F125cc.com
CBF 125 - Curvas F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
CBF 125 - Curvas F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
86 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 86 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

CBF 125 - Curvas

+6
jorge.coreta
veiga
Bruno
Dias
Bastet
Antonio
10 participantes

Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty CBF 125 - Curvas

Mensagem  Antonio Qui 14 Out - 8:46

Boas pessoal,

Já vi que existe muita gente com CBF´s 125, adquiri uma CBF muito recentemente, e embora já dê umas voltinhas, pequenas e se possível em horas de pouco movimento, tenho sentido dificuldade em curvas, principalmente para a direita, nunca tinha andado de mota até ter andado na minha, não tive dificuldades, ao fim dos primeiros minutos de condução ja conseguia fazer alguns 8´s apertados e devagar, o problemas mete-se por exemplo a fazer uma curva normal á direita, o que acontece é que parece que estou a curvar com um camião tir :) pois começo na minha faixa e acabo quase na faixa contrária, o que acontece é que não me estou a inclinar o suficiente, mesmo devagar, o que aumenta consideràvelmente o espaço que utilizo para virar, gostaria de saber junto de alguém mais ou menos na mesma situação que eu se existe alguma forma de aprender a fazer as curvas, sem que utilize tanta estrada para fazer uma curva (á direita apenas).

Quando digo que faço a curva devagar, nota-se que vou em 2ª e ainda dou um cheirinho no travaão antes de entrar na curva, tenho a inteligência de não curvar enquento estou a curvar :)

Se alguem conseguir ajudar, fico desde já agradecido.

Cumprimentos a todos
Antonio
Antonio

Masculino Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/08/2010
Mota : CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Convidad Qui 14 Out - 9:02

Olá António,posso te deixar a minha sugestão,quando fazes a curva tanto á esquerda como á direita,enquanto não ganhas confiança com a mota ou encontras o piso meio húmido ou molhado podes experimentar contra-balancear o corpo para o sentido inverso da curva,ou seja a mota vira e o teu corpo fica a direito (ou quase),isso vai-te dar mais ângulo de viragem e tens o corpo a servir de limite,ou seja se em condições normais com os pneus de origem da tua mota a curvar o ângulo é de +- 20 a 30º,se aplicares esta técnica o ângulo pode ir até aos 40º dependendo da curva CBF 125 - Curvas 697124

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Antonio Qui 14 Out - 9:09

Costa,

Segundo percebi, quando curvo, devo tentar manter o corpo na posição como se fosse a andar a direito, o mais direito possível, certo?

Quanto ao estado do piso, não se deve ao facto de estar húmido ou molhado, pois sem querer curvei mesmo em cima da tinta branca de uma passadeira, porque em Portugal as passadeiras estão em cima das curvas, mas não senti qualquer dificudade em controlar a moto, ja numa cusvar normalissima sem passadeira, acabei a curva no lado oposto da via, vou experimentar como disseste, nos 8´s como é devagar, até os consigo fazer sem dificuldade bem apertadinhos:)

Obrigado
Cumpr.

Antonio
Antonio

Masculino Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/08/2010
Mota : CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Convidad Qui 14 Out - 9:12

António

Não te esqueças que nas motos, pouco se utiliza o guiador para virar. Só nas manobras ou em baixas velocidades (mesmo baixas, tipo rotundas ou mudanças de direcção)!
Tens de utilizar o corpo e só ligeiramente o guiador... tal como o companheiro costa disse!

Se quiseres umas dicas, marca uma Tertúlia e a malta dá-te uns conselhos a troco de uns cafés... CBF 125 - Curvas 436749


Última edição por Paulo Varela em Qui 14 Out - 9:14, editado 2 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Convidad Qui 14 Out - 9:13

Paulo Varela escreveu:António


Se quiseres umas dicas, marca uma Tertúlia e a malta dá-te uns conselhos a troco de uns cafés... CBF 125 - Curvas 436749
Eu concordo!!!!!! CBF 125 - Curvas 546902 CBF 125 - Curvas 39421

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Antonio Qui 14 Out - 9:17

Olha que boa ideia que voçês tiveram,

Ainda tenho algum receio em andar pelo transito, até porque ainda não tive a coragem de a trazer para o trabalho, pois ao fim da tarde já exiet muito transito, e a minha experiencia resume-se a....13km andados em 3 voltas separadas :)

Se voçês tiverem disponíveis este sábado, e se conhecerem algumas estradas menos movimentadas claro que gostava de combinar uma tertúlia, tenho pensado em enfiar-me no meio da serra de Sintra, como conheço bem as estradas, e sinto dificuldade ao curvar, ao meter-me na serra com tanta curva e contra curva, hei-de sair de lá a saber curvar.

Vamos então combinar algo, que tal sábado á tarde?

Cafés???? não pode ser uma mine? :beber:
Antonio
Antonio

Masculino Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/08/2010
Mota : CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Bastet Qui 14 Out - 13:34

Antonio escreveu:Cafés???? não pode ser uma mine? CBF 125 - Curvas 33673
CBF 125 - Curvas 668205 Beber álcool e conduzir? CBF 125 - Curvas 668205 Nahhhh vocês vão beber um cafézinho e e... lol!

Quando andei a praticar, passei algum tempo só em estradas sem movimento. Fazia muitos 8 porque acho que é a melhor forma de saber manobrar a moto.
Em relação às curvas também tinha muito medo mas o melhor é fazeres bastantes. Tanto para um lado como para o outro.
A minha técnica é relaxar o corpo e deixar ir. Não inclinar muito mas tem que se inclinar para curvar. Olhar sempre para a frente. Os olhos devem seguir o trajecto da curva.
Inconscientemente começas a virar o guiador para o lado contrário da curva. (isto tem um nome que não me lembro)
Não stresses no meio da curva, se fores "com tranquilidade" vais ver que a moto inclina bastante bem.
Boas curvas
Bastet
Bastet

Feminino Mensagens : 316
Data de inscrição : 01/07/2010
Mota : Sym Wolf 125cc / Sym Wolf 125cc

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Convidad Qui 14 Out - 13:47

Bastet escreveu:
Antonio escreveu:Cafés???? não pode ser uma mine? CBF 125 - Curvas 33673
CBF 125 - Curvas 668205 Beber álcool e conduzir? CBF 125 - Curvas 668205 Nahhhh vocês vão beber um cafézinho e e... lol!


Inconscientemente começas a virar o guiador para o lado contrário da curva. (isto tem um nome que não me lembro)
Não stresses no meio da curva, se fores "com tranquilidade" vais ver que a moto inclina bastante bem.
Boas curvas
A isso chama-se "drifting"penso eu CBF 125 - Curvas 536420

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Antonio Qui 14 Out - 14:25

Para Bastet:

Uma minezinha também não pode fazer muito mal, com responsabilidade :)

Quanto ás curvas, realmente tenho noção disso, acho que dificulta a trajectória de entrada que utilizei, pois como me mantive no lado direito da faixa, estupidamente acabei por entrar por dentro e sair por fora, o que é francamente errado utilizar tal trajectória.

Quanto á "tranquilidade" bem, sou sincero que ainda não me sinto á vontade em cima da bicha, sei disso porque agarro no guiador como se a minha vida disso dependesse, mas já quando estava a tirar a carta de carro fazia o mesmo, depois passou, penso que isso vai desaparecer com o tempo, e quando me sentir mais tranquilo em cima da bichinha, as curvas serão também mais naturais.

Vou pensar num bom trajecto para fazer este sábado á tarde, tenho receio, pois nunca andei mais de 10min de seguida na moto, mas deste sábado não passa, quero fazer muitos e bons km, moro pertinho da serra de sintra, vou pensar num bom trajecto, pois por ali, curvas e bom alcatrão não falta.
Se alguem tiver alguma ideia para uma voltinha no sábado, chegue-se á frente, tenho pensado em ir de Sintra (vila) até á praia grande, passando por colares, que vos parece?

Obrigado a todos companheiros.

Antonio
Antonio

Masculino Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/08/2010
Mota : CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Dias Qui 14 Out - 14:59

Embora seja maçarico (ainda só tenho 4.500 km em 125's), vou arriscar a dar a minha opinião, até porque também deito mais facilmente a mota para a esquerda do que para a direita.
Tanto quanto consegui ir percebendo, isto é um problema puramente psicológico que tem a ver com o facto de geralmente apoiarmos o pé esquerdo no chão quando a mota está parada (por várias razões: o apoio lateral está do lado esquerdo, saltamos para cima da mota pelo lado esquerdo, o travão de trás está no pé direito pelo que é o esquerdo que vai para o chão, como a mão direita está no punho sentimo-nos mais à vontade para usar a mão esquerda para apoiar o corpo em caso de queda, etc.). Assim, mentalmente temos tendência a criar a ideia que a posição de maior equilíbrio é a mota inclinada para a esquerda!
Para destruir rapidamente esta ideia é preciso usar a racionalidade (para a mente perceber que está a partir de um princípio errado) e a prática (para transformar em hábito o deitar a mota).
Se é para ser racional, então usemos a Física e a Matemática, porque a mente não tem argumentos contra. Se, num determinado piso, conseguires inclinar a mota de um determinado ângulo a baixa velocidade, então também o consegues fazer sem cair a 100 km/h no mesmo piso! É apenas um equilíbrio de forças!
Notas:
1) O anterior só é válido se o piso for liso, isto é, não estou a considerar os problemas ligados com a "frequência de ressonância" da suspensão;
2) se o ângulo de inclinação da mota é o mesmo a diferentes velocidades, então também serão diferentes os raios de curvatura, isto é, curva apertada a baixa velocidade e curva suave a alta!
Assim, as minhas sugestões são:
- Não tenhas pressa!
- Usa um percurso para testes, de modo a saberes a que velocidade e com que inclinação é que vais conseguindo fazer cada curva.
- Diminui a velocidade à entrada da curva até te sentires à vontade para inclinar a mota; depois é pôr os olhos no fim da curva e começar a acelerar.
- Em estrada a direito, começa a fazer "dançar" a mota (ir aos zig-zags).
- Sem rodar o guiador, usa os pés para transferir o peso do corpo sobre os estribos, ou as mãos para carregar mais ou menos em um dos lados do guiador, para inclinar a mota (vai ser muito útil para correcções de inclinação e de trajectória, em especial para andar no meio dos enlatados e não bater com o guiador nos espelhos; também vais aprender que podes guiar a mota sem ter as mãos no guiador - mais uma vez é só Física e resulta do efeito giroscópico da roda da frente -).

Há mais um conselho, mas vou mandar-to por MP.

É pena que este fim-de-semana não esteja por Lisboa... Caso contrário teria muito gosto em irmos treinar.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Bastet Sex 15 Out - 8:12

A minezinha pode dar mais confiança mas pode ser mau CBF 125 - Curvas 668205 Aconselho a beber a mini depois da aprendizagem CBF 125 - Curvas 952112
Também não te aconselho a ires treinar as curvas para Sintra. Conheço muito bem aquelas estradas e o que não faltam são perigos: curvas bastante apertadas, piso em mau estado, carros em contra-mão, lixo na estrada principalmente folhas por causa do Outono, bermas baixas, piso molhado, entre outros...
Porque não vais para um parque de estacionamento ou praceta? Eu andei a aprender numa praceta do Borel (não andem por aquela zona que podem dar de caras aqui com a maçarica). É preferível um sítio com pouco trânsito e o que não falta em Sintra ao fim de semana é pessoal a acelerar naquelas curvas.
A "tranquilidade" é isso mesmo, vai-se adquirindo com calma, mas tens que praticar.
Em relação à curva ser esquerda ou direita eu ao contrário de algumas pessoas curvo melhor para a direita. Talvez por ser canhota e ter o lado direito do cérebro mais desenvolvido CBF 125 - Curvas 546902
Boas curvas e pratica com "tranquilidade" CBF 125 - Curvas 697124
Bastet
Bastet

Feminino Mensagens : 316
Data de inscrição : 01/07/2010
Mota : Sym Wolf 125cc / Sym Wolf 125cc

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Antonio Sex 15 Out - 8:39

Ola Bastet,

Tenho perfeita noção dos perigos que mencionaste, mas o meu raciocinio foi, se conseguir aprender ali, dificilmente terei problemas noutras curvas, pois relamente como tu disseste, e muito bem, perigos por ali não faltam.

A primeira vez que andem de mota realmente fui para o parque um pouco grande pertinho da Decatlhon em Mem martins, e secalhar é para onde vou este fim de semana, ou aí, ou então procurar um sitio bem isolado :)

Obrigado pelos conselhos


Antonio
Antonio

Masculino Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/08/2010
Mota : CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Bastet Sex 15 Out - 13:34

Olá António
Se aprenderes nas curvas de Sintra sem dúvida que ficas pro. Mas é um sítio em que um simples erro pode custar bem caro Sad
Fazes bem em ir praticar num sítio calmo. E não tenhas vergonha por isso porque ninguém nasce ensinado. Olha que eu andei a praticar uns bons meses até me sentir mais confiante.
Quanto à mini (e eu a dar-lhe com a mini) é preferível vinho do Porto. Dizem que acalma os nervos CBF 125 - Curvas 546902
Boas curvas e depois diz algo da prática...
Bom fim de semana
Bastet
Bastet

Feminino Mensagens : 316
Data de inscrição : 01/07/2010
Mota : Sym Wolf 125cc / Sym Wolf 125cc

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Antonio Sex 15 Out - 14:18

Bastet,

Esse foi o meu raciocinio, ja quando tirei carta de carro, no 2º dia em que tive carro, meti-me na 24 de julho para ir tratar de documentos, nervoso e a suar mas la me safei, nunca virei costas aos desafios e sempre entendi que aprender com algo muito dificil, depois so pode ficar mais fácil, mas és capaz de ter razão em encontrar um sitio calmo, realmente na minha zona consigo um sitio ou outro que dá para treinar.

Vamos lá á história da mine :) o vinho do porto é realmente algo que acalma muito mais, e até prefiro, sabe melhor, saboreia-se melhor, enfim, grande produto nacional, mas para "conbibio" venha a mine :)

Este fim de semana, se se proporcionar, vou procurar um sitio calmo e vou curvar e curvar e curvar, o mais possível para a direita, pois para a esquerda, não sinto grande dificuldade.

Obrigado pelos conselhos e bom fim de semana para ti
Antonio
Antonio

Masculino Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/08/2010
Mota : CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Pneus CBF 125

Mensagem  Antonio Qua 27 Out - 8:19

Olá companheiros,

Alguem conhece a marca de pneus TVS?

Tenho esses pneus numa CBF125, não sinto la grande segurança a curvar com eles, pois quando se aperta a curvar mais um pouco, sente-se a roda de trás a querer "ir para onde não deve" é uma sensação que a roda está a deslizar no alcatrão.

Alguem tem uma opinião acerca destes pneus?

Cumpr.
Antonio
Antonio

Masculino Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/08/2010
Mota : CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Bruno Qua 27 Out - 10:27

Bom dia Antonio

Esses pneus CBF 125 - Curvas 861721
Dos foruns por onde tenho passado falam mal desses pneus, muitas motos de 2009 vieram com esse lote de TVS, depois mudaram para Continental.
Relatam os utilizadores (TVS) que escorrega no molhado, e muito....
Faz uma busca na web sobre os pneus e cbf 125 decerto encontras informações.
Eu tenho uns Continental e até à data estou satisfeito.

Boas curvas
Bruno
Bruno

Masculino Mensagens : 74
Data de inscrição : 10/09/2010
Mota : AT

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  veiga Qua 27 Out - 11:53

Ora bem

1º Tens de te "soltar" mais, não agarres o volante com tanta força, etc, etc. Basta conduzires tenso e tão "agarrado" à moto, para não conseguires curvar como deve ser.

2º arranja uma recta sem transito e ao andares com a moto vai balaçando para a esquerda e direita para lhe ires sentindo o peso e ver como a moto reage.

3 Usa as pernas quando curvares. Se uma curva é para, por exemplo a esquerda, faz força na perna esquerda na peseira e quando voltares para a posiçao normal faz força na direita. Claro que quando digo força, não é exactamente fazer força mas sim fazer um pouco de pressão-

4º Algo que a maioria se esquece e depois dizem que não conseguem curvar ou que a moto não curva: A PRESSÃO DOS PNEUS!
Já viste se a pressão dos pneus da CBF está correcta? Verifica e pode ser que tenhas uma surpresa.

Ate já
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Antonio Qua 27 Out - 11:57

Boas,

Em resposta ao 4º tópico, a pressão dos pneus é a correcta, a mota saiu do stand á 3 semanas mais ou menos, quero acreditar que vinha com a pressão correcta, a suspensão vinha toda afinada etc...

Quanto ao resto, vou fazer a pressão que tão bem referiste, pode realmente ajudar.

Já não faço força e já não vou tão agarrado ao volante, o que ajudou foi realmente as 3 horas que passei na serra de Sintra na curva contra curva, mas no inicio não me "deitava" muito nas curvas, agora que a confiança é outra já me vou inclinando mais, e foi aí que comecei a reparar na "dança" do pneu de trás, algo muito ténue é verdade, mas está lá.

Talvez a marca não ajude, TVS Tyres.

Obrigado pelos conselhos
Antonio
Antonio

Masculino Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/08/2010
Mota : CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  veiga Qua 27 Out - 12:18

Vai por mim...assim que puderes vai verificar a pressão dos pneus.


Sei por experiência própria que nem todos os stands verificam a pressão antes de entregarem a moto ao cliente.

è um erro em que muita gente cai, pois pensa q foi tudo verificado

E já agora habitua-te a ver a pressão todas as semanas, pois ao contrário do automóvel, que menos uma libra de pressão pouca diferença faz, numa moto essa mesma libra faz uma diferença do caraças, tanto no andamento da moto, como principalmente a curvar.

Verifica a pressão assim que puderes. CBF 125 - Curvas 952112
veiga
veiga

Masculino Mensagens : 2876
Data de inscrição : 26/11/2009
Mota : Sym GTS 300i Evo

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Antonio Qui 28 Out - 12:55

Boas,

Ontem ao fim da tarde passei pelo stand onde a comprei, sem problema, "vamos já ver isso" "ha sempre solução" s~~ao frases que gosto de ouvir quando lido com garantias e stands, e sem nada a reclamar, o stand á entrada de Mem Martins, Lopes e Lopes, muito bom mesmo, cheguei, fui logo atendido, mota para dentro do estaleiro, vamos lá ver, ajuste no travão de pé, a meu pedido, para travar um pouco mais acima, pois estava a travar muito la em baixo, facilimo, 2 minutos e ajuste feito, resultado, perfeito.

Então agora os pneus, ajuste da pressão, encheu mais um pouco, nota-se logo, embora note-se que os pneus não primam pela qualidade e sim pela durabilidade, ficou melhor, é uma questão de ter cuidado.

Massa lubrificante no pedal das mudanças, limpeza e consequente explicação do porquê daquela massa ali estar.

Resumindo, daquele stand só tenho a dizer bem.

Cumpr
Antonio
Antonio

Masculino Mensagens : 42
Data de inscrição : 20/08/2010
Mota : CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Convidad Qui 28 Out - 13:27

CBF 125 - Curvas 952112 CBF 125 - Curvas 952112 CBF 125 - Curvas 952112 CBF 125 - Curvas 952112

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  jorge.coreta Dom 2 Out - 10:59

Antonio escreveu:Olá companheiros,

Alguem conhece a marca de pneus TVS?

Tenho esses pneus numa CBF125, não sinto la grande segurança a curvar com eles, pois quando se aperta a curvar mais um pouco, sente-se a roda de trás a querer "ir para onde não deve" é uma sensação que a roda está a deslizar no alcatrão.

Alguem tem uma opinião acerca destes pneus?

Cumpr.
BOM DIA SE POSSIVEL TROCA DE PNEUS , EM VEZ DE IR PASSAR UM FIM DE SEMANA FORA, SAIR A NOITE,ALTERAÇOES DE MOTOR ESCAPES INVESTE EM PNEUS PARA EVITAR O INVESTIMENTO EM CARNAGENS .

jorge.coreta

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 09/09/2011
Mota : CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  NSRusso Sáb 22 Out - 17:12

Boas António!!
Eu tenho exatamente a mesma dificuldade que tu! Curvas para a Direita..... Já fui 2 vezes ao cabo da Roca e fez-me muito, muito bem. Da primeira fui atrás de um colega meu já muito batido nas motas e nessas estrada e só tive que fazer tal e qual como ele e seguir exatamente a mesma trajetoria. Da segunda, já muito mais á vontade, fiz todo esse trajeto das curvas com confiança.

A minha opinião:
Tens que entrar sempre nas curvas, qualquer que seja a curva com a "roda pressa", ou seja, nunca em desaceleração, com motor, percebes!?
Não podes ter medo de te inclinares nas curvas, e se a curva é para a esquerda, o corpo vai para a esquerda, se tentas equilibrar a mota com o corpo para o lado oposto, a mota entra em desequilibro...(é a minha opinião).
Experimenta sentares-te mais para o lado da curva, é o que eu faço...
E os pneus.... atenção aos pneus, se num carro são importantes, na mota são tudo!! Eu na minha tenho Bridgestone e o pneu a trás tem 130/70/R17.

Boa Sorte!
Espero tem ajudado...
Temos que combinar uma curvas!!
Abraço
NSRusso
NSRusso

Masculino Mensagens : 16
Data de inscrição : 09/10/2011
Mota : Honda NSR 125-R

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Perigo de morte Sáb 16 Fev - 22:09

Olá Antonio. Na verdade essa mota é uma F e não uma R. Na minha foto sou eu a correr em Braga numa competição.. ela curva mas não é uma R Os pneus continental são muito bons mas não tem quadro nem travões para competir. O meu filho bate com os patins no chão o meu sobrinho nessa mesma prova e com essa mota bateu com a panela de escape. Eu apartir de determinada inclinação tenho dificuldade em a deitar mais ( mas as botas já vão a desfiar no chão), talvez o garfo da frente seja demasiado lançado, da-lhe mais estabilidade mas tira-lhe agilidade em curva. A motinha é interessante mas como já disse é uma F. Já agora ficamos em 3º lugar ao fim de 3 horas de prova.
Perigo de morte
Perigo de morte

Masculino Mensagens : 37
Data de inscrição : 06/01/2013
Mota : Yamaha XJR 1200 / Honda CBF 125

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  dragonshy Ter 23 Abr - 1:24

Amigo, falta-te o "counter-steering", é essencial para curvar em velocidade.
Acho que não deves forçar a inclinação da mota, sente o peso e reacção da mota e vai-te habituando como referiu o camarada Veiga.
Já percebi que te fazes à curva com alguma confiança, quando estiveres a começar a inclinar a moto deves olhar para onde queres ir e não para onde estás a passar, pois o teu corpo e braços vão fazer pequenos ajustes que te são instintivos e que vão levar a que mantenhas a trajetoria e quando a moto já estiver inclinada tenta esticar ligeiramente o braço que está do lado de dentro da curva para veres a reacção da mota...ela deve inclinar-se ainda mais porque no fundo estás a "desiquilibrar" o eixo de gravidade, o que vai levar a que curve melhor.
Atenção faz isto aos pouquinhos, não estiques logo o braço pois pode reagir de forma brusca, vai experimentando numa rotunda sem transito por exemplo, em que consegues andar durante muito tempo para a direita e inclinado.
dragonshy
dragonshy

Masculino Mensagens : 68
Data de inscrição : 22/07/2012
Mota : Keeway RKV 125

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Cbf 125

Mensagem  Jonnyfuzo Ter 20 Jun - 0:41

Boas, tenho uma PCX com 30 mil km que está impecável. Mas estou cada vez mais cansado da monotonia de acelerar e travar apenas, e ando a pensar trocar por uma CBF 125. Nao gosto da mais recente cb125f. Não penso para já aumentar de cc pois o consumo é o principal para mim. As minhas dúvidas são as seguintes:
A nível de força, de recuperação e arranque a CBF é idêntica à PCX?
Algo que me deixa muito de pé atrás com a CBF é o facto de esta ser arrefecida a ar, e pelo que tenho lido esta aquece com alguma facilidade vindo mesmo em alguns casos a beber óleo.
Dêm-me a vossa opinião!

Cumprimentos

Jonnyfuzo

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 20/06/2017
Mota : Honda pcx

Ir para o topo Ir para baixo

CBF 125 - Curvas Empty Re: CBF 125 - Curvas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos