com um mecanico.

Concordo plenamente. Vou tentar explicar sem levar a bandeirada de "chato".
A suposta boa ideia das velas de 3 polos seria produzirem 3 faíscas, o que, dizem eles, faz com a mistura deflagre mais rapidamente. Contudo:
1) Os sistemas de ignição normais não têm muito mais energia do que para uma única faísca, isto é, logo que ela salta para um dos polos já não é provável que vá haver mais alguma para os outros;
2) a maneira como os polos estão distribuídos poderá eventualmente direccionar a "chama" para o pistão, donde a tal possibilidade de furá-lo;
3) atendendo à pequena distância entre a vela e o pistão quando comparada com o raio do cilindro, acho que será preferível que a deflagração seja preferencialmente dirigida radialmente;
4) atendendo a que a parte mais eficaz de transformação da energia da combustão em mecânica é quando o pistão está a cerca de 1/2 curso, não me parece de modo nenhum evidente que o ideal seja uma deflagração rápida (que aumenta o esforço mecânico sobre a cambota);
5) se as velas de 3 polos efectivamente acelerarem a deflagração, então o melhor rendimento do motor terá que ocorrer para um menor avanço da ignição; se esse não for o caso... então é só conversa!

Também voto nas NGK (há 39 anos que as uso nos enlatados).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5420
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Velas - Upgrade Empty Velas de Ignição

Mensagem  Convidad em Dom 7 Nov - 10:32

Velas de ignição

Qual é a função de uma vela de ignição?
A função da vela de ignição é conduzir a alta voltagem eléctrica para o interior da câmara de combustão, convertendo-a em faísca para inflamar a mistura ar/combustível. Apesar de sua aparência simples, é uma peça que requer para sua concepção a aplicação de tecnologia sofisticada, pois o seu perfeito desempenho está directamente ligado ao rendimento do motor, os níveis de consumo de combustível, a maior ou a menor carga de poluentes nos gases expelidos pelo escape.
Velas - Upgrade Pergunta2f

Porque estão desenhadas para obter o máximo desempenho do motor em diferentes cargas e rotações.
1. É uma vela de "ampla gama térmica" .
Ela tem um eléctrodo central com o núcleo de cobre inserido profundamente na ponta, para dissipar rapidamente grandes quantidades de calor. Esta característica faz que esta vela seja de uma "ampla gama térmica", que resiste tanto ao aquecimento quanto ao carbonizar.
Ao comparar as características térmicas das velas com e sem núcleos de cobre, as velas com núcleos de cobre demonstraram ser superiores em resistência ao super aquecimento e carbonizar, e oferecem uma gama mais ampla de funcionamento térmico.
2. Incorpora um isolador fabricado com cerâmica de alumina de alta pureza e de tecnologia de ponta.
- Tem isolamento superior as altas temperaturas e garante a produção de faísca.
- Oferece uma condutividade térmica superior e diminui a possibilidade de ocorrer o super-aquecimento.
- Resiste aos choques térmicos (aquecimento e resfriamento bruscos) e a sua resistência mecânica é superior.
3. Sua construção robusta garante uma excelente estanquecidade ao gás de combustão.
O anel de talco entre o isolador e o castelo metálico garante uma perfeita vedação para evitar a fuga de pressão interna dos gases da câmara de combustão.
4. A ponta do eléctrodo fabricada com uma liga especial de níquel garante uma alta durabilidade

O que significa o grau térmico de uma vela?

Uma vela deve dissipar o calor produzido pelos gases de combustão. O grau térmico é a medida da quantidade de calor dissipado.Tipo Quente
É uma vela de ignição que trabalha quente, o suficiente para queimar depósitos de carvão, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um longo percurso de dissipação de calor, o que permite manter alta a temperatura na ponta do isolador.Tipo Frio
É a vela de ignição que trabalha fria, porém o suficiente para evitar a carbonização, quando o veículo está em baixa velocidade. Possui um percurso mais curto, permitindo a rápida dissipação de calor. É adequada aos regimes de alta solicitação do motor.

O que é uma vela do tipo competição?

Velas - Upgrade Pg121

É uma vela de alto rendimento para motores de grande potência, com maior relação de compressão e maiores RPMs.
Características
Esta vela é usada em condições rigorosas, incluindo ciclos repetidos de aceleração e desaceleração e longas horas de funcionamento em altas velocidades.
Deve ter características tais como "fácil emissão de faíscas" e "boa capacidade de ignição" assim como uma excelente resistência ao calor, condutividade térmica, durabilidade e resistência mecânica.
Para resistir a estas condições rigorosas, o material e a configuração dos eletrodos desta vela são especiais e dimensionados para este fim.
1- Material dos eléctrodos: A maioria deles usam metais preciosos, tais como platina ou liga de ouro/paládio.
2 - Configurações dos eléctrodos: Os eléctrodos finos proporcionam uma melhor emissão de faíscas e melhoram a capacidade de ignição.
3 - Configurações do isolador da ponta ignífera: Para uma melhor resposta e aceleração, são usadas configurações especiais nas pontas do isolador.

O que é a carbonização em uma vela?

É um fenómeno no qual o carvão aderido na ponta ignífera gera fuga de correntes que causam falhas de ignição.
Como o carvão é condutor de energia, a corrente eléctrica não salta entre os eléctrodos. Ela é conduzida através do carvão provocando falhas de funcionamento e dificultando a partida.
A medida que se acumula o carvão, diminui a capacidade de isolação da vela, diminuindo a tesão requerida até provocar
Causas que podem provocar a carbonização nas velas de ignição:
A voltagem disponível para a ignição diminui proporcionalmente ao decréscimo da resistência de isolação. Nesta condição a voltagem disponível diminui até provocar falha de ignição- Mistura ar/combustível (A/C) muito rica
- Ajuste incorrecto do carburador
- Sistema afogador defeituoso
- Sistema de injecção de combustível defeituoso
- Sistema de ignição com falhas
- Conexão defeituosa de cabos de alta tensão
- Condições de uso inadequadas
- Funcionamento em marcha lenta prolongada
- Funcionamento contínuo em baixa velocidade
- Vela fria demais

O que é o super-aquecimento de uma vela ?

Velas - Upgrade Pg161

O super-aquecimento prolongado pode ocasionar uma combustão anormal (pré-ignição), causando fusão dos eléctrodos da vela.
As velas super-aquecidas mostram uma superfície branca do isolador na ponta ignífera e sedimentos salientes. A fusão dos eléctrodos indica um super-aquecimento. Quando a temperatura da vela excede 870°C, a ponta ignífera funciona como uma fonte de calor antes da emissão da faísca e provoca (pré-ignição) uma combustão anormal.
Se esta situação se perdurar por muito tempo, pode levar a detonação, que causa fracturas no pistão (furos).
Causas
-Tempo de ignição muito adiantado
-Mistura de ar/combustível pobre demais
-Fluido de refrigeração e lubrificantes insuficientes
-A pressão aplicada ao turbo compressor é alta demais para o motor.
-Se usou uma vela quente demais

Qual a vantagem em usar velas de Iridium?

As velas de Iridium apresentam uma óptima ignibilidade e durabilidade, pois o Irídio é um material extremamente duro e resistente a altas temperaturas.
Com este material, podemos produzir eléctrodos com 0,6 mm de diâmetro, resultando em uma vela de ignição com maior vida útil e melhor ignibilidade (melhoria em acelerações e retomadas).

Eu falo na NGK,mas poderão existir no mercado outras marcas que considerem melhores,não quero de
forma alguma dar exclusividade ou propagandear a NGK,falo apenas por mim enquanto consumidor. Velas - Upgrade 697124

Convidad
Convidado

Velas - Upgrade Empty Velas NGK

Mensagem  J35 em Sex 28 Jan - 19:01

Na minha Roadwin a vela de origem é a NGK CR8EH-9, mas sei que há um upgrade possível para uma NGK Iridium CR8EHIX-9. Não se deve notar grande diferença de uma para a outra mas se calhar vou experimentar. Talvez para a CBF também exista uma vela de Iridium equivalente.
J35
J35

Masculino Mensagens : 15
Mota : Honda CBF 600

Mensagem  veiga em Sex 28 Jan - 19:03

Não inventem.... Velas - Upgrade 70049
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Mota : Sym GTS 300i Evo

Mensagem  Jose em Sab 29 Jan - 18:42

veiga escreveu:Não inventem.... Velas - Upgrade 70049

Muito lol! lol! lol!
Jose
Jose

Masculino Mensagens : 655
Mota : ex Honda CB500 ex Daelin Daystar Classic,ex Suzuki VStorm, Triumph Tiger 800 XRX

Mensagem  marcoelho em Sab 29 Jan - 22:51

Tambem concordo!!!!
marcoelho
marcoelho

Masculino Mensagens : 20
Mota : PCX, AFRICA TWIN, VFR1200F

Mensagem  AVIA99 em Dom 30 Jan - 13:45

J35 escreveu:Na minha Roadwin a vela de origem é a NGK CR8EH-9, mas sei que há um upgrade possível para uma NGK Iridium CR8EHIX-9. Não se deve notar grande diferença de uma para a outra mas se calhar vou experimentar. Talvez para a CBF também exista uma vela de Iridium equivalente.

O meu colega tem a Hyosung 125 GT e meteu as velas de Iridium e para já está satisfeito

AVIA99

Mota : MACAL CY 50 Thunder (Yamaha/Minarelli)

Mensagem  J35 em Sab 9 Abr - 19:21

Também já mandei vir, para tocar na revisão dos 4000Km. Velas - Upgrade 952112
J35
J35

Mensagem  André em Sab 9 Abr - 21:18

Trocar por velas de iridium não há problema, desde que sejam a mesma referência que a marca aconselha!

Eu tenho NGK iridium na AJP e no meu carro (no carro tenho há cerca de 40mil km e estão impecáveis).
Na AJP de origem leva DR8ES e pus a equivalente iridium DR8EIX.
Não faz milagres em prestações como é obvio, mas segundo a NGK melhora consumos e um pouco a resposta ao acelerador.

cmps
André
André

Masculino Mensagens : 19
Mota : AJP PR3 150 SM

Mensagem  jjmaia em Dom 10 Abr - 2:43

Eu aconselho vela de iridium. Faz o que deve fazer, ralentim mais estável e dura bem mais do que uma vela normal.
jjmaia
jjmaia

Masculino Mensagens : 1137
Mota : Honda CBR 600FA, ex CBF 125

Mensagem  Ruben Baptista em Dom 10 Abr - 12:15

...vão ao "Continentem"! lol! lol! lol!

A meu ver claro, as nossas "deusas" de ferro foram concebidas por individuos competentes e estudiosos, tais como engenheiros de aerodinâmica e mecânica and so on, que elaboraram projectos para que a performance seja a melhor e o desgaste dos materiais o menor, assim sendo quanto mais mexemos nelas mais riscos corremos. Por esse mesmo motivo e por ja ter más experiencias em "vidas" anteriores nem me passa pela cabeça exigir mais da minha farruska do que o que ela tem para me dar Velas - Upgrade 70049 Velas - Upgrade 952112
Ruben Baptista
Ruben Baptista

Masculino Mensagens : 1053
Mota : Keeway Superlight 125 Ed. Lim.

Mensagem  J35 em Sex 15 Abr - 18:50

Fiz a revisão na marca e montaram a vela de Iridium NGK CR8EHIX-9 que comprei no ebay por 12€. Esta queima de forma mais eficiente e nota-se um comportamento mais linear e melhor resposta da mota tanto em baixas como em altas rotações. Talvez por ter um filtro de ar reutilizável a diferença seja maior. Pelo preço valeu a pena a troca, aconselho vivamente. Velas - Upgrade 952112
J35
J35

Mensagem  Royal05 em Sex 15 Abr - 19:51

Boas amigo.........

Então na minha mota, que é a 2 tempos, rapidamente e com pouco dinheiro (mais ou menos) se poe a coisa a andar bem, muito bem mesmo....

Das 1as coisas a trocar é o escape, existindo escapes para baixas e escapes de altas, ou seja ou tens mais velocidade de ponta ou tens mais aceleração, depois filtro de ar, de preferência de espuma, pois o debito de ar é o dobro (20euros) depois, se for a carburador o melhor é trocar os giglers por uns maiores ( giglers= bocal pelo qual a gasolina passa antes de ser atomizada no cilindro) ou seja consegues meter mais gasolina no cilindro custam cerca de 10euros o par. Se a mota for a injecção e se se tiver mais dinheiro o melhor é trocar o injector por um de alto debito tb. Depois na parte eléctrica pode-se fazer muita coisa, desde avançar a bobine a trocar o cdi( isso fica mais carote se for a injecção, pois tem k ser inseridos novos mapas de injecção no cdi) è tipo uma repro. E claro não esquecer a vela, pois ao trocares a tua vela por uma mais eficiente vais conseguir queimar o excesso de gasolina que estas a meter no cilindro com as alterações que fizeste, se tiveres a mota de origem não vele o dinheiro trocares a vela....

Mas tb podes ganhar muito em alterares a relação de transmissão.. Alterando o pinhão e a cremalheira... Tb fica bem baratinho....

Espero ter ajudado

Abraço
Royal05
Royal05

Masculino Mensagens : 70
Mota : Honda CBR 600RR

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: