F125cc.com
rotações - avançar mudanças F125cc10


Participe do fórum, é rápido e fácil

F125cc.com
rotações - avançar mudanças F125cc10
F125cc.com
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário

Tempo
ipma.pt-Google pagerank and Worth
Como chegaste ao F125cc?
Preços dos Combustíveis


Quem está conectado?
155 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 155 visitantes :: 2 motores de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 496 em Seg 16 Jan - 10:02

rotações - avançar mudanças

+2
tiagopinto
svaros
6 participantes

Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty rotações - avançar mudanças

Mensagem  svaros Seg 28 Jul - 21:30

Boa noite pessoal,

Tenho uma dúvida de rookie  rotações - avançar mudanças 7373 , e com certeza me podem ajudar  rotações - avançar mudanças 952112 .

Comprei uma Sym Wolf com 910km, tem agora 956km, ainda na rodagem  lol, e custa me saber quando passar mudanças, ou baixar as mesmas.

Mais ou menos a quantas rotações vocês avançam mudanças ou reduzem?

Obrigado pela ajuda :D

svaros

Masculino Mensagens : 32
Data de inscrição : 15/07/2014
Mota : sym wolf

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  tiagopinto Seg 28 Jul - 22:44

Boas svaros,

Eu já andei numa wolf( foi mais um sprint que propriamente condução diaria, tive direito a pouco tempo  Sad ) mas vou falar por experiencia da minha rkv(da qual a wolf nao deve diferenciar muito espero)

A minha condução do dia a dia(pacifica) mudo entre as 5 e as 6mil, quando vou mesmo com demasiada calma mudo pelas 4mil( mas a mota tem muitas dificuldades em aguentar) e quando vou entusiasmado( ou em nacionais com boas curvas) vou as 7~8 mil, mas para ti como pareces novo no assunto talvez mesmo mudar as 5~6 mil até conseguires compreender e sentir  bem o motor, depois fazes isso e andas sem olhar para o conta rotaçoes(nem o velocimetro  rotações - avançar mudanças 668205 )

Edit: Para reduzir uso valores com mil rotaçoes de diferença dos que uso para subir normalmente, para uma condução normal, subo entre as 5~6mil e reduzo às 4mil, mas o tempo e a experiencia vão ensinar-te
tiagopinto
tiagopinto

Masculino Mensagens : 136
Data de inscrição : 01/03/2014
Mota : Keeway RKV 125

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  svaros Seg 28 Jul - 23:11

muito obrigado  rotações - avançar mudanças 952112

svaros

Masculino Mensagens : 32
Data de inscrição : 15/07/2014
Mota : sym wolf

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  Tiago M Seg 28 Jul - 23:32

É muito relativo. Depende do andamento que queres dar.
A passear, mantenho a maior parte do tempo entre as 4 e as 6 mil.
A caminho do trabalho vou muitas vezes às 8 mil  rotações - avançar mudanças 1427523256 

Como disse o tiagopinto, se deixares cair para as 4 mil pode já ter dificuldade em recuperar. Mas isso também depende da velocidade que tens metida. Em terceira, por exemplo, na minha YBR consigo deixar cair até às 3 mil e recuperar sem meter a segunda. Mas em quarta está fora de questão.

Tens de ter também em atenção a situação. O motor pode ir já com rotações para subir uma velocidade e achares melhor não o fazer para não soltar demasiado a mota.

Para efeitos de rodagem, o importante é não circular durante muito tempo em rotações elevadas. No manual da YBR não recomenda manter acima das 7000rpm. Mas não define o que é um "período prolongado" :P
Depois da primeira revisão podes andar à vontade.
Tiago M
Tiago M

Masculino Mensagens : 462
Data de inscrição : 09/04/2014
Mota : MT-isso-não-é-uma-125-pois-não-03

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  svaros Ter 29 Jul - 0:01

e eu que as 3000  mudava logo e achava ser ja tarde  rotações - avançar mudanças 750583 

isto com o tempo vai la rotações - avançar mudanças 697124  i hope

obrigado pelas respostas  rotações - avançar mudanças 952112

svaros

Masculino Mensagens : 32
Data de inscrição : 15/07/2014
Mota : sym wolf

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  Tiago M Ter 29 Jul - 9:35

No início também mudava por entre as 2500 e as 3000, muito por hábito de conduzir carro.
Aumentei gradualmente à medida que fui ganhando prática e conhecimento do funcionamento do motor.
Tiago M
Tiago M

Masculino Mensagens : 462
Data de inscrição : 09/04/2014
Mota : MT-isso-não-é-uma-125-pois-não-03

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  svaros Ter 29 Jul - 9:46

Eu tambem me estava a guiar pelas mudanças de carro xD

svaros

Masculino Mensagens : 32
Data de inscrição : 15/07/2014
Mota : sym wolf

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  tiagopinto Ter 29 Jul - 10:47

Mudar mudanças de mota as 3mil é uma boa aventura, ela devia ter ido abaixo umas boa vezes imagino, a minha no inverno (com o ar) estava a mais de 4mil no relentim  rotações - avançar mudanças 314343
Os nossos motores precisam de mais rotaçoes para se aguentarem no dia a dia, e ainda bem, porque assim fazem uma boa musica  rotações - avançar mudanças 70049  rotações - avançar mudanças 490668
tiagopinto
tiagopinto

Masculino Mensagens : 136
Data de inscrição : 01/03/2014
Mota : Keeway RKV 125

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  SL125 Ter 29 Jul - 11:20

Subscrevo.
Entre as 5.000 e as 6.000 é o ideal, se estivermos a falar de um local plano.
Obviamente se for numa subida será necessário puxar um pouco mais por ela, assim como se for a descer as 4.000 é suficiente, caso queiras adotar uma postura "relax..."
 rotações - avançar mudanças 697124
SL125
SL125

Masculino Mensagens : 627
Data de inscrição : 12/06/2010
Mota : Keeway's Superlight 125 II e Landcruiser 250

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  svaros Ter 29 Jul - 11:33

Pois é, realmente ia umas x abaixo  rotações - avançar mudanças 1987 , mas obrigado pelas dicas ;)

E eu que pensava que estava a esforçar a miúda xD rookie mode ahah

svaros

Masculino Mensagens : 32
Data de inscrição : 15/07/2014
Mota : sym wolf

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  Tiago M Ter 29 Jul - 12:05

tiagopinto escreveu:Mudar mudanças de mota as 3mil é uma boa aventura, ela devia ter ido abaixo umas boa vezes imagino, a minha no inverno (com o ar) estava a mais de 4mil no relentim  rotações - avançar mudanças 314343
Os nossos motores precisam de mais rotaçoes para se aguentarem no dia a dia, e ainda bem, porque assim fazem uma boa musica  rotações - avançar mudanças 70049  rotações - avançar mudanças 490668
Pois... Já me disseram que os motores com carburador têm de ser mantidos mais acelerados.
Tiago M
Tiago M

Masculino Mensagens : 462
Data de inscrição : 09/04/2014
Mota : MT-isso-não-é-uma-125-pois-não-03

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  Dias Ter 29 Jul - 12:17

Cá vem o chato do Dias.
Esta pergunta não tem uma resposta única.
Começando pelo carro...
svaros escreveu:Eu tambem me estava a guiar pelas mudanças de carro xD
...não acreditem piamente nas indicações das luzes para mudança de velocidades que os carros modernos têm, pois são válidas em plano (opinião baseada no carro da maria). Por exemplo, nas subidas deve-se passar para a mudança seguinte a velocidades maiores do que quando a "seta para cima" acende. Caso contrário, arriscam-se a que o motor "morra" (nas descidas é ao contrário).

Seja carro ou moto, tudo depende da condução que se quer fazer e, se é para levar a coisa a sério, depois é arranjar um preparador que altere as relações da caixa para ficar a gôsto!
Para velocidade (= só se tem que meter a 1ª para sair de parado), a 1ª é longa e as mudanças seguintes têm uma relação curta entre elas para se poder estar sempre o mais próximo possível da potência máxima do motor. Neste caso, não há nada a saber: estão 2 traços marcados no conta-rotações e o ponteiro é para manter no meio dos dois!

Como não temos patrocinadores para podermos mudar de motor ao fim de 2 horas de corrida, temos que usar uma aproximação mais conservadora. Os fabricantes dão uma ajuda escolhendo as relações da caixa com base nas características do motor e nos clientes alvo.
Para andar depressa (e com o máximo de "chuto de adrenalina"), é manter as rpm acima da do binário máximo, ou seja, imaginem os 2 traços no conta-rotações no binário máximo e na "red line".
Para uma condução suave e para gastar pouca gasolina, é usar a mudança mais alta a que o motor ainda trabalha "redondo" (= sem começar aos saltos).
Durante a rodagem, nada de "adrenalina", mas aproveitem as mudanças de caixa para fazer subir as rpm sem forçar o motor.
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  svaros Ter 29 Jul - 12:23

Boa explicação Dias, obrigado  rotações - avançar mudanças 952112

svaros

Masculino Mensagens : 32
Data de inscrição : 15/07/2014
Mota : sym wolf

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  TugAzeiteiro Ter 29 Jul - 12:56

O Dias disse tudo!  rotações - avançar mudanças 952112
TugAzeiteiro
TugAzeiteiro

Masculino Mensagens : 586
Data de inscrição : 26/07/2011
Mota : Vespa 150 Vbb1 e Honda NC750X

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  Tiago M Ter 29 Jul - 14:48

Dias escreveu:
svaros escreveu:Eu tambem me estava a guiar pelas mudanças de carro xD
...não acreditem piamente nas indicações das luzes para mudança de velocidades que os carros modernos têm, pois são válidas em plano (opinião baseada no carro da maria).
Penso que o svaros se referia ao mesmo que eu. Não as indicações dessas luzes modernas, ou como nos ensinam na escola de condução a mudar a determinadas velocidades - o que é uma treta, mas conheço quem conduza assim -.-' - mas sim, o facto de não ser preciso puxar tanto pelo motor num carro.
Óbvio - poderão dizer alguns - são motores maiores com mais potência.
Verdade. Mas o hábito fala sempre mais alto :P
Tiago M
Tiago M

Masculino Mensagens : 462
Data de inscrição : 09/04/2014
Mota : MT-isso-não-é-uma-125-pois-não-03

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  Dias Ter 29 Jul - 20:03

Gostaria de acrescentar qualquer coisa ao meu post anterior.
Há alguns fabricantes que (meu ponto de vista!!!) por não se terem dado ao trabalho de meter o motor certo, ou a caixa certa, nos veículos que põem à venda, dão muita importância às "recuperações". Curiosamente (ou talvez não), parece que há uma correlação estreita entre os fabricantes a que algumas pessoas dão muita importância e os que costumam "vender" essa coisa das recuperações (não vou mencionar nomes para evitar que me voltem a dar nas orelhas por estar a criar estereótipos).

Para quem não saiba o que são "recuperações", é passar, na mudança mais alta, por exemplo de 60 para 90 km/h acelerando apenas, i.e., sem usar a caixa.

Eu já sei que estou a ficar entradote, mas ainda não me considero suficientemente agnotozóico para escolher um veículo em função das recuperações!

Nota: A menos que tenham a minha idade, vão ter dificuldade em descobrir o que quer dizer "agnotozóico" porque é a designação antiga (dos tempos em que não havia Net) do que eu quero dizer. Divirtam-se (Sugestão: Procurem em Geologia; se não encontrarem, fica a dica que é lá por alturas do pré-Câmbrico).

Pensando na Aquila, a 60 km/h não ando em 5ª (a menos que seja a descer) e a 2ª vai até aos 105 km/h. Portanto, para acelerar a partir de 60 km/h, meto "2 abaixo" (o que, mesmo para a minha idade, demora apenas 1 segundo), e 2 segundos depois já estou a precisar de "meter 1 acima" para a EFI não cortar a injecção.
Desculpem a frontalidade, mas estou-me c@g@ndo para as recuperações!

Onde é que eu quero chegar?
Eu já sei que a malta nova ainda anda à procura de chutos de adrenalina. Eu já passei por isso, e garanto-vos que já fiz (legalmente) coisas que nem imaginam.
Em vez de perguntarem "qual é a velocidade a que já andaste?", saltem para cima da moto no 1º Domingo de sol de Abril, levantem a viseira para sentirem o cheiro da Primavera nas trombas, e (a menos que tenham problemas de alergia aos pólens) vão descobrir o prazer de "qual é o consumo mínimo que já fizeste?".
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  svaros Ter 29 Jul - 20:38

epa Dias... estes teus comentarios  rotações - avançar mudanças 697124  , um gajo aprende sempre algo :D

mas olha que a "malta nova", como em tudoi, nao se mede por igual, compreendo o que dizes do pessoal epa qual foi a tua media? e qual o maximo que deste? mas eu tenho 23 anos e aquilo que disseste de desfrutar de andar de mota é simplesmente a como eu acho tambem. não quero bater records, muitos menos com uma 125cc :D, mas o desfrutar isso sim é tudo... 

E olha que gozas bem numas voltas pela arrábida,  sem stresses e gozar numa boa, pelo menos comigo

isto tudo para dizer....

Dias    :venia:

svaros

Masculino Mensagens : 32
Data de inscrição : 15/07/2014
Mota : sym wolf

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  Tiago M Ter 29 Jul - 22:17

Dias, a meu ver, as recuperações não têm a ver com chutos de adrenalina para a malta jovem.
Pelo contrário, quem quiser adrenalina é que faz reduções e leva as rotações bem lá para cima para ganhar velocidade rapidamente.

Um motor que recupera bem sem reduzir na caixa é bom para passear. Podes ir devagar com o motor a fazer pouco esforço, que sabes que se entrares numa zona de maior velocidade não tens de reduzir.

Falas em meter "2 abaixo" para subir dos 60 e meter a seguinte antes de cortar. Depois falas no prazer dos baixos consumos. Fiquei algo baralhado. Talvez eu seja muito antropoceno para perceber.
Tiago M
Tiago M

Masculino Mensagens : 462
Data de inscrição : 09/04/2014
Mota : MT-isso-não-é-uma-125-pois-não-03

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  Dias Qua 30 Jul - 12:35

@tiagom
Felizmente há antropocenos maduros e agnotozóicos que ainda não sedimentaram completamente.
Gostei!
 
Mas... está visto que expliquei-me mal. Mea culpa porque não comecei por dizer porque razão comecei a falar das recuperações, mas já estava na hora de fechar a tasca e tive que acabar à pressa.
Globalmente parece-me que estamos todos de acordo com o tiagom ("Um motor que recupera bem sem reduzir na caixa é bom para passear")... excepto precisamente no que toca à razão que me levou a falar sobre este assunto: a segurança (ou a falta dela)!
 
Não me matem já!
 
O homem é um animal de hábitos e a condução é dos melhores exemplos. Para ajudar, a Lei e a Prevenção Rodoviária querem que se conduza dentro dos limites de velocidade, evitando uma "condução agressiva". Uma coisa é não se começar uma ultrapassagem que não se possa fazer em segurança, outra coisa é, seja lá por que razão for, a meio da manobra descobrirmos que temos um camião a vir em sentido contrário 100 m à frente.
O condutor do enlatado até ia em passeio, a 70 km/h numa subida, a ultrapassar um pesado carregado de troncos de árvore, está habituado a só usar as recuperações do seu veículo e, como tal, já nem se lembra do que é meter mudanças!
Como o condutor vai em "modo de passeio" (leia-se, a dormir), quando começa a pensar "oh mãe, tira-me daqui!" (leia-se, acorda), nem sabe qual é a mudança mais baixa que ainda pode meter e não faz a mínima ideia que tem 2 pés, isto é, que enquanto carrega na embraigem pode estar a acelerar para a mudança entrar logo a fazer força.
Outra situação semelhante são as zonas de 3 faixas... destinadas a permitir a ultrapassagem em segurança! Será?
Mais uma vez servem para habituar os condutores a usar as recuperações (para quê usar a caixa se há 2 km para ultrapassar?) e é ver os enlatados, quais moscas doidas, a tentarem baralhar a vida uns aos outros. O melhor da fita é quando a faixa dupla está a chegar ao fim e ainda aparecem os BMW e os Audi a querem passar por cima... espectáculo!
Estou farto de ver exemplos destes e de ver as estatísticas dos acidentes!
 
Cada um pode ter a sua ideia do que é andar em passeio de moto. Para mim, é sentir a Natureza e a moto, o que quer dizer que não é para andar a dormir (a dormir só se "sentem" os sonhos).
Se estiver acordado, sei que 100 m à frente está uma curva (faz parte da Natureza do lugar). Então, vamos senti-la... mete uma abaixo com aquele toque no punho que faz a mudança entrar em harmonia com a Natureza... deita a moto... dá-lhe um cheirinho... descobre o que está do outro lado... e é mais um sorriso de orelha a orelha!
 
O que deve ter baralhado o tiagom é que, de vez em quando, tenho um "vibe".
Dias
Dias

Masculino Mensagens : 5626
Data de inscrição : 16/06/2010
Mota : Yamaha Cygnus RS (e Hyosung GV650iPro)

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  Tiago M Qua 30 Jul - 15:03

Dias, está claro. Também me precipitei a pensar que havia alguma contradição.

Neste mundo das motas ainda estou muito verde opinar. Mas no que toca aos carros, conheço gente que não faz a mínima ideia de como usar a caixa.

É importante conhecer bem o comportamento do veículo, como ele se desenvolve em cada situação para não haver surpresas.
Falas bem na questão de segurança. Mas não apenas no caso de ultrapassagens. Também para ajudar a abrandar e manter o bicho dominado.
Se vou numa estrada com muito trânsito ou curvas, circulo com mudanças mais baixas do que numa estrada livre com boa visibilidade, ainda que siga à mesma velocidade.

É por tudo isto que já se falou que é certo dizer que não há uma fórmula certa. As variantes são mais que muitas.
Tiago M
Tiago M

Masculino Mensagens : 462
Data de inscrição : 09/04/2014
Mota : MT-isso-não-é-uma-125-pois-não-03

Ir para o topo Ir para baixo

rotações - avançar mudanças Empty Re: rotações - avançar mudanças

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos