F125cc.com
Utilização dos travões F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
Utilização dos travões F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
107 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 107 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

Utilização dos travões

+3
ricmags
André Motta Pereira
nelson
7 participantes

Ir para baixo

Utilização dos travões Empty Utilização dos travões

Mensagem  nelson Sex 4 Jul - 18:09

Boa tarde
habituado como venho dizendo a scooter com sistema CBS.
A mota nunca de deu sustos.
hoje com a estrada  molhada ,já alertado pelos amigos daqui do fórum ,ia a 10km/h a descer precisei de para no stop ,quando ela me escorregou de traseira.

Não quero aqui dizer que seja da culpa dos pneus ,mas talvez a uma má utilização dos travões .
apliquei apenas o travão traseiro e muito pouco o travão dianteiro ,mas assim que escorregou consegui para a mota aplicando mais travão dianteiro.
penso a travagem deve ser 40% traseiro de 60% a frente sera assim?

comprimentos


Última edição por nelson em Dom 6 Jul - 20:26, editado 1 vez(es)
nelson
nelson

Masculino Mensagens : 177
Data de inscrição : 09/01/2011
Mota : RKV ex:Daelim S1 + Daelim cordi 50

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização dos travões Empty Re: Utilização dos travões

Mensagem  André Motta Pereira Sex 4 Jul - 19:16

Uns dizem 60% no da frente, 40% no de trás

Outros dizem 80% no da frente, 20% no de trás

Eu com a minha antiga scooter fazia praticamente 90% com o da frente, é de disco e (supostamente) trava melhor que o tambor (que na minha era uma  bela  Utilização dos travões 142750 ) , e se fores destro como eu sou, tens mais sensibilidade com a mão direita (travão da frente) do que com a esquerda (travão de trás), logo vais ter uma segurança de travagem muito melhor com o travão diferente.

Uma vez caí de rabo porque estava a chover, eu estava numa descida a passar no meio de carros e uso o travão de trás com um pouco mais de força do que o da frente e pimbas escorregou e parti o espelho direito, a manete do travão da frente e a carenagem do lado direito todinha  Utilização dos travões 750583

Mas, o pneu de trás tambem estava praticamente careca logo isso ajuda muito a uma queda

Como isso não se deve medir por percentagens, usa mais o da frente do que o de trás  Utilização dos travões 952112
André Motta Pereira
André Motta Pereira

Masculino Mensagens : 130
Data de inscrição : 02/07/2013
Mota : Daelim Roadwin R 125 ; Ex: EU-R YIBEN Eco III 125

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização dos travões Empty Re: Utilização dos travões

Mensagem  ricmags Sáb 5 Jul - 10:45

"Utilização" no título  Utilização dos travões 697124 

Mesmo devagar e com piso molhado deves sempre compensar e ajudar com o de trás nestes casos....mas algo suave para não derrapar. E travar é sempre com o da frente.
Depende também do local/ piso e dos pneus.

É que o da frente leva com o peso e "ganha aderência" enquanto o de trás tem tendência a levantar perdendo aderência porque o peso ao fugir para a frente tira de trás.
ricmags
ricmags

Masculino Mensagens : 307
Data de inscrição : 26/02/2013
Mota : BMW R 1200 RT

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização dos travões Empty Re: Utilização dos travões

Mensagem  nelson Dom 6 Jul - 20:29

boa tarde

pois já estou a ver se não quero ir parar ao chão ,vou ter que utilizar mais o travão da frente :)

quando era mais novo ,não me lembro de o ter feito alguma vez !!  Utilização dos travões 750583 

comprimentos
nelson
nelson

Masculino Mensagens : 177
Data de inscrição : 09/01/2011
Mota : RKV ex:Daelim S1 + Daelim cordi 50

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização dos travões Empty Re: Utilização dos travões

Mensagem  luism Dom 6 Jul - 23:56

Dizes que não é dos pneus mas olha que se forem os de origem, eles não ajudam nada(principalmente em piso molhado).  
Isto da travagem tem muito que se lhe diga... Na minha opinião varia de situação para situação para situação, e de mota para mota, já que a distribuição de peso não é igual em todas, assim como pneus, suspensão, etc....
Vai para um parque de estacionamento, ou uma estrada mais deserta e vai testando a travagem. O mais importante é conheceres bem a tua montada.
luism
luism

Masculino Mensagens : 389
Data de inscrição : 14/03/2012
Mota : Aprilia pegaso 650

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização dos travões Empty Re: Utilização dos travões

Mensagem  nelson Seg 7 Jul - 10:07

ola Luism

eu não disse que não eram dos pneus!!
pois a esse sujeito já tinha sido avisado ,o  que aqui referir e que também podia haver uma má utilização de travão .
andei 5 anos na minha scooter S1 onde neste tinha o sistema combinado e tanto fazia travar com um ou com os dois ,pois a mota fazia a travagem aos dois discos ,posso dizer que a travagem era exelente ,nunca me falou em chuva ou sol e nunca escorregou.

claro uma vez que mudei de montada com tudo diferente e estou a fazer a rodagem ,pouco a pouco vou tentar me habituar a mota e tentar a conhecer ,mas as motas são como as mulheres pensamos as conhecer de de repente nos passam uma rasteira  Utilização dos travões 815477821  Utilização dos travões 815477821  Utilização dos travões 490668
nelson
nelson

Masculino Mensagens : 177
Data de inscrição : 09/01/2011
Mota : RKV ex:Daelim S1 + Daelim cordi 50

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização dos travões Empty Re: Utilização dos travões

Mensagem  elsobrolho Seg 7 Jul - 11:24

A tua mota tem travão de tambor atrás certo?

O problema aí é mesmo o tambor não tem a mesma profundidade de sensibilidade na travagem.

Trocando por míudos, apesar de deveres usar sempre ambos os travões (mais o da frente, claro) o de trás é sempre para ajudar o da frente. No caso de travões de tambor deves moderar e muito a velocidade em piso escorregadio e aplicar o travão muuuuito suavemente, pois é muito mais fácil bloquear a roda traseira com tambor do que com disco.

Parece um contra-senso por os discos travarem mais e bloquearem menos, mas é mesmo assim, e deve-se à maneira como os mecanismos funcionam.

Tal como o luism disse, a roda da frente é que leva com o peso da mota, e aumenta a aderência à estrada.
Imagina o pneu a ficar mais esborrachado onde toca no chão.
Agora em piso escorregadio, tens de ter cuidado, mesmo com o travão da frente!
elsobrolho
elsobrolho

Masculino Mensagens : 837
Data de inscrição : 12/07/2011
Mota : HD XG750

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização dos travões Empty Re: Utilização dos travões

Mensagem  André Motta Pereira Seg 7 Jul - 11:29

elsobrolho escreveu:A tua mota tem travão de tambor atrás certo?

Olha que eu acho que a RKV tem disco tanto à frente como atrás
André Motta Pereira
André Motta Pereira

Masculino Mensagens : 130
Data de inscrição : 02/07/2013
Mota : Daelim Roadwin R 125 ; Ex: EU-R YIBEN Eco III 125

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização dos travões Empty Re: Utilização dos travões

Mensagem  elsobrolho Seg 7 Jul - 11:32

André Motta Pereira escreveu:
elsobrolho escreveu:A tua mota tem travão de tambor atrás certo?

Olha que eu acho que a RKV tem disco tanto à frente como atrás

Só vi pela foto de perfil e parecia-me de tambor.
Estou mesmo a ficar velho
 Utilização dos travões 536420 
Mas a idéia geral de utilização fica registada hehe
elsobrolho
elsobrolho

Masculino Mensagens : 837
Data de inscrição : 12/07/2011
Mota : HD XG750

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização dos travões Empty Re: Utilização dos travões

Mensagem  nelson Seg 7 Jul - 12:55

ola
pois é !! a RKV e mesmo a discos!
foi por isso  que a escolhi ,estava a ir para a superlight ,mas vi  que essa era a tambor.
fica para a próxima.  :)  Utilização dos travões 952112
nelson
nelson

Masculino Mensagens : 177
Data de inscrição : 09/01/2011
Mota : RKV ex:Daelim S1 + Daelim cordi 50

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização dos travões Empty Re: Utilização dos travões

Mensagem  Dissidente Seg 7 Jul - 14:34

Vale o que vale, mas pela minha experiência é sempre preferível travar inicialmente com o traseiro e depois com o da frente, quanto mais não seja porque ao iniciar a travagem com o traseiro a traseira baixa, aumenta a superfície de pneu em contacto com o solo (na roda de trás) e quando se trava com o da frente (que é quem realmente leva com a tarefa de travagem em virtude do deslocamento de massa) a tendência do pneu traseiro é levantar como já indicaram, diminuindo a superfície de pneu em contacto com o piso. Quando se inicia a travagem com o traseiro isto acontece muito menos, e havendo mais superfície de pneu em contacto com o solo a mota trava muito melhor. Excepção em conduções de piso molhado, cuja maior superfície de pneu em contacto com o piso aumenta a probabilidade de aquaplanning. Daí o dever-se efetuar as travagens em chuva de forma bem mais progressiva e equilibrada (a não se que se goste de se ir a deslizar  Utilização dos travões 326955 )

O certo é que havendo ciência por trás (e tanto quanto sei pelo menos no planeta Terra as leis da física são imutáveis) é mais um daqueles assuntos em que há N teorias e correntes sobre a "forma correta" de travar, chegando inclusivamente a haver quem defenda que só vale a pena usar o travão da frente.  Utilização dos travões 750583 

Queres um conselho? Vai para um sítio deserto e com boas condições de piso e vai testando as várias formas de travagem de forma progressiva (primeiro devagar, depois um pouco mais depressa, mas sempre com cuidado). Certamente encontrarás a "correta" depressa  Utilização dos travões 952112 

My 2 cents
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização dos travões Empty Re: Utilização dos travões

Mensagem  SL125 Seg 7 Jul - 18:07

Segundo o código de boas práticas de condução para quem tira carta de categoria A, recomendam 70% da potência de travagem aplicada ao travão da frente e 30% ao traseiro.
Claro que tudo depende das condições instantâneas com que te deparas. Aquela regra julgo que se aplica a travagem em reta, com piso seco...

 Utilização dos travões 952112
SL125
SL125

Masculino Mensagens : 627
Data de inscrição : 12/06/2010
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização dos travões Empty Re: Utilização dos travões

Mensagem  Dissidente Seg 7 Jul - 18:17

Só para complementar a minha sugestão, porque agora a reler não está nada clara, se estipulares uma velocidade e um ponto de início de travagem a ideia, claro está, é parar a mota no menor espaço possível. Tenta apenas com o traseiro (é um abrandador fenomenal, mas uma vez habituando a usá-lo corretamente não consegues viver sem ele; quando tirei a carta no mês passado tive que levar uma das motas à garagem que tinha o pedal do travão de trás inutilizável... até mete medo travar apenas com o da frente, mesmo devagar...), depois com o da frente (muito muito cuidado a travar com o da frente, pois o gajo morde...) e depois com ambos. Rapidamente concluis que se deve travar com ambos.

Depois é veres as diferentes formas de travar com ambos combinados.

Isto é um dos exercícios que se faz no Curso de Condução Defensiva da Escola Honda, mas se procurares no YouTube sobre como repartir os travões numa travagem encontras bastantes ilustrações sobre o assunto (o que não quer dizer que todas sejam corretas...)
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5650
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização dos travões Empty Re: Utilização dos travões

Mensagem  elsobrolho Seg 7 Jul - 18:28

SL125 escreveu:Segundo o código de boas práticas de condução para quem tira carta de categoria A, recomendam 70% da potência de travagem aplicada ao travão da frente e 30% ao traseiro.
Claro que tudo depende das condições instantâneas com que te deparas. Aquela regra julgo que se aplica a travagem em reta, com piso seco...

 Utilização dos travões 952112

e a 40. e sem trânsito nem pessoas a saltarem para as passadeiras...
na teoria tudo corre bem hehe
elsobrolho
elsobrolho

Masculino Mensagens : 837
Data de inscrição : 12/07/2011
Mota : HD XG750

Ir para o topo Ir para baixo

Utilização dos travões Empty Re: Utilização dos travões

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos