F125cc.com
Ponteiras e "sistemas completos" F125cc10
Setembro 2019
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30      

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado
63 usuários online :: 7 usuários cadastrados, Nenhum Invisível e 56 Visitantes :: 1 Motor de busca

Austro, Dias, j-santos, linhos, nunes, papatango, pmonteiro

O recorde de usuários online foi de 326 em Qua 16 Maio - 22:19

Ponteiras e "sistemas completos"

Ir em baixo

Ponteiras e "sistemas completos" Empty Ponteiras e "sistemas completos"

Mensagem  Mototeen em Seg 7 Jul - 14:49

Boas a todos. Eu, no mundo das motos/motas, ainda sou muito pouco experiente e nestes últimos dias tenho andado com uma duvida/curiosidade  Ponteiras e "sistemas completos" 750583 que só hoje é que decidi vir perguntar.
Muita gente, nas suas motas, decide que uma das primeira coisas a alterar é colocar uma ponteira nova. A minha dúvida é se alteram a ponteira porque ajuda a melhorar os consumos Ponteiras e "sistemas completos" 33673 e a performance ou se é apenas uma questão de estilo Ponteiras e "sistemas completos" 3647926607 .
E já agora, qual é a diferença entre apenas a ponteira e o sistema completo?
Agradeço a ajuda
Mototeen
Mototeen

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 03/10/2013
Mota : Nenhuma

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ponteiras e "sistemas completos" Empty Re: Ponteiras e "sistemas completos"

Mensagem  TugAzeiteiro em Seg 7 Jul - 17:58

Também sou novo nisto.. e ando a ver sistemas completos de escape.

Do que percebi, os sistemas completos aumentam os KW às X RPM do motor.. e em alguns casos reduzem o peso do sistema original, basicamente e de forma simples, aumentam a performance da moto! 
Atenção que isto é válido para sistemas completos de escape, geralmente de marcas prestigiadas tipo "Akrapovic" ou "Yoshimura" e não para as ponteiras de escape made in china..

Quanto a consumos.. não acredito que reduzam o consumo, visto serem escapes de rendimento, logo dificilmente vais poupar aí..

A meu ver a maior vantagem é mesmo o maior barulho que fazem, que para quem anda no transito da cidade dá muito jeito para os enlatados nos ouvirem!
TugAzeiteiro
TugAzeiteiro

Masculino Mensagens : 586
Data de inscrição : 26/07/2011
Mota : Vespa 150 Vbb1 e Honda NC750X

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ponteiras e "sistemas completos" Empty Re: Ponteiras e "sistemas completos"

Mensagem  Dissidente em Seg 7 Jul - 18:08

Companheiro, normalmente há duas razões principais para o pessoal efetuar essa troca: performance e som (podes facilmente meter esta como sendo estética, embora também tenha uma componente de segurança).

Vou atirar-me à piscina com isto (os verdadeiros gurus que me venham salvar se estiver a nadar fora de pé), mas a teoria dos gases de escape é simples. Quanto mais facilmente os gases forem expelidos do motor melhor performance o motor terá (isto claro está, mantendo todos os outros fatores imutáveis; depois também entra aqui a questão da admissão, alimentação etc... é tudo um sistema que funciona em conjunto).

Então na razão da performance a ideia é trocar a ponteira (ou a linha completa) por uma que seja menos restritiva e na qual os gases de escape sejam expelidos mais facilmente. Claro que se tiveres um cano de água meio entupido trocares a torneira pouca diferença faz. Da mesma forma se só trocares a ponteira de escape os gases continuam a ser estrangulados entre o motor e a ponteira, motivo pelo qual se troca o resto da linha (a linha de escape é constituída por coletores (aquela "árvore" de tubos que sai do motor e liga normalmente a um ou dois tubos de escape), catalizador (nem todos têm), panela intermédia (não sei se as motas também têm disto) e a panela de escape final (a "ponteira")). Claro que trocar uma linha de escape é bastante mais dispendioso que trocar apenas a ponteira, mas também faz toda a diferença a nível de performance.

Na razão do som é mais ou menos evidente. Nós gostamos de rodar o punho e ouvir um VRUUUUMMMM em vez de um RAAAATATATATA. Claro que há uma diferença entre som e barulho, mas isso já é do gosto de cada um. Quando disse que em parte também era uma questão de segurança é porque quem anda no dia a dia no meio do trânsito citadino sabe que ser ouvido é tão importante como ser visto. (aliás, muitas das vezes até acaba por ser mais importante, mas já me estou a afastar do tópico). Tens aquela expressão (que da minha experiência de condução passei a concordar com ela) "loud pipes save lives".

Sobre consumos, depende. Uma mota com um sonzinho mais gostoso acaba por consumir mais, não mecânicamente mas porque gostamos de o ouvir, e portanto rodamos mais o punho. É verdade... Trocando a linha completa é normal o consumo subir de facto um pouco mais (aliás, normalmente a troca da linha também leva a uma reprogramação da centralina nos modelos de injecção eletrónica para melhor aproveitar as novas características do escape).

Bem, desculpa lá o testamento... agora é que reparei que andei para aqui a escrever escrever escrever e sobre algo que de todo domino. Mas haverá aí algum guru mecânico que te venha responder melhor  Ponteiras e "sistemas completos" 952112
Dissidente
Dissidente

Masculino Mensagens : 5649
Data de inscrição : 18/04/2011
Mota : Yamaha XJ6 Diversion / Kawasaki ER-6n || Ex: Daelim Roadwin 125 FI

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ponteiras e "sistemas completos" Empty Re: Ponteiras e "sistemas completos"

Mensagem  ValdoNunes em Ter 8 Jul - 11:11

Muito basicamente um escape completo consiste nos colectores + ponteira. A maior parte do pessoal está mais interessado no som (visto que nas nossas 125 cc, mesmo com um escape completo, os ganhos de potência são coisas minimas), e isso faz-se simplesmente com uma ponteira nova. A ponteira não vai fazer nada à performance da mota, mas dá logo outro som. Se à ponteira juntares os colectores novos, tens logo outro brinquedo. De performance vai dar uns pozitos (mas repito, não fiques à espera de muito nestas 125), mas de som é completamente diferente. Ao passo que a ponteira aumenta o som em certas alturas (algumas é mais ao acelerar, outras ao reduzir, etc etc), metendo o escape completo o som passa a ser muito mais grave e "poderoso" em toda a sua "gama" de actuação  Ponteiras e "sistemas completos" 952112
ValdoNunes
ValdoNunes

Masculino Mensagens : 164
Data de inscrição : 10/06/2012
Mota : Yamaha WR125X

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ponteiras e "sistemas completos" Empty Ponteiras e "sistemas completos"

Mensagem  Mototeen em Qua 9 Jul - 11:56

Obrigado a todos vocês, que, mais do que eu, percebem muito melhor destas coisa!
Estou vos muito grato!
Mototeen
Mototeen

Masculino Mensagens : 20
Data de inscrição : 03/10/2013
Mota : Nenhuma

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ponteiras e "sistemas completos" Empty Re: Ponteiras e "sistemas completos"

Mensagem  Tiago Santos em Sex 16 Out - 22:12

notas ganhos e o som é mais engraçado.mas claro que compensa mais uma linha completa de colectores e panela...
Tiago Santos
Tiago Santos

Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 01/09/2015
Mota : ktm duke 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ponteiras e "sistemas completos" Empty Re: Ponteiras e "sistemas completos"

Mensagem  Mario_Marques em Qui 28 Jul - 12:23

Em algumas 125 alterar o sistema de escape pode sim trazer algum ganho de potencia e não de uma só maneira, além do ganho aicional de potencia que irá variar, umas farão com toda a certeza mais que outras pois vai depender do desenho do escape original e do motor em si, o outro ganho é redução de peso, por norma os sistemas de escape de "performance" são bastante leves e alguns sistemas originais 125cc 4t são bastante pesados, ou seja, ganha-se em dois lados.
Consumos, podem piorar, podem até melhorar, tudo depende da condução e da transmissão da mota.
Agora, preço por cavalos, isso é que é mais complicado, pois um bom sistema é bastante caro, as vezes mais caro que um kit "big bore" ou "stroker" e um kit destes dá muito mais power que um escape, agora ja se sabe é que um kit destes pede sempre um escape.lol
Já vi, ninguém me contou, algumas 125cc 4t modificadas(big bore, cdi, escape, injecção, cam, radiador de oleo) fazer em torno de 23cavalos num banco de potencia o que é muito bom!
Só um escape(sistema completo de uma marca conceituada), acredito que com muita sorte dê ai entre 0,5 até uns exagerados 3 cavalos de motor para motor, alguns fabricantes como a arrow e scalvini disponibilizam testes realizados em banco do antes e depois, agora, um sistema completo não é nada barato tendo em conta o preço de compra de algumas 125cc.
Mario_Marques
Mario_Marques

Masculino Mensagens : 227
Data de inscrição : 08/07/2013
Mota : Aprilia rs125r extrema FP, aprilia rs125 replica FP, Vespa t5, Mito 125

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ponteiras e "sistemas completos" Empty Re: Ponteiras e "sistemas completos"

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum