F125cc.com
V-Twin vs Parallel-Twin F125cc10
Outubro 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado
38 usuários online :: 3 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 35 Visitantes :: 3 Motores de busca

IamLeandro, Lallo, Rickyvanmartens

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

V-Twin vs Parallel-Twin

Ir em baixo

V-Twin vs Parallel-Twin Empty V-Twin vs Parallel-Twin

Mensagem  yoshihiza em Ter 23 Jul - 19:42

Boas Pessoal,

Tenho esta dúvida à já bastante tempo,

Qual a diferença entre motores V-Twin e Parallel-Twin!?
Existe vantagem em comprar motor paralelo?

Gostaria de saber as principais questões entre os dois, vantagens e desvantagens, custos, performance, durabilidade e etc.

Obrigado,

Boas Curvas.

yoshihiza

Masculino Mensagens : 19
Data de inscrição : 05/06/2012
Mota : Keeway Superlight 125 ED

Voltar ao Topo Ir em baixo

V-Twin vs Parallel-Twin Empty Re: V-Twin vs Parallel-Twin

Mensagem  TMO em Ter 23 Jul - 19:57

Do pouco que sei:

1. Os V-twins produzem um sonzinho mais agradável

2. A entrega de potencia é muito diferente entre um V-Twin e um inline. Não julgo que se possa dizer que um é melhor que outro, são simplesmente diferentes.

3. Dependendo da inclinação, o conforto tende a ser melhor, tem poucas vibrações.


Depois existe um sem fim de especificidades com RMPs e arrefecimento que sinceramente nunca tentei perceber.

Em regra:

Em motores do mesmo tamanho, um inline tem mais velocidade de ponta e cavalos. O V-twin vai ter mais torque.

Um bom exemplo


Mais uns metros e a harley ficava para traz, muito para traz.


Última edição por TMO em Qua 24 Jul - 20:46, editado 1 vez(es)
TMO
TMO

Masculino Mensagens : 720
Data de inscrição : 16/01/2012
Mota : Hoyosung 250 GT

Voltar ao Topo Ir em baixo

V-Twin vs Parallel-Twin Empty Re: V-Twin vs Parallel-Twin

Mensagem  Joe em Ter 23 Jul - 21:25

Bem do pouco que sei e pesquisei, apesar de muito pensarem o contrário, eles no que em termos de potência diz respeito são muito semelhantes, dependendo o facto de mais torque que associamos aos v-twin e a capacidade de fazer rpm e ter ponta que associamos aos motores em linha ser mais do que outra coisa uma questão de afinação e para que uso se dará ao motor, se uma R por exemplo ou uma custom, são diferentes isso sim no custo de fabrico, ganhando normalmente os em linha, sendo também mais compactos são também mais faceis de "encaixar" num quadro mais pequeno, podendo assim trabalhar mais a melhor maneira de atingir o centro de gravidade ideal ao tipo de mota em questão, por outro lado os v-twins devido á sua forma( um cilindro em frente ao outro e mais "altos) permitem que as motas sejam mais estreitas, resumindo penso que se trata basicamente de custos de produção e manutenção, já tive o prazer de conduzir bicilindricos paralelos e v-twins(ou neste caso L-twins) e são ambos fantásticos.... mas espera ai pela cavalaria pesada das explicações ( Ó Dias......) V-Twin vs Parallel-Twin 952112 
Joe
Joe

Masculino Mensagens : 1710
Data de inscrição : 17/06/2011
Mota : STRADA 125 / SUZUKI GSXR 750/Suzuki GZ 250/Suzuki DR 650 RSE/kawasaki ZZR/Suzuki GSX750F/Jawa 350

Voltar ao Topo Ir em baixo

V-Twin vs Parallel-Twin Empty Re: V-Twin vs Parallel-Twin

Mensagem  elsobrolho em Qua 24 Jul - 10:52

Joe escreveu:Bem do pouco que sei e pesquisei, apesar de muito pensarem o contrário, eles no que em termos de potência diz respeito são muito semelhantes, dependendo o facto de mais torque que associamos aos v-twin e a capacidade de fazer rpm e ter ponta que associamos aos motores em linha ser mais do que outra coisa uma questão de afinação e para que uso se dará ao motor, se uma R por exemplo ou uma custom, são diferentes isso sim no custo de fabrico, ganhando normalmente os em linha, sendo também mais compactos são também mais faceis de "encaixar" num quadro mais pequeno, podendo assim trabalhar mais a melhor maneira de atingir o centro de gravidade ideal ao tipo de mota em questão, por outro lado os v-twins devido á sua forma(  um cilindro em frente ao outro e mais "altos) permitem que as motas sejam mais estreitas, resumindo penso que se trata basicamente de custos de produção e manutenção, já tive o prazer de conduzir bicilindricos paralelos e v-twins(ou neste caso L-twins) e são ambos fantásticos.... mas espera ai pela cavalaria pesada das explicações ( Ó Dias......) V-Twin vs Parallel-Twin 952112 

isto.
por norma, os v-twin têm um custo de manutenção mais elevado, pois - por norma, lá está - são muito mais "musculados" a trabalhar. basta ver uma harley/virago/etc a abanar e comparar com qualquer outra equipada com um motor paralelo.
os V-twin também costumam ser mais pesados.
mas vamos esperar pelos supra-sumos...
elsobrolho
elsobrolho

Masculino Mensagens : 837
Data de inscrição : 12/07/2011
Mota : HD XG750

Voltar ao Topo Ir em baixo

V-Twin vs Parallel-Twin Empty Re: V-Twin vs Parallel-Twin

Mensagem  veiga em Qua 24 Jul - 20:31

V-Twin



- Entrega de potência mais bruta e imediata

- Atinge menos rotações.

- Consumos mais elevados

- Maiores vibrações

- Em muitos casos, problemas no cilindro traseiro, por culpa de deficiente arrefecimento. 


Twin-paralel


- Entrega de potência mais suave

- Atinge rotações mais elevada, com excepção do motor das NC, mas aqui estamos perante um motor construído para ser económico, dando prioridade ao binário e não à potência.

- Menores vibrações.
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Voltar ao Topo Ir em baixo

V-Twin vs Parallel-Twin Empty Re: V-Twin vs Parallel-Twin

Mensagem  Dias em Qui 25 Jul - 15:33

V-Twin vs Parallel-Twin 536420 V-Twin vs Parallel-Twin 536420 V-Twin vs Parallel-Twin 536420 
O que vocês me fizeram estar para aqui a pensar antes de começar a escrever!

O veiga já falou do problema de arrefecimento (que é frequente) no cilindro de trás dos V-twin arrefecidos a ar. Contudo, os twin não são muito frequentes em motos 125cc e as "coisinhas bonitas" (Varadero, V-storm, GV650) estão a sair com arrefecimento líquido.

Todos os motores (de explosão) têm vibrações! A melhor solução seria um motor radial (AKA em estrela) ou giratório com um número de cilindros múltiplo de 4

V-Twin vs Parallel-Twin Images?q=tbn:ANd9GcT7tbE5bv5JE7QgkkZfi4wwTXk1CJccLs9wzYmo5VLxCFFmSOPBBHyetNfc

com 2 (ou mais) manivelas em configuração "boxer", mas que obviamente não é a melhor escolha para motos, só que, como há malucos para tudo... temos a Megola

V-Twin vs Parallel-Twin 320px-MHV_Megola_01

em que o motor está dentro da roda da frente.
Parêntesis: Como não há limites para a imaginação, há projectos do arco-da-velha destinados a evitar as vibrações. Um exemplo é um motor de cilindros opostos sem biela-manivela, em que o pistão, para além do movimento linear, roda dentro do cilindro.
Voltando aos motores habituais, note-se que embora as vibrações transversais sejam teoricamente eliminadas pela distribuição circular, mantêm-se as de torção.
Se o problema das vibrações estivesse só na sua causa, e como já não há segredos de mecânica entre os fabricantes, seria de esperar que actualmente todas as 125 monocilíndricas vibrassem o mesmo, só que sabemos que isso não é verdade. Entre a causa da vibração (força devida a desequilíbrio mecânico) e o que sentimos como vibração (movimento) estão a inércia do motor (peso e dimensões), se é longitudinal ou transversal, a maneira como ele está fixado ao chassis, a rigidez deste, etc. Ora, estes factores são escolhidos pelos fabricantes mais por questões estéticas ou para agradar aos clientes. Por exemplo, um V-twin fica mesmo a calhar numa custom (porque tem espaço certo em altura e forma para o receber) e a BMW usa o boxer como imagem de marca.

Num V-twin arrefecido a ar e com um ângulo do "V" pequeno, as bielas têm que ser compridas para afastar as zonas quentes uma da outra. Se a isto juntarmos que um V-twin (geralmente) não tem válvulas à cabeça, dá para perceber as diferenças de prestações, consumos, etc. que já foram mencionadas pelo veiga. Contudo, a "culpa" não é do "V" mas das opções (de alguns) dos fabricantes. Há excepções, como a V-storm e a GV650 que têm um motor que é uma delícia (para quem gosta).

Para terminar, porque a conversa já vai longa, diria que V-twin vs. parallel-twin é quase o mesmo que estar a discutir loiras vs. morenas. O que é preciso é que gostem da moto, independentemente do tipo de motor que tem.
Gostaria de acrescentar que concordo com o Joe quando ele diz que há ideias generalizadas que têm muito de preconceito (ou de publicidade enganosa).


Última edição por Dias em Sex 26 Jul - 9:39, editado 1 vez(es) (Razão : Correcção)
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5420
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Voltar ao Topo Ir em baixo

V-Twin vs Parallel-Twin Empty Re: V-Twin vs Parallel-Twin

Mensagem  elsobrolho em Qui 25 Jul - 17:01

Dias escreveu:Para terminar, porque a conversa já vai longa, diria que V-twin vs. parallel-twin é quase o mesmo que estar a discutir loiras vs. morenas. O que é preciso é que gostem da moto, independentemente do tipo de motor que tem.
Gostaria de acrescentar que concordo com o Joe quando ele diz que há ideias generalizadas que têm muito de preconceito (ou de publicidade enganosa).

E as ruivas, pá?
:venia:  :
elsobrolho
elsobrolho

Masculino Mensagens : 837
Data de inscrição : 12/07/2011
Mota : HD XG750

Voltar ao Topo Ir em baixo

V-Twin vs Parallel-Twin Empty Re: V-Twin vs Parallel-Twin

Mensagem  Dias em Sex 26 Jul - 11:29

Entretanto descobri que não tinha falado do barulho do escape.
Mais uma vez convem não confundir as coisas, porque o "melhor som" não tem a ver com o "V" mas com o ângulo entre as manivelas da cambota, isto é, um motor em V pode ter o mesmo som de um em linha, quer seja para "melhor" ou para "pior".

Notas:
- Como há mais nomes do que tipos de motores e mudam-lhes o nome à mínima alteração, passei a usar "em V" e "em linha" para evitar discussões de nomenclatura.
- Na continuação vou admitir que todo o sistema de escape é o mesmo. Mais uma vez lembro que motos de diferentes tipos têm motores diferentes e também têm escapes diferentes, pelo que a diferença de ronco não depende só da configuração do motor.

Se pensarmos num motor radial como sendo um bôlo, um 2 cilindros em V pode ser como uma fatia do bôlo que apanha 2 cilindros. Neste caso, as 2 bielas estão ligadas à mesma manivela da cambota (esta solução permite que o motor seja mais compacto). Assim, os pistões não chegam ao ponto morto superior ao mesmo tempo e o tempo entre o escape do cilindro 1 para o do 2 não é o mesmo que entre o do 2 para o 1. Num caso a cambota roda [360º - ângulo do V], e no outro [360º + ângulo do V]. Isto faz com que o som seja mais "profundo" e pareça que o motor roda mais devagar.
Se as bielas estiverem ligadas a manivelas da cambota desfasadas do mesmo ângulo que o V (esta solução permite que haja mais um apoio na cambota, o que dá um motor mais robusto), como acontece nos cilindros em linha e nos boxer, os escapes dos cilindros estão igualmente espaçados no tempo. Isto faz com que o som seja menos encorpado e pareça que o motor roda mais depressa.

Como analogia, experimentem bater com dois dedos na mesa, um a seguir ao outro, a cada segundo, e comparem com bater o mesmo dedo na mesa a cada 1/2 segundo.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5420
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Voltar ao Topo Ir em baixo

V-Twin vs Parallel-Twin Empty Re: V-Twin vs Parallel-Twin

Mensagem  Fernando Gil em Sex 26 Jul - 16:29

Ó Dias, isso mais parece uma tese de doutoramento, sim senhor !

Olha, eu só sei que se gasta mais mão-de-obra e material nos cilindros em V. É tudo a duplicar: 2 blocos, juntas de cilindros e cabeças é a dobrar também e até para mudar velas temos de desmontar radiador de óleo para a vela da frente e o depósito de gasolina (é verdade!) para a vela traseira.

Eh pá, mas não digas que os V-twin não têm válvulas à cabeça, porque têm. Pelo menos a minha hyosung tem 4 por cilindro, na cabeça do motor.

Quanto ao resto, também concordo que é como a Sagres e a Superbock...

Abraço!
Fernando Gil
Fernando Gil

Masculino Mensagens : 596
Data de inscrição : 10/07/2013
Mota : Ex (Daelim Roadwin 125R, Honda CB500, Hyosung Comet 250, Yamaha XJ600). Atualmente: À procura...

Voltar ao Topo Ir em baixo

V-Twin vs Parallel-Twin Empty Re: V-Twin vs Parallel-Twin

Mensagem  elsobrolho em Sex 26 Jul - 16:49

ia jurar que a virago (pelo menos as mais recentes) também têm.
mas não me lembro sinceramente.

sei que o motor da v-strom (do meu primo) e a da minha kawa (ambas 650) têm prestações completamente diferentes em tudo. mas lá está, as motas têm o motor certo para aquilo que são desenhadas.
É uma questão de sabermos escolher o que queremos que façam melhor. Depois existem umas jack-of-all-trades que fazem tudo bem, mas não fazem X ou Y tão bem como as outras.
elsobrolho
elsobrolho

Masculino Mensagens : 837
Data de inscrição : 12/07/2011
Mota : HD XG750

Voltar ao Topo Ir em baixo

V-Twin vs Parallel-Twin Empty Re: V-Twin vs Parallel-Twin

Mensagem  TMO em Sex 26 Jul - 17:02

Ele disse geralmente, o que é verdade a maioria dos Vs não tem válvulas a cabeça. O nosso 250 por acaso tem!


Continuo achar que o barulho de um V Twin é bem mais sexy! Mas isso são gostos!


Boas curvas!
TMO
TMO

Masculino Mensagens : 720
Data de inscrição : 16/01/2012
Mota : Hoyosung 250 GT

Voltar ao Topo Ir em baixo

V-Twin vs Parallel-Twin Empty Re: V-Twin vs Parallel-Twin

Mensagem  Dias em Sex 26 Jul - 17:30

fernando.gil.14855 escreveu:... Eh pá, mas não digas que os V-twin não têm válvulas à cabeça, porque têm ...
Como sou distraído... Queria dizer árvore(s) de cames (excéntricos, para os puristas da língua) à cabeça!

Nota: Só para se rirem, a Megola tem as válvulas de lado, o que está muito bem apanhado... assim os mesmos 2 ressaltos servem para abrir as válvulas de todos os cilindros, que fazem todos a admissão e o escape na mesma posição, isto é, há um único carburador e colectores de admissão e escape (que estão fixos ao garfo)!

Aproveito para discordar de ser (sempre) mais caro a manutenção de um V-twin. Por exemplo, se a junta da cabeça de um cilindro "queimar", não é preciso ir fazer a mesma coisa no outro (deve ser um dos poucos casos em que não se vai logo mudar o que ainda está bom... antes que aconteça o mesmo do outro lado; mesmo assim, eu ia logo buscar a chave dinamométrica para verificar o apêrto dos parafusos da cabeça).

As minhas desculpas se costumo ser chato por escrever "testamentos", mas acho que já bem bastam os políticos (e outras alimárias afins) para nos andarem a emprenhar de ouvido. Pelo menos tentemos manter a sanidade mental quando se fala de coisas técnicas. Não se pode saber tudo sobre tudo, mas não aceito ter que marrar as coisas que não percebo. Dito de outro modo, detesto a "cultura do piano de cauda" (se não perceberam, pode ser que um dia explique).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5420
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Voltar ao Topo Ir em baixo

V-Twin vs Parallel-Twin Empty Re: V-Twin vs Parallel-Twin

Mensagem  Fernando Gil em Sex 26 Jul - 18:06

Pois, ainda bem que inventaram motas e motores. Assim sempre podemos dizer umas baboseiras que não ofendemos ninguém. E olha que não aborreces nada com as tuas explicações. Continua com esses posts de mecânica. Consigo ler com mais interesse do que as leis que os burocratas cá do burgo publicam no DR!

Mas continuo a dizer que nem sempre é fácil decidir entre Sagres e Superbock !V-Twin vs Parallel-Twin 33673 
 
 V-Twin vs Parallel-Twin 1291266795
Fernando Gil
Fernando Gil

Masculino Mensagens : 596
Data de inscrição : 10/07/2013
Mota : Ex (Daelim Roadwin 125R, Honda CB500, Hyosung Comet 250, Yamaha XJ600). Atualmente: À procura...

Voltar ao Topo Ir em baixo

V-Twin vs Parallel-Twin Empty Re: V-Twin vs Parallel-Twin

Mensagem  Dias em Sab 27 Jul - 16:52

V-Twin vs Parallel-Twin 449884 
fernando.gil.14855 escreveu:... Mas continuo a dizer que nem sempre é fácil decidir entre Sagres e Superbock ! ...
Discordo!
Como poderão ver brevemente no meu novo post no tópico "Algarve - Encontros, passeios e mergulhos!!!!", hoje passei por Boião. Às 12:45 pedi uma Super Bock e responderam-me que só havia Sagres. Conclusão: bebi o que havia, isto é, a escolha foi fácil!!!
Eu preferiro Super Bock mas, depois de mais de 100 km em cima da Cygnus pela serra Algarvia/Alentejana... até bebia Cergal ou Tagus (depois logo percebem a piada quando meter a foto)!
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5420
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Voltar ao Topo Ir em baixo

V-Twin vs Parallel-Twin Empty Re: V-Twin vs Parallel-Twin

Mensagem  Joe em Sab 27 Jul - 17:11

Dias escreveu:V-Twin vs Parallel-Twin 449884 
fernando.gil.14855 escreveu:... Mas continuo a dizer que nem sempre é fácil decidir entre Sagres e Superbock ! ...
Discordo!
Como poderão ver brevemente no meu novo post no tópico "Algarve - Encontros, passeios e mergulhos!!!!", hoje passei por Boião. Às 12:45 pedi uma Super Bock e responderam-me que só havia Sagres. Conclusão: bebi o que havia, isto é, a escolha foi fácil!!!
Eu preferiro Super Bock mas, depois de mais de 100 km em cima da Cygnus pela serra Algarvia/Alentejana... até bebia Cergal ou Tagus (depois logo percebem a piada quando meter a foto)!



ehehe...que grande explicação V-Twin vs Parallel-Twin 697124 
Joe
Joe

Masculino Mensagens : 1710
Data de inscrição : 17/06/2011
Mota : STRADA 125 / SUZUKI GSXR 750/Suzuki GZ 250/Suzuki DR 650 RSE/kawasaki ZZR/Suzuki GSX750F/Jawa 350

Voltar ao Topo Ir em baixo

V-Twin vs Parallel-Twin Empty Re: V-Twin vs Parallel-Twin

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum