F125cc.com
Maio 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031    

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis

Quem está conectado
19 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 19 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Risco capacete

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Risco capacete

Mensagem  pur3shine em Seg 27 Jan - 14:27

Boa tarde, como posso tirar riscos da viseira do capacete, já li que se pode utilizar pasta de dentes? é verdade qualquer uma dá?
pur3shine

Masculino Mensagens : 93
Mota : ...SYM Wolf Branca...

Re: Risco capacete

Mensagem  Carlos Alexandre em Seg 27 Jan - 15:10

compra polis para

vidro uma embalagem pequena e uma flanela e da uma polidela 
Carlos Alexandre

Masculino Mensagens : 5521
Mota : kymco downtown 125i--kymco downtown 300 i

Mensagem  BrunoSilva em Seg 27 Jan - 17:13

pasta de dentes é para não embaciar tanto!  
BrunoSilva

Masculino Mensagens : 2708
Mota : Kawasaki ER-6N '13 and Sym Quadlander 300S '14

Mensagem  Convidado em Seg 27 Jan - 17:31

Pasta de dentes supostamente também ajuda a polir, mas nunca testei...

Convidado
Convidado

Mensagem  Fogueiras em Seg 27 Jan - 18:38

porreiro eh eh eh eh 

não sabia!!!! tenho que testar 
Fogueiras

Masculino Mensagens : 5787
Mota : Honda REBEL 125 / Suzuki Ls650 Savage

Mensagem  pur3shine em Seg 27 Jan - 19:08

Carlos Alexandre escreveu:compra polis para

vidro uma embalagem pequena e uma flanela e da uma polidela 
isso dá para comprar num supermercado tipo continente? ou tem de ser mesmo numa loja de assesorios de carros ou motos?
pur3shine

Masculino Mensagens : 93
Mota : ...SYM Wolf Branca...

Mensagem  Dias em Seg 27 Jan - 19:50

Pó abrasivo faz parte da composição habitual das pastas de dentes, dos produtos de limpeza de WC (banheira, azuleijos e torneiras) e, obviamente, dos produtos específicos para polir (e lixar).
O problema com os abrasivos é que é preciso usar o "grão" certo para cada fase do trabalho. Caso contrário, ou fica ainda pior, ou demora uma eternidade.

Polimento a sério:
O número de riscos quase que não interessa, porque o que conta é a profundidade maior! Assim, a superfície numa vizinhança de cada risco (quanto maior, melhor, para evitar deformações: efeito de lente) tem que começar por ser "riscada" com pó grosso (ou lixa de água) à mesma profundidade, isto é, até já não se notarem os riscos iniciais. Depois, vai-se usando abrasivo de grão cada vez mais fino até se chegar ao polimento final. A menos que tenham uma paciência muito, muito maior do que a minha, usem uma "boneca" montada numa ferramenta eléctrica.

Polimento para desenrascar (só para ficar a brilhar, mas sem tirar os riscos):
Usem um pano macio (e.g. flanela) com abrasivo (pasta de dentes, CIF creme, Solarine, Limpa-metais Coração, massa de polir de uma "grande superfície", óxido de cério, "rouge" dos vidreiros, etc.).

Sugestões:
1) Não se pode ter pressa numa operação de polimento de plástico ou de tinta. Por exemplo, se a boneca estiver a rodar depressa demais, ou se estiverem a fazer força demais, o calor produzido vai derreter a superfície!
Assim, acho que vale a pena começar por comprar uma viseira nova, fazer a troca e só depois dar o tratamento que se conseguir à antiga. Além disso, é muito mais prático trabalhar com a viseira sobre uma mesa do que com ela montada no capacete. Se acharem que fica decente, ficam com uma viseira "nova" para substituir e já sabem o que conseguem fazer com a outra.
2) Se não tiverem a certeza que o abrasivo não vai riscar mais do que polir, comecem por esfregá-lo numa lateral zona da viseira.

@pur3shine
Conheces o ditado "Bem prega Frei Tomás... faz o que ele diz, não faças o que ele faz"?
Tenho abrasivo com grão para todos os gôstos (60-320, 2-F, 3-F e massa de polir), faço furos em quartzo sintético e lentes de vidro e de plástico acrílico, mas quando chega a altura de polir a viseira...
Pois... é que eu também sou Algarvio! O resultado é que já nem limpo a viseira do capacete que tenho no Algarve para que a gordura vá disfarçando os riscos! Quando saio na moto vou pensando "mas que grande nevoeiro que está hoje... já devia ter polido a viseira o ano passado... ao menos podia tê-la lavado o mês passado... é melhor ligar a 'PES' porque naquela curva levo com o sol nas trombas"!

PS: Continente   
Dias

Masculino Mensagens : 4236
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Mensagem  Dias em Ter 28 Jan - 11:53

Aditamento:
Como tanto os fabricantes de pasta de dentes como os de produtos de limpeza doméstica não gostam de dizer que os seus produtos contêm abrasivos (porque o utilizador comum geralmente associa abrasivos a "areia da praia" e a riscos), a palavra "abrasivo" não costuma constar na composição do produto. Assim, procurem na lista de componentes por óxido de cério (CeO2), óxido de alumínio (Al2O3) e sílica (SiO2).
Dias

Mensagem  JoseMRSousa em Ter 28 Jan - 12:29

Tás cá um Químico!
JoseMRSousa

Masculino Mensagens : 434
Mota : SYM WOLF SB 125N

Mensagem  draculas em Qua 4 Jan - 15:55

O meu capacete de estimação tem um pequeno risco - 2 - mesmo no campo de visão, uma vez que um dia a terra exerceu maior força de gravidade e ele caiu-me da mão.
pergunto se há forma de corrigir isto, ou compro outra viseira?

obrigada
draculas

Feminino Mensagens : 640
Mota : piaggio medley 125 S

Mensagem  Helder Cruz em Qua 4 Jan - 15:59

draculas escreveu:O meu capacete de estimação tem um pequeno risco - 2 - mesmo no campo de visão, uma vez que um dia a terra exerceu maior força de gravidade e ele caiu-me da mão.
pergunto se há forma de corrigir isto, ou compro outra viseira?

obrigada

O polimento irá promover o efeito de lente na zona.
Compra outra viseira. Tenho o mesmo problema com o meu K3 e K5...

Última edição por Helder Cruz em Sex 6 Jan - 8:09, editado 1 vez(es)
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 7209
Mota : Daelim Roadwin 125; Honda CBR600F4i; Honda XL1000V

Mensagem  draculas em Qua 4 Jan - 16:04

eu à espera que me dissessem para usar uma cena qq, que miraculosamente o risco desaparecia e dizem-me para comprar uma viseira SadSadSadSadSadSadSad
draculas

Mensagem  Dias em Qui 5 Jan - 18:09

O Helder falou... e disse!
Agora entra o "chato de seviço".
Efectivamente, a (quase) única maneira de tirar riscos, sem criar "efeito de lente", é desbastar (quase) toda a superfície (uma região à volta do risco com cerca de 100 x a profundidade máxima) até abaixo do nível do risco e depois polir toda a superfície.

Mas há truques para desenrascar... como pintar (= encher) o risco com tinta preta!
Explicação:
O brilho incomodativo dos riscos é devido à difusão da luz incidente (difracção, no caso dos riscos mais finos; neste caso a luz proveniente do risco fica irisada), pelo que basta diminuir a iluminação do risco para diminuir proporcionalmente o efeito (desde que a tinta não passe a ser um novo difusor).
Sugestão:
- Marcador de tinta solúvel em álcool ou qualquer outra tinta que não seja solúvel em água (para não sair com a chuva). Verifiquem primeiro numa parte lateral que o solvente da tinta não ataca o plástico ou, se atacar só um pouco, que o "embaciado" depois de bem sêco pode ser removido facilmente com polimento.
- Depois da tinta dentro do risco ter secado bem, limpem o excesso com um pano fino humidecido no solvente e comprimido por um material como borracha, isto é, não muito flexível para evitar que o pano retire a tinta do risco (os dedos não servem!). É preferível ficar tinta a mais do que a menos!
- Se necessário, isto é, só se o solvente embaciar a viseira, dêem um polimento com massa fina, e.g. pasta de dentes.

Se quizerem esmerar-se, comecem por fazer um molde de cera da zona a limpar e/ou a polir. A cera do bordo de uma vela, 1/2 minuto depois de apagada, ainda está suficientemente mole para se retirar com os dedos e moldar, mas já está fria para poder queimar os dedos ou estragar o plástico da viseira.

De qualquer modo, o preço de uma viseira nova pode não pagar o trabalho para a qualidade do resultado.
Dias

Mensagem  draculas em Sex 6 Jan - 10:59

com tanta prosa vou já a correr à loja comprar uma viseira :P
draculas

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: