F125cc.com
ROTUNDAS F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
ROTUNDAS F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
68 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 68 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

ROTUNDAS

+9
nunes
Dissidente
Helder Cruz
paulo paulino
rei do alcatrao
Dias
Snap
joaofilipe
Marco Machado
13 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ROTUNDAS Empty ROTUNDAS

Mensagem  Convidado Seg 3 Mar - 14:42

Boas pessoal.
Isto das novas regras do transito, tem muito que se diga....ah...pois!!! ROTUNDAS 536420 
Vejamos a situação das rotundas: Como sou um cumpridor das regras de transito, nem podia ser de outra maneira(tb conduzo carro), só uma grande minoria cumpre as rotundas em condições....começo a chegar a uma conclusão: prefiro levar multa do não cumprimento do códico do que levar com um carro em cima, pois se eu entro numa rotunda para sair na terceira saida, é obvio que tenho que fazer a rotunda na faixa do meio e quando tiver para sair, terei que entrar na faixa correta antes da saida que pretendo sair(Peço desculpa pela minha redacção), mas quando olho pelo espelho..ohohooh ROTUNDAS 490668 lá vem uns carrinhos e já me aconteçeu fazer novamente a rotunda, para poder sair em segurança.
Qual será o valor da multa da rotunda mal feita?
Se a  policia :policia: tivesse em várias rotundas e tivessem o cuidado de analisar bem a situação, acredito que muita gentinha era multada.
Abraço ROTUNDAS 2060027091

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  Marco Machado Seg 3 Mar - 14:59

Posso te dizer que até a maioria dos examinadores de condução estão contra as regras, eu ando a tirar a carta e quase tenho de decorar uma a uma porque numas fazemos tudo por fora em outras vamos a dentro, e bla bla bla mas uma coisa é certa se vais por dentro tens de dar prioridade a quem já vai na direita e multa porque ? lol as pessoas que vão na direita tem prioridade lol e digo-te outra em 99,99% dos acidentes que se dão nas rotundas com as novas regras as companhias de seguros alegadamente (tem de ser alegadamente) vão repartir a responsabilidade 50/50, ou seja a trama está montada e que se lixa é quem anda na estrada

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  joaofilipe Seg 3 Mar - 16:18

Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na redacção que lhe
foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de Fevereiro, constantes dos artºs
13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as
definições referidas no artº 1º do mesmo Código, na circulação em rotundas os
condutores devem adoptar o seguinte comportamento:

1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente
quando pretender sair.

2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:

Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da
saída que vai utilizar;
Aproximar-se progressivamente da via da direita;
Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à
que pretende utilizar;
Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando

antecipadamente quando for sair


ps: esta info foi tirada aqui do forum

joaofilipe

Masculino Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/10/2011
Mota : pcx esp

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty LOL

Mensagem  Helder Cruz Seg 3 Mar - 16:28

A nova lei das rotundas está uma cagada!
Perdoem-me a expressão, mas não encontrei outro termo apropriado mais educado.

É nitidamente  o resultado de tentar substituir o bom senso pela lei...
É de lamentar a crescente falência de bom senso nas nossas estradas, mas isto é ainda pior.
Faz sentido... mas nas nossas rotundas do tamanho de moedas de 1€, com marcações inexistentes e que tão facilmente ficam a abarrotar de viaturas...

Se me permitem e tiverem paciência para me ler, vou dar uns exemplos em que para se proceder com bom-senso se atropela esta nova lei do transito:
 - Uma rotunda onde a 2ª saída está com transito parado ou lento. Deveremos ocupar a 2ª faixa mais à direita para cumprir com esta lei, encerrando o transito por completo na rotunda?
 - Uma viatura mais rápida passa-nos pela direita para sair na mesma saída em que nós queremos sair. Se mudarmos de faixa e lhe batermos, de quem é a culpa? Quem muda de faixa de rodagem somos nós e dado que o outro veiculo pretende sair na saída seguinte, pode ultrapassar pela direita...
 - Um veiculo aguarda para entrar na rotunda. Pretende sair na primeira saída à direita. A 2ª faixa à direita encontra-se preenchida mas a mais à direita livre. Deve entrar ou esperar que a rotunda fique sem transito? Porque se um outro sai espavorido para sair na mesma saída que ele, podem bater e não fica claro de quem é a culpa...

Podia dar mais uns quantos exemplos...
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  joaofilipe Seg 3 Mar - 16:39

a meu ver é uma boa lei mas infelizmente foi mal estruturada, pois existe muita gente que para alem de não fazer qualquer tipo de sinalização ainda fazem as rotundas todas por fora seja para saírem na primeira saída  ou para sai na quarta ou quinta saída.
mas infelizmente a policia não liga a isso

joaofilipe

Masculino Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/10/2011
Mota : pcx esp

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty mas... mas... mas...

Mensagem  Helder Cruz Seg 3 Mar - 16:51

Mas... João Filipe... isso é o que era suposto esta nova regra impedir. A rapaziada a fazer as rotundas todas por fora!!!
O que está muito errado, a meu ver, está nos resultados: são igualmente catastróficos, tanto ao nível do embaraço do transito como no numero de acidentes!

ainda deixo outro exemplo:
Se não souberes o caminho para um determinado local, conduzes mais devagar que os demais. E se tiveres dois dedos de testa, tendes a conduzir mais pela direita.
Chegando a uma rotunda, terás de entrar na faixa à esquerda porque não sabes se sais na primeira saída ou não (primeira chatice... vais devagar na faixa da esquerda mesmo que só por umas dezenas de metros). Se entretanto descobrires em que saída deverás sair, dás mais uma volta à rotunda e encostas-te atempadamente à tua mão.
Como raio fazes isto em segurança e sem embaraço do transito, especialmente se a rotunda tiver o tamanho de um ovo?
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  Snap Seg 3 Mar - 17:07

Eu tenho carta de autocarro. Nas rotundas mais pequenas tens obrigatoriamente de fazer a rotunda por fora ou limpas a relva em quase todas elas.
Mas imagina agora com pesados de mercadorias e reboque.....
Snap
Snap

Masculino Mensagens : 897
Data de inscrição : 03/04/2012
Mota : Hyosung Comet 125cc Honda CBF1000

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty uiiii...!!!

Mensagem  Helder Cruz Seg 3 Mar - 17:19

O meu caro... nem ia por aí!
A maioria das rotundas não permitem que um articulado as faça ocupando APENAS as duas faixas de rodagem - carecem de pisar a própria rotunda.
Aliás, essa é a principal razão pela qual as rotundas não têm marcação - são apagadas pelos rodados dos pesados!

Já agora deixo uma pergunta:
Se circularmos atrás de um pesado que necessite de ambas as faixas de rodagem da rotunda, deveremos fazer a rotunda devagar atrás dele em que faixa?!
E quem fizer a rotunda na outra faixa e quiser na mesma saída que nós? Quem tem prioridade?
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  Dias Seg 3 Mar - 17:34

O Dias até pode ser um chato, mas prefiro ser chato do que fazer de conta que sou incompetente e mandar cá para fora "pérolas legislativas" como:

Artigo 14º-A
1 -
a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que circulam na rotunda, qualquer que seja a via por onde o façam;
b) ...
c) ...
d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
2 - Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do nº 1.
3 - Quem infrigir o disposto nas alíneas b), c) e d) do nº 1 e no nº 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300.

Ou seja:
- Da leitura da alínea a) do nº 1, não percebo o que quer dizer "ceder a passagem" a quem circula numa via se não for entrar nela.
- A alínea d) do nº 1 é (para mim) um mistério. Nomeadamente, quem é o "inteligente" que decide, "sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores", qual é a via mais conveniente para o meu destino? Como é que "ele" me informa? Toca a corneta como nas touradas? No caso das polícias não gostarem da decisão, posso mandar-lhe a coima para ele pagar? Ou será que o legislador até se apercebeu do molho de bróculos que criou e está apenas a tentar descartar-se?
- Não há alteração da coima para o não cumprimento da alínea a) do nº 1. A quem souber qual o seu valor, agradecia que partlhasse a informação, para sabermos se a nova legislação considera mais perigoso entrar "à papo-sêco" ou não conseguir sair porque há um FDP que faz a rotunda toda na via de fora.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  Convidado Seg 3 Mar - 22:03

Dias escreveu:O Dias até pode ser um chato, mas prefiro ser chato do que fazer de conta que sou incompetente e mandar cá para fora "pérolas legislativas" como:

Artigo 14º-A
1 -
a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que circulam na rotunda, qualquer que seja a via por onde o façam;
b) ...
c) ...
d) Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.
2 - Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do nº 1.
3 - Quem infrigir o disposto nas alíneas b), c) e d) do nº 1 e no nº 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300.

Ou seja:
- Da leitura da alínea a) do nº 1, não percebo o que quer dizer "ceder a passagem" a quem circula numa via se não for entrar nela.
- A alínea d) do nº 1 é (para mim) um mistério. Nomeadamente, quem é o "inteligente" que decide, "sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores", qual é a via mais conveniente para o meu destino? Como é que "ele" me informa? Toca a corneta como nas touradas? No caso das polícias não gostarem da decisão, posso mandar-lhe a coima para ele pagar? Ou será que o legislador até se apercebeu do molho de bróculos que criou e está apenas a tentar descartar-se?
- Não há alteração da coima para o não cumprimento da alínea a) do nº 1. A quem souber qual o seu valor, agradecia que partlhasse a informação, para sabermos se a nova legislação considera mais perigoso entrar "à papo-sêco" ou não conseguir sair porque há um FDP que faz a rotunda toda na via de fora.

Boas pessoal.
Pois pessoal...esta questão das rotundas tem muito que se lhe diga e na realidade fico na mesma
Acredito que seja bom para as seguradoras...50/50   toma lá e vai decorar lol! 
A minha interpretação da lei em relação às rotundas(mas seguramente quarta feira já sei como é) não trabalha-se eu na area de direito  ROTUNDAS 668205  ...
Mas continuo na minha e as varias rotundas que faço, entro na faixa da esquerda do meio(Tem 3 faixas) para sair na segunda saida e é obvio passado a primeira saida, faço sinal para a direita para sair na proxima saida(segunda saida)..mas aí mesmo é que está o problema, olho para o espelho  ROTUNDAS 3487836063 e vejo logo os carros que entram na rotunda como eu entro e claro seguem sempre à direita e aqui o menino..tem que ser  :padre:  para não lhe baterem.
Secalhar a multa até justifica...batemos..não à testemunhas...seguro 50/50...na volta a multa é mais barata e acredito que sim, do que levar agravamento no seguro + o arranjo da menina...fazendo contas...
boas pessoal

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  Dissidente Seg 3 Mar - 23:35

A lei é muito bonita, mas o meu courato é ainda mais bonito.

Vou continuar a fazer as rotundas com "um olho no burro e outro no cigano" e como se não tivesse puto de prioridade em situação nenhuma. Quero sair da rotunda da mesma forma que entrei, e o resto são coisas para os srs guardas brincarem aos manda-chuvas (se assim o quiserem).

É como já comentei informalmente com um agente da PSP sobre o fato de na CRIL raramente ir pela direita. Sei perfeitamente que segundo a lei devia ir pela direita, mas passo lá todos os dias e sei bem como é que a maioria daqueles animais entra na via... alguns diretos da entrada para a via mais à direita, 3 ao lado... se me quiserem multar multem, mas eu continuo a jogar pelo seguro e a preocupar-me mais com a minha chicha (ossinhos tb) e com o meu cavalo de ferro que com a lei que estes senhores mudam de tempos a tempos.

 ROTUNDAS 449884
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  Convidado Ter 4 Mar - 8:05

Dissidente escreveu:A lei é muito bonita, mas o meu courato é ainda mais bonito.

Vou continuar a fazer as rotundas com "um olho no burro e outro no cigano" e como se não tivesse puto de prioridade em situação nenhuma. Quero sair da rotunda da mesma forma que entrei, e o resto são coisas para os srs guardas brincarem aos manda-chuvas (se assim o quiserem).

É como já comentei informalmente com um agente da PSP sobre o fato de na CRIL raramente ir pela direita. Sei perfeitamente que segundo a lei devia ir pela direita, mas passo lá todos os dias e sei bem como é que a maioria daqueles animais entra na via... alguns diretos da entrada para a via mais à direita, 3 ao lado... se me quiserem multar multem, mas eu continuo a jogar pelo seguro e a preocupar-me mais com a minha chicha (ossinhos tb) e com o meu cavalo de ferro que com a lei que estes senhores mudam de tempos a tempos.

 ROTUNDAS 449884

Oi
Então já somos 2 fazer o mesmo.
 ROTUNDAS 952112 
abraço

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  rei do alcatrao Ter 4 Mar - 8:16

eu continuo a fazer á minha maneira (defesa) para n ter o azar de levar com um enlatado ,não aplico essa nova regra para quem anda de mota é demasiada arriscada que se f.....a regra quem fez este não faz mais nenhum   lol!  lol!  ROTUNDAS 952112
rei do alcatrao
rei do alcatrao

Masculino Mensagens : 941
Data de inscrição : 16/02/2013
Mota : yamaha cygnus e xj6f

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  Convidado Ter 4 Mar - 10:05

rei do alcatrao escreveu:eu continuo a fazer á minha maneira (defesa) para n ter o azar de levar com um enlatado ,não aplico essa nova regra para quem anda de mota é demasiada arriscada que se f.....a regra quem fez este não faz mais nenhum   lol!  lol!  ROTUNDAS 952112

Na verdade já vi carro de  :policia:  fazer as rotundas fora de lei...ehehehhe ROTUNDAS 314343 

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty está muito pior agora!

Mensagem  Helder Cruz Qua 5 Mar - 8:38

Rapaziada... a confusão está lançada!!!!
Quando era apenas a malta com mais pressa, desenvoltura e conhecedores do caminho a levar a fazer as rotundas por dentro, a coisa ainda andava.
Mas agora... está um verdadeiro perigo!!!!!!!

só mesmo neste país!


Última edição por Helder Cruz em Qua 5 Mar - 9:21, editado 1 vez(es)
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  Convidado Qua 5 Mar - 8:53

Helder Cruz escreveu:Rapaziada... a confusão está lançada!!!!
Quando eram apenas a malta com mais pressa, desenvoltura e conhecedores do caminho a levar a fazer as rotundas por dentro, a coisa ainda andava.
Mas agora... está um verdadeiro perigo!!!!!!!

só mesmo neste país!

Oi
Sinceramente prefiro o sistema antigo a estas novas regras ROTUNDAS 943604 
Cada rotunda é sempre um desafio, temos que ter um olho no cú e outro no "cigano" senão estamos sujeitos  ROTUNDAS 4196395929 
Os nossos responsáveis têm que rever esta situação
Abraço

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Valor da multa

Mensagem  Convidado Qua 5 Mar - 9:13

Pois é pessoal, confirmado...o valor da multa para quem não as fizer conforme o regulamento vai entre os 60 aos 300 Euros ROTUNDAS 436749

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  Marco Machado Qua 5 Mar - 9:15

pois mas ainda gostava de ver uma argumentação por parte das autoridades numa multa dessas

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Como estava, estava mal.

Mensagem  Helder Cruz Qua 5 Mar - 9:20

Andrade:

Como estava, estava mal.
Quem fazia as rotundas por dentro embaraçava o tráfego (com coima prevista no código da estrada), quem mudava de faixa de rodagem de modo vertiginoso porque se lembrava que a saída pretendida era "aquela", acabava por ter a culpa do acidente.
E... estava correto!!!! Quem circulava mais devagar acabava por poder evitar o acidente com mais facilidade e os apressados acabavam por ficar penalizados.

O remédio era circular algo mais devagar e com mais cuidadoso, com a necessidade de mudar para a faixa mais à direita com mais antecedência.

Os principais problemas, a meu ver, residem no numero de rotundas que nasceram nas nossas nacionais e municipais, que não permitem a prática do previsto no código da estrada há décadas; assim como na utilização das eventuais duas ou mais faixas das rotundas para atalhar caminho e poder andar mais depressa dentro das localidades: entra-se na faixa mais à direita, corta-se caminho junto ao lancil da rotunda e sai-se que nem um foguete na saída pretendida, transformando um rotunda numa reta esquisita.
O que esta nova regra veio trazer para evitar estes atropelos foi... ZERO! Criou outros problemas em cima dos existentes.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  nunes Qua 5 Mar - 10:06

ok. acho que vai sair um testamento. e tb acho que me vão cair todos em cima mas, ainda assim, aqui vai a minha opinião.
eu acho que a lei está bem feita.
aliás, está muito bem feita.
senão, vejamos.
a lei obriga-me a, caso saia na saida imediatamente a seguir à entrada, circular pela faixa da direita. como eu só entrei na rotunda após ceder passagem aos carros que nela circulam, porque a lei assim o obriga,não encontrei nem fui obstáculo.
a lei tb me obriga a usar a faixa mais conveniente, sempre que não vou sair na 1ª saída. então, eu espero a minha oportunidade. entro na rotuda, para a faixa do meio, por exemplo. ao passar a última saida antes daquela em que vou sair ligo pisca para a direita e passo para a faixa da direita. como é proibido fazer a rotunda pela faixa da direita eu sei que não vem lá nenhum veiculo. como os carros que querem entrar têm que esperar que eu passe, porque a lei os obriga dar-me prioridade, então eu sei que eles não vão entrar antes de eu passar.
o que acontece é que ninguém cumpre a lei. ahhhhh, mas isso não é problema do legislador. isso é um problema grave de mentalidades porque esperar 30 segundos para entrar numa rotunda ou ser cordial com alguem menos apto nestas coisas da condução, e em tantas outras, são casos já muitos raros nos dias de hoje.
imaginem que toda  a gente fazia as rotundas como a lei obriga. imaginem que por um qualquer milagre a lei era mesmo cumprida, por todos. e se assim fosse, qual era o problema?? qual era o risco de acidentes???

pronto, já estou debaixo da mesa.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty se...

Mensagem  Helder Cruz Qua 5 Mar - 10:47

Os argumentos são os mesmos que ouvi ao Sr. Comandante da GNR que levou uma animação para a televisão e tudo.
O que estava muito certo... quando aplicado a rotundas grandes, com duas e mais faixas e com um fluxo de transito reduzido.
Gostava de saber como raio conseguimos esperar que não venha veiculo nenhum na faixa mais à direita ou nas duas faixas mais à direita para entrarmos numa rotunda de tráfego intenso; ou como podemos esperar que um pesado articulado faça uma rotunda usando apenas uma faixa de rodagem, seja ela qual for; ou o que se entende com mudarmos para a faixa mais à direita com a devida antecedência, que já era o problema de base das regras do Código da Estrada como o conhecíamos anteriormente.

A ideia é boa, mas não é aplicável nem à nossa maneira de pensar e atuar, enquanto automobilistas e motociclistas, e muito menos à nossa realidade física, de rotundas minúsculas e sem manutenção das marcações do pavimento.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  Marco Machado Qua 5 Mar - 10:49

Nunes depende da rotunda, temos algumas que se formos a cumprir a lei é acidente na certa.

_________________
Não são permitidas quaisquer mensagens que violem o bom estatuto e harmonia existente neste forum.
Reserva-se o direito da Administração actuar perante situações consideradas inoportunas "

Regras de utilização
Marco Machado
Marco Machado
Adm
Adm

Masculino Mensagens : 11637
Data de inscrição : 10/08/2009
Mota : Yamaha Virago 125, suzuki freewind 650, casal 4v, keeway cityclade (cancro)

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  nunes Qua 5 Mar - 12:26

sim,é verdade que em portugal se usa e abusa das rotundas.
e ele há cada uma que seria precisas umas 4 para fazer uma rotunda digna desse nome.
mas tb é verdade que muito pouca gente se esforça por circular corretamente nas rotundas.
em alguns casos, fazê-lo corretamente poder ser dificil mas em muitos outros isso é possivel, mas não acontece.
vejo constantemente veiculos a circular na 3ª via da rotunda (junto ao centro da mesma) e a atravessar literalmente todas as faixas junto à saida para a qual se dirigem.
eu sei que nem sempre é fácil. mas tb sei que a maioria quer é entrar e sair da rotunda o mais rapidamente possivel e está-se literalmente a "cagar" para os outros.
no fundo o que eu quero dizer é que é preciso haver bom senso e muito respeito pelos outros.
nunes
nunes
Mod
Mod

Masculino Mensagens : 8114
Data de inscrição : 24/01/2012
Mota : Honda PCX (cinzenta)

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  Dissidente Qua 5 Mar - 14:45

Eu também acho que na teoria a lei está bem feita... o problema é quando passamos à pratica, como já foi indicado. A lei não só não se adequa a todas as configurações de rotundas, como os condutores também não respeitam a lei. Nâo se pode fazer leis apenas para a Rotunda do Marquês (bem, agora nem isso...)... há rotundas que são mais pequenas que algumas pizzas que conheço (acreditem...).

De repende (não agora mas há uma ou duas décadas) as rotundas passaram a ser mais comuns que ervas daninhas à beira da estrada. Eu compreendo em parte. São (ou deveriam ser) mais seguras que os cruzamentos puros e duros, e mais baratas que sistemas de semáforos para regular o trânsito (e já só falo dos "estúpidos", porque os semáforos deviam funcionar era como um sistema de gestão de tráfego, adaptando-se às condições do trânsito). A questão é que mesmo (acreditando) que estejam reguladas na lei, em termos de características, faixas, etc, quando as autarquias as controem vão pelo que dá mais jeito. Basta ver as bandas sonoras (por exemplo as do Jardim da Radial, em Odivelas) que são autênticas montanhas a escalar (e que inclusivamente com alguns carros "de lei" não podem ser passadas porque o pára-choques raspa, quando não bate, impossibilitando a passagem; já nem vou pelo pormenor que servem em potência como rampas de lançamento de carros para o torso dos peões... antes ficavam sem perninhas, agora ficam com elas e sem tudo o resto... mas já estou a entrar em off-topic... sorry)

Daí que realmente opte mas é por entrar em modo de auto-preservação e fazer as rotundas como possível.
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  Convidado Qua 5 Mar - 21:14

Boas pessoal
Agradeço os comentários feitos e todos eles construtivos(algumas piadas pelo meio), mas temos que levar isto na boa.
Tb sou da opinião, apesar de algumas reservas, que a nova lei das rotundas está bem, seria bom que todos cumprissem na totalidade e com rigor o regulamento, mas todos sabemos que isso é IMPOSSÍVEL!!!!!!
Tb deveria haver pela parte da  :policia: uma maior vigilância , seria um motivo para o cumprimento das rotundas, mas claro a nossa  :policia: tens outras situações a tratar lol! 
Tb é verdade que muitos de nós de duas rodas, não somos nenhuns  ROTUNDAS 326955 , tb alguns abusam nas rotundas.
No que toca a mim, muito sinceramente vou continuar a fazer as rotundas dentro do rigor (ou quase), mas não ponho a minha vida em risco e claro da minha menina também.
abraço

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  joaofilipe Qui 6 Mar - 1:41

Andrade escreveu:Boas pessoal
Agradeço os comentários feitos e todos eles construtivos(algumas piadas pelo meio), mas temos que levar isto na boa.
Tb sou da opinião, apesar de algumas reservas, que a nova lei das rotundas está bem, seria bom que todos cumprissem na totalidade e com rigor o regulamento, mas todos sabemos que isso é IMPOSSÍVEL!!!!!!
Tb deveria haver pela parte da  :policia: uma maior vigilância , seria um motivo para o cumprimento das rotundas, mas claro a nossa  :policia: tens outras situações a tratar lol! 
Tb é verdade que muitos de nós de duas rodas, não somos nenhuns  ROTUNDAS 326955 , tb alguns abusam nas rotundas.
No que toca a mim, muito sinceramente vou continuar a fazer as rotundas dentro do rigor (ou quase), mas não ponho a minha vida em risco e claro da minha menina também.
abraço

não sei se foi coincidência ou não mas esta terça feira na Ericeira mandaram parar um condutor que estava a minha frente mas que fez a rotunda toda por fora.
a meu ver a lei esta bem feita o grande problema são as belas rotundas que constroem com diâmetros completamente ridiculoso, mas não falando em rotundas pequenas também temos outras que  tem mais que uma faixa de rodagem temos que usar duas delas para conseguir virar na mesma a não ser que tenhamos um veiculo que consiga fazer curvar de 90º . rotunda se são marcos por exemplo

joaofilipe

Masculino Mensagens : 35
Data de inscrição : 27/10/2011
Mota : pcx esp

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty isso

Mensagem  Helder Cruz Qui 6 Mar - 15:56

Os últimos comentários do Filipe e do Nunes são  ROTUNDAS 952112  !

Alguém conhece uma rotunda no Algarve, grande como uma rotunda deve ser, com um sistema que obriga os condutores a circular na faixa devida?
Antes de chegar a esta rotunda existe um sinal grande com a indicação de para onde dá cada uma das saídas.
Conheço-a há uma década, pelo menos. Aquilo é que é uma rotunda!!!!!! Ali consegue-se cumprir a lei com toda a facilidade!
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  Convidado Qui 6 Mar - 22:52

Helder Cruz escreveu:Os últimos comentários do Filipe e do Nunes são  ROTUNDAS 952112  !

Alguém conhece uma rotunda no Algarve, grande como uma rotunda deve ser, com um sistema que obriga os condutores a circular na faixa devida?
Antes de chegar a esta rotunda existe um sinal grande com a indicação de para onde dá cada uma das saídas.
Conheço-a há uma década, pelo menos. Aquilo é que é uma rotunda!!!!!! Ali consegue-se cumprir a lei com toda a facilidade!
olá.
Fiquei curioso em saber onde é essa rotunda...não dizes onde---eheheh ROTUNDAS 750583 
abraço

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty ?

Mensagem  Helder Cruz Sex 7 Mar - 8:23

Entrada de Faro, vindo do Patacão.
Existem duas seguidas, com as mesmas características, mas a que está mais bem sinalizada e onde melhor resulta é a rotunda maior e oval.
Helder Cruz
Helder Cruz

Masculino Mensagens : 8369
Data de inscrição : 02/10/2011
Mota : BMW R1200GSA - Harley Davidson Street Rob 750

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  Dias Sex 7 Mar - 10:46

Helder Cruz escreveu:... Antes de chegar a esta rotunda existe um sinal grande com a indicação de para onde dá cada uma das saídas ...
Infelizmente, nem sempre é o caso. Umas porque nunca tiveram, outras porque já tiveram mas há uns senhores que costumam roubar o alumínio das placas, outras porque o número de saídas não coincide com as indicações à entrada, e outras só têm as indicações já depois das saídas (e depois ainda se admiram que haja quem ande em contra-mão; outro dia, na zona de Odivelas, por causa de uma indicação estar situada só depois da saída, já ia a caminho da Vasco da Gama e tive que fazer um "pequeno desvio" de ~30 km).
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

ROTUNDAS Empty Re: ROTUNDAS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos